Quarentena na natureza: Casa de praia em Piratininga, Niterói

0

Depois de meses presos em um apartamento de dois quartos sem varanda com nosso filho de três anos, já estávamos secos por uma fuga para a natureza e espaço para respirar na quarentena. Ainda sem coragem de viajar por causa da situação da covid-19 no Brasil e precisando continuar trabalhando normalmente de casa, tivemos uma ideia durante um surto de desespero: alugar um imóvel por temporada em Piratininga, na região oceânica de Niterói. Assim poderíamos continuar trabalhando, mas aproveitando o ar livre e com mais espaço para o Miguel brincar.

miguel viajadora praia piratininga
O prédio do apto que alugamos ali atrás, no meio da praia de Piratininga. E o Miguel feliz da vida na areia!

Primeiro chegamos a pesquisar casas na praia de Itacoatiara, mas estavam bem caras. Mas isso acabou sendo bom, porque encontramos uma alternativa bem mais em conta e exatamente como queríamos na praia de Piratininga. Aqui conto um pouco sobre a experiência de alugar um imóvel por temporada na minha própria cidade e todos os detalhes para quem também quiser dar uma fugidinha para a natureza.

A região oceânica de Niterói

A região oceânica de Niterói tem praias lindas, que não deixam nada a dever a outras praias mais famosas do Brasil. Sempre falamos de Itacoatiara por ser nossa favorita, mas na região oceânica também existem as praias de Itaipu, Camboinhas, Piratininga e Sossego, sem falar nas Lagoas de Piratininga e Itaipu, de onde o pôr do sol é maravilhoso. Cada uma tem suas características próprias, e nossa temporada em Piratininga nos fez perceber como a região é uma delícia para passar férias, mesmo para quem mora aqui.

vista panoramica morro das andorinhas lado direito
Do alto do Morro das Andorinhas (tem post aqui sobre esta trilha): as praias de Camboinhas e Piratininga e a Lagoa de Itaipu
vista trilha morro das andorinhas itacoatiara
Também vista do alto, a nossa queridinha Itacoatiara, que fica perto de Piratininga e também faz parte do conjunto de praias da Região Oceânica

Por que escolhemos o apartamento em Piratininga

Primeiro procuramos uma casa com piscina e jardim, para o Miguel passar o dia do lado de fora correndo e brincando. Também queríamos ficar perto o suficiente da praia para ir a pé, porque mesmo que a fase atual da quarentena não permita ficar na praia, queríamos correr na areia e, com sorte, mergulhar todos os dias. Mas os preços de casas na praia estavam muito altos — a procura aumentou muito com a pandemia —, então optamos por procurar apartamentos mesmo, mas queríamos algum que fosse espaçoso e nos desse a sensação de “ar livre.” Foi exatamente o que encontramos no apartamento da Myrthes, no AirBnb, que fica bem na praia de Piratininga e tem uma varanda deliciosa com vista para o mar. 

Durante toda a conversa a Myrthes foi super atenciosa em tirar todas as nossas dúvidas e garantiu que a internet daria conta para trabalharmos. Ela também nos indicou mercados que fazem entrega na vizinhança e todo tipo de delivery para continuarmos mantendo o distanciamento social como em casa.

Apartamento por temporada em Piratininga: O que alugamos

O prédio fica localizado quase no meio da praia e de frente para o mar. O apartamento é lateral, mas tem vista livre para o mar, para o pôr do sol colorido e para vários ícones do Rio, como a Pedra da Gávea, o Morro Dois Irmãos e o Cristo Redentor. E da areia ainda dá pra ver o Pão de Açúcar!

Com três quartos (uma suíte), o apartamento é espaçoso e abrigou confortavelmente quatro adultos e uma criança. A sala tem um tamanho ótimo, inclusive com uma rede delícia (amo redes!). Um dos quartos tem uma cama de casal, no outro um sofá cama e, no terceiro, quatro colchões soltos. Além do banheiro da suíte, o apartamente tem também um banheiro social. A cozinha é bem equipada, incluindo uma cafeteira e forninho elétrico, e a televisão na sala tem os canais abertos e um chromecast pra passar qualquer coisa que se queira ver do celular ou computador. A única coisa que sentimos falta foi uma máquina de lavar, que acabou fazendo falta por termos ficado mais tempo lá.

E eu não podia, claro, deixar de falar da estrela da casa: a varanda maravilhosa, que tem uma mesinha perfeita para o café da manhã e para a vista de camarote no fim da tarde. Quando o sol não estava batendo, foi também o meu lugar preferido para trabalhar. 

imovel por temporada em piratininga
O apartamento que alugamos fica neste prédio, na rua da praia
varanda apartamento piratininga miguel e mariana viajadora
Felicidade de quem acabou de chegar no paraíso depois de meses presos em um apartamento pequeno
por do sol varanda airbnb piratininga
Meu home office: camarote com vista para o mar o pôr do sol
sala apartamento piratininga
A sala do apartamento tem um tamanho ótimo e ainda uma rede
cozinha apartamento piratininga airbnb
A cozinha super bonitinha e bem equipada
suíte apartamento airbnb piratininga
A suíte do apartamento é espaçosa e tem uma cama de casal
quarto 2 apartamento piratininga airbnb
O segundo quarto tem um sofácama que acomoda bem duas pessoas
O terceiro quarto tem colchões soltos. Na minha opinião, com camas aqui em vez de colchão o apartamento ficaria ainda mais gostoso

Os arredores

A praia de Piratininga é bem grande, com faixa de areia e calçadão largos. Isso pesou bastante na nossa escolha, pois conseguiríamos caminhar no calçadão vazio e encontrar a praia deserta durante a semana para um passeio e mergulho. E foi o que aconteceu: pegamos dias lindos e aproveitamos quase todos os dias para correr na praia de manhã, brincar com o Miguel na água e pegar um solzinho. A praia está liberada com algumas restrições — não é permitido ficar parado com barraca, cadeira e etc, apesar de termos visto muita gente fazendo isso, principalmente no final de semana — até às 12h30, quando pontualmente passa a guarda municipal tirando todos da areia. O horário proibido se estende de 12h30 às 16h, quando volta a ser permitida a prática de exercícios individuais. À noite também descemos para andar de bicicleta no calçadão e na pracinha em frente ao condomínio, e o Miguel até conseguiu encontrar outras crianças para brincar (de máscara e mantendo o distanciamento). 

A descida para a praia bem em frente ao apartamento, em um dia que a maré baixa e forma uma piscininha deliciosa, principalmente para as crianças <3
Não costumava frequentar muito a praia de Piratininga, mas a pandemia me fez se apaixonar por ela!
Não é demais?
A felicidade da criança livre e solta na natureza
O entardecer com o Rio ao fundo (Pedra da Gávea) e a minha árvore preferida em toda a extensão da praia
Todos os dias descíamos para uma voltinha ao entardecer. Em alguns dias até pegamos as bicicletas que a Myrthes emprestou para ir mais longe

Tirei alguns dias de folga no trabalho para irmos nas outras praias da região e fazer uma trilha. Que saudade que eu estava! Fomos durante a semana na Trilha do Morro das Andorinhas, que consideramos a melhor de Niterói para fazer com criança. Já tínhamos feito com o Miguel com seis meses, e fizemos de novo agora para ele conhecer e matarmos a saudade do cheiro de mato. Pra quem também gosta de trilha, vale reservar alguns dias para conhecer o Costão, em Itacoatiara, e fazer a trilha do Alto Mourão, duas trilhas super famosas de Niterói. Sem falar também no pôr do sol no Parque da Cidade, no bairro de São Francisco, imperdível para quem visita a cidade.

Os cuidados com a Covid-19

O AirBnb está fazendo os anfitriões seguirem regras rígidas por causa da pandemia. Os anfitriões precisaram passar por uma espécie de treinamento, e agora, além de bloquear a agenda por três dias antes de cada reserva para garantir a distância entre os hóspedes, têm de disponibilizar álcool gel e tomar cuidados específicos com a limpeza.

Na entrada e em cada cômodo do apartamento encontramos álcool e papel toalha, além de máscaras descartáveis para os hóspedes. Esta foi uma preocupação nossa, mas nos sentimos muito seguros quando a Myrthes nos explicou tudo, e pudemos mesmo sentir o cheirinho de limpeza e perceber todo o cuidado que foi tomado. 

Imóvel por temporada em Piratininga: Valeu a pena? 

Como ficamos 15 dias, conseguimos um bom desconto e a diária saiu por R$220. O desconto pode ser maior ou menor dependendo do período, mas achamos que o custo-benefício foi excelente e o valor bem mais em conta do que qualquer casa que pesquisamos, e até de outros apartamentos sem vista para o mar. Veja o apartamento da Myrthes e simule o período que você deseja para saber o valor certinho.

Achamos que valeu muito cada centavo que pagamos e minuto que passamos no apartamento. O imóvel e a localização são perfeitos tanto para quem quer aproveitar dias mais tranquilos e ao ar livre em tempos de isolamento social, quanto para quem procura só um lugar para passar férias na praia mesmo. Quem opta por ficar em Piratininga encontra a a tranquilidade de uma cidade pequena com a comodidade que uma cidade grande oferece. Amamos e recomendamos demais, e não vemos a hora de voltar para mais uma temporada ou, quem sabe, finalmente tirarmos do papel os planos de morar por lá. 

 

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui