Estudo e TrabalhoVida no Canadá

Dica para entrar no mercado de trabalho no Canadá: Cursos de Continuing Studies da UBC

Arrumar um emprego direto na nossa área de estudos pode ser difícil quando a gente chega no Canadá sem ter networking nem nenhuma experiência de estudo ou trabalho canadense no currículo. Essa, aliás, é uma grande preocupação de boa parte dos leitores que nos escrevem perguntando sobre uma eventual dificuldade de inserção no mercado de trabalho no Canadá, e a minha resposta, invarialmente, é a de que se tem de estar preparado para dar um passo atrás na carreira, já que dificilmente se consegue um cargo similar ao que se tinha no Brasil logo nos primeiros meses no país.

Comigo isso não foi diferente: apesar de estar estudando em um college em Vancouver, também passei por essa dificuldade de arrumar o primeiro emprego na minha área aqui. E aí, justamente por entender que se trata de um obstáculo normal – afinal, outro idioma, sem referências, etc – comecei a procurar formas de me entrosar no mercado e criar networking por aqui. Foi então que, além de encontros de marketing nas redes sociais, contatos no Linkedin e outras medidas do gênero, descobri uma outra possibilidade que me deixou bem animada a experimentar: os cursos de continuing studies da University of British Columbia (UBC).

Comecei na última quarta-feira um curso de Social Media and Content Marketing lá e estou muito animada com as perspectivas, e aí achei que seria legal contar aqui, já que nossos leitores sempre pedem dicas de como aumentar a empregabilidade ou mesmo arrumar emprego no Canadá.

O que são os cursos de Continuing Studies da UBC

A UBC é considerada a 3ª melhor universidade do Canadá, e por isso seus cursos de continuing studies são muito respeitados por aqui como ferramentas para profissionais que desejam se atualizar e qualificar para atuar no mercado de trabalho. Isso porque são rápidos e ministrados por professores atuantes no mercado, ensinando técnicas diretamente voltadas para a aplicação prática, e os alunos já têm experiência na área. Por mais que sejam curtos, são uma ótima forma de ter no currículo um curso de uma universidade canadense renomada e fazer networking com profissionais já atuantes no mercado.

Embora a universidade tenha diversos cursos de continuing studies voltados para muitas áreas, os cursos que pesquisei e me interessaram são, claro, os da área de social media e escrita. Eles são ideais para quem quer trabalhar aqui com social media, marketing digital e content marketing (meu caso), e acho que podem ser uma ótima para quem veio acompanhar o cônjuge que está fazendo college aqui, mas não quer deixar de estudar e se atualizar também.

Além do curso que eu estou fazendo, tem várias outras opções disponíveis, como, por exemplo: Social Media Fundamentals, Social Media Metrics, Social Media Strategy and Marketing, Social Media Governance, Social Media Monetization e Community Management.

Além desses, tem vários outros cursos de Social Media muito interessantes (e eu fico passando mal querendo fazer todos!). A lista completa de cursos pode ser vista neste link.

O que eu achei da minha primeira aula do curso de Social Media and Content Marketing

Minha primeira aula foi quarta-feira passada (7/10), das 18h30 às 21:30, e eu estava muito cansada de ter ido à aula na Langara e trabalhado mais cedo, mas quando cheguei lá, o ambiente era tão bom e o instrutor, Graham Williams, tão simpático, que fiquei bem animada e sem querer mesmo que acabasse. Graham trabalha na área de content marketing há vários anos e é autor de alguns livros sobre o assunto, e todos os outros oito alunos que estavam lá eram canadenses e tinham algum tipo de experiência na área, o que eu achei ótimo para a troca de ideias e experiências.

Depois de apresentar o programa e o que aprenderemos, Graham começou a dar a aula usando vários exemplos concretos e informações que, sem dúvida, serão úteis para aplicarmos no trabalho. Para a conclusão do curso e obtenção do diploma, vamos fazer um plano de content marketing para uma empresa, e tenho certeza de que será muito útil para os meus objetivos.

Quando concluir o curso vou fazer um outro post aqui contando como foi, minha avaliação final e se eu eu acho que valeu a pena. Mas enquanto isso, só a primeira aula já me deixou certa de que o investimento terá sido muito válido para eu conseguir trabalhar na minha área dos sonhos aqui no Canadá. Vamos acompanhar! 🙂

Sala-de-aula.continuing-studies-UBC-Robson-Square-Social-Media mercado de trabalho no canadá
As salas de aula são pequenas e as mesas são dispostas em semi-círculo, o que facilita muito a interação. Logo na chegada a gente recebe essa plaquinha com o nosso nome e ID, e o professor nos entrega as informações do curso impressas. Tudo muito organizado e com uma ótima infraestrutura.

Opções de cursos presenciais e on-line sob medida para o mercado de trabalho no Canadá

Para quem já está em Vancouver, os cursos acontecem na unidade da UBC na Robson Street, que fica bem na frente da Art Gallery, um lugar muito conveniente por ser bem no centro de downtown e pertinho do metrô (eu levo 5 minutos andando de casa hehe).

Já para quem ainda não chegou ao Canadá, é possível fazer o curso on-line, de casa, o que achei um ótimo jeito de ir se preparando para já chegar bem qualificado para arranjar um emprego no país. (Gostaria muito de ter sabido disso um ano atrás, quando eu estava no Brasil toda ansiosa querendo ir adiantando as coisas! Haha)

Quanto você vai precisar investir

Para verificar o valor individual dos cursos presenciais e on-line, é só entrar neste link.

E para quem estiver ainda mais animado e quiser ganhar logo o UBC Award of Achievement in Social Media um certificado que fica lindo no seu currículo e em qualquer entrevista de emprego por aqui, é preciso fazer seis dos cursos, presenciais ou on-line, em até dois anos. Essa é a minha ideia, mas como não tenho grana para pagar tudo de uma vez, vou pagando aos poucos, um a um; mas para quem quiser comprar todos de uma vez, rola um bom desconto. Os preços e informações completas estão disponíveis neste link.

Se você tiver alguma dúvida ou observação, deixe aqui nos comentários: vamos adorar saber e ajudar no que pudermos! 🙂


OBS: Este é um tipo de publipost. Recebi da UBC um abatimento do valor total para fazer o curso e contar aqui no blog como foi a experiência, mas com total liberdade, sem qualquer tipo de pressão para elogiar nem nada. Tudo que eu escrevi (e escreverei) sobre esses cursos aqui no Viajadora são e serão a minha opinião sincera sobre a experiência e seus resultados.


Confira mais posts sobre morar e estudar no Canadá:

Pós-graduação na Langara College: Concluí meu curso no Canadá, e agora?

Emprego no Canadá: Como conseguir um na sua área de estudos

Será que morar no Canadá é pra você?

10 coisas (muito) boas de se morar em Vancouver

Quanto custa morar em Vancouver para um casal sem filhos

Como é voar Air Canada e passar pela imigração em Toronto

Marketing Management na Langara College: Primeiro mês de aula e minhas impressões

Checklist: O que resolver no Brasil antes de ir morar fora

Passo a passo para fazer college no Canadá: Como se matricular e tirar o visto de estudante

31 conselhos e dicas para quem vai estudar na Langara College

Dica para entrar no mercado de trabalho no Canada: Cursos de Continuing Studies da UBC

Estudar em Vancouver: O que eu achei do curso de continuing studies da UBC

Tudo que você queria saber sobre enviar dinheiro pela Western Union (e tinha preguiça de pesquisar)


Comentários

Tags:

16 comentários

  1. […] Dica para entrar no mercado de trabalho no Canadá: Cursos de Continuing Studies da UBC […]

  2. Adorei seu blog muito bom mesmo vale a pena visita

  3. Olá Thais! Obrigada pelo seu Blog ele é muito útil. Gostei dessa dica sobre os cursos da UBC, penso em fazer mais tarde. Vou começar uma pós em Business em Janeiro na Langara também, será que vc poderia tirar uma dúvida minha? Recebi um e-mail da Langara informando que devo fazer a inscrição nas matérias para o meu curso, olhei o calendário das matérias e têm várias opções de horários diferentes para a mesma matéria, nós podemos montar o nosso horário? Vc sabe se as vagas em cada matéria são muito concorridas, tenho que me inscrever logo no primeiro dia para não correr o risco de perder a vaga no horário que eu quero?Obrigada =D

  4. Oi Thais, se eu entendi seu post, fazendo apenas Continuing Studies posso me candidatar a vagas de trabalho sem precisar de um College de 2 anos. É isso?

    Obrigado, Fernando.

    1. Thaís Freitas

      Oi, Fernando!

      Não, o que falei no post é que o curso ajuda a conseguir um emprego na área no Canadá, mas não por questões de visto, e sim pela qualificação profissional para competir com os canadenses. Os cursos de continuing studies não dão direito a visto nem permissão de trabalho, são apenas (ótimos) cursos normais. Para conseguir visto de estudante e estar apto a trabalhar aqui você precisa mesmo fazer college ou vir como Residente Permanente (imigrar) já.

      Bjs!

      1. Show. Obrigado Thais por esclarecer a duvida. Outro ponto que me preocupa é quanto devo poupar antes de embarcar para o Canadá e não passar por dificuldades até conseguir um emprego na área. Tens uma idéia sobre quanto aproximadamente?

        1. Thaís Freitas

          Além do mínimo que se precisa comprovar pra conseguir o visto de estudo (que a agência que voc&e contratar pode dizer certinho quanto é), o valor pra usar aqui depende muito do estilo de vida de cada um. Dá uma olhadinha nesse post sobre quanto custa morar em Vancouver para um casal sem filhos que acho que vai te dar uma boa ideia de quanto custa por mês para um casal se manter por aqui. 😉

  5. Olá, Thais! Você saberia informar como é o procedimento para quem tem cidadania europeia?

    Eu sou brasileiro, mas tenho dupla cidadania… tenho passaporte espanhol!

    Se puder ajudar e informar como seria para ir pro Canadá com passaporte espanhol (visto, curso de inglês, trabalho para custear despesas) ficaria muito grato a você!

    Abraço!!!

    1. Thaís Freitas

      Oi, Vitor!

      O passaporte europeu não dá nenhum privilégio pra quem quer morar e trabalhar no Canadá, só pra quem quer visitar como turista. Pra poder morar e trabalhar você teria que fazer um curso de college aqui ou passar por todo o processo de imigração, como todo mundo. Ah, e só lembrando, desde janeiro cursos de idiomas no país, infelizmente, não dão direito a trabalhar legalmente por aqui também.

      Bjs

      1. Obrigado pela atenção e pelas informações, Thaís!

        Parabéns pelo blog!

        Boa sorte! Bjs…

  6. Thais,
    Venho acompanhando seu blog agora e adorando tudo que estou lendo. Minha história é bem parecida com a sua: planejando minha mudança por Canada com o namorado, querendo estudar na Langara e pensando futuramente em adotar um cachorro kkkkk.
    As informações do blog são muito úteis e estão me fazendo ficar mais ansiosa e desejosa que chegue logo o momento da mudança. Tenho algumas dúvidas que vou colocar nos posts devidos, mas gostaria de saber se já estas trabalhando. Em que? Estas conseguindo conciliar com os estudos na faculdade?
    Após 8 meses morando aí quais são suas impressões mais maduras sobre o Langara?
    Vamos nos falando. Bjos e boa sorte

    1. Thaís Freitas

      Oi, Livia!

      Então, já estou trabalhando sim, fazendo content marketing pra uma empresa de Vancouver, então é bem na área que eu queria trabalhar mesmo. Mas tive que reduzir minha carga horária pra 12h por semana só durante as aulas, porque estava muito puxado pra conciliar com a faculdade. Tem gente que consegue, mas eu sou certinha e gosto de tirar nota boa, e também preciso de tempo pra fazer o blog, então não consigo trabalhar mais que isso durante as aulas.

      Sobre a Langara, eu gosto bastante de lá. Tem seus defeitos, claro, mas a infraestrutura é ótima e eles ajudam muito quem corre atrás e está interessado em aprender e evoluir. Minhas aulas acabam em 14/12, aí vou fazer um post bem detalhado sobre o que achei do curso, como foi minha experiência, quais conselhos eu daria pra quem está pensando em estudar lá, etc. Fica de olho aqui no blog que já já vou publicar! 😉

      Vamos nos falando sim, conte comigo pro que precisar.

      Bjs e boa sorte pra vc tb!

  7. Curso Técnico no Canadá?
    Como eu sou formado em administração de empresas aqui no Brasil, tenho conhecimento em inglês intermediário, estou pensando em morar no Canadá e principalmente em Vancouver, estou vendo em vez de fazer a faculdade de lá em que o processo é mais longo, sugeri em fazer o curso técnico de marketing que é menos complicado, custo mais baixo e conseguir um emprego de lá.
    Isto é possível ou vale a pena em fazer o curso técnico canadense e o salário é digno para viver sozinho suficientemente?
    O preço dos cursos técnicos é caro ou não?

    Aguardando as respostas de vocês.

    Att.

    1. Thaís Freitas

      Oi, Ito!

      Realmente eu não sei nada de curso técnico no Canadá, o que eu fiz foi uma pós-graduação em Marketing. Seria bom você consultar uma agência de intercâmbio, mas de qualquer forma meu conselho seria você se planejar e preparar para fazer o curso que realmente tem vontade, mesmo que seja mais caro e precise economizar por mais tempo.

      Bjs

      1. Oi Thais, vc poderia me passar o contato da agência de intercâmbio que te ajudou com o processo de admissão no college?! Tb sou do Rio e estava querendo indicações de agências. Obrigada!!! Abs!!!

        1. Thaís Freitas

          Oi Dércia!
          Desculpa a demora pra responder! Se ainda estiver pesquisando, a agência que eu recomendo é a Nexus Intercâmbio, e o email deles é viagem@nexusintercambio.com.br
          Bjss

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *