Com águas cristalinas que não deixam nada a dever para os lagos mais famosos da região das Rocky Mountains canadenses, os Joffre Lakes são uma das atrações turísticas mais conhecidas de British Columbia, e um passeio imperdível para quem visita Vancouver e arredores. Estivemos lá em outubro e confirmamos que tudo de lindo que falam de lá é verdade, e agora contamos aqui tudo que você precisa saber para visitar e voltar tão encantado como a gente!
Como são e onde ficam os Joffre Lakes
Os Joffre Lakes são três lagos azul turquesa – Lower, Middle e Upper Joffre Lake – localizados no Joffre Lakes Provincial Park, ao norte da cidade de Pemberton, distante cerca de 180km de Vancouver. Eles são formados por água de degelo e sua cor tão marcante é consequência do acúmulo de partículas de rochas da erosão, que refletem tons de verde e azul dos raios solares.
Enquanto o Lower Joffre Lake fica logo na entrada do parque, a dificuldade vai aumentando para chegar nos outros dois lagos, e a recompensa com os visuais deslumbrantes aumenta na mesma proporção. Vale muito a pena separar um dia para fazer a trilha toda e conhecer logo todos os lagos de uma vez, afinal, você já vai estar lá, né?
Lower Joffre Lake
O Lower Joffre Lake fica bem perto do estacionamento do parque, a apenas cinco minutos de uma caminhada que não tem nenhuma subida nem exige preparo físico. É o lago ideal para levar aquele seu parente que não quer fazer muito esforço mas mesmo assim quer ver um dos lagos lindos do Canadá. Justamente por isso, é também o lago que fica mais cheio de turistas, por isso quanto mais cedo você chegar lá, melhor.


Middle Joffre Lake
O Middle Joffre Lake fica a 3,5km de distância do Lower Joffre Lake. Na minha opinião é o lago mais bonito dos três, com a água bem clarinha e a geleira ao fundo. Ele é também o lago mais famoso e com aquela cara mais clássica de Canadá: o tronco de árvore atravessado na água aparece em boa parte das fotos dos Joffre Lakes!
A trilha até o Middle Joffre Lake é de subida, mas achei bem tranquila, limpa, bem demarcada e não muito íngreme, com vários pontos para descansar. Levamos menos de duas horas, subindo com calma e parando para admirar a vista.



Upper Joffre Lake
Para chegar ao Upper Joffre Lake é necessário subir mais 1,5km desde o Middle Joffre Lake, e essa é a parte da trilha que exige mais esforço, por ser bem mais íngreme e ter mais rochas no caminho. Quando fomos tinha chovido na véspera, então a trilha estava bem enlameada e escorregadia, mas nada que impedisse esta grávida, então de 20 semanas, de subir tudo com tranquilidade.
Uma coisa legal é que no meio do caminho tem um pequeno desvio para ver a cachoeira vinda do Joffre Creek, uma parada que definitivamente vale a pena.



Justamente por ser o mais difícil de chegar, o Upper Joffre Lake é o mais vazio dos três, e o melhor lugar para não só apreciar o lago e as geleiras, como também para lanchar e descansar antes de encarar a descida.


Como chegar ao Joffre Lakes Provincial Park
O melhor jeito de chegar ao Joffre Lake Provincial Park é mesmo de carro. Pegue a Sea to Sky highway desde Vancouver até Pemberton e lá, pegue a Duffrey Lake Road. Tem placas indicando a direção, e como o sinal de celular era bom, nós usamos o Google Maps sem problemas.
Se você não tem como ir de carro, fiquei sabendo da Parkbus, uma organização sem fins lucrativos que faz day trips de Vancouver para os Joffre Lakes. Não testei, mas me parece ser algo bem legal! (Se alguém experimentar me conta?)
Melhor época para visitar os Joffre Lakes
Á época considerada ideal para visitar os lagos e fazer a trilha é o verão, entre julho e setembro, quando a trilha está em seu melhor estado e sem neve e a água fica mais clara por causa do sol. Nós fomos no início de outubro e não tinha neve ainda, mas fiquei sabendo que agora em novembro a trilha já está com bastante neve, o que não só muda totalmente as paisagens como dificulta o acesso. Sempre cheque o estado da trilha antes de começar (você pode fazer isso no site do BC Parks) para ter certeza de que está transitável, e lembre de se preparar bem e levar todo o equipamento necessário para não correr riscos.

Algumas dicas para a sua visita ser ainda melhor
- Chegue cedo! O estacionamento do parque é pequeno e enche rápido, e não é permitido estacionar nos arredores da estrada. Se você chegar tarde, vai ficar sem ter onde parar o carro e isso pode estragar seu passeio. Além disso, quanto mais cedo você for, mais vazios estarão os lagos. Passamos pelo Lower Joffre Lake na hora de ir embora (por volta de uma da tarde) e tinham uns 300 turistas se amontoando para tirar fotos (cruzes!).
O estacionamento do Joffre Lakes Provincial Park é relativamente pequeno e lota rápido, por isso é importante chegar cedo
- Como os Joffre Lakes ficam a 2,5h de Vancouver, muita gente faz o bate e volta de um dia. Se você tiver mais tempo, eu recomendo dormir em Pemberton ou mesmo Whistler em vez de fazer isso. Assim você pode acordar cedo e, como já está lá perto, chegar bem cedinho no Joffre Lakes Provincial Park, sem estresse. (Nós nos hospedamos no Pemberton Valley Lodge e amamos, falei mais sobre a experiência neste post)
- Tem casinhas com banheiros ao longo da trilha toda, inclusive no Upper Joffre Lake, então as paradas para o xixi não serão um problema. Mas é bom lembrar que os banheiros são de fossa, logo você não pode jogar nenhum tipo de lixo no vaso, nem papel higiênico. Por isso lembre-se de ser civilizado e levar um saco para guardar todo o seu lixo e levar de volta para a cidade (não existe nenhuma lixeira na trilha).
- ATUALIZAÇÃO: Infelizmente, a partir de meados de maio de 2018 não serão mais permitidos cachorros no Joffre Lakes Provincial Park. Essa é uma medida tomada pelo BC Parks para conservar a trilha e o parque.

- Não tem nada para vender na trilha e arredores, então leve água e coisas para comer.
- Existe um camping rústico no Upper Joffre Lake onde alguns grupos passam a noite para descer no dia seguinte. Para fazer isso você precisa de um Backcountry Camping Permit, veja como conseguir no site do BC Parks.
-> Confira opções de hotéis em Pemberton, BC
-> Confira opções de hotéis em Whistler Village
-> Confira opções de hotéis em Whistler Blackcomb
-> Confira opções de hotéis em Vancouver
Confira outros posts sobre passeios em Vancouver e arredores:
Pemberton Valley Lodge: Hotel pet-friendly pertinho de Whistler
HI-Whistler: Hospedagem barata em Whistler
Sea to Sky Gondola: Passeio imperdível entre Vancouver e Whistler
O que fazer em Whistler no inverno: Tour de snowmobile e zipline
Grouse Mountain: Ski, snowboard e uma vista incrível de Vancouver
Capilano Park, Vancouver: Ponte suspensa e arvorismo em uma floresta centenária
Grouse Grind: a trilha mais famosa dos arredores de Vancouver
Buntzen Lake: lago para nadar nos arredores de Vancouver (fácil de chegar de ônibus!)
Churrascaria brasileira em Vancouver: Vale a pena comer na Rio Brazilian Steakhouse?
Olá Thais!
Parabéns pelo post e obrigado por compartilhar com a gente! Só fiquei com uma dúvida… É necessário algum guia para fazer a trilha completa e chegar até o 3o lago? Ou posso fazer sozinho? Estarei em Vancouver no período de Junho a Agosto e com certeza irei conhecer os 3 lagos!
Obrigado.
Oi Renan,
Que legal saber que você curtiu o blog!
Pode ficar tranquilo que dá para chegar até o terceiro lago sem guia e sem problema nenhum, a trilha é fácil e toda demarcada, ainda mais porque você vai no verão, a melhor época. Minha dica é só você ir bem cedo e/ou durante a semana, porque no fim de semana costuma estar bem cheio!
Boa viagem e aproveita bastante!
Bjs
Olá, Thais. Tudo bem?
Adorei as dicas e os lagos, realmente incrível.
Você sabe me incomodar quanto você gasta e se vai de ônibus?
Obrigada desde já.
Oi Eduarda,
Legal que gostou do post! Eu fui de carro, então não sei quanto sai ir de ônibus, mas os preços estão disponiveis nos links das empresas de transporte que eu botei no texto.
Bjs!
Olá Thais, tudo bem?
Estou em Vancouver e agendei para conhecer este já na próxima semana. Por acaso, havia reservado a viagem com essa mesma empresa que vc informou. Adorei suas dicas! Agora vou mais tranquilo e sabendo o que me espera.
Continue escrevendo.
Bjuss