Como tirar passaporte de bebê

7
Passaporte pronto e a foto que tiramos em casa

O nosso primeiro mascote humano do blog mal nasceu e já tem uma viagem internacional planejada. Não fechamos a data ainda, mas se tudo der certo em breve vamos embarcar com o Miguel. O destino é nos EUA e assim que definirmos as coisas, contaremos aqui os detalhes. Estamos bastante animados e sempre que for possível pretendemos viajar com ele, já que viajar com bebês de avião sai praticamente de graça (bebês até 2 anos pagam só 10% do valor da passagem aérea se viajarem no colo). 

Enquanto vamos definindo a viagem, fica aqui este post para quem, assim como eu, precisa tirar o passaporte de um bebê (também tem o post sobre a saga da foto do passaporte, e como tirá-la em casa). Depois postarei aqui sobre como tirar visto americano para bebê também.

A necessidade de passaporte

Antes de mais nada, vale lembrar que o bebê só precisa de passaporte se vai viajar para o exterior e para países de fora do Mercosul. Em viagens para países do Mercosul (Argentina, Paraguai, Uruguai e Venezuela) é necessário documento de identidade. E para viagens dentro do Brasil, a certidão de nascimento já é suficiente.

A validade do passaporte é menor para crianças, então só vale a pena tirar quando surgir mesmo uma viagem. No caso do Miguel, o passaporte vai valer só um ano. As validades dependem da idade, ó:

  • Menores de 1 ano – Validade 1 ano
  • De 1 ano completo a 2 anos incompletos – Validade 2 anos
  • De 2 anos completos a 3 anos incompletos – Validade 3 anos
  • De 3 anos completos a 4 anos incompletos – Validade 4 anos
  • De 4 anos completos a 18 anos incompletos – Validade 5 anos
  • De 18 anos completos ou mais – Validade 10 anos

As etapas do processo

De maneira geral, o passaporte de um bebê segue as mesmas etapas do que de um adulto, com pequenas diferenças. E o que é preciso fazer é o seguinte:

  1. Entrar no site da Polícia Federal, escolher a opção “Requerer Passaporte” e então solicitar a emissão do passaporte.
  2. Preencher todos os dados e pagar a GRU, que será gerada ao final do processo, no valor de R$ 257,25.
  3. Após compensação do pagamento (1 a 3 dias), é preciso agendar o atendimento presencial. O bebê precisa comparecer, assim como os dois pais responsáveis. Se um dos pais não puder comparecer, é necessária uma autorização com firma reconhecida do pai ausente.
  4. Comparecer ao posto da PF escolhido no dia do atendimento com todos os documentos necessários. Para bebês de até 2 anos é necessário levar uma foto 5×7, (adultos e maiores de 2 anos tiram a foto lá na hora), bem como o formulário de autorização de expedição de passaporte preenchido e assinado pelos pais – vou falar disso já já.
  5. Enquanto o passaporte não fica pronto, é possível consultar o andamento do processo de emissão.
  6. E pronto, é só comparecer ao mesmo posto na data combinada e retirar o passaporte. Para a retirada não é necessária a presença do bebê e não é preciso que os dois responsáveis estejam presentes.

Formulário de autorização de expedição de passaporte

Hoje é possível, no momento do pedido de emissão do passaporte de um menor, escolher quais “poderes” serão dados a ele. É para isso que serve a autorização que é preciso levar assinada no dia do agendamento, e que vem impressa no passaporte da criança. Pra resumir e facilitar o entendimento, as opções são:

  1. O passaporte possui uma autorização que permite que o menor viaje com apenas um dos pais, (foi este que escolhemos),
  2. O passaporte possui uma autorização que permite que o menor viaje desacompanhado,
  3. O passaporte é comum e não possui autorização de viagem. Ou seja, é necessário que os pais façam uma autorização sempre que o menor for viajar (mesmo que viaje com um dos pais).

No caso do passaporte com a autorização, a mesma já vem impressa.

policia federal passaporte bebe
Miguel superinteressado em seu passaporte haha

No dia do agendamento

Os documentos necessários para o dia do atendimento são:

  • Uma foto 5×7 impressa do bebê
  • O próprio bebê
  • Certidão de nascimento do bebê
  • RG e CPF originais dos pais
  • Protocolo de solicitação de documento de viagem impresso
  • Comprovante de pagamento da taxa impresso
  • Formulário de autorização de viagem preenchido

A tal da Foto 5×7 Impressa

Normalmente a foto do passaporte é tirada na hora do atendimento, mas para menores de 2 anos eles pedem a foto impressa. Isso porque é difícil garantir que a foto vá ficar boa. A criança pode estar dormindo, chorando ou irritada. Eu senti na pele a dificuldade de tirar esta foto com o Miguel. Primeiro porque não encontrei lugar perto de casa que fizesse de bebê tão pequeno – eles fazem com bebê que já senta sozinho -, então resolvi tirar em casa mesmo. Segundo porque com 2 meses e meio o bebê não pára quieto. Terceiro porque é necessário que a foto atenda a uma série de requisitos, mesmo que com flexibilidade por ser bebê. No fim das contas nós conseguimos, mas o processo rendeu boas risadas e rendeu um post aqui, pra tentar ajudar quem também precisa tirar em casa essa foto (que serve tanto para o passaporte quanto para o visto americano).

Passaporte pronto e a foto que tiramos em casa
Passaporte pronto e a foto que tiramos em casa

A retirada do passaporte

No dia do atendimento a gente recebe um protocolo com a data de entrega do passaporte. Apesar de o site da Polícia Federal dizer que é necessária a presença da criança para a retirada do passaporte, vale sempre perguntar. No posto aqui de Niterói não foi preciso levar o Miguel no dia da retirada e também não foi preciso que eu e o Diogo fôssemos juntos buscar, apenas um dos pais já é suficiente.

Olha ele aí preparado! <3

bebê passaporte
Feliz da vida que vai poder viajar <3

Espero que o post ajude você a tirar o passaporte do seu bebê e a viajar muito com ele!


Comentários

7 COMENTÁRIOS

  1. Olá. Você viajou com ele com dois meses. Para poder viajar com ele, precisou do que na parte médica??? Tipo vacina, autorização do pediatra…enfim…

    • Oi Vanessa,
      Acabou que eu viajei com ele só com 9 meses, apesar de ter tirado o passaporte bem antes. Ele estava em dia com todas as vacinas daqui do Brasil e a pediatra não recomendou nenhuma a mais por conta da viagem. De qualquer maneira, acho legal você conversar com o pediatra do bebê antes da viagem, porque isso varia muito de bebê pra bebê, do destino da viagem e da idade deles. Um Beijo e boa viagem pra vocês! 🙂

    • Oi, Luciana,
      O nosso site tinha sido atacado e acabamos não vendo sua mensagem. Acredito que você já tenha tido a resposta, mas vou deixar aqui também pra quem estiver lendo: se um dos pais não puder comparecer no dia do agendamento, é necessária uma autorização com firma reconhecida do pai ausente sim. 🙂
      Bjs!

    • Oi, Karina!
      Minha primeira viagem internacional com ele foi para Orlando. Fomos fazer o enxoval do meu sobrinho. Foi uma viagem de compras, mas foi super tranquila porque ele ainda não estava numa idade de muita agitação. Aproveitamos bastante e foi uma delícia!
      Bjs e boa viagem com seu bebê!

  2. Olá Mariana,

    Quanto tempo demorou p agendar na PF e para ficar pronto o passaporte???

    Estou planejando viajar em julho e não sei se dará tempo de fazer o passaporte do bb

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui