Para matar a fomeVida de viajante

Receitas fáceis de bebidas quentes (e gostosas) para acampamentos e trilhas

Tomar uma bebida quente no fim de uma trilha ou após um longo dia de atividades é uma das melhores sensações das viagens e da vida ao ar livre. Segurar a caneca quentinha entre os dedos melhora os ânimos e suaviza qualquer perrengue. E nada melhor do que compartilhar um bom café ou chá para aproximar as pessoas, criar o momento ideal para a troca de experiências e o surgimento de novas amizades.

Praticamente todas as minhas viagens foram marcadas por bons momentos com bebidas quentes e boas companhias. Aliviar o frio tomando leite aquecido nos geisers do Atacama; voltar a sentir o sangue fluir nos dedos ao segurar um café bem quente depois de remar entre os glaciais do Alasca; sentir o alívio no cansaço ao tomar chá de coca no alto do monte boliviano Chacaltaya; experimentar pela primeira vez chá com leite condensado depois de subir a trilha do vulcão Kintamani, em Bali… essas são algumas das minhas primeiras lembranças quando penso em cada um desses lugares, o que só reforça minha certeza de como o café e seus derivados – chocolate quente, leite e chá – são tão importantes para aproximar e reconfortar as pessoas quanto o álcool, cada qual em seu momento certo.

Mas apesar de todo esse amor, muitas vezes pode parecer complicado fazer uma bebidinha mais elaborada quando as condições não são tão propícias, como é o caso de acampamentos, trilhas no meio do mato e mesmo cozinhas de hostels. Mas nem tanto: com poucos ingredientes e quatro utensílios pequenos e leves, dá pra fazer uma variedade de bebidas quentes sem ter muito trabalho e suficientemente gostosas para campista nem trilheiro nenhum botar defeito.

Cafe com leite aquecido nos geisers do Atacama Viajadora
Café com leite aquecido nos geisers do Atacama

 

Você só vai precisar dos seguintes utensílios:

– Colher

– Canecão de alumínio: leve, fácil de carregar e importante para ferver o leite e a água

– A menor cafeteira italiana possível: parece frescura e é, mas ajuda a fazer um café bem gostoso e nem é muito ruim de carregar

– Fogareiro portátil: se onde estiver não tiver fogão e você não for fazer fogueira

Canecão de alumínio: leve, fácil de carregar e importante para ferver o leite e a água
Canecão de alumínio: leve e fácil de carregar 
A menor cafeteira italiana possível: parece frescura e é, mas ajuda a fazer um café bem gostoso e nem é muito ruim de carregar
A menor cafeteira italiana que você encontrar
Fogareiro portátil: se onde estiver não tiver fogão e você não for fazer fogueira
Fogareiro portátil

E agora, as receitas:

Chá com leite condensado

Experimentei pela primeira vez em Bali e me apaixonei, fica delicioso!

Você vai precisar de:

Chá preto (ou algum outro chá de sua preferência) e leite condensado

Como fazer:

No caldeirão, prepare o chá preto e, quando estiver pronto, adicione leite condensado a gosto. Não precisa adoçar mais.

chá com leite condensado vulcão kintamani bali
Nunca imaginei que chá com leite condensado poderia ficar tão gostoso!

 

Leite com açúcar queimado

Esse aqui é um clássico da minha infância, minha mãe e minha avó sempre faziam e não tem nada melhor de se tomar naqueles dias de gripe e dor de garganta. Pra mim, é o melhor tipo de leite quente que tem!

Você vai precisar de:

Açúcar refinado e leite (eu sempre prefiro desnatado, mas vai do gosto de cada um)

Como fazer:

Em um canecão, coloque duas colheres cheias de açúcar e deixe esquentar no fogo, mexendo até derreter e virar uma calda de caramelo. Nesse ponto, adicione uma caneca de leite e continue mexendo, até o leite esquentar e se misturar bem com o açúcar queimado.

Chocolate quente com leite condensado

Chocolate e leite condensado? Pra ficar melhor só se botasse doce de leite também! Meu segundo favorito.

Você vai precisar de:

500 ml de leite, meia lata de leite condensado, 2 colheres de chocolate em pó e uma colher de amido de milho (vulga Maisena). Essa quantidade rende três canecas fartas.

Como fazer:

Misturar muito bem todos os ingredientes, até ficar um líquido bem homogêneo e encorpado. Em seguida, levar ao fogo médio e mexer até engrossar e você achar que já está bom para beber.

Espresso cortado

Esse é pra impressionar as mina campista. haha

Você vai precisar de:

leite, cafeteira italiana e pó para café espresso

Como fazer:

Coloque um pouco de leite no canecão e deixe aquecer no fogo baixo. Com uma colher, mexa continuamente para fazer com que o leite “espume”.

Enquanto o leite aquece, prepare o café na cafeteira italiana, para que fique pronto junto com o leite.

O último passo vai depender de quanto leite você quer no café, porque isso altera a forma de preparação. Se quiser mais leite, você pode jogar o café direto no canecão onde o leite foi aquecido, ou se quiser menos, pode fazer o contrário, ou seja, adicionar apenas a quantidade de leite desejada no café.

Cappuccino com caramelo

O jeito de fazer é parecido com o do espresso cortado, mas fica mais docinho.

Você vai precisar de:

leite, cafeteira italiana, calda de caramelo e café moído para espresso ou café solúvel

Como fazer:

Coloque um pouco de leite no canecão e coloque para esquentar no fogo baixo.  Adicione calda de caramelo a gosto. Enquanto faz isso, mexa bem para evitar que grude no canecão.  Depois que a calda de caramelo se dissolver, deixe o leite no fogo por 5 minutos ainda.

Faça um pouco de café, pode ser na cafeteira italiana ou solúvel mesmo.

Quando estiver pronto, despeje café no canecão que está com leite, até ficar ao seu gosto.

Cappuccino mocca

Um clássico e muito fácil de fazer!

Você vai precisar de:

leite, café solúvel e chocolate em pó

Como fazer:

Coloque o leite para esquentar no canecão e adicione chocolate em pó, mexendo bem. Deixe no fogo por três minutos e adicione café instantâneo a gosto.

Cappuccino com mel

Para quem não gosta de café com um gosto muito forte.

Você vai precisar de:

leite, café solúvel e mel

Como fazer:

Coloque o leite para esquentar no canecão e adicione duas ou três colheres de mel, mexendo continuamente para evitar que o mel agarre no canecão. Quando já estiver bem misturado e quentinho, adicione café solúvel a gosto.

Tomando chá com a Paula no topo do vulcão Kintamani, em Bali
Tomando chá com a Paula no topo do vulcão Kintamani, em Bali

Comentários

Tags:

2 comentários

  1. […] 3)     Bebidas quentes: café, chá, chocolate quente, entre outros, ajudam e muito! Além disso, beba bastante água, você não vai sentir muita sede, mas tem de tomar cuidado com a desidratação. (Aqui no blog já demos algumas dicas de bebidas quentes e gostosas, confira) […]

  2. […] O pão de canela é uma iguaria típica de Ibitipoca e bem famosa por lá. O melhor deles é o da Beth, vendido em uma casinha de madeira no caminho para o parque. Muito gostoso e custa só R$3,50. Muito bom para o lanche da tarde, fica uma delícia com café (ou com alguma dessas receitas aqui). […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *