Produção cultural canadense – Projeto 6on6 Canada: Fevereiro 2021

2

Muita gente acha que EUA e Canadá são muito parecidos, inclusive na cultura. Você consegue identificar, de cara, se um livro que está lendo ou um filme famoso foi feito por canandenses ou estadunidenses? Aposto que não. E eu também não! Então vou aproveitar o tema deste mês para mostrar um pouco do que eu mais gosto na produção cultural do Canadá, que vai desde coisas totalmente desconhecidas para os brasileiros até obras super populares que a gente podia jurar que eram americanas:

Filmes

Invasoes Barbaras.Produçao cultural canadense
A capa do DVD de As Invasões Bárbaras, bem velho pra denunciar a idade haha

Tem filme canadense de todo gênero e pra qualquer gosto, desde muitas porcarias feitas para a TV – minha mãe quando vê um filme tosco sempre comenta “hum, que filme ruim, deve ser canadense!” haha – até obras de arte como As As Invasões Bárbaras, meu canadense favorito, ganhador do Oscar de melhor filme estrangeiro em 2004. Ele foi feito em Quebec e conta a história de um homem à beira da morte que reúne a família e os velhos amigos pra relembrar e resolver assuntos do passado. O filme é liiiiindo! Fiquei toda emocionada, e olha que eu detesto drama!

E os atores canadenses? São muitos! Keanu Reeves, Ryan Gosling, Ryan Reynolds, Jim Carrey, Rachel McAdams, Elliot Page, Kim Cattrall, Pamela Anderson, Jason Priestley (o Brandon de Barrados no Baile), e por aí vai.

(Crédito da foto)

Música

Arcade Fire banda canadense
Arcade Fire <3 (Foto: https://www.arcadefire.com/)

De música não vou nem falar dos muitos artistas canadenses mais famosos, como Neil Young, Celine Dion, Bryan Adams, Drake, Justin Bieber, Rush e Michael Bublé. Prefiro falar das muuuitas bandinhas canadenses de indie rock menos conhecidas, tipo Arcade Fire– essa da foto, uma das minhas favoritas – e várias outras, como Hot Hot Heat, Metric, Tragically Hip, Malajube, We Are Wolves, Yukon Blonde e até uma que se chama Canada – bem sutil, né? haha

Chove muito em British Columbia e faz muito frio no resto do país, aí esse povo fica em casa fazendo música. Acho que se aqui desse praia e fizesse mais calor ia ter muito menos banda legal, então taí um ponto positivo dos invernos canadenses.

Séries

Elenco Degrassi original.Serie canadense
O elenco de uma temporada das antigas de Degrassi. Reconhece alguém?

Entre as séries canadenses mais famosas estão Schitt’s Creek, Vikings, Murdoch Mysteries, Workin’ Moms (que eu amo!) e várias outras, mas não quero falar delas. Quero falar é de Degrassi, que eu só conheci depois que vim pra cá e, sinceramente, não estava perdendo nada antes. Hahaha Zueira.

Sabe Malhação? Aquela coisa tosca com 500 temporadas, que revelou vários atores famosos e da qual sempre vamos lembrar com carinho porque ficou diretamente relacionada à nossa infância e adolescência? Então. Degrassi é a Malhação dos canadenses, e foi de lá que vários famosos surgiram ou ficaram conhecidos, tipo Drake, Ryan Gosling, Nina Dobrev e Jake Epstein. São essas referências que todo mundo cresce tendo e formam a cultura pop de um país, e que a gente como estrangeiro acaba tendo que aprender depois pra não ficar muito excluído das conversas.

(Crédito da foto)

Livros

The Handmaids Tale
A série foi baseada no livro de uma autora canadense!

Um dos livros mais marcantes que li recentemente – e que depois virou uma série igualmente chocante – foi escrito por uma canadense: “The Handmaid’s Tale,” da Margaret Atwood. E não foi o único, a produção literária do Canadá também é marcante – obrigada, frio e chuva! – com muitas obras conhecidas, como Anne of Green Gables, Life of Pi, Outlander e O Paciente Inglês.

É interessante lembrar que, além dos livros em inglês e francês, a literatura canadense também tem muitas obras legais feitas pelos Indígenas e por imigrantes. É importante ler um pouco de tudo pra conhecer os muitos aspectos de um país tão grande e misturado como o Canadá. Pra quem tiver curiosidade, a CBC fez uma lista com 108 livros de autores Indígenas que valem a pena ler.

(Crédito da imagem)

Reality Shows

Os investidores de Dragons Den
Os investidores milionários de Dragon’s Den (foto: Netflix.ca)

Quando você leu “reality shows” aposto que lembrou logo de Irmãos à Obra e Ame-a ou Deixe-a: Vancouver, né? Eu tenho Ó-DI-O desses programas que mostram uma realidade totalmente surreal do mercado imobiliário canadense, então não se iluda, é tudo mais caro e mais feio aqui do que a TV mostra. Mas isso não vem ao caso, né? hahaha O que importa é que o Canadá, assim como o Brasil, é um produtor incansável de reality shows, só que com menos baixaria menos divertidos que os nossos.

Aqui tem as versões canadenses dos realities famosos mundo afora, como o Master Chef, The Bachelor, Amazing Race e Canadian Idol, e outros bem específicos do país, como o Heavy Rescue e o Ice Road Trucks, que mostra caminhões passando nas estradas congeladas perigosíssimas daqui enquanto a gente fica torcendo pra dar M. hahaha

O meu reality canadense favorito é o Dragon’s Den, que reúne seis empresários milionários pra ouvir as ideias de empreendedores canadenses e decidir se querem investir no negócio ou não. As primeiras temporadas são bem legais, as mais novas nem tanto porque os empresários novos são muito sem graça. Mas vale a pena assistir de qualquer jeito, a gente se inspira a criar alguma coisa também e eu adoro ver os produtos que deram certo à venda nas lojas.

Comerciais

House Hippo add
O house hippo é a coisa mais fofinha, queria um! haha

Assim como os programas de TV, os comerciais canadenses famosos fazem parte das referências pop culturais do pessoal daqui, e nós imigrantes acabamos conhecendo depois de um tempo. O pessoal do meu trabalho me mostrou esse comercial do house hippo, que eles amam e dizem que é um grande clássico daqui, lançado em 1999. Eu amei, quero adotar um house hippo pra ontem! Dá uma olhada no anúncio e me diz se você também não:

(Crédito Foto de Capa – Erika Goldring/Getty Images)

Mapa do projeto 6 on 6 Canada 2021 com fotos dos seis blogueiros

Confira os posts dos outros participantes do 6on6 Canada:

Embarque com a Pri (Priscila, Victoria)
Mariana Day Blog (Mariana, Calgary)
Gaby no Canadá (Gaby, Toronto)
Sala da Nanda (Nanda, Ottawa)
Vivendo em Hamilton (Reinaldo, Hamilton)

Comentários

2 COMENTÁRIOS

  1. Thais eu adorei o comercial do House Hippo, e achei a mensagem que ele traz tão necessária para os dias atuais. Gostei do seu approach para falar das bandas boas, não tão conhecidas, e a relação que você fez com o clima canadense. Tem um banda bem famosinha que é aqui de Hamilton – Arkells -já vi eles em vários programas de TV. Achei engraçado que falamos sobre The Handmaid´s Tale, mas faz sentido já que ela faz tanto sucesso. Aliás, a nova temporada dela está sendo novamente filmada aqui em Hamilton.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui