LerLer • Assistir • OuvirNepal

Fotografias lindas do Monte Everest com o projeto For Our Sherpa Friends

fotografias do everest viajadora

Os sherpas são uma etnia do Himalaia que desempenha um papel fundamental em todas as escaladas e trekkings no Nepal, inclusive nas expedições de ascensão ao cume do Monte Everest. São eles que preparam as rotas de escalada, organizam os equipamentos e carregam para cima, enfrentando o frio e a altitude, toda a bagagem dos participantes. Justamente por serem os mais envolvidos nessas aventuras, são também os que mais se arriscam, sendo frequentemente vítimas de acidentes na montanha.

O último dia 18 de abril foi especialmente ruim para os sherpas, quando uma avalanche no Monte Everest atingiu um grupo que preparava uma via para uma expedição comercial de escalada e matou 16 deles, no dia mais mortal da montanha até hoje. Quando algo assim acontece, além da profunda tristeza pelas mortes, as famílias dos trabalhadores ficam em uma situação extremamente difícil, desemparadas e em extrema pobreza, já que a renda do trabalho dos sherpas é essencial para a economia nepalesa.

Sensibilizados com a tragédia de abril e com a situação dos sherpas e suas famílias, um grupo de dez fotógrafos que trabalham no Everest há anos lançou uma campanha muito legal para ajudá-los. Eles criaram o site For Our Sherpa Friends e doaram fotos lindas feitas na região do Nepal para serem vendidas com 100% da renda revertida para a comunidade sherpa. As fotos foram escolhidas pelas editoras das revistas National Geographic, Sadie Quarrier, e Outside, Amy Silverman. A renda da venda das fotos está sendo administrada pela ONG Alex Lowe Charitable Foundation, que vem trabalhando com os escaladores sherpa da região do Khumbu desde 2003.

No site tem toda a explicação sobre como a renda da venda das fotografias será usada – 50% para as famílias diretamente afetadas pelos acidentes nas montanhas e 50% para assistência de longo prazo para a comunidade. Os fotógrafos participantes foram Max Lowe, Teru Kuwayama, Pete McBride, Andy Bardon, Jimmy Chin, Renan Ozturk, Robb Kendrick, Gordon Wiltsie, James Balog e Cory Richards. As fotos foram vendidas por U$ 100 cada uma, uma excelente forma de ajudar os sherpas e suas famílias e, ao mesmo tempo, decorar a casa com uma obra de arte de algum dos mais renomados fotógrafos de aventura do mundo.

Separamos aqui as nossas favoritas, olha só que coisas mais lindas:

foto alpinistas no everest jimmy chin viajadora
Foto: Jimmy Chin
taboche peak aaron huey foto do everest viajadora
Foto: Aaron Huey – Taboche Peak
acampando na everest viajadora Jimmy Chin
Foto: Jimmy Chin – Room with a view
visão do everest a noite céu estrelado viajadora pete mcbride
Foto: Pete Mcbride – Shivling at night
Aaron Huey alpinista no everest viajadora
Foto: Aaron Huey – The return
Cory Richards mãos em preces shepa
Foto: Cory Richards – Praying Hands

Todas essas fotos foram rapidamente vendidas e não estão mais à venda (a notícia é boa, mas é também uma pena, porque queríamos comprar!), mas decidimos  falar sobre isso aqui assim mesmo porque achamos a ideia muito legal e inspiradora para outras iniciativas para ajudar a quem precisa oferecendo algo bem legal em troca, em vez de só pedir doações. E só nos fez mais fãs desses fotógrafos, da National Geographic e da Outside (minha revista favorita e emprego dos meus sonhos… hehe)!

 E se você gostaria de ajudar os sherpas, sempre é tempo: faça sua doação diretamente no site da Alex Lowe Charitable Foundation, que também é muito interessante para quem quer aprender mais sobre a cultura nepalesa e os projetos rolando por lá.

* Foto destaque: James Balog – Khumbu time lapse

Comentários

Tags:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *