América do NorteEstados UnidosNova YorkPelo Mundo

Nova York: Festivais gratuitos rolando no verão 2014

Para quem curte cultura e atividades ao ar livre, o verão no hemisfério norte é mesmo a hora certa de visitar Nova York.  Afinal, é em julho e agosto que os principais festivais de cinema, teatro, música, gastronomia e artes acontecem e agitam ainda mais a principal cidade dos Estados Unidos da América. E o melhor de tudo: a maior parte deles são eventos gratuitos, que acontecem durante toda a semana nos vários parques da cidade.

Então prepara uma roupa fresquinha, separa sua canga e um bom par de tênis, e anota aí o que vem pela frente:

First Friday! Music & Trolley

bartow-pell mansion museum nova york
Foto: Bartow-Pell Mansion Museum / Divulgação

Com diversas atividades em seu quintal ao longo do verão, o Bartow-Pell Mansion Museum, no Bronx, apresenta, no dia 1° de agosto, em parceria com o Bronx Music Heritage Center, o show de Stephen Sylvester & The Anthem Reggae Band. Uma ótima oportunidade para conhecer o museu, ouvir música e saborear refeições leves.

Quando: 1° de agosto, das 17h30 às 20h30 | Saiba mais

Washington Square Music Festival

Às terças-feiras o agito é na Washington Square, zona universitária que abriga o festival musical. Os shows gratuitos da 55ª edição aconteceram principalmente em junho, mas no dia 8 de agosto ainda tem o concerto com a International Double Reed Society. Chegue cedo para conseguir um lugar legal.

Quando: 8 de agosto, às 20h | Saiba mais

Lincoln Center Festival

Lincoln Center Festival Nova York
Foto: simsscoop.com

Um dos complexos de teatro mais legais da cidade, o Lincoln Center, promoverá vários eventos gratuitos ao ar livre dos dias 20 de julho a 10 de agosto. As atrações são bem ecléticas, indo desde clássicos da Ópera até os cariocas da Batalha do Passinho.

Quando: de 20 de julho a 10 de agosto | Confira a programação completa

Bach in the Garden

Também nos jardins do Bartow-Pell Mansion Museum, no Bronx, acontece, no dia 14 de agosto, uma apresentação da obra do compositor alemão Johann Sebastian Bach, com flauta, violino e fagote. Perfeito para apreciar com uma boa taça de vinho na mão!

Quando: 14 de agosto, às 19h | Saiba mais

Broadway no Bryant Park

Broadway no Bryant Park Nova York
Foto: https://www.bryantpark.org/

Se você quer ver espetáculos da Broadway, mas sem pagar por eles, as quintas-feiras de julho e agosto são a melhor hora de estar em Nova York: durante o verão, os shows mais populares do principal teatro americano são apresentados por uma hora durante o horário de almoço, das 12h30 às 13h30. Para 2014 estão previstos espetáculos como Les Misérables, Chicago, Cinderella e O Fantasma da Ópera, entre vários outros.

Quando: 10 de julho a 14 de agosto | Confira a programação completa

Shakespeare in the Park

Shakespeare in the Park Nova York
Foto: https://publictheater.org/

Tradição nos verões do Central Park, onde acontece há mais de 50 anos, o festival de teatro apresenta clássicos de William Shakespeare ao ar livre. Entre os dias 22 de julho e 17 de agosto, a peça em cartaz é King Lear (O Rei Lear), considerada uma obra-prima do autor inglês. As entradas gratuitas são distribuídas no local às 12h do dia da performance, na loteria virtual de ingressos ou em diferentes locais nas cinco principais regiões da cidade.

A entrada para o evento é pela 81st Street com a avenida Central Park West, ou pela 79th Street  com a 5ª Avenida.

Quando: de 22 de julho a 17 de agosto | Saiba mais

HBO Bryant Park Summer Filme Festival

HBO Bryant Park Summer Filme Festival Nova York
Foto: https://www.bryantpark.org/

As tardes de segunda-feira, pontualmente às 17h, não são para o chá em NY, e sim para o cinema ao ar livre no Bryant Park. Este ano, o telão montado nas proximidades da 6ª Avenida com a 41 Street exibirá clássicos da nossa infância, como Karate Kid, O Iluminado e Os Embalos de Sábado à Noite.

Quando: até 18 de agosto | Confira a programação completa

River Flicks

Toda quarta-feira de julho e agosto o Píer 63, às margens do Rio Hudson, bomba com a exibição gratuita de vários filmes lançados recentemente com muito sucesso. Em 2014, serão exibidos Jogos Vorazes, Homem de Ferro 3 e Captain Philips (que a gente adora!), entre outros. Para quem estiver viajando com crianças, as sexta-feiras do evento são dedicadas à exibição de filmes infantis.

Quando: de 9 de julho a 22 de agosto | Confira a programação completa

Summerstage

Summerstage Nova York
Foto: cityparksfoundation.org

O principal festival de arte, música e dança da cidade em 2014 será em comemoração aos 50 anos do FANIA, tradicional selo musical da cidade. Por causa disso, as principais atrações do evento serão artistas cujo trabalho foi influenciado pelo FANIA, como John Leguizamo, Ismael Miranda, Ballet Hispanico, Bobby Sanabria e o Nuyorican Poets Café. Além de tudo isso, haverá também aulas de salsa, apresentações de filmes e fóruns sobre diversos assuntos, entre várias outras atrações, todas gratuitas, abertas para toda a família e espalhadas pelos mais de 700 parques espalhados por Manhattan, Queens, Brooklyn, Bronx e Staten Island.

Quando: até 26 de agosto | Confira a programação completa

 

EXTRA! Também tem eventos pagos que podem valer a pena, ó:

MoMA PS1 Warm Up

Todos os sábados de verão, a festa agita a área externa do mais antigo museu de arte moderna de Nova York, no Queens, com DJs super descolados tocando vários estilos de música eletrônica.

Os ingressos antecipados custam U$18 e, na hora, U$ 20.

Quando: 28 de junho a 6 de setembro, sempre aos sábados | Confira a programação completa

Brasil Summerfest

Brasil Summerfest Nova York
Foto: brasilsummerfest.com/

Nós brasileiros também temos um espaço reservado na lista de festivais do verão de Nova York! Dos dias 18 a 26 de julho, vários artistas brasileiros, numa mistura eclética que vai da MPB ao forró e o funk,  se apresentarão em diferentes locais da cidade. Você vai poder ver em terras gringas Lenine, Bebel Gilberto, Casuariana e até a Batalha do Passinho, com vários MC´s. Os ingressos têm preços variados e estão à venda no site do evento.

Quando: de 18 a 26 de julho | Confira a programação completa

Por falar em atrações pagas em Nova York…

Como nem tudo é de graça na Big Apple, para quem vai passar uma semana ou mais e quer aproveitar todas as atrações culturais que Nova York tem a oferecer, a melhor opção  é comprar o City Pass New York, um passe para aproveitar várias atrações da cidade com economia. Ele funciona como um talão de ingressos para entrada nas seis principais atrações de NY, como o Empire States Building e o MoMA, o que te permite uma economia total de 41% nos ingressos. É mais dinheiro sobrando para gastar em cerveja e lanches nos eventos gratuitos, coisa que a gente ama!

* Post feito em parceria com o CBBlogers. Trata-se de um publieditorial, ou seja, um espaço comercial no Viajadora. Precisamos comprar o leite das crianças, mas não estamos desesperadas: em respeito aos nossos leitores, só publicamos material e dicas de viagem que possam ser úteis e tenham realmente a ver com o tipo de viagem que nós e nosso público gostamos.

** A foto de destaque do post é de William Warby (e foi originalmente postada no Flickr, como New York Skyline)

 

Comentários

Tags:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *