Onde ficar na Chapada Diamantina: Pousada Flor de Açucena em Xique-Xique de Igatu

3
piscina natural flor de açucena chapada diamantina

Além de ter um nome divertido, atribuído a um tipo de cacto da região, Xique-Xique de Igatu é uma das vilas mais aconchegantes e emblemáticas do antigo passado extrativo da Chapada Diamantina. O povoado, distrito da cidade de Igatu, foi muito popular no auge do ciclo de diamantes baiano no século XIX e chegou a ter mais de 4 mil habitantes, mas entrou em declínio no século seguinte e viu sua população cair para menos de 500 pessoas. Hoje, como lembrança desse passado não muito distante, em que cassinos, cabarés e cinemas eram algumas das atrações da vila, ostenta casas abandonadas e ruínas capazes de fazer o visitante se sentir como se tivesse voltado no tempo.

Com todas as suas construções feitas de pedra, construídas pelos garimpeiros, o povoado localizado nos arredores do Parque Nacional da Chapada Diamantina é patrimônio nacional tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). Encrustado entre montanhas, cânions e paredões de pedra, é acessível por uma estrada de chão cascuda, que dificulta a chegada, mas colabora para manter o clima mágico de vilazinha de 200 anos atrás.

A cidade é conhecida como a “Machu Pichu brasileira” – com um certo exagero – graças às suas pedras e ruínas, e guarda histórias misteriosas como a de Percy Fawcett, um comandante da Guarda Real Inglesa que desapareceu sem deixar vestígios em 1920 enquanto procurava uma cidade mítica nos arredores. Ele acabou inspirando o cineasta Steven Spielberg a criar o lendário personagem Indiana Jones e aumentar ainda mais o clima de mistério da vilazinha baiana, que hoje atrai centenas de turistas todos os anos para visitar suas cachoeiras e trilhas, assim como passear por suas ruelas de pedra, restaurantes aconchegantes e o museu a céu aberto que conta a rica história da cidade.

casinhas construída com pedras da Chapada Diamantina
Uma das casinhas construída com pedras

Quando estávamos planejando a nossa viagem pela Chapada Diamantina consultamos muitos posts do blog Rotas Capixabas, entre eles este que fala sobre Xique-Xique de Igatu. Pra quem quiser ver o relato do Tiago e também mais fotos, vale muito à pena.

A pousada Flor de Açucena

Fomos para a vila após a visita ao Poço Encantado e ao Poço Azul e em nossa última parada antes de seguirmos de volta na longa viagem para Salvador, de onde pegaríamos o voo de volta pro Rio, por isso não pudemos aproveitar Xique-Xique de Igatu tanto quanto gostaríamos. Mas se teve uma coisa que conseguimos aproveitar muito bem foi a ótima pousada que arranjamos por lá.

Demos de cara com a Flor de Açucena logo na entrada da cidade e imediatamente simpatizamos com a cara dela, cheia de chalezinhos, muitas árvores e uma piscina natural. Entramos achando que provavelmente seria cara demais para o nosso orçamento, mas como era fora de temporada, choramos um descontinho e acabamos conseguindo um quarto quádruplo bem simpático por R$ 220 a diária.

pousada flor de açucena xique xique de igatu chapada
A entrada da pousada com a lojinha de pedras e artesanato à direita
A casa principal flor de açucena xique xique de igatu chapada diamantina viajadora
A casa principal
pousada flor de açucena chapada diamantina igatu viajadora
Detalhe do mosaico de  Yin-Yang no chão
pousada flor de açucena igatu chapada diamantina viajadora
Muito conforto e tranquilidade

Os quartos são muito bonitinhos e aconchegantes, vários deles tendo as grandes pedras do terreno como elementos da decoração e formando cantos muito legais para as crianças brincarem de cabaninha (pensei porque eu adoro adorava isso quando era criança! haha). O terreno da pousada, aliás, fica num morro pedregoso – como toda a cidade – por isso tudo foi construído em patamares e tem vários caminhos que levam para cada coisa na área de 15.000 m². A piscina, abastecida com a água de uma nascente e sem produtos químicos, por exemplo, fica em um patamar só dela, assim como a sauna e a casa onde é servido o café da manhã excelente, com vista para a mata e vários tipos de bolo, frutas, sucos e tapiocas, entre outros itens deliciosos preparados na hora. No meio de tudo isso, muitas árvores frutíferas, flores e pássaros soltos, colaborando para um ambiente agradável e aconchegante de onde não dá vontade de ir embora.

A simpatia dos proprietários, um casal formado por uma brasileira e um francês, e dos funcionários, sempre dispostos a conversar e fornecer informações, são outro ponto positivo da pousada, assim como a internet wifi liberada e disponível em quase todos os ambientes.

quarto quadruplo flor de açucena chapada diamantina viajadora
Nosso quarto bagunçado. São 3 camas de solteiro embaixo e uma cama de casal no segundo andar
igatu pousada
Mais um quarto da pousada. Todas as construções são no terreno irregular e cheio de pedras
flor de açucena piscina natural chapada diamantina
Curtindo uma piscina natural
O outro lado da piscina, e a sauna (casinha laranja)
E a sauna (casinha laranja) ao fundo, logo atrás da piscina
flor de açucena igatu chapada diamantina viajadora
Parte do terreno da pousada. Um astral maravilhoso
café da manhã na pousada flor de açucena igatu chapada diamantina
O delicioso e farto café da manhã (Foto: pousadaflordeacucena.com)
passarinhos flor de açucena igatu chapada dimantina viajadora
Companheiros de café da manhã

Como chegar em Xique-Xique de Igatu

Xique-Xique de Igatu fica a 114Km  de Lençóis, principal cidade da Chapada Diamantina, e definitivamente vale a visita por um ou dois dias.

A pousada Flor de Açucena tem 15 quartos e fica na rua de entrada na cidade, logo no comecinho, do lado esquerdo. O telefone de lá é (75) 3335.7003 e o email é igatur@gmail.com.


-> Confira outras opções de hospedagem em Xique-Xique de Igatu clicando aqui.


-> Vai viajar e também vai precisar alugar um carro? Pesquise aqui o melhor preço.


Outros posts sobre a Chapada Diamantina:

Chapada Diamantina: roteiro para ver o máximo possível em 5 dias

Estalagem do Alcino: experimentando o melhor café da manhã do Brasil

Roteiro pela Chapada Diamantina: Gruta da Pratinha, Gruta Azul e Morro do Pai Inácio

A galinha caipira mais gostosa da Bahia

Roteiro pela Chapada Diamantina: Cachoeira da Fumaça e Mucugê

Roteiro pela Chapada Diamantina: Cachoeira do Buracão

Roteiro pela Chapada Diamantina: Cachoeira da Fumacinha 

Onde ficar na Chapada Diamantina: Abrigo do Mato

Roteiro pela Chapada Diamantina: Poço Encantado e Poço Azul


Comentários

3 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui