NiteróiPelo BrasilRio de Janeiro

Hospedagem charmosa e passeio de barco a 15 minutos do Rio: Porto Charitas

Apesar de morar em Niterói, é muito diferente estar na cidade como turista e aproveitar pra fazer aqueles programas que quem é morador acaba não fazendo. Foi por isso que fiquei muito animada quando o pessoal da Porto Charitas nos chamou para conhecer a pousada. O Daniel Claro, um dos donos, estudou comigo e com a Thaís na escola, então além de passar um final de semana diferente, foi muito legal rever um amigo de infância. Gostamos tanto que não podíamos deixar de contar um pouquinho aqui pra quem também está em busca de uns dias de férias, mas sem ter que ir muito longe ou gastar um bom dinheiro para isso.

Como é e onde fica a Porto Charitas

A Porto Charitas na verdade é mais uma guest house do que uma pousada ou hotel. Não pela estrutura, que é super bacana, mas pelo clima amigável e aconchegante e pelo carinho com que o pessoal de lá trata os hóspedes. No terreno da pousada fica também a casa do Daniel, ou “Top”, como é mais conhecido. A família, de velejadores assim como ele, sempre viajou pelo país conhecendo gente e fazendo amigos, e por conta da localização e do píer próprio que a casa possui, estavam sempre recebendo muitos convidados, entre amigos e atletas de vela que vinham disputar campeonatos na Baía de Guanabara. Com o passar do tempo surgiu a ideia de construir a pousada no mesmo terreno da casa.

Hoje a Porto Charitas conta com 7 quartos novos e confortáveis, equipados com ar condicionado, ventilador, frigobar, TV de LED de 32 polegadas e banheiros privativos. Na área comum, uma sala de convivência rústica muito aconchegante e academia, além de piscina com bar, churrasqueira (rolam uns peixinhos na brasa maravilhosos!), restaurante e uma cozinha equipada para uso dos hóspedes. 

quarto vista mar porto charitas
Nosso quarto com vista para o mar
quartos porto charitas
Outros quartos novinhos da Porto Charitas
quarto-porto-charitas
Nosso quarto, muito aconchegante…
vista-quarto-viajadora-porto-charitas
…e com essa vista linda!
banheiro-porto-charitas
Banheiro com pia separada do chuveiro e privada
porto-charitas
Área comum da pousada, na beira da piscina e do mar
porto-charitas-piscina-e-area-descanso
De outro ângulo (Diogo ali no cantinho esparramado! haha)
mari-porto-charitas
E eu ali!
sala-comum-porto-charitas
Sala de convivência
area-interna-porto-charitas
Mais um cantinho da Porto Charitas

A localização é ótima também! A Porto Charitas fica em Charitas, a 800m do catamarã, pertinho de São Francisco e de seus inúmeros bares na orla; a 20 minutos das praias da região oceânica (dentre elas Itacoatiara, a nossa preferida); 10 minutos do Mac, cartão postal de Niterói; e bem perto dos Fortes do Imbuí e São João e da Fortaleza de Santa Cruz. Além disso, a Porto Charitas fica a apenas 15 minutos da Urca ou da Marina da Glória de barco – direto do píer da guest house. (Neste post aqui tem uma lista de coisas legais pra se fazer em Niterói (tudo de fácil acesso a partir da pousada).

O café da manhã

O café da manhã é um capítulo à parte. Todo carinho com que o pessoal da Porto Charitas trata os hóspedes vai também para a preparação do café da manhã. O cheiro do bolo quentinho saindo do forno consegue chegar até o quarto e o pão integral artesanal feito lá dá vontade de comer inteiro. Além disso, não faltam opções de pão, iogurte, frios e sucos e frutas fresquinhas à disposição. Ah, isso sem falar nos ovos mexidos e tapiocas, que eles fazem na hora, ao gosto do freguês. 🙂

mesa-de-cafe-da-manha
Tudo muito fresquinho no café da manhã
pao-integral-porto-charitas
Pão integral m-a-r-a-v-i-l-h-o-s-o!
bolo-cafe-da-manha
Bolo também!
cafe-da-manha-porto-charitas
Enchendo a pança: eu, Daniel Top e Paula

O que mais a Porto Charitas oferece

O que mais chamou a nossa atenção na Porto Charitas foram os serviços que eles oferecem por lá. Entre eles, um grande diferencial da pousada: os transfers do Rio até a Porto Charitas pela Baía de Guanabara de barco. Isso mesmo. Eles agendam com os hóspedes e combinam horário para buscá-los na Urca ou na Marina da Glória e em 15 minutos estão lá, sem trânsito, sem ter de pegar carro e qualquer hora do dia ou da noite. Eu moro em Niterói e fui de carro (eles oferecem estacionamento grátis também), mas a Paula veio e voltou pro Rio e pôde usufruir desta facilidade.

Além do transfer, eles também oferecem uma série de passeios de barco pela Baía em botes que cabem até 6 pessoas ou trainera, com capacidade para 20 pessoas. Os passeios podem durar 2h30, 3h ou 5h com horário de partida a combinar (dependendo das condições meteorológicas também). Os trajetos são variados e podem incluir Fortalezas, praias oceânicas (entre elas Itacoatiara), Ilhas Cagarras e até um pit stop na Urca para um chope e um pastel no Bar Urca – point turístico tradicional carioca.

Enquanto estivemos lá, fizemos um passeio que recomendamos muito e que faz qualquer carioca se sentir turista. Saímos direto do píer de dentro da pousada, fomos rodeando a baía, passamos pelo Morro do Morcego, pela pequena praia de Adão e Eva, Fortaleza de Santa Cruz, paramos para mergulho nas águas limpinhas da Praia do Forte do Imbuí, e aí seguimos até a Urca, onde desembarcamos para comprar um caldinho de frutos do mar e pastéis. Paramos então para assistir à largada da regata que estava acontecendo na Raia Olímpica, próxima à ponte Rio-Niterói, depois fizemos um tour pela Ilha Fiscal, vimos o belíssimo Museu do Amanhã de um ângulo que pouca gente conhece (de dentro do mar) e voltamos para a pousada passeando pela orla de Niterói. Na volta, um peixinho na brasa nos esperava. Foi simplesmente o máximo, recomendamos muito! Ficamos com muita vontade de fazer os outros passeios, que também são oferecidos para não hóspedes da pousada (que também podem combinar a saída da Urca ou da Marina da Glória).

vista-porto-charitas-do-mar
Início do passeio
mergulho-forte-imbui
Paradinha para mergulho: delícia mesmo com tempo fechado
mergulho-no-forte
🙂 Pão de açúcar lá atrás (do nosso barco)
pao-de-acucar-visto-do-mar
Ele de outro ângulo
mureta-bar-urca-rio-de-janeiro
A famosa mureta da Urca lotada de cariocas e turistas
mari-e-paula-bar-urca
E a gente, feliz da vida com nossos pastéis e caldinho de frutos do mar
largada-regata
Lindo ver a largada da regata
barco-rio-de-janeiro
E as atrações do Rio
ilha-fiscal-rio-de-janeiro
Como a Ilha Fiscal (ele lá no fundo de novo)
museu-do-amanha-visto-de-frente
E o i-n-c-r-í-v-e-l Museu do Amanhã
museu-do-amanha-visto-do-mar
De um ângulo novo
museu-do-amanha-go-pro
De dentro do mar
mac-ilha-de-boa-viagem
E nossa Niterói também de outro ângulo

Fora os passeios, quem fica na Porto Charitas e gosta de se movimentar também pode aproveitar para brincar no slackline, dar um passeio de SUP no mar ou fazer aulas de Muay Thai na academia da pousada (nós fizemos e foi bem engraçado e legal). Pra quem tem interesse, ou já conhece o esporte, lá também é possível contratar pacotes de aulas de vela, tanto para iniciantes quanto para competidores. Como a família é de velejadores profissionais, eles mesmos são capacitados e ministram as aulas. A Porto Charitas foi inclusive a casa da equipe de vela dos Estados Unidos durante alguns períodos nos dois anos que antecederam as olimpíadas do Rio. Eles precisam treinar na Baía de Guanabara e escolheram a pousada e a expertise do pessoal pra ficar hospedados enquanto estavam por aqui. Bem legal, né? 

paula-slack-line
Paulete segundos antes da queda
pranchas-sup-porto-charitas
As pranchas de SUP (Stand up paddle)
paula-sup
E a Paula indo pra longe
sup-paula-e-top
Bem longe mesmo
bandeiras
Bandeiras do Brasil e Estados Unidos autografadas pelos atletas olímpicos
muay-thai
Tentando aprender o Muay Thai

Vantagem pra leitor Viajadora.com

Os valores das diárias já incluem café da manhã e podem variar dependendo do número de pessoas que cabem no quarto, se o quarto tem vista para o mar e varanda e de acordo com a época do ano. Dá pra conferir os preços neste link do Booking. Os valores dos passeios de barco variam também de passeio para passeio, e os preços começam em R$ 130,00 por pessoa.

Quem é leitor aqui do blog e quiser se hospedar ou contratar algum serviço da Porto Charitas tem vantagem especial. O pessoal fez uma parceria com a gente e vão oferecer descontos ou cortesias de acordo com o que for fechado. Mas o legal é que todo mundo ganha, seja quem vai ficar só uma diária ou quem vai fechar pacotes com passeios e/ou aulas também. Pra fechar as reservas ou contratar os passeios, basta enviar um e-mail pra gente (viajadoras@viajadora.com) e a gente coloca vocês em contato direto com o Daniel, pra tratar de cada pedido individualmente e aplicar o desconto ou cortesia, de acordo com o que for fechado.   

top-mari-paula-e-beto-porto-charitas
Diogo, eu e Paula, com Daniel Top e Beto, o super parceiro dos passeios de barco: muito queridos!

Comentários

Tags:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *