EconomizandoVida de viajante

A melhor época para comprar passagens aéreas (e outras dicas para economizar)

Viajadora: Qual a melhor época para comprar passagens aéreas

A antecedência necessária para comprar passagens aéreas com preços mais em conta é algo que confunde muita gente. Enquanto alguns acham que os melhores descontos se consegue comprando as passagens em cima da hora, muitos acreditam que é melhor reservar com a maior antecedência possível. Mas afinal, com quantos dias antes será que é mais vantajoso?

Foi pensando nessa dúvida de boa parte dos viajantes, que os caras do site CheapAir passaram o ano de 2013 analisando mais de quatro milhões de rotas aéreas e rastreando preços de passagens desde 320 dias antes até a véspera da data da viagem. Com isso, concluíram quando as passagens para cada destino estão mais baratas e divulgaram em janeiro deste ano:

Melhores épocas para comprar passagens aéreas

  • Para a Europa: 151 dias antes do voo
  • Para a Ásia: 129 dias antes do voo
  • Para o Caribe: 101 dias antes do voo
  • Para o México: 89 dias antes do voo
  • Para a América Latina: 80 dias antes do voo

De uma forma geral, os pesquisadores constataram que, em média, as passagens ficam mais baratas exatamente 54 dias antes da viagem, principal antecedência a ser considerada na hora de comprar um voo. É importante lembrar, no entanto, que essa pesquisa foi feita nos EUA e em sites de passagens americanos, por isso se aplica, principalmente, para passagens compradas em companhias americanas.

No Brasil, o site Melhores Destinos , um dos principais informativos sobre passagens promocionais, recomenda que a melhor antecedência para comprar passagens aéreas domésticas é de 25 a 40 dias na baixa temporada e 60 a 90 dias na alta.  Quem compra passagem nacional para a baixa temporada 30 a 90 dias antes do voo costuma pagar o preço normal, e quem compra com mais de 180 dias possivelmente pagará o mesmo que comprando 30 dias antes. Para quem vai para o exterior, o site recomenda antecedência de 30 a 60 dias na baixa temporada e de 60 a 120 dias na alta. Essas informações foram geradas com base nas promoções de passagens e pesquisas de preço que costumam divulgar.

Dicas de como economizar na compra de passagens aéreas:

Ter disponibilidade de datas

Essa á situação ideal, poder viajar fora das altas temporadas. Pesquisas mostram que voar em véspera de feriados brasileiros custa 12% mais, chegando a 20% nos feriados de Natal e Corpus Christi. Evitar voar na véspera do fim de semana também sai mais barato, assim como optar por voos com escalas e em horários menos solicitados, como os de 10h às 16h. Embarcar às terças, quartas e no sábado geralmente sai mais em conta também, por serem dias de menor procura.

Ficar de olho nas promoções

Muitos sites divulgam promoções incríveis de passagens por preços bem inferiores aos praticados normalmente, como é o caso do Melhores Destinos. É importante ficar de olho neles e, também, nos sites e informativos das próprias companhias aéreas para aproveitar esses descontos, que esgotam rápido. Foi assim que compramos passagens na promoção para ir para Salvador no mês passado por R$79 e para o Havaí, de ida e volta, por apenas R$ 1.000 + taxas em 2013.

Comparar muito e monitorar preços

Usar sites de comparação de preços é fundamental para avaliar quais companhias estão oferecendo as melhores tarifas. Eu comparo em vários sites diferentes e, depois, ainda vejo o preço direto no site da companhia aérea. Gosto muito de usar os sites de comparação Kayak e Skyscanner , que considero os melhores. E é interessante lembrar que as pesquisas nos sites das companhias realizadas entre meia-noite e 5h geralmente mostram preços melhores do que buscas similares no meio da tarde, por exemplo.

Além disso, costumo monitorar meses antes os preços de passagens para lugares aonde quero ir para, quando quiser comprar, identificar se o valor está acima ou abaixo da média.

Comprar passagens aéreas no dia certo da semana

Os sites das companhias aéreas têm sistemas para identificar os tipos de passageiros pesquisando passagens e, assim, cobrar preços mais interessantes. Por exemplo, se o sistema recebe um pedido de cotação na sexta-feira à tarde, ele acha que pode ser uma empresa querendo comprar passagens para um funcionário. Já se a busca é feita num feriadão, provavelmente se trata de uma pessoa física, então são oferecidos preços mais em conta. Uma pesquisa realizada pelo ITA mostrou que durante os feriados as passagens custam, em média, 3,7% menos, número que aumenta 0,7% a cada dia adicional de um  feriadão.


 

 

Comentários

Tags:

5 comentários

  1. Gostaria de uma dica ….somos em 5 e a viagem está programada para dezembro …qual a data melhor para comprar passagens para o nordeste ?

  2. Estou pesquisando há dois meses para viajar ao nordeste em janeiro. Até agora o vlr está bem alto. Entrando no site primo aéreas encontrei por um ótimo valor, mas tenho dúvidas sobre a segurança da compra. Como faço para ser certeza sobre a idoneidade deste site?

    1. Thaís Freitas

      Oi Katia!
      A boa é procurer reclamações sobre o site no ReclameAqui.com, esse site é ótimo!
      Bjs

  3. Muito bom, parabéns pelo conteudo!

  4. Pretendo viajar a Barcelona em maio de 20 a 30 dias, qual a dica para comprar passagem por preços mais acessíveis.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *