EconomizandoVida de viajante

Dica de economia: Passo a passo para encontrar a passagem de avião mais barata

passagens baratas

Desde que decidi ir para a Tailândia nas próximas férias, o principal desafio foi conseguir passagens aéreas baratas, já que os custos de hospedagem, comida e passeios são bem em conta no sudeste asiático. Nesses casos, o preço da passagem é decisivo para quem quer viajar gastando o mínimo possível sem sair perdendo no quesito conforto.

Para nós, meu marido e eu, encontrar as passagens mais baratas para a Tailândia era fundamental, já que ou acharíamos bons preços ou mudaríamos o destino das férias. Foi aí que teve início uma longa busca que durou semanas. Usei uma série de blogs e sites para me ajudar nas pesquisas, até finalmente achar e comprar as passagens que cabiam no nosso bolso.

Não foi uma tarefa fácil, mas como funcionou, decidi fazer este post para tentar ajudar quem, assim como eu, precisa encontrar um preço incrível para realizar aquela tão sonhada viagem. Então aí vão alguns passos que segui e que podem ser úteis para você:

Passagem de avião barata: A busca

Definir o destino é, claro, o primeiro passo para saber o que queremos encontrar e o quanto vamos pagar. Um site em especial me ajudou nessa decisão: o Skyscanner. Isso porque ele tem uma funcionalidade muito interessante que permite preencher com “qualquer lugar” o campo de destino. Isso é ótimo para os indecisos, que conseguem escolher a cidade de saída e a época que têm para viajar, porque o site mostra opções filtradas por preço, perfeitas para quem tem o orçamento fechado e quer ver aonde pode ir sem estourar o orçamento. Foi assim que vi que a passagem aérea para a Tailândia custaria mais ou menos o mesmo que para a Europa, com a diferença que os gastos na Ásia seriam bem menores, fazendo com que o custo total da viagem fosse mais baixo.

Depois disso, além de ficar de olho em sites como Melhores Destinos e Passagens Imperdíveis, que sempre mostram promoções arrebatadoras, passei a, diariamente, fazer eu mesma a pesquisa em sites de busca. Usei o Decolar e o Skyscanner para isso, mas existem muitos outros sites úteis, como o Kayak, o Mundi, o Submarino Viagens, o Viajanet e o Expedia (em breve faremos aqui um post com a comparação e as vantagens de cada um).

A escolha do período da viagem

Um fator muito importante quando se está procurando passagem de avião barata é a disponibilidade para viajar. Nós tínhamos de janeiro a junho para tirar férias, o que permitia certa flexibilidade para aproveitar eventuais promoções que aparecessem. Por outro lado, a busca ficaria mais difícil por não sabermos ao certo por que período procurar. Foi aí que o Skyscanner me atendeu perfeitamente de novo: o site dá a opção de escolher “mês inteiro”, ou até “ano inteiro” no campo de “ida” e de “volta”. Assim, ó:

passagem de avião barata skyscanner busca mês ano inteiro

No resultado da busca, eles te dão o mês de ida e o mês de volta, e um gráfico com o menor valor das passagens aérea para cada dia. Depois é só encontrar a melhor combinação: quando você seleciona o dia da ida, automaticamente ele muda o gráfico da data de retorno, mostrando os voos disponíveis de volta, de acordo com a data escolhida para a ida. No caso da imagem abaixo, por exemplo, para a ida em 27 de janeiro de 2015, a passagem de volta mais barata em fevereiro seria no dia 10.

passagem de avião barata skyscanner busca ida e volta

Na hora de comprar a sua passagem de avião

Segui esses passos por dias: ficava que nem uma doida atualizando a busca no aplicativo do celular (que é muito bom, por sinal) e testando pra ver se algo tinha mudado, até que encontrei a passagem por US$ 1.200 já com as taxas. Um valor bem barato para voar do Rio de Janeiro para Bangkok.

O Skyscanner me levou diretamente para o site da companhia aérea para finalizar a compra, e eu quase comprei direto por lá, mas acabei fazendo diferente: anotei os dados dos voos e passei as datas e números para algumas agências de viagem. Com os orçamentos em mãos, acabei decidindo comprar por meio de uma agência, e vou explicar a razão:

Comprando sua passagem pelo site da companhia:

  • Não é cobrada nenhuma taxa de emissão,
  • O pagamento é à vista no cartão de crédito e paga-se IOF, por ser uma compra em dólar.

Comprando sua passagem através de uma agência de turismo:

  • Paga-se uma taxa pela emissão de cada passagem, que pode variar de 30 USD (o que eu paguei) até 120 USD, mas…
  • O valor total pode ser dividido em até cinco vezes sem juros e é cobrado em reais no cartão, com o valor do dólar do dia da compra. Além disso, o dólar que as agências de turismo usam é sempre mais barato do que o dólar do cartão de crédito. Ou seja, pagamos por uma conversão em reais mais em conta; a fatura do cartão já vem em reais, sem nos sujeitar à variação do câmbio; e não pagamos IOF, pelo fato de a compra não ser realizada em outra moeda.

Como compramos duas passagens e cada uma saiu por US$ 1.200,00, o valor total poderia sofrer grandes alterações caso o dólar subisse. Além disso, o IOF sobre o valor total seria uma despesa extra considerável.

Por tudo isso, a compra da passagem aérea através de uma agência acabou sendo mais vantajosa, sem falar na assistência que teremos, caso tenhamos algum problema durante a viagem.

Conclusão

Encontrar passagem de avião barata dá muito trabalho, mas com a variedade de sites e aplicativos de busca, é cada vez mais fácil conseguir preços em conta. Se você tiver paciência para procurar pelo melhor preço, vale a pena manter a calma quando encontrar aquela promoção, para não sair clicando no botão de comprar sem ver as outras possibilidades. A dica é avaliar os prós e contras e colocar no papel os riscos de se fazer uma compra em dólar com IOF, ou pagar a mais por uma taxa de emissão, mas garantir o preço em real, sem surpresas (e IOF) no fim do mês.

Espero que esta minha saga experiência em busca de uma passagem de avião barata seja útil para quem nos acompanha por aqui. Beijos, boa sorte e boa viagem! 


 

Confira mais posts sobre economia e planejamento financeiro para viajar:

Como administrar o dinheiro para viajar

Como economizar em viagens: 50 dicas para sua viagem sair bem mais barata

50 dicas para economizar dinheiro para viajar

Como a Economia Colaborativa vai te dar mais dinheiro para viajar


 

Comentários

Tags:

4 comentários

  1. […] que consegui comprar uma passagem barata para a Tailândia, há seis meses, não vejo a hora de finalmente embarcar. O lado bom de comprar com tanta […]

  2. […] certeza de que seu visto foi aprovado, é hora de comprar a passagem aérea. Neste post aqui tem um passo a passo para comprar passagens aéreas baratas, mas você também pode ligar para uma agência de intercâmbio e pedir para comprar através deles […]

  3. […] a minha passagem para a Tailândia com muita antecedência (como contei aqui) e comecei a planejar a quantidade de dias em cada cidade sem nem pensar no calendário do país. […]

  4. Avatar

    Post excelente. Obrigado pelas dicas, já vou colocar em prática na próxima viagem!!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *