Meu filho de 2,5 anos fez o teste da covid-19 no centro de testagem de Burnaby ontem à tarde e o processo todo foi muito rápido. Como sei que tem muita gente preocupada com onde fazer o teste, como marcar e como é ser testado, neste post conto como foi a experiência do Eli. E já adianto: foi mais fácil do que eu imaginava.
Porque Eli precisou fazer o teste da covid-19
Eli voltou para a creche em maio, assim que a primeira onda da covid começou a diminuir e a província foi reabrindo aos poucos. O pessoal da creche é muito dedicado e disciplinado, e estão tomando várias medidas para impedir a propagação da doença, como, por exemplo, não permitir mais a entrada dos pais nas salas de aula e a obrigatoriedade de que todos que entrem na recepção estejam de máscara. Uma das medidas mais importantes – e eficaz – é não aceitar que os alunos vão à aula apresentando sintomas de gripe, como nariz escorrendo e espirrando.
Isso tem sido ótimo para o Eli, porque com essa dose extra de precaução, fazia meses que ele não pegava um resfriado – ao contrário da época pré-covid, quando ele se resfriava quase semanalmente e as crianças ranhentas ficavam pra lá e pra cá passando meleca umas nas outras. haha Mas nada que é bom dura pra sempre: no domingo Eli começou a ficar entupidinho, nariz escorrendo, olho vermelho e uma certa dificuldade para respirar.
Os sintomas apareceram neste período terrível em que British Columbia está envolta em uma nuvem de fumaça das queimadas nos EUA, e eu tenho praticamente certeza que são resultado de alergia, porque está um horror pra respirar. Mas época de pandemia é diferente, e para o Eli poder voltar para a creche com esses sintomas precisamos mostrar que ele testou negativo para covid. Dá trabalho, mas faz parte das novas regras e acho muito importante para cuidar da saúde de todo mundo.
Como marcar o teste da covid-19 e nossa escolha pelo Burnaby Central Park Covid-19 Assessment Centre
Os centros de teste para covid em BC são pra quem apresenta sintomas similares aos da gripe ou teve contato com alguém com covid, como está bem explicadinho no site do BC Centre for Disease Control. Eles também disponibilizaram uma ferramenta de self-assessment para que a pessoa possa avaliar os sintomas e saber se precisa ser testado ou mesmo receber tratamento médico.
Caso você precise mesmo fazer o teste, aí é só marcar pela internet e ir até o centro de testagem mais próximo. No nosso caso, o drive-thru do Burnaby Central Park. É possível achar o centro de testagem mais próximo de você no link, ou simplesmente digitar “covid testing near me” no Google – o que eu fiz. Foi bem simples de marcar e em um minuto eu já tinha o horário do Eli no dia seguinte.
É bom saber:
- Você pode ir num centro de testagem drive-thru mesmo sem ter carro. Eles têm uma área específica pra quem chega a pé. É só colocar que vai a pé quando for marcar o teste, que aí eles orientam como fazer.
- Na hora de agendar o teste eles pedem os contatos do seu médico de família, caso você tenha, e perguntam se você deseja que o resultado seja enviado para o seu trabalho ou escola – nós demos o telefone da diretora da creche. É bom ter essas informações em mãos quando for agendar.
- Mesmo quem não tem MSP (o seguro de saúde de BC) pode fazer o teste gratuitamente.
O atendimento e o teste no drive-thru do Burnaby Central Park
Marquei o teste do Eli no meio do dia, às 13h30 de terça-feira. Quando chegamos estava bem vazio e não precisamos esperar nada – no total não ficamos nem 10 minutos do início ao fim. Eles pedem para todos os adultos e crianças maiorezinhas no carro usarem máscara o tempo todo, então vá preparado.
O centro de teste tem várias tendas e nos orientaram ir para a tenda pediátrica por causa da idade do Eli. Lá, duas enfermeiras super pacientes e simpáticas pediram para um de nós ficar do lado do Eli para o teste e aí foi só abrir a porta do carro, ele nem precisou sair da cadeirinha. O teste é aquele de enfiar um cotonete grande no nariz, e eu achei que o Eli ia fazer um escândalo, mas foi tudo tão rápido que quando ele percebeu que era ruim já tinha acabado. haha E foi só isso: estávamos liberados para ir embora.

Quanto tempo leva pra sair e como pegar o resultado
Na entrada do centro de testagem recebemos um panfleto com orientações do que fazer caso exista a suspeita de covid e como pegar o resultado, que pode levar até quatro dias para sair. Você pode ligar para a Coronavirus Hotline no 1-833-707-2792 entre 8h30 e 16h30 qualquer dia da semana ou se cadastrar para receber o resultado por SMS.
Eu me cadastrei e recebi o resultado (negativo!!! uhul!) por SMS na quinta-feira de manhã, ou seja, dois dias depois do teste. Com o resultado na mão, liguei para a creche do Eli pra avisar e a diretora pediu para eu mandar um screenshot da mensagem para ela colocar no arquivo dele, e ele já pode voltar a ir à aula.
Opções para crianças que não quiserem fazer o teste da covid-19 com cotonete
Embora o teste tenha sido rápido e fácil para o Eli, vi relatos de várias pessoas dizendo que o teste com o cotonete gigante é muito desconfortável e até doloroso. Infelizmente, para adultos não dá para escapar, mas o BC Children’s Hospital oferece o teste com gargarejo para crianças. É preciso ligar e marcar antes e leva mais tempo pra conseguir agendar do que nos centros de testagem, mas é uma boa também. Este post tem as informações sobre o teste de covid-19 no BC Children’s e como marcar.
Outra boa notícia é que o governo de BC anunciou no dia 17 de setembro de 2020 que passará a usar o método do gargarejo para os testes em crianças, por ser menos invasivo. Vamos ver como vai ser quando começarem. Mais informações nesta reportagem da CTV News.