Dicas de ViagemUncategorized

Como tirar o visto americano para bebê

A primeira viagem internacional do nosso mascote Miguel está chegando e estamos com tudo pronto pra começar esta aventura. O motivo não podia ser mais feliz: ele vai ganhar um priminho, e nós vamos junto com a titia e a vovó para os EUA fazer o enxoval!

Há um tempinho postei aqui sobre como tirar passaporte de bebê e sobre a saga que foi tirar foto para passaporte de um bebêzinho mínimo em casa, e agora, para completar a série, este post vai para ajudar quem precisa tirar o visto americano para um bebê.

O processo do visto americano

Toda pessoa que entra nos Estados Unidos precisa de visto, não importa se ela tem um mês ou 100 anos. E o processo de solicitação do visto é o mesmo para todos, com pequenas diferenças. São basicamente quatro etapas:

  1. Preenchimento do formulário do visto (DS-160), através do site https://ceac.state.gov/GenNIV/Default.aspx
  2. Com o DS-160 preenchido, é feito o cadastramento no site, pagamento da taxa, solicitação de visto e agendamento, tudo no site https://ais.usvisa-info.com/pt-br/niv
  3. Comparecimento ao Centro de Atendimento ao Solicitante de Visto (CASV) e
  4. Comparecimento ao Consulado Americano, para entrevista

No caso de menores de 16 anos, que os pais já tenham visto (e por isso o visto do menor é solicitado sozinho), não existe a etapa de entrevista e o próprio sistema já te manda ir só no CASV entregar só os documentos e esperar o resultado do visto. Embora seja raro, eles podem negar o visto, então é preciso esperar mesmo o prazo para saber no que deu, ou acompanhar o status pelo site. Eles dão a opção de pagar pela entrega em casa pelos correios – que você define e paga quando faz o agendamento -, ou então de retirar o passaporte lá no CASV mesmo.

O preenchimento do DS-160

O preenchimento é bem simples e auto-explicativo, mas achei importante só pontuar alguns itens, que você pode ter dúvida no caminho:

  • Em “Passport Book Number”, ticar o box “Does not apply”, já que isso não se aplica aos passaportes brasileiros,
  • É importante incluir um endereço de onde – e o bebê, no caso – você ficará nos EUA. O indicado é colocar o endereço e nome do hotel em que você vai se hospedar. Mesmo se ainda não tiver definido o hotel, faça uma busca, escolha um e inclua os dados).
  • No momento de dar um contato de uma pessoa ou organização nos EUA, indique o mesmo hotel já fornecido.

Pagamento da taxa e agendamento

Depois de preencher o DS-160, é só entrar na página de solicitação do visto, clicar em “Inicie sua solicitação” e seguir os passos, que são bem simples e auto-explicativos também. Se o pagamento for realizado no cartão de crédito já é possível escolher fazer o agendamento na hora, se a opção for pagar no boleto, é preciso entrar novamente alguns dias depois, quando eles reconhecerem o pagamento. A taxa custa atualmente 160 dólares e o próprio site faz a conversão para a cotação do dia. O valor cobrado no cartão de crédito já vem em real, o que é legal porque não ficamos reféns da variação do câmbio.

Com o código do formulário DS-160 e a taxa paga, é só fazer o agendamento para levar os documentos no Centro de Atendimento ao Solicitante de Visto (CASV), o que no caso dos bebês é a última etapa do processo, já que eles são liberados da entrevista.

Como é o dia do agendamento no CASV

No dia marcado, o bebê não precisa estar presente, basta que um dos pais compareça ao endereço indicado com os seguintes documentos:

  • Passaporte do bebê válido
  • Passaporte anterior válido, se existir
  • Página de confirmação do DS-160 impressa
  • Página com as informações de agendamento impressa
  • Uma foto 5×7 do bebê tirada há no máximo 6 meses (tirei o visto do Miguel quando ele tinha 8 meses e a foto foi a mesma que usei no passaporte, quando ele tinha 2 meses e meio)
  • Opcional: cópia do visto dos pais. Apesar de não ser necessário, muita gente tira cópia e entrega junto dos documentos do bebê. Como hoje é tudo no computador, perguntei lá se deveria tirar uma cópia para entregar e me informaram que não era necessário. De todo modo, como tem gente que faz isso, e acho que deve mesmo facilitar, achei legal colocar aqui, apesar de não ser uma exigência e nem “necessário” como me informaram lá.

Não é necessário levar a certidão de nascimento do bebê. Eu levei porque fiquei com medo de precisar comprovar que ele era mesmo meu filho, mas nem quiseram olhar.

Sobre a foto 5×7, normalmente a foto é tirada lá mesmo no CASV, mas no caso de bebês e crianças menores de 2 anos eles pedem que a foto seja levada impressa. Fiz um post sobre como tirar esta foto do bebê em casa, que serve também para o visto, mas é importante ficar ligado nas instruções que eles dão no próprio site deles. A foto do Miguel passou sem problema nenhum, mas vi uma mulher que estava indo lá pela terceira vez com uma foto impressa e quase chorando, implorando que aceitassem. Coitada!      

Apesar de ser com horário marcado, lá tem sempre uma filinha, mas anda bem rápido. Se você decidir levar o bebê, pode ter a vantagem de cortar fila, porque mesmo com horário marcado eles dão prioridade. Depois é só mostrar os documentos e pronto.

Pegando o visto

Eu escolhi a opção de receber o passaporte em casa. Mesmo pagando R$ 31,00 pela entrega, achei que valeria a pena, já que o CASV, onde é também o lugar de retirada do passaporte, fica um pouco longe da minha casa e em um lugar chato de estacionar. Mas achei ótimo pagar para receber no conforto do meu lar. O prazo para entrega em casa é de 10 dias úteis depois do dia do agendamento (ou, para quem fez entrevista, do dia da entrevista) e 8 dias úteis depois o passaporte do Miguel chegou direitinho pelo correio com o visto válido por 10 anos. Lá no dia dos agendamento me disseram que devolveriam a foto 5×7 que entreguei junto do passaporte, mas acho que gostaram do Miguel, porque não me devolveram. haha

visto americano bebe
Miguel recebendo seu visto \o/
visto americano bebe
“Esse sou eu?” – Miguel decepcionado quando viu que a foto era dele com 2 meses ????

Então foi isso. Um pouco trabalhoso, mas super simples e auto-explicativo o processo de solicitação do visto americano para um bebê. Espero que eu tenha conseguido ajudar, e que este visto abra muitas possibilidades de viagens com bebês. O Miguel aqui já está prontinho e doido pra sua primeira viagem internacional. Na volta a gente conta tudo por aqui!


Confira outros posts de viagens com bebês:

Como tirar passaporte de bebê

Como tirar foto de passaporte de bebê em casa


 


 

 

Comentários

Tags:

11 comentários

  1. Avatar

    O passaporte do meu bebê é válido até setembro e vamos solicitar o visto agora… vc sabe se tem que ser válido por 6 meses? Será que renovo antes de preencher a DS?

  2. Avatar

    boa tarde , minha filha tem 1 ano e 6 meses e nao tem RG e necessario tirar para solicitar o visto /

    1. Mariana Yusim

      Oi Carlos, o Miguel também não tinha RG. Para solicitar o visto americano o documento necessário é o passaporte mesmo. 🙂
      Um Beijo e boa viagem pra vocês!

  3. Avatar

    Oi!! No site eles pedem foto 5X5 e ja tirei 5X7 pro passaporte. É certo que eles aceitam 5×7?

    1. Avatar

      Fiquei com esta mesma dúvida.

    2. Mariana Yusim

      Oi, Laís,
      O nosso site estava com vírus, por isso a demora para te responder. Imagino que tenha descoberto né? Mas na minha época aceitavam 5×7 sim, sem problema nenhum!
      Bjs!

  4. Avatar

    Olá, você sabe informar se pode ir outra pessoa (que não seja os pais) apresentar os documentos do bebê?

  5. Avatar

    Que coisa mais fofa um passaporte com fotinho de bebê! Muito amor!

  6. Avatar

    Olá, tenho uma dúvida.
    Estamos fazendo o passaporte da nossa bebê de 7 meses mas vamos viajar somente em Junho/2019 para os EUA.
    Nossa dúvida é referente ao passaporte dela que terá validade de 01 ano apenas, sendo que pelo que sabemos sao aceitos apenas passaportes até 6 meses antes da validade.
    Isso é para todos os passaportes, inclusive os de bebês ?

  7. Avatar

    Boa tarde, como o visto tem validade de 10 anos, há alguma necessidade de atualizar a foto do bebe?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *