Estudo e TrabalhoVida no Canadá

Estudo no Canadá: Por quê indicamos a Loonie Canada

Desde que comecei a escrever no blog sobre a vida em Vancouver, como vim estudar aqui e como é o estudo no Canadá, passamos a receber muitas mensagens e comentários de leitores pedindo indicação de agência de intercâmbio para vir também. Depois de tanto responder, fiz um post sobre isso explicando tudo para quem quiser contratar uma agência de intercâmbio, e o porquê de termos escolhido a Loonie Canada como agência parceira aqui do blog, que a gente confia e indica.

Antes de mais nada: Pra que serve contratar uma agência de intercâmbio?

Antes de começar a explicar as razões, acho importante deixar claro que, para estudar no exterior, você não precisa de uma agência de intercâmbio. Assim como você pode fazer todo o processo do seu visto sozinho, sem o auxílio de uma empresa de imigração, você também pode fazer a sua matrícula no curso de inglês ou no college direto com a instituição, inclusive, conheço gente que fez isso. Você pode entrar em contato com a instituição por email ou telefone, pesquisar todas as informações necessárias pelo site, providenciar os documentos e enviar no prazo, e dar um jeito de fazer uma transferência internacional para o pagamento inicial enquanto ainda estiver no Brasil.

Agora, é fácil fazer o processo sozinho? Não.
É uma aporrinhação danada ter que cuidar de tudo isso quando já se está com a cabeça tão cheia, e para quem não se garante no inglês então, é ainda pior. Quer fazer um teste? Entra no site da Langara College, onde eu estudei, e tenta entender os preços e o processo de matrícula para estudantes internacionais. Impossível? Não. Mas um pé no saco? Sim! E é por isso que a gente recomenda fazer tudo com uma agência de intercâmbio: para evitar erros, agilizar o processo e fazer a escolha mais correta, além de ter total assistência depois que você chegar na cidade escolhida e durante todo o período.

Mas não adianta fazer o processo com qualquer agência, porque pelo que vi desde que cheguei no Canadá, a maioria delas só está interessada em empurrar o curso que for mais lucrativo para elas. Foi o que aconteceu comigo com a agência pela qual eu vim (e me arrependo!). Estudar fora é um sacrifício enorme para a maioria dos brasileiros que tomam essa decisão, que envolve as economias de uma vida e deixar toda a estabilidade para trás, por isso é muito importante ter o amparo de uma agência comprometida e confiável para fazer a escolha certa de acordo com os objetivos e possibilidades de cada um.

Com este post, queremos te ajudar a acertar na escolha da agência e ficar tranquilo ao saber que não  querem lucrar ao máximo, e sim oferecer a melhor opção para cada cliente, porque entendem que é isso que vai gerar clientes satisfeitos e que clientes satisfeitos geram mais e mais clientes.

langara viajadora vancouver
Langara: o college que escolhi pra fazer a minha pós graduação

Vantagens de fazer a matrícula com a Loonie Canada:

  • Eles têm anos de experiencia no mercado, conhecem o processo de matrícula e estudos no exterior e explicam tudo direitinho, sem custo, e quantas vezes forem necessárias. Pode parecer bobagem, mas as dúvidas são muitas, e saber que não precisaremos pagar nada até que tenhamos decidido e entendido tudo do que estamos contratando é muito importante. A Loonie é uma das poucas agências que não cobram nada para isso e nenhum tipo de taxa pelo serviço oferecido, além do valor do curso.
  • Os sócios moram no Canadá há muitos anos e entendem bastante de toda a experiência canadense. Isso é legal porque toda a assistência é dada baseada em experiências reais e não teóricas. Eles conhecem a fundo o mercado de trabalho canadense e querem que o aluno se dê bem depois do curso também, por isso auxiliam também na escolha do curso do college, por exemplo, de acordo com a carreira pretendida. Eles se importam em fornecer e recomendar áreas de trabalho, explicar como elas funcionam no Canadá, como é a empregabilidade, etc. E isso é muito util, porque um bom mercado de trabalho no Brasil não necessariamente é bom no Canadá, e vice-versa.
  • A Loonie faz questão de dar toda a atenção que cada um precisa, não só antes e durante a contratação do intercâmbio, mas também depois que o aluno chega no destino e precisa de ajuda para se estabelecer e adaptar. Pra quem quer uma ajuda mais profunda, eles oferecem até um serviço à parte, que envolve desde a explicação da cidade e dos bairros, até tradução e adaptação do currículo para o mercado canadense, abertura de conta em banco, ajuda para obtenção de celular, indicação de melhores escolas para os filhos e outras coisas  fundamentais para quem chega em um país novo.
  • Um outro serviço à parte bem legal é uma pesquisa de mercado profunda dentro da área que se pretende estudar ou trabalhar. Nunca soubemos de outra agência que oferecesse o mesmo serviço, muito útil pra quem decide tentar a vida em um país novo.
  • Um profissional vai fazer o contato com a instituição de ensino e cuidar de toda a burocracia e documentação pra você, evitando erros, fazendo os contatos telefônicos necessários e auxiliando em todo o processo de pagamento.
  • Ao contrário de muitas outras agências de intercâmbio para o Canadá, a Loonie não tem acordos para mandar um número mínimo de alunos para determinadas instituições de ensino. É justamente por isso que eles podem se concentrar em procurar a escola que melhor se encaixa no perfil e nos objetivos de cada aluno, sem se preocuparem em bater metas com instituições específicas.
  • Se você optar por se hospedar em uma casa de família no local do intercâmbio, a agência vai te botar em contato com uma família de acordo com os seus objetivos e cuidar para que corra tudo bem durante a sua estada. Aliás, você vai ter sempre um ponto de apoio com quem contar caso precise de ajuda ou tenha algum problema, o que é um baita alento para quem está sozinho em outro país.

“Mas fazer o processo sozinho sai mais barato, não?”

Não! Nem todo mundo sabe, mas o lucro de uma agência de intercâmbio vem mesmo da comissão que as escolas e colleges pagam. Ou seja, basicamente, as organizações pagam o serviço de consultoria para você, o que facilita o processo para todo mundo, já que elas também acham trabalhoso ter de lidar com um monte de estrangeiros que não entendem direito os processos de matrícula e estudos.

A grande maioria das agências de intercâmbio, no entanto, costuma cobrar do cliente também uma taxa inicial pelo serviço no valor de ate CAD $300. A Loonie não cobra esta taxa, uma boa economia para quem já está gastando tanto com todo o processo de vir para o Canadá. Então, para os clientes deles, é como se o valor fosse exatamente o mesmo de fechar diretamente com as instituições. No caso de escolas de inglês,  o custo para se fazer com uma agência é na maioria das vezes ainda menor, pois como elas têm volume com as escolas de inglês, ou seja, mandam muitos alunos, normalmente possuem um preço diferenciado do cobrado de quem se matricula diretamente.

Outra vantagem de fechar o intercâmbio pela Loonie Canada é o fato de eles oferecerem várias facilidades de pagamento (além do auxílio da equipe). Nos casos de cursos de inglês, por exemplo, em que muita gente se programa bem antes, é possível parcelar o curso em várias vezes. Eles pedem 30% de entrada e o saldo pode ser quitado em quantas vezes o aluno quiser, até o início do curso. Conheço gente que dividiu em até 12 vezes, o que é ótimo pra quem precisa ainda juntar dinheiro. Achei isso muito legal!

thais viajadora se formando langara
Olha a gente aí, bem animado com a formatura

Vantagem extra para os leitores do Viajadora

Como sei que, assim como eu, vocês também penam pra pagar os intercâmbios mundo afora, enchemos o saco do pessoal da Loonie para dar uma vantagem para os leitores do Viajadora que fecharem programas com eles, e como eles são bem legais, deu certo! Então, acabou que, se você preencher o formulário abaixo, ou de alguma outra forma entrar em contato com eles e disser que foram as meninas do Viajadora que indicaram (ou “a Thais do blog”! haha), eles vão dar um mês de seguro saúde grátis se você fechar um intercâmbio de pelo menos 3 meses com eles, no valor de CAD$52,50 (+- R$ 150,00). Considerando o tanto que a gente investe em todo o processo, já é uma ajudinha, né?

Isso sem falar, claro, que se você virar cliente por indicação do blog, e precisar de qualquer ajuda, é só nos falar que a gente cobra e conversa com eles o que for necessário. Afinal, se o blog indica o serviço tem que ser bom, porque temos uma reputação a zelar, né? hahaha


Uuuufa, que post longo! Falei à beça, acho que disse tudo que queria, então agora vou ficando por aqui. Se tiver alguma dúvida ou quiser mais informações, deixa aqui nos comentários do blog que a gente responde!


thaís formada langara
E a fotinho oficial pra fechar 🙂

Confira outros posts sobre morar e estudar no Canadá:

Pós-graduação na Langara College: Concluí meu curso no Canadá, e agora?

Emprego no Canadá: Como conseguir um na sua área de estudos

Será que morar no Canadá é pra você?

10 coisas (muito) boas de se morar em Vancouver

Quanto custa morar em Vancouver para um casal sem filhos

Como é voar Air Canada e passar pela imigração em Toronto

Marketing Management na Langara College: Primeiro mês de aula e minhas impressões

Checklist: O que resolver no Brasil antes de ir morar fora

Passo a passo para fazer college no Canadá: Como se matricular e tirar o visto de estudante

31 conselhos e dicas para quem vai estudar na Langara College

Dica para entrar no mercado de trabalho no Canada: Cursos de Continuing Studies da UBC

Estudar em Vancouver: O que eu achei do curso de continuing studies da UBC

Tudo que você queria saber sobre enviar dinheiro pela Western Union (e tinha preguiça de pesquisar)


Comentários

Tags:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *