Quanto mais eu conheço o Canadá, mais eu me apaixono e sei que qualquer oportunidade de viajar pelo país é certeza de visitar lugares lindos e com muita natureza. E nem é preciso ir muito longe de Vancouver para isso: alugar um carro e passar o dia em uma road trip curta nos arredores de British Columbia já é garantia de beleza e diversão. Foi o que aconteceu no nosso bate e volta para Harrison Hotsprings, visitando essa gracinha de cidade e os lagos deslumbrantes dos arredores em um dia quente de verão e voltando com tranquilidade para dormir em Vancouver depois de tudo isso, um passeio que eu definitivamente recomendo para quem quiser conhecer mais da região sem gastar muito.
A ideia do passeio foi simples. Eu e meu primo Lívio saímos às 9h de casa, pegamos o carro em uma locadora em North Vancouver (onde achamos o carro mais barato pela Rental Cars) e de lá fizemos o seguinte roteiro, percorrendo cerca de 450 km durante o dia inteiro e chegando novamente em Vancouver às 22h:
North Vancouver – Jones Lake – Hicks Lake – Deer Lake – Harrison Hotsprings – Downtown Vancouver
British Columbia: 1ª parada – Jones Lake
Assim como o Buntzen Lake (sobre o qual falei neste post), o Jones Lake também é administrado pela BC Hydro e usado em uma pequena parte da produção de energia para a província de British Columbia. A 42km de distância do município de Chilliwack, é um lago enorme no meio das montanhas, um lugar isolado e de uma beleza impressionante na região do Fraser Valley.
Como o Jones Lake é muito grande, ele tem dois pontos principais com áreas oficiais de camping, que são aonde a maioria das pessoas vai também só para visitar e mergulhar, a Jones Lake Main e a Jones Lake West. Visitamos Jones Lake West e adoramos, um lugar lindo, silencioso e tranquilo, mesmo com a área de camping e algumas pessoas em volta. Tem banheiro, mesas e tudo arrumado naquela ordem típica dos parques canadenses, e fiquei com muita vontade de acampar lá um dia desses.


Embora a infraestrutura ao redor do lago seja muito boa, a estrada para chegar lá é um pouco mais difícil, de terra batida, subida e bastante buraco. Nós fomos em um dia de sol e durante o período de seca na região, por isso não tivemos problemas com o carrinho modelo econômico que alugamos, mas dizem que fica bem difícil passar por lá sem um veículo 4×4 na época de chuvas, com tudo enlameado, ou no inverno, quando neva bastante lá, então é bom prestar atenção a esse detalhe.
Direções: Fomos pela Trans-Canada Highway/ BC-1 e levamos cerca de duas horas para chegar desde Vancouver, ainda parando para tomar um café no caminho.
2ª e 3ª parada – Hicks Lake e Deer Lake
Não sei se foi porque já estava bem mais quente quando chegamos lá, se foi porque a água estava morninha ou se foi só pelo fato de o lugar ser maravilhoso mesmo, mas o Hicks Lake foi, sem dúvida, o ponto alto do passeio pra mim. Com uma prainha em volta perfeita para deitar e pegar sol, lá é uma delícia para quem quiser ficar de boa só relaxando e curtindo o calor do verão canadense. Mas não é só para os preguiçosos, não: lá também tem caiaques e pranchas de SUP para alugar, um jeito excelente de conhecer mais da enorme extensão do lago de água transparentes e muito tranquilas.



O Hicks Lake faz parte do Sasquatch Provincial Park, um parque ao norte de Harrison Hot Springs, bem pertinho do centro da cidade. Pouco conhecido e cercado de montanhas lindas, o parque tem três lagos (Hicks, Deer e Trout Lake), uma área bem grande de florestas e várias trilhas.
Do Hicks Lake subimos mais um pouco pela estradinha dentro do parque e fomos para o Deer Lake, que não é tão bom para mergulhar (por ser cercado de um tipo de pântano), mas tem uns gramados bem grandes perfeitos para fazer piquenique e jogar bola. A floresta ali em volta é bem interessante e, para quem gosta de explorar, vale percorrer a trilhazinha do lado direito do lago, reparando nas paisagens e na vegetação muito bonita da região.


Direções: Do Jones Lake para o Sasquatch Provincial Park são cerca de 50km em um percurso que levamos uma hora para fazer, parando para tirar fotos pelo caminho.
4ª parada – Harrison Hot Springs
Com pouco mais de 1,500 habitantes e pertencente ao distrito de Fraser Valley, a vila de Harrison Hot Springs lembra uma cidadezinha de praia, daquelas que ficam cheias no verão e bem vazias no inverno. Mas em vez de praia, sua grande atração é o Harrison Lake e as fontes de águas termais que dão o nome à cidade. Na tarde quente em que estivemos por lá, era grande o movimento de visitantes passeando pra lá e pra cá na rua principal às margens do lago, cheia de restaurantes, bares e lojinhas interessantes. Um lugar muito gostoso para passear, tomar sorvete e observar o movimento.
Nossa ideia era pagar para usar as piscinas termais do Harrison Hot Springs Resort & Spa, mas quando chegamos lá, descobrimos que o acesso agora é restrito para os hóspedes do hotel. Fuén fuén… fica pra próxima. Na falta de piscina chique, almoçamos um donair da lanchonete mais barata da região (bonzão!) e fomos usar as fontes termais públicas mesmo, que ficam bem no centro da vila e só é preciso pagar CAD $6 para entrar. Mas quando chegamos lá, acabamos achando o lugar tão tristinho – parecia aquela piscina dos velhinhos do filme Cocoon, sabe? (desenterrei essa! haha) – que acabamos preferindo ficar no solzinho e nas águas frias do Harrison Lake mesmo. Uma escolha muito boa: não custou nada e foi ótimo ver o sol se por no lago, em um ambiente tão agradável e alegre como o da vilazinha, que tem moradores simpáticos, gentis e muito receptivos. Da próxima vez quero voltar para passar o fim de semana e aproveitar as piscinas termais do resort, mas mesmo para um passeio de um dia a cidade já é uma ótima pedida.
Direções: Do Sasquatch Provincial Park para o centro de Harrison Hot Springs são pouco mais de 6km pela Rockwell Drive, um caminho muito bonito às margens do Harrison Lake. E de lá para voltar para Downtown Vancouver são uns 135km, que fizemos em 1h40 sem paradas pelo caminho.


– Se você não quiser fazer esse bate e volta em um dia, uma ótima opção é dormir em um dos hotéis da cidade. Além do Harrison Hot Springs Resort & Spa, mais famoso e mais caro, tem várias outras opções mais em conta e bem bonitinhas de hotéis em Harrison Hotsprings também.

Quer saber mais? O site oficial da cidade de Harrison Hot Springs também tem ótimas informações sobre o turismo por lá.
-> Confira hotéis e acomodações em Vancouver clicando aqui.
-> Confira hotéis e acomodações em North Vancouver clicando aqui.
-> Confira hotéis e acomodações em Chilliwack clicando aqui.
-> Confira hotéis e acomodações em Harrison Hotsprings clicando aqui.
Veja nossos outros posts sobre viagens no Canadá:
HI-Whistler: Hospedagem barata em Whistler
Sea to Sky Gondola: Passeio imperdível entre Vancouver e Whistler
Capilano Park, Vancouver: Ponte suspensa e arvorismo em uma floresta centenária
Grouse Grind: a trilha mais famosa dos arredores de Vancouver
Grouse Mountain: Ski, snowboard e uma vista incrível de Vancouver
Buntzen Lake: lago para nadar nos arredores de Vancouver (fácil de chegar de ônibus!)
Churrascaria brasileira em Vancouver: Vale a pena comer na Rio Brazilian Steakhouse?
13 coisas que você precisa saber para fazer uma road trip nas Rocky Mountains
Onde ficar em Banff (se quiser economizar): Spruce Grove Inn
Onde ficar em Lake Louise: The Great Divide Lodge