Sempre tive vontade de fazer um fotolivro de alguma viagem minha, mas acabava nunca fazendo por achar que seria complicado. Por causa disso, ficamos muito felizes quando o pessoal do FotoRegistro nos ofereceu um voucher para testar, de forma rápida e descomplicada, o mais novo produto deles, o Foto Livro Plus, Extra Grande.
O mais legal foi descobrir que, além de muito fácil e rápido, o resultado fica realmente muito bom. Muita gente acha caro e eu me incluía nessa parcela de pessoas, mas posso dizer que mudei de opinião, porque o resultado realmente vale a pena: uma lembrança diferente e personalizada das nossas aventuras. No fim das contas, se você somar no custo total da viagem, nem sai tão caro assim, não é mesmo? 🙂
Como funciona?
A primeira etapa para fazer um fotolivro é para mim a parte mais difícil: a escolha das fotos. Depois de selecionar tudo, é rapidinho. O site te dá duas opções:
1) fazer o álbum online, diretamente do site,
2) ou então baixar o software e fazer com calma, sem depender da internet.
Eu escolhi a segunda opção e recomendo: o download é bem rapidinho e intuitivo. E você ainda pode salvar o projeto e editá-lo quando quiser, o que é ótimo.
A customização é total. Você escolhe desde o formato do fotolivro, até a cor do fundo, se quer incluir enfeites, texto, etc. Dá pra escolher também entre criar o layout das páginas do zero ou escolher um template já pronto. O programa dá várias opções de template, mas eu escolhi criar o meu do zero, escolhendo quantas fotos eu queria em cada página e também a disposição de cada uma delas, da maneira que eu achava mais legal.
Se você optar por um template já pronto, automaticamente quando fizer o upload das imagens, o software já vai te apresentar um fotolivro pronto, com o layout e disposição das fotos que ele escolheu. Mas o bacana é que ainda assim dá pra você fazer os ajustes que achar necessários. Para você ter uma ideia, seria assim:
A linha de baixo mostra o número da página do seu livro e a disposição que o software escolheu para as suas fotos. A imagem grande, do centro, mostra a página selecionada (no caso, a 51). Quando você selecionar “layout” no menu laranja, a coluna do lado esquerdo mostra várias sugestões prontas de diagramação para a página selecionada, o que te deixa escolher a que mais gostar, caso não fique muito satisfeito com o que o programa sugeriu.
Se, ainda assim, você quiser algo diferente, clicando sobre a imagem, o menu da direita se ativa e você consegue mexer em tudo na foto: ajustar o tamanho, as cores, a posição e escolher qual fica na frente ou atrás. Foi assim que eu criei o meu, escolhendo a posição e tamanho de cada uma das fotos nas páginas.
O software ainda permite adicionar ou não bordas às fotos, incluir textos, escolher as fontes, tamanho e cor, e até incluir enfeites prontos do programa.
Depois que você estiver satisfeito com o fotolivro, é só ir até o site, fazer o upload do arquivo que salvou pelo software e escolher o tipo de papel que você quer no miolo e na capa, se fosco ou brilhoso. Fechar tudo, colocar endereço confirmar e aí depois é só aguardar sua obra prima ser entregue.
O meu fotolivro
Fiz o meu com as fotos da viagem que fiz à Bonito e escolhi a impressão em papel fosco e gostei muito do resultado. A entrega também foi muito rápida, o fotolivro chegou na minha casa apenas 3 dias depois da data que eu fiz o envio pelo site. A única observação que eu faço é quanto ao papel, que, na minha opinião, poderia ser fotográfico e não couché, como é hoje. De qualquer maneira, como lembrança de viagem o fotolivro é perfeito.
Para se ter uma ideia de preço, o tamanho Plus, com 20 páginas, custa R$ 169,90. O meu ficou com 29 páginas e custou R$ 214,00. Para montar o meu fotolivro, usei 89 fotos e tive páginas com uma, duas, três e até seis fotos. Abaixo você confere imagens de como ficou:
E aí, gostou? Eu adorei. <3