A ponte suspensa do Capilano Suspension Bridge Park – com sua estrutura de madeira de quase 140m de comprimento balançando a 70m de altura sobre o Capilano River – é um ícone de Vancouver e um dos pontos turísticos mais famosos da cidade. Se engana, no entanto, quem pensa que ela é tudo que o parque tem a oferecer: são centenas de metros de trilha de arvorismo entre árvores centenárias, um caminho de vidro pelos rochedos, várias atrações para crianças e muitos cantinhos deliciosos para quem quer apenas descansar ao ar livre apreciando a natureza. Tudo isso com aquele cheiro muito bom de madeira e natureza, sabe? Uma atração que, definitivamente, tem de entrar na sua lista de lugares a visitar se você quiser mesmo poder dizer que conheceu Vancouver.
O que tem para fazer no Capilano Park
Ao chegar no parque, a gente já se surpreende com como tudo é pensado e organizado para proporcionar uma ótima experiência ao visitante. Os caminhos são perfeitamente sinalizados e há funcionários por toda parte prontos para dar informações e esclarecer qualquer dúvida, embora elas sejam bem poucas para quem se guia pelo panfleto informativo com mapa distribuído na entrada.

As trilhas são fáceis de fazer e não é preciso conhecimento prévio nem guia para nada por lá, embora exista a opção de tours guiados para quem quiser. As principais atrações do parque são essas:
Capilano Park Suspension Bridge
Construída em 1889, a ponte suspensa é mesmo a estrela do parque, e a primeira atração que se vê ao entrar. De cara, pode ser que você reconheça de algum lugar além das fotos de divulgação– ela e o parque já foram cenários de seriados e filmes como Indiana Jones, MacGyver, Psych e Once Upon a Time, entre outros. E não foi por acaso: percorrer os 137 metros de extensão enquanto a ponte range e balança, com o rio correndo lá embaixo e os barulhos da floresta em volta, é mesmo emocionante. A sensação é a de estar em um cenário de filme de aventura, o que é ainda mais incrível quando a gente lembra que está tão perto da cidade.
E antes que perguntem, mesmo quem tem medo de altura pode aproveitar a ponte. Ela é cercada com telas e muito segura, podendo suportar o peso de cerca de 10 aviões militares. Isso equivale a 96 elefantes alinhados, ou 1.300 pessoas, então dá para andar tranquilamente e chegar vivo do outro lado para contar.



Arvorismo no Parque: Treetops Adventure
O Treetops Adventure é a parte de arvorismo do parque, que eu achei mais legal do que a própria ponte. São sete pontes suspensas ligadas entre si, penduradas a até 33,5m de altura em árvores centenárias gigantescas, de onde é possível não só ter vistas lindas e tirar muitas fotos, como avistar vários tipos de pássaros e até um ou outro esquilo. Um ponto de vista diferente e muito bonito para quem gosta de estar em meio à natureza.


Cliffwalk
Essa é a atração mais recente do parque, inaugurada em junho de 2011. Trata-se de uma construção de ferro e vidro que margeia os precipícios de granito e permite o acesso a áreas do parque que até então não eram exploradas. É engraçado que no site oficial do Capilano Park eles anunciam o Cliffwalk como uma atração radical para quem “tem o coração forte”. De fato é uma obra de engenharia bem interessante, mas não parece tão radical e nem dá medo nenhum. De toda forma é bem bonita e vale a visita mesmo assim.


Totens: Kia`Palano
Os totens de madeira são símbolos dos povos indígenas norte-americanos e estão presentes em vários lugares da Columbia Britânica. Esta área do Capilano Park tem alguns exemplos muito bonitos com várias informações sobre a cultura dos índios da região e o significado de cada animal e detalhe dos totens. Muito interessante!
Para quem gosta de história e ecologia, aliás, as informações não se restringem aos totens. No Story Centre e ao longo das trilhas há placas com muitos detalhes sobre as árvores, os animais e todo o ecossistema canadense, vale a pena reparar nelas e ler com atenção.

Atrações para as crianças noparque
Além de ser todo seguro para as crianças (se os pais tomarem conta, claro), o Capilano Park tem várias atrações que tornam a visita bem mais interessante. Uma delas é o Rainforest Explorers Program, um guia interativo que permite que crianças de todas as idades explorem a floresta coletando informações e procurando sinais para cumprir a missão e ganhar a carteirinha de explorador da floresta. Tipo uma caça ao tesouro, que parece ser bem divertida.
Lá também tem uma casa na árvore toda feita de madeira reutilizada que eu achei uma gracinha e, no verão – todos os fins de semana a partir de 18 de maio e diariamente entre 22 de junho e 02 de setembro – tem apresentação com aves de rapina da região, como falcões e corujas, e aí dá para tirar fotos com elas, fazer carinho, essas coisas. É fato que eu vou lá no verão agarrar aos corujas! Haha

Mas além das atrações específicas, que são o principal atrativo do parque, vale muito a pena só andar por lá com calma, vendo os detalhes da floresta e das trilhas e aproveitando todos os cantinhos do Capilano Park.


Tem lojinha, tem lanchonete e uma ótima infraestrutura
A estrutura do parque é excelente, com ótimos banheiros; uma lojinha de souvenires cheia de coisas tão lindas quanto caras; um restaurante – o Loggers´ Grill (aberto de abril a outubro); e lanchonete aberta o ano todo. São lugares muito agradáveis e dá muita vontade de sentar e tomar um café e comer um sanduiche ali no meio da natureza. Já para quem quer economizar, a alternativa é levar uns lanchinhos e fazer um pic-nic, o que também é muito legal e sai bem mais barato.
Ah, e tem internet wi-fi disponível em todo o parque. Você vai poder postar a sua selfie na ponte sem problemas de conexão! haha



Como chegar no Capilano Park
O jeito mais fácil de chegar ao parque é pegando o shuttle gratuito que sai de alguns pontos da cidade de meia em meia hora. Os horários e locais estão escritos certinhos no site oficial do Capilano Park. São ônibus confortáveis que chegam e saem do parque pontualmente com motoristas simpáticos, que vão mostrando os pontos turísticos de Vancouver pelos quais se passa no caminho e fazendo várias piadinhas. O trajeto leva uns 20 minutos.
Para quem vai de carro desde downtown, tem que pegar a Georgia Street sentido oeste, através do Stanley Park, e cruzar a ponte Lions Gate para North Vancouver. Aí vira à esquerda na Capilano Road e anda 2,74km até chegar ao parque.
Já para quem preferir ir de transporte público, pega o Seabus (tipo a barca Rio-Niterói) no terminal de downtown para North Vancouver e aí, logo na saída, pega o ônibus #236 para o Capilano Suspension Bridge Park. (Mas na boa, vai de shuttle que é bem mais fácil!)

Quanto custa e horários de funcionamento do parque
Os horários em que o parque fica aberto variam de acordo com o período do ano, é melhor checar a época em que você for visitar na tabela de horários de funcionamento do Capilano Park. Já o valor dos ingressos varia de acordo com a idade do visitante:
Adultos – CAD$32,95
Maiores de 65 anos – CAD$ 30,95
Estudantes maiores de 17 anos com identificação – CAD$ 27,95
Adolescentes entre 13 e 16 anos – CAD$ 21,95
Crianças entre 6 e 12 anos – CAD$ 12,00
Menores de 6 anos – Grátis!
Confira o site oficial do Capilano Suspension Bridge Park.
OBS: Quem é morador da Columbia Britânica e tem a BC ID ganha um passe anual com foto e tudo ao comprar o ingresso de adulto normal. Além da entrada grátis no parque por um ano, ela dá direito a descontos nas lojinhas e lanchonetes. Bem legal, eu fiz a minha!
OBS2: Se você achou muito cara a entrada, mas não quer deixar de visitar um parque lindo e andar em uma ponte suspensa, uma boa alternativa é visitar o Lynn Canyon Park. Ele fica um pouquinho mais longe do Capilano Park, também em North Vancouver, tem uma ponte suspensa bem bonita e a entrada é grátis. Você não vai fazer arvorismo, mas lá tem uma floresta parecida, várias opções de trilhas e paisagens lindas. Vale a pena demais ir nos dois (dá para fazer ambos no mesmo dia, inclusive). Em breve tem post aqui no blog sobre o Lynn Park, mas enquanto não sai, aí vão duas fotos só pra você comparar:


* FOTO DE DESTAQUE DO POST: Retirada do site oficial do Capilano Park
-> Confira hotéis e acomodações em Vancouver clicando aqui.
-> Confira hotéis e acomodações em North Vancouver clicando aqui.
Confira outros posts do que fazer nos arredores de Vancouver:
Grouse Grind: A trilha mais famosa dos arredores de Vancouver
Buntzen Lake: lago para nadar nos arredores de Vancouver (fácil de chegar de ônibus!)
HI-Whistler: Hospedagem barata em Whistler
Sea to Sky Gondola: Passeio imperdível entre Vancouver e Whistler
Grouse Grind: a trilha mais famosa dos arredores de Vancouver
Grouse Mountain: Ski, snowboard e uma vista incrível de Vancouver
Buntzen Lake: lago para nadar nos arredores de Vancouver (fácil de chegar de ônibus!)
Churrascaria brasileira em Vancouver: Vale a pena comer na Rio Brazilian Steakhouse?
[…] Capilano Park, Vancouver: Ponte suspensa e arvorismo em uma floresta centenária […]
[…] Capilano Park, Vancouver: Ponte suspensa e arvorismo em uma floresta centenária […]
Muito bom. Bem feito. Otimo. Parabens pelas informaçoes.
Oi, Mauro!
Obrigada pelos elogios, ficamos muito felizes que tenha gostado do post. O Capilano Park é maravilhoso e vale muito a visita! 🙂
Bjs
[…] Capilano Park, Vancouver: Ponte suspensa e arvorismo em uma floresta centenária […]
[…] A ponte suspensa Capilano Suspesion Bridge tem exatos 137 metros de extensão e fica a uma altura de 70 metros, o que equivale a um prédio de 15 andares. Originalmente feita de corda de cânhamo e plantas de cedro, a antiga ponte foi substituída por uma de cabo em 1903, e depois reconstruída por completo em 1956. Houve vários incidentes de turistas caindo. Esta ponte atrai cerca de um milhão de visitantes por ano. [detalhes] […]