O tema de novembro do projeto 6 on 6 Canadá já vem no ritmo da preparação para as festas de fim de ano e as visitas à família no Brasil (ah, como eu queria!), com dicas de souvenirs canadenses para presentear os parentes e amigos. O que não faltam são opções de coisas legais para comprar por aqui, e neste post decidi listar as mais emblemáticas da região de Vancouver:
1. Maple Syrup

Não dá para falar de produtos típicos canadenses sem começar pelo mais canadense de todos, o maple syrup. Maple é um tipo de árvore típico das regiões de clima frio, com aquelas folhas largas que se tornaram o símbolo do Canadá, sabe? Então, elas produzem um caldo grosso e doce nos troncos durante um período específico do ano, e os povos indígenas, muito tempo atrás, descobriram que dava para extrair esse caldo e fazer um xarope que ficava delicioso em comidas doces e salgadas. Surgiu então o maple syrup, que se tornou um símbolo canadense e é usado para dar uma graça em todo tipo de prato aqui, de panquecas a peixes. Ele é uma verdadeira instituição por aqui, e não existe um souvenir mais representativo que este se você quiser comprar uma coisa com a cara – e o gosto – do Canadá.
Dica: Quando for comprar, escolha os mais caros e artesanais… as versões mais baratas, vendidas em mercados mais populares, costumam ser muito diluídas e muitas vezes nem usar o xarope da maple de verdade, mas uma imitação sintética.
2. Coisas com estampas de bichos e natureza canadense

Ursos, alces e veados são alguns dos animais típicos da fauna canadense e podem ser vistos com alguma frequência em áreas mais afastadas das cidades. Por serem tão famosos e populares entre os canadenses e visitantes do país, estão, claro, representados em boa parte dos souvenirs, como bichos de pelúcia, imãs de geladeiras, enfeites para a casa, roupas e por aí vai. O que não faltam são opções fofinhas ou engraçadas, e eu particularmente adoro esculturinhas de ursos, e acho que não dá para vir aqui sem comprar pelo menos alguma coisa com um bicho fofinho!
3. Vinhos, cidras e cervejas artesanais de British Columbia

A província de British Columbia é famosa pela produção de ótimos vinhos, cidras e cervejas artesanais, e levar uma garrafa de presente, embora não seja a ideia de presente mais prática, é certa de agradar os amigos que curtem uma boa bebida. Eu descobri as cidras aqui e passei a tomar direto, por serem uma opção de bebida mas leve, docinha e refrescante, quase como um espumante, e muito gostosas. Vale demais a pena experimentar! Se quiser comprar, vá a qualquer liquor store e procure pelas bebidas da região de British Columbia, os vendedores costumam ser super solícitos e gostar de mostrar os produtos locais.
4. Smoked salmon

Além das bebidas, Vancouver e arredores também são famosos pela produção de salmão, tanto selvagem quanto cultivado, e pelas tradições indígenas de como prepará-lo. A mais famosa é o smoked salmon (salmão defumado), que fica muito, mas muito delicioso e é um excelente souvenir da região, por ser vendido em embalagens seladas a vácuo que duram bastante e não necessitam de refrigeração, além de serem bem leves e fáceis de levar. Uma ótima dica de presente para quem gosta de comida boa! Em Vancouver dá para achar o smoked salmon nos mercados e em qualquer loja de souveniers, mas os melhores lugares para comprar, na minha opinião, são a Granville Island e o comércio da Lonsdale Quay, em North Vancouver.
5. Artesanato Indígena

A cultura indígena teve impactos significativos em Vancouver e você vai ver aspectos em muitos lugares daqui, como os lindos totens do Stanley Park e a escultura do Inuksuk na English Bay. Com toda essa importância, é claro que o artesanato indígena e souvenirs baseados na cultura dos povos nativos também são bem populares e podem ser achados com facilidade em Vancouver, desde os produzidos artesanalmente por indígenas de verdade até imitações baratas feitas na China, como essas miniatura terrível do Inuksuk e a esultura da foto (desculpa, não consegui fotografar nada melhor!). Se você quiser comprar arte nativa de verdade, um bom lugar são as galerias de Gastown e a lojinha de souvenirs do Museu de Antropologia da UBC.
6. Produtos de empresas locais

Se você quiser fugir das opções de souvenirs canadenses tradicionais e comprar algo mais moderninho e criativo – e gastar bem mais também – pode optar por comprar um dos produtos de marcas que surgiram em British Columbia e se tornaram famosas no mundo inteiro, como as roupas de malhar da Lululemon, as mochilas hipsterzinhas da Herschel e os shakes de proteína da Vega, provavelmente as marcas mais famosas de Vancouver. Ou uma assinatura do Hootsuite – outra empresa famosa surgida em Vancouver – quem sabe, para o seu amiguinho que trabalha com redes sociais! haha
***
Agora que você já viu as dicas de souvenirs em Vancouver, confira também as ideias das outras cinco blogueiras do projeto, cada uma em uma cidade diferente do Canadá:Gaby no Canadá (Gabriela, Toronto)
De bem com a vida (Mariana, Calgary)
Edmonton Feelings (Juliana, Edmonton)
Like a new home (Adriane, Ottawa)
Embarque com a Pri (Priscila, Victoria)
Veja nossos outros posts do Projeto 6 on 6 Canadá:
Projeto 6 on 6 Canadá | Outubro 2017: Halloween
Projeto 6 on 6 Canadá | Setembro 2017: Água
Projeto 6 on 6 Canadá | Agosto 2017: Compras
Projeto 6 on 6 Canadá | Julho 2017: 150 anos do Canadá
Projeto 6 on 6 Canadá | Junho 2017: Atividades físicas
Projeto 6 on 6 Canadá | Maio 2017: O colorido do meu cotidiano
Projeto 6 on 6 Canadá | Abril 2017: Geladeira
Projeto 6 on 6 Canadá | Março 2017: Arquitetura
Projeto 6 on 6 Canada | Fevereiro 2017: Animais Selvagens
Eu adoro provar as bebidas locais, e digo que as canadenses são mesmo muito boas. Não só as cervejas e vinhos, mas o whisky canadense também é bom! Ótimo presente pra quem curte. Beijos!