Ler • Assistir • OuvirOuvir

Playlist: As 10 melhores músicas de viagem dos Red Hot Chili Peppers

scar tissue red hot chili peppers

Eu sou suspeita para falar dos Red Hot Chili Peppers porque sou fã deles desde que tinha uns 10 anos, mas, na minha opinião, poucas bandas fazem músicas que combinam tanto com o espírito de viagem quanto eles. Isso porque não só os ritmos são ótimos para embalar longas horas de estrada como, também, muitas letras e clipes deles remetem à emoção de sair sem rumo por aí.

Por causa de tudo isso, os Red Hot Chili Peppers não podem faltar na nossa playlist quando viajamos de carro, e agora a gente listou aqui as músicas deles que gostamos mais para dividir com você:

1) Soul to Squeeze

“Where I go I just don´t know… I got to got to gotta take it slow…”

Essa é apenas a mais linda de todas as músicas de rock/pop do mundo (juro que não é exagero! haha), e a que mais me lembra aqueles momentos de liberdade, solidão e introspecção em viagens. Amo tanto esse som e ele me emociona tanto que não sei nem explicar, só ouvindo mesmo! Isso sem falar no fato de que o clipe mostra toda a poesia e a beleza da vida sem raízes dos artistas daqueles circos itinerantes de antigamente, e sempre sonhei e ainda sonho em fugir com um deles. haha

2) Scar tissue

Quando eles lançaram Scar Tissue, que faz parte do álbum Californication, de 1999, eu fiquei encantada com a gatice do Anthony Kiedis a ideia de liberdade que o clipe passava, essa coisa de sair sem rumo pelo deserto num Cadillac conversível na companhia dos seus melhores amigos, tendo como trilha sonora simplesmente o solo de guitarra mais maravilhoso de todos os tempos, que até hoje me arrepia quando ouço. Ok, a letra (muito louca) da música é sobre a luta dos caras contra as drogas, mas na minha cabeça é um hino sobre a liberdade da vida na estrada.

 3) Road Trippin’

E por falar em sair por aí com a galera, a calminha Road Trippin´, que também é do Californication, fala literalmente da alegria de viajar de carro com seus melhores amigos, e daquela empolgação de sair cedinho com o sol ainda nascendo no horizonte e viver dias de aventura. Preciso falar mais alguma coisa?

 4) Californication

Tá, juro que essa é a última música do álbum Californication que eu ponho aqui, mas é que não tinha como deixar de fora. Esse som e o vídeo, que mostra os caras da banda como personagens de videogame passando pelos principais pontos turísticos da Califórnia, é trilha sonora obrigatória de quem vai fazer uma roadtrip por lá (o link é pro post que temos com 20 dicas imperdíveis para essa viagem). E me lembra tanto uma viagem incrível que eu e a Mari fizemos com mais duas amigas pela Califa quando tínhamos 16 anos, que até hoje quando eu ouço fico emocionada e morrendo de saudades!

5) The Adventures of Rain Dance Maggie

“Hey now, we´ve got to make it rain somehow!”

Conhecendo os Red Hot Chili Peppers, sei que essa letra certamente tem conotação sexual, mas pra mim ela fala sobre uma tal de Maggie que era muito louca, sabia resolver os problemas e conseguia fazer as coisas acontecerem de um jeito ou de outro. Se você tem uma(um) amiga(o) assim, dá um abraço nela(e) e leva para viajar porque geralmente essas são as melhores companhias de viagem. E aproveita e ouve essa música no caminho porque o ritmo é ótimo!

 6) Dani California

E por falar em garotas malucas e aventureiras, também tem a Dani California, que nasceu no Mississipi e saiu pelos EUA em busca de aventuras.  Eu adoro o ritmo e o refrão dessa música, apesar de ela parecer (e já ter sido acusada de) plágio da (também maravilhosa) música Last Dance With Mary Jane, do Tom Petty And The Heartbreakers.

7) Knock Me Down

Esse som do álbum Mother’s Milk é tão animado que nem parece ter sido feito para falar sobre a morte por overdose do primeiro guitarrista da banda, o Hillel Solvak. Eu particularmente gosto por ela me lembrar o fato de que a vida é finita e breve e a gente tem que aproveitar ao máximo o nosso tempo aqui na terra. E o que pode ser melhor pra isso do que viajar?

8) Rollercoaster of Love

Botei esse clipe aqui só porque eu tenho muita saudade do Beavis e do Butthead. haha Não, mentira! Botei porque eu adoro a ideia da sequência de emoções que acontecem em uma grande viagem (alegria, empolgação, susto, perrengue…), como uma montanha-russa, porque eu sou maluca por montanhas-russas e porque, principalmente, essa música é ótima pra todo mundo ir cantando junto e fazendo vozinhas esquisitas no carro. Haha

9) Walkabout

Até onde eu sei, esse som do álbum One Hot Minute não tem clipe oficial, então botei aqui esse vídeo maluco que achei no Youtube, com legendas em espanhol e cenas de um cara andando sem rumo. Essas imagens têm tudo a ver com a ideia da música, na qual o cara diz que vai sair sem rumo pra andar por aí e ver o que significa a vida. Mais wanderlust do que isso, impossível!

10) Brendan´s Death Song

Essa música do álbum I’m With You foi feita em homenagem a Brendan Mullen, fundador de um clube de punk rock de Los Angeles e um dos responsáveis por ajudar os Red Hot Chili Peppers no início da carreira. Ela começou a ser composta no dia em que o Brendan morreu de AVC em 2009, soa como uma despedida e o clipe tem uma marcha fúnebre. Mas apesar de toda a aparente negatividade, acho exatamente o contrário: uma celebração à vida e à necessidade de apreciar e celebrar os bons momentos. É a música mais linda pra se ouvir na volta pra casa, no fim de uma viagem inesquecível, quando já anoiteceu e todo mundo está cochilando no carro, cansados de terem vivido tantas aventuras.

Bom, é isso! Dava para ter listado várias outras. O que achou, deixamos alguma de fora? 😀

(Ok, eu sei que deixei Around the World de fora e ela tem tudo a ver com viagens, mas é que eu ouvi tanto essa música quando lançaram que enjoei e não aguento mais ouvir aquele baixo! Hahaha)

Comentários

Tags:

Um comentário

  1. […] quem quiser sugestões de trilha sonora perfeita para essa viagem pode pegar as dicas no nosso post Playlist: As 10 melhores músicas de viagem dos Red Hot Chili Peppers. Afinal, tem música com mais cara de viagem pelo Golden State do que as dessa banda californiana […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *