Songkran: o que é e como é celebrado o ano novo na Tailândia

7
songkran-buda-buddha-banho

Comprei a minha passagem para a Tailândia com muita antecedência (como contei aqui) e comecei a planejar a quantidade de dias em cada cidade sem nem pensar no calendário do país. Aconteceu que, sem querer, a nossa chegada a Bangkok caiu simplesmente no maior feriado da Tailândia, o Songkran, o Ano Novo tailandês.

Acabei descobrindo isso por acaso, trocando e-mails com uma agência que vende passagens de trem. Na assinatura dizia, em inglês: “Fechado para o Songkran Festival entre segunda-feira 13/4 e quarta-feira 15/4”, justamente os dias em que eu estaria em Bangkok. Depois de um breve momento de pânico, me restava saber se os templos que eu mais queria visitar estariam abertos, e foi aí que comecei a pesquisar sobre o Songkran. De cara fiquei bem assustada, pensando até em mudar o roteiro para fugir dele. Vou explicar o por quê:

O que é e quando acontece o Songkran?

Songkran é o festival budista mais famoso da Tailândia, comemorado entre 13 e 15 de abril, mas com celebrações e festas que acabam durando até uma semana, dependendo da cidade. Do sânscrito “passar” ou “mover-se para”, é quando os tailandeses celebram a passagem do ano velho para o ano novo. Durante o feriado de 3 dias, a maioria das lojas pequenas e empresas fecham, e é tempo de se reunir com as famílias, fazer visitas a templos e limpar a casa.

No primeiro dia da celebração, os tailandeses praticam um ritual chamado Rod Nam Dum Hua. É o dia Nacional do Idoso, quando os mais jovens derramam água perfumada nas mãos dos seus anciões, num gesto de humildade e para pedir bençãos no ano que está entrando. Este também é o dia da limpeza das casas, para tirar as impurezas e começar um novo ano zerado e cheio de esperanças.

O segundo dia é o Dia Nacional da Família, tempo de união familiar. Um importante ritual religioso é dar banho de água perfumada nas imagens dos Budas, seja nos templos ou em casa. Praticantes budistas também vão aos templos para construir pagodes/chedis de areia, uma espécie de castelo, como parte de uma tradição bem forte do Songkran.

O terceiro e último dia é o Ano Novo em si, quando as oferendas são deixadas nos templos para trazer boa sorte para o novo ano.

songkran-buda-buddha-banho
Banho de água perfumada: tradição no Songkran

E como o Songkran é festejado?

Aqui está a razão pela qual eu quase mudei o meu roteiro: este período também é conhecido como o Festival da Água, com os tailandeses jogando água uns nos outros nas ruas para comemorar. Simbolicamente, a água serve para lavar todas as coisas ruins do ano que passou e para receber o novo ano de “alma lavada”. Só que, na prática, as ruas viram um campo de batalha de onde é quase impossível sair seco. Tailandeses e turistas equipados com armas e baldes de água de todos os tamanhos andam encharcados pela cidade em uma festa que toma conta do país durante 3 dias.

Só que as fotos e vídeos que encontrei na internet me deixaram verdadeiramente assustada, principalmente porque alguns comparam o Songkran ao Carnaval (festa da qual eu fujo todos os anos).

Não parece um horror?!
Não parece um horror?!
(Foto: asiaplacestosee.com)
(Foto: asiaplacestosee.com)

Sem muito o que fazer, já que o Songkran acontece em todo o país, resolvi relaxar e não mexer no meu roteiro, já que, afinal, “quem está na chuva é para se molhar”. E foi a melhor coisa que eu fiz: o Songkran é uma festa linda e divertidíssima, e que só de longe se parece com o Carnaval. Ver os tailandeses em um momento religioso tão importante e poder participar disso de alguma forma foi inesquecível (contei sobre a nossa experiência neste post aqui.)

Songkran em Bangkok

Durante o feriado, muitos tailandeses que moram em Bangkok viajam para o interior para ficar com suas famílias e, por isso esta é praticamente a única época do ano que o trânsito na cidade é tranquilo. O pequeno comércio de rua fecha, mas os shoppings e lojas maiores funcionam normalmente. Além disso, ao contrário do que pensei, nenhum dos templos fecha no período do Songkran. Chegando lá vi que até mesmo o Grand Palace fica aberto, diferente do que tinha lido sobre o seu possível fechamento no dia 15. O que vai acontecer se você estiver em Bangkok nessa época, é pegar uma multidão em todos os templos. Por isso a dica é chegar bem cedo, quando ainda é possível andar e ver os lugares vazios.

Certamente em outra época do ano as visitas seriam mais tranquilas, mas, por outro lado, a atmosfera que toma conta dos templos durante estes dias é linda. O clima é de festa e é muito legal ver muitos e muitos (muitos mesmo) tailandeses com suas tigelas e garrafinhas de água perfumada dando banho nas imagens dos budas e fazendo gestos de agradecimento. Monges andam pelos templos distribuindo bençãos e barraquinhas de comida e de doações tomam conta de cada cantinho. O Wat Pho, um dos mais famosos templos de Bangkok, fica especialmente legal, com apresentações de música e crianças construindo pagodes de areia com bandeirinhas.

wat-pho-songkran-bandeirinhas
Wat Pho todo enfeitado com bandeirinhas coloridas <3
wat-pho-songkran-bangkok
Barracas e mais barracas de comida, artesanato e pontos de doações
songkran-buda-buddha-banho1
Tailandeses lavando as imagens dos budas com água perfumada
songkran-festival-tailandia
Apresentação de dança no Wat Pho (engraçada demais!)
wat-pho-songkran-doação
Doação de telhas para ajudar na restauração dos telhados dos templos
sand-pagoda-songkran-wat-pho-bangkok
Areias à venda para a construção dos pagodes
sand-pagoda-wat-pho-songkran
Pagodes construídos de areia <3
oração-songkran-wat-pho
Orações por todos os lados no Songkran do Wat Pho

Agora, falando sobre a outra faceta do Songkran, a festa da água começa mais ou menos ao meio-dia – o que é ótimo, pois te permite andar seco pelas ruas no período da manhã – e acaba perto de meia-noite. As áreas que concentram a festa são na região da Silom Road e da Khao San Road, onde ficamos hospedados. Não espere conseguir sair ou chegar no seu hotel seco nesses lugares enquanto a festa estiver rolando. A regra é entrar na brincadeira, comprar a maior arma que encontrar e se molhar mesmo.

O ideal se você estiver em Bangkok, é dividir sua visita em dois momentos, durante e fora do Songkran. Isso porque a cidade se transforma para abrigar a festa e alguns pontos turísticos, como a própria Khao San Road, ficam irreconhecíveis. Nós acabamos voltando para Bangkok no fim da viagem e ficando um dia a mais, fora do previsto, para poder ver como é a vida na cidade normalmente e confirmamos o que achávamos: é totalmente diferente. O legal foi ver a transformação e nos apaixonar pelas duas Bangkoks que conhecemos. <3

songkran-water-festival-bangkok2
A Rambuttri Road: intransitável pra quem quer se manter seco
songkran-water-festival-bangkok
Muita água e muita diversão

O festival na Tailândia

O Songkran acontece por toda a Tailândia, mas é especialmente festejado também em Ayutthaya, de uma maneira mais tranquila – com elefantes pintados com várias cores entrando na brincadeira – e em Chiang Mai, uma das cidades mais populares para se estar durante este período, por causa do desfile que acontece no primeiro dia de feriado. Pattaya e Phuket também são famosas por suas comemorações.

Guerra de Água no Songkran em Ayutthaya
Songkran em Ayutthaya (Foto: JJ Harrison via Wikimedia Commons)
Multidão no Songkran em Chiang Mai
Songkran em Chiang Mai (Foto: thebigblackbackpack.com)

Independentemente do local que se escolha estar, se você puder escolher o período da sua viagem para a Tailândia, inclua os dias 13, 14 e 15 de abril no seu roteiro, e prepare-se para se encharcar, se divertir muito e lembrar da Tailândia com ainda mais saudade quando voltar.


-> Confira hotéis em Bangkok clicando aqui.

-> Confira hotéis em Chiang Mai clicando aqui.

-> Confira hotéis em Ayutthaya clicando aqui.


Confira nossos outros posts sobre a Tailândia:

Onde ficar em Bangkok: Rambuttri Village Hotel

Quantos dias ficar e o que fazer em Bangkok

Songkran: a experiência de participar do Festival da Água na Tailândia

Planejando uma viagem pela Tailândia: dicas de roteiro, o que levar, aonde ir…

10 razões para visitar Phuket quando for à Tailândia

Full Moon Party em Koh Phangan: Reveillon inesquecível na Tailândia

Tailândia: O que fazer em uma semana em Koh Phi Phi

E outros posts sobre o Sudeste da Ásia, se for dar uma esticadinha: 

Mini-cruzeiro em Halong Bay, Vietnã: inclua em seu roteiro no Sudeste da Ásia

Kopi Luwak: experimentando o café mais caro do mundo em Bali

Indonésia: uma semana de alegria nas Gili Islands

Para ler: Histórias reais de fantasmas de Singapura

Livro de viagem (apesar do título): “Primeiro eles mataram meu pai” (sobre o Camboja)




Booking.com

Comentários

7 COMENTÁRIOS

  1. Nossa! Fiquei encantada e com medo ao mesmo tempo.
    Estou planejando ir a Tailândia desde o ano passado. A principio, iriamos esse ano. Mas por alguns problemas não aconteceu.
    E ai, ficou para o ano que vem. A nossa ideia inicial é ir em Novembro para pegar o Festival de Luzes. Mas agora fiquei em dúvida. Primeiro, porque queria ir logo. E em Abril é aniversário de casamento, dia 14/04, inclusive.

    Estou realmente muito na dúvida.

    • Quando li sobre o Songkran não consegui nem me encantar, Tatiane, só fiquei com muito medo. hahaha Não conheci o Festival das Luzes – que deve ser incrível -, mas posso te garantir que, se você estiver disposta a se molhar e entrar na brincadeira, o Songkran vai ser muuuito divertido. E inesquecível em todos os sentidos. Nos próximos dias vou colocar um segundo post sobre o Songkran, contando como foi a nossa experiência com a guerra de água. 🙂 Agora, entendo perfeitamente sua vontade de ir logo. Independentemente de quando escolher ir, você vai amar tudo por lá. Eu voltei apaixonada! Bom, qualquer ajuda que eu puder dar, me fala. 🙂 Um Beijo! (obs.: Eu comemorei meu aniversário de casamento na viagem e adorei.)

  2. Olá Thais,

    Vejo que vc viajou para Tailândia em abril.. A princípio tb irei nessa época (ainda não comprei a passagem, rs) mas estou receosa em relação ao tempo.. Pq tudo que leio diz que o período chuvoso começa em abril.

    Ok, sei que o tempo é uma icognita e não tem como garantir nada, até pq quem foi em janeiro esse ano pegou chuva pra caramba! Mas queria saber, como foi sua experiência, pegou sol, chuva?

    • Oi, Renata!
      Quem viajou para a Tailândia em abril fui eu e não a Thaís, você deve ter se confundido. 😉 Fiquei em um grande dilema antes de ir, justamente pela questão do clima, mas resolvi arriscar. Como você mesma disse, é sempre imprevisível, mas como o período chuvoso começa em maio (e eu voltava em maio) contei com a sorte. No fim me dei super bem porque quase não peguei chuva. Peguei sim uns dias de céu fechado, mas nada que atrapalhasse. E achei que compensou bem pela baixa temporada, com preços super camaradas e mais tranquilidade pra conhecer os lugares. Espero que você também dê sorte! Estou na torcida! Beijos! :**

      • Opa! Foi mal Mariana, confundi mesmo! rs..

        Então, estou nesse dilema tb.. Não sei compro a passagem, se arrisco.. Pior que estou com a Tailândia na cabeça e não me interesso por nenhum outro destino! Tá sofrido! kkkk

        Vamos ver o que eu arrumo até lá! Obrigado pelo retorno!

        Ps.: não sei qual das duas é de Nikiti.. Eu tb sou! =)

        Beijos! =)

        • Vai sim, Renata! Vai no começo de abril e tenta ficar o mais distante de maio que você conseguir. Vai dar tudo certo! E os preços de baixa temporada vão compensar uma chuva ou outra que você venha a pegar.
          Quem é de Nikiti sou eu! Coincidência que você também é! <3 Bjão! :*

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui