Mais +Notícias

Programa grátis para o feriado do Dia do Trabalho: Festival Rio nas Montanhas 2015

Rio nas montanhas semana brasileira de montanhismo

O post de hoje é especialmente para quem vai passar o feriado do Dia do Trabalho no Rio de Janeiro e, assim como a gente, gosta de atividades ao ar livre e programas grátis. Queremos convidar vocês para curtir o Festival Rio nas Montanhas, que acontece durante a 2ª Semana Brasileira de Montanhismo, entre os dias 1° e 3 de maio na Urca, um dos lugares mais famosos da cidade por suas vias de escalada e várias opções bem legais de trilhas.

Poucos brasileiros sabem, mas o Rio de Janeiro é o maior centro urbano de escalada do mundo, por isso o festival é organizado para aproximar o esporte da população, com várias exposições e atrações gratuitas.

Além da 28ª abertura da temporada de montanhismo, que conta com a participação de diversos clubes de montanhismo do Rio de Janeiro e de federações e clubes de outros estados; e do Campeonato Brasileiro de Boulder, uma modalidade de escalada sem equipamentos convencionais; acontece também o Deuter Fest, com várias atividades que você não precisa ser praticante de montanhismo para curtir. Entre as principais, as que achamos mais legais são as seguintes:

Cine Montanha na Praça

Exibição ao ar livre de filmes de montanha em uma tela inflável de 12m de largura e 9m de altura, com projeção digital e lugares para 300 espectadores sentados: só no Festival Rio nas Montanhas! Este ano o evento traz também um festival de filmes de curta metragem sobre a relação das cidades com as montanhas, muito legal!  A exibição dos filmes começa às 19h30 na Praça General Tibúrcio.

No dia 1° de maio o filme principal é o Valley Uprising, sobre a história das escaladas no Yosemite National Park, o parque californiano que está lá no topo da lista de lugares que eu pre-ci-so conhecer. Estou doida para ver esse filme, dá só uma olhada no trailer para você ter uma ideia do que estou falando (infelizmente não achei a versão com legendas para postar aqui, mas as imagens são incríveis):

O dia 2 de maio é de filme brasileiro, com Atalho do Diabo, sobre a escalada de uma das vias mais difíceis do Rio de Janeiro, sensacional também:

Exposição Rio nas Montanhas

Painéis fotográficos e exposição de equipamentos e materiais que compõem o cenário das montanhas e do montanhismo no Rio de Janeiro. Serão muitas informações sobre os aspectos históricos, esportivos e culturais, além de detalhes sobre a geologia e geomorfologia (rochas, minerais, formação do relevo) das rochas e montanhas cariocas. Perfeito para quem quiser saber mais sobre a natureza da cidade e o que está sendo feito para conservá-la.

Além dessas atrações, também vão ter várias oficinas de montanhismo e slackline para o público; palestras; uma exibição de dança contemporânea que mescla movimentos de circo e escalada; workshops de montanhismo, e várias atrações para as crianças, como oficinas de arte e educação ambiental, muito importantes para os pequenos irem aprendendo desde cedo a como cuidar do meio ambiente.

O evento será realizado pela Deuter em parceria com a Federação de Montanhismo do Estado do Rio de Janeiro (FEMERJ),para difundir a cultura e a importância do esporte entre a população. Um programa imperdível para quem gosta da vida outdoor e quer aprender mais sobre – e quem sabe até começar a praticar – montanhismo.

Rio nas montanhas

Quando:

01 a 03 de maio de 2015

Onde:

Festival Rio nas Montanhas

Praça General Tibúrcio, Praia Vermelha, Urca

Rio de Janeiro, RJ

Inscrições e mais informações:

https://www.rionasmontanhas.com/

 

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *