Cidade do Rio de JaneiroRio de Janeiro

Vale a pena pagar 25 reais pelo hambúrguer da Reserva TT Burger?

Reserva TT Burger3

Antes de falar qualquer coisa, devo dizer que nada vai me convencer a achar tranquilo pagar 25 reais por um hambúrguer. Principalmente se for só um hambúrguer enrolado num papel, dentro de um saco, sem batata frita nem nada e em uma lanchonete que nem tem lugar pra sentar direito. Por isso, logo que soube da inauguração, há uns 3 meses, da Reserva TT Burger, a hamburgueria do chef Thomas Troisgros, filho de Claude, em parceria com Rony Meisler, da Reserva, e todos os elogios da imprensa, decidi que nunca iria lá trocar meu suado dinheirinho por uma comida trivial tão cara. Mas aí, um dia, acabei indo.

Não foi um dia qualquer: eu estava com muuuita fome e em companhia de um americano com saudade da comida de casa. Mesmo assim, isso não foi suficiente para me convencer, até que ele me arrastou AND pagou a conta. Nessas condições, não sofri com o valor (o que me impediu de avaliar a experiência completa), adorei o sanduíche e achei  que até valeria a pena pagar os 25 reais, vez ou outra. E foi o que fiz, um mês depois, quando, cheia de fome na praia, fiquei com vontade de voltar lá e ainda convenci meus amigos a ir junto.

Reserva TT Burger4
Duas esfomeadas esperando o pedido

Comendo e finalmente avaliando a experiência

A Reserva TT Burger fica na Galeria River, no Arpoador, e é bem pequena, mas toda moderninha e bem decorada. No cardápio, só tem uma opção de hambúrguer, que vem com tomate, alface-romana, picles (cebola e chuchu), molho especial T.T. e queijo meia-cura ou gorgonzola num pão de batata-doce com gergelim. Para acompanhar, a casa oferece batata frita, batata chips e milk-shakes especiais, chamados de “Sacode”, nos sabores nutella, goiabada e doce de leite com flor de sal, que eu não provei porque não estava me sentindo nem tão rica nem tão magra assim, mas que parecem muito bons. Além disso, no cardápio também tem  Sorvetes Nuvem, Brownie do Luiz, cerveja da casa e, entre outras opções de bebida, o vinho Côte Roannaise, especialmente cultivado para a família Troisgros na região do Loire  (que super combina com beber em pé numa lanchonete lotada na saída da praia… haha).

Camilinha posando com o cardápio haha
Camilinha posando com o cardápio

O espaço interno é pequeno, com poucas mesas, razão pela qual sempre tem um monte de gente em pé na entrada esperando e dá uma preguiça danada de entrar. Você faz o pedido e espera seu nome ser chamado, para pegar o saco e torcer para vaga uma mesa ou levar para comer em outro lugar. Nós sentamos num dos decks de madeira que tem em volta das árvores do lado de fora, o que eu faço sempre que como qualquer coisa na Galeria River, porque adoro ver os gatinhos surfistas o movimento do pessoal pra lá e pra cá. Para acompanhar, pegamos o ketchup especial que eles fazem lá, que é à base de goiabada, tem um gostinho de molho barbecue delicioso e fica muito bom no sanduíche (eu realmente acho que eles deviam fazer esse ketchup pra vender). Aí, a fome a mil, abrimos o saco, tirei meu sanduba e, quando olhei pra ele, parecia que o bichinho tinha vindo até mim de moto e sem capacete, porque chegou todo desconjuntado, com o queijo todo embolado num canto, o tomate todo do outro lado, o picles num pedacinho só e por aí vaí. Até tirei uma foto para poder comparar o do anúncio com o meu, ó:

Meu TT Burger:  Expectativa x Realidade
Meu TT Burger: Expectativa x Realidade

Achei isso o fim da picada, sinceramente. 25 reais e o hambúrguer chega assim pra mim? Se não estivesse tão cheio, eu não estivesse com tanta fome e tivesse horror a confusão, até teria ido lá reclamar. Fiquei pensando que nos tempos de faculdade eu comia o x-tudo da tia Cida na entrada do campus por R$ 1,50 (bons tempos) e ele não só vinha com uma cara bem melhor, como ainda tinha um ovo frito para dar uma reforçada nas proteínas. Hahaha Esse custou muito mais e parece até que foi feito por mim mesma (o que não é bom). Mas, comi mesmo assim e, salvo o desequilíbrio estrutural dos ingredientes, o gosto até que estava bem bom (mas nada “MEU DEUS DO CÉU VALEU CADA CENTAVO!!”). O Paulo e a Camilinha, que me acompanharam nessa empreitada, acharam gostosinho também, mas fiquei com a sensação de que preferiam ter comido em outro lugar. Já o Rennan nem comeu, achou o preço absurdo e disse que com 25 reais comeria o McAngus no Mac Donald´s com batata frita e um copão de Coca-Cola. Faz sentido.

O saco onde vêm os pedidos e o ketchup bonzão
O saco onde vêm os pedidos e o ketchup bonzão

E aí, vale a pena?

Acho que sempre é válido provar uma coisa nova, por curiosidade mesmo. Mas sobre comer lá mais de uma vez, no caso desse hambúrguer, na minha humilde opinião, acho que só vale a pena se você ganha seu dinheiro sem dar duro; se concorda com essa inflação absurda dos preços no Rio de Janeiro; se é daquelas pessoas que pagam qualquer valor para fazer algo que está na moda; ou se acha que um nome de “grife” (Troisgros) num ambiente “moderninho”  é atrativo o suficiente para pagar bem mais caro por uma comidinha absolutamente trivial. Nesses casos, vale voltar sim.

Mas se você prefere gastar com consciência e valoriza o dinheiro conquistado com seu suor, sinceramente, não vale a pena. Existem vários outros lugares que vendem comidas tão ou mais gostosas quanto e mais especiais pelo mesmo valor ou menos. Um ótimo exemplo é o Hareburger, que fica lá dentro da Galeria River mesmo e tem uns hambúrgueres vegetarianos muuuito gostosos e bem mais exóticos e baratos, além de você ser super bem tratado pelos atendentes, que são muito simpáticos (o que não é o caso do rapazinho que fica anotando os pedidos no TT Burger #falomermo).

Mas existe, claro, uma exceção para essa minha opinião: se você está voltando de alguma noitada com aquela fome de bêbado e está com preguiça/impossibilitado de ir até o Cervantes, vale muito a pena descer um hambúrguer desses pra acordar sem ressaca. Principalmente se você é uma daquelas pessoas que ficam ricas quando bebem. haha A Reserva TT Burger é uma das poucas lanchonetes que ficam abertas até às 5h da manhã de quinta a sábado, sendo uma ótima opção para aquele lanche de fim de noite.

Onde é:

 Reserva TT Burger

Rua Francisco Otaviano, 67, Arpoador, Rio de Janeiro – Em frente à Galeria River

(21) 2227 – 1192

Aberta de 12h às 0h de domingo a quarta-feira, e de 12h às 5h de quinta-feira a sábado.

– Dá pra ir andando da praia de Ipanema e do posto 6 da praia de Copacabana, fica bem no meio do caminho.

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *