Guia Grátis: Mapa de Cultura do Rio de Janeiro

0

Você já pensou que o estado do Rio de Janeiro tem 92 municípios e, provavelmente, mesmo morando aqui, não conhece nem metade deles? Pois é, às vezes a gente fica sonhando em viajar para longe quando, bem aqui do lado, no nosso estado mesmo, tem tantos lugares com histórias e atrações incríveis que a gente nem faz ideia que existem. Mas isso está mudando: agora, conhecer todo o potencial turístico do Rio ficou mais fácil com o lançamento de um guia impresso bilíngue e aplicativos para enumerar e expor essas informações de uma forma mais fácil e precisa. A gente testou e agora conta para você como funciona.

Mapa de Cultura do Rio de Janeiro

mapa de cultura rjCom acesso gratuito e informações em português e inglês, o Mapa de Cultura do Rio de Janeiro (este aqui) é uma enciclopédia online que enumera as riquezas culturais do Estado do Rio. Em constante processo de atualização, o portal conta, atualmente, com 3.500 verbetes, 8.000 fotos e 120 documentários. Ele também está disponível pelo aplicativo Mapa RJ, para IOS e Android.

 

Nós testamos o portal e adoramos a forma como ele separa as categorias em:

Mapa da Cultura por Municípios

Oferece a opção de procurar qualquer município fluminense no mapa do Rio de Janeiro, e aí, quando você clica nele, diz quais as principais atrações nesse município. É muito legal para ver que até a menor e mais desconhecida das cidadezinhas tem alguma festa ou coisa legal de se visitar.

Mapa da Cultura por Espaços culturais

Lista todos os espaços culturais do estado e seus detalhes de funcionamento (horários, etc), desde os mais famosos, como o Theatro Municipal do Rio de Janeiro, até os menos conhecidos, como, por exemplo, o Museu Rodoviário, na cidadezinha de Comendador Levy Gasparian.

Museu da Cachaça, em Paty do Alferes
Tem informação até sobre museus que você nem sabia que existiam, como o Museu da Cachaça, em Paty do Alferes. (Foto: Isabela Kassow)

Agenda fixa

Enumera todas as festas e eventos regulares dos municípios, como a Feira do Lavradio, todo primeiro sábado do mês no Rio de Janeiro, e o Rio das Ostras Jazz & Blues Festival, que acontece todos os anos em Rio das Ostras. É um ótimo jeito de saber a data dos sambinhas e todas as festas da cidade, e aí não vai dar mais para usar um “ih, esqueci!” como desculpa para não ir.

Encontro Nacional de Teatro de Rua, em Angra dos Reis
O Encontro Nacional de Teatro de Rua, em Angra dos Reis, acontece todo ano. Legal, né? (Foto: Isabela Kassow)

Gente

Destaca as personalidades marcantes que são atração ou fazem algo pela cultura de cada município.

Patrimônio material

Lista todos os museus, construções e esculturas famosas espalhadas por cada município, com um monte de fotos, informações sobre a história de cada um e de como chegar lá. Estão lá, por exemplo, os Arcos da Lapa e a Escadaria Selarón, dois dos mais famosos patrimônios materiais da cidade do Rio.

escadaria de Selarón lapa rio de janeiro
A linda escadaria de Selarón. (Foto: Isabela Kassow)

Patrimônio imaterial

Lista todas as atrações imateriais, mas com um imensurável valor para a história e a cultura de cada cidade. A lista é muito variada, indo desde a Folia de Reis em Aperibé até os bailes funk da cidade do Rio. Muito interessante ver como tem tanta coisa legal espalhada pelo estado, foi a parte que gostamos mais no portal.

Aldeia indígena de Camboinhas, em Niterói
Quem imaginou que em Niterói existia uma aldeia indígena? Bem pertinho da praia, em Camboinhas, existe uma tribo com 15 famílias. (Foto: Cris Isidoro)

Adoramos explorar o Mapa de Cultura do Rio de Janeiro e ver como existe uma variedade tão grande de atrações e uma riqueza cultural tão grande em todo o estado. É importante lembrar que o guia está em um constante processo de atualização, já que a situação cultural de uma sociedade está sempre se modificando e evoluindo.

Guia impresso bilíngue e ilustrado Cultura.RJ

capa guia mapa da cultura rj
Capa do Guia impresso

Para quem prefere consultar um bom guia impresso em vez da internet, foi lançada uma versão impressa e bilíngue do material. Com 416 páginas e tiragem de 5 mil exemplares, o guia impresso em português e inglês Cultura.RJ apresenta algumas das principais atrações e roteiros listados no Mapa de Cultura do Rio de Janeiro. Nele, estão disponíveis dez mapas, cerca de 250 fotos e informações completas de serviço também. Mas esse não é de graça: está à venda nas principais livrarias da cidade e custa cerca de R$35.

Tanto o guia Cultura.RJ quanto o Mapa de Cultura do Rio de Janeiro e os aplicativos são fruto de uma iniciativa da Secretaria de Estado de Cultura, com coordenação e conteúdo da agência Diadorim Ideias e patrocínio da Petrobras. E se você leu e achou que ficou faltando alguma coisa da sua cidade ou que você conheça, pode mandar também a sua colaboração para lá!


 

* a foto de destaque é de Isabela Kassow.


 

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui