Este é um post especial aqui no blog: nossa volta ao projeto 6on6 Canada!
Para quem não conhece, o 6on6 foi criado em janeiro de 2015 por seis blogueiras brasileiras morando no Canadá, cada uma em uma cidade. A ideia é todo dia 6 postar seis fotos sobre um determinado tema, para mostrar o ponto de vista de cada uma e as diferenças entre as regiões do país. Vários blogueiros diferentes participaram nos últimos seis anos – inclusive eu, em 2017 – e agora estou muito feliz em voltar a fazer parte do projeto, ótimo para mostrar mais detalhes da vida aqui.
O tema do primeiro post de 2021 é cuidados com o frio – uma das principais questões de quem pensa em morar no Canadá. Vou listar as precauções que eu tomo para passar bem o inverno em British Columbia, onde faz menos frio que no resto do país mas, em compensação, chove pra caramba.
Tudo impermeável

Em metro Vancouver raramente temos temperaturas negativas, mas chove muuuuito no outono e no inverno. Então, além de quentinhos, é preciso que as roupas e calçados sejam, acima de tudo, impermeáveis. Vale a pena investir em um bom guarda-chuva, casaco forrado impermeável, capa de chuva, e um par de calçados à prova d’água – o pessoal aqui tem usado muito os tênis Vessi, fabricados em Vancouver mesmo e 100% impermeáveis. Eu mesma ando doida pra comprar um par, mas ainda não tive condiçõe$! haha
Hidratação

Minha mãos ressecam tanto no inverno – por causa do clima e de lavar com água quente – que parecem ser de alguém de 75 anos, sério. Já o Eli sofre com o ressecamento labial, fica com a boca toda detonada e descascando. É por causa dessas coisas que eu uso hidratante corporal de manhã e de noite e ando sempre com um hidratante labial e um creme para mãos na bolsa, passando toda hora.
Saúde física

Inverno e chuva são a combinação perfeita pra ficar em casa vendo Netflix e comendo sem parar, né? Mas por mais que a gente queira fazer isso, se virar um hábito vai chegar na primavera com 100 kg a mais, então é preciso adotar uma rotina saudável para sobreviver ao inverno do melhor jeito possível. Além de me alimentar bem e (tentar) manter uma rotina de exercícios, eu tomo vitamina D (essencial para lugares com pouco sol!), magnesio e um suplemento alimentar todos os dias, conforme minha médica de família orientou.
Saúde mental

O que eu acho pior no inverno em Vancouver é passar dias a fio sem ver o sol, com o céu sempre cinzento e chuvoso – inclusive, é uma das coisas que me fazem querer mudar daqui um dia. A pandemia e o isolamento social estão deixando este inverno ainda mais difícil, e aí é preciso muito cuidado para evitar a depressão e a ansiedade. Para isso, além de tomar vitamina D, fundamental para o nosso humor, eu me obrigo a sair para caminhar todos os dias, mesmo com muita preguiça; procuro criar uma rotina com coisas que me animam, como estudar e escrever sobre determinados assuntos; tenho uma playlist de “música ensolaradas para ouvir no inverno,” e tomo 5L de café todo dia. O importante é descobrir o que você gosta e te ajuda a manter a cabeça boa nos dias mais difíceis do inverno.
Aproveitar qualquer luz solar

Como os dias são curtos e o sol é raridade aqui no inverno, quando ele aparece todo mundo vai pra rua passear, fazer exercícios, andar com cachorro, ou simplesmente sentar no sol para processar umas vitaminas – qualquer coisa pra aproveitar os dias ensolarados: são eles que dão energia para aguentar os dias frios e chuvosos.
Proteger as plantas

Eu amo jardinagem, minhas plantas são praticamente minhas filhinhas, e como qualquer bebê (haha), também precisam de cuidados para sobreviver ao frio. Enquanto as plantas anuais têm um ciclo de vida e morrem no inverno, as perenes “adormecem” e renascem na primavera, enquanto outras conseguem sobreviver à estação mais fria do ano com alguns cuidados especiais. A maior parte do meu pátio não é coberta, então no inverno eu cubro meus canteiros pra proteger do frio e da neve, e coloco as plantas menores numa pequena estufa que deixo em uma área coberta. Às vezes também trago algumas pra dentro de casa, mas aí é difícil saber se elas correm mais risco com o frio ou com as crianças destruídoras. De qualquer forma, com um pouco de cuidado dá pra ter minhas folhas e temperinhos o ano inteiro.
Confira os cuidados com o frio dos outros participantes do 6on6 Canada:
Embarque com a Pri (Priscila, Victoria)
Mariana Day Blog (Mariana, Calgary)
Gaby no Canadá (Gaby, Toronto)
Sala da Nanda (Nanda, Ottawa)
Vivendo em Hamilton (Reinaldo, Hamilton)