Conceição do IbitipocaMinas GeraisPelo BrasilPor Aí

Bar do Firma: o mais legal do mundo (ou quase isso)

Viajadora: Bar do Firma: o mais legal do mundo (ou quase)

Imagine como seria se, cansado da vida nos mares do Caribe, o pirata Jack Sparrow viesse para o Brasil e resolvesse abrir um bar no interior de Minas Gerais. É difícil imaginar? Então você tem que ir ao Candeia Blues Bar, em Conceição de Ibitipoca, e ver com seus próprios olhos. Escondido em uma rua de terra sem iluminação, o Bar do Firma, como é mais conhecido, parece um portal para outra época, e sua decoração exótica vai te dar a estranha – e muito divertida – sensação de tomar uma típica cachaça mineira em um velho navio pirata. Uma atração que, sem dúvida, não pode ficar de fora da sua viagem de visita ao Parque Estadual do Ibitipoca.

O Bar do Firma

Embora o nome oficial seja Candeia Blues Bar, o estabelecimento é conhecido como Bar do Firma por causa do seu proprietário, o Firma. “De firrrma boa, firrrrrmeza, sabe?”, como ele mesmo explica, caprichando no sotaque interiorano, ao se apresentar aos clientes novos. Apelido muito justo: com seus quarenta e tantos anos, esse hippie tranquilo e sorridente recebe cada novo visitante com muita simpatia, e é impossível não se sentir em casa.

Viajadora: Bar do Firma com os amigos em Ibitipoca
Nós e o Firma lá no fundo, de chapéu. (Disfarça minha cara de broa)

Além de “muito firrrmeza”, o Firma deve também ser um acumulador, quase como aqueles que a gente vê na TV. Isso porque a decoração do bar parece um amontoado de coisas que ele fica com pena de jogar fora, como latas antigas de leite, capas de disco, flores secas, pedaços de pano e tampas de garrafa, entre muitos outros itens que, combinados de um jeito peculiar com referências de bandas dos anos 60 e 70, formam um ambiente agradável e muito aconchegante. Uma coisa assim, meio casa da vó misturada com o museu do rock do cantor Serguei em Saquarema, saca? Só dá para saber indo lá e vendo ao vivo como tudo isso no meio do mato, somado a cachorros vira-lata perambulando pra lá e pra cá e teias de aranha gigantes, ao som de muito Rock e Blues, pode fazer um dos bares mais legais que já visitei.

Dá uma olhada:

Bar do Firma Interior Viajadora

Bar do Firma decoração Viajadora

Bar do Firma enfeites Viajadora

Bar do Firma Viajadora teto
Uma das garrafas de pinga penduradas no teto
Bar do Firma Viajadora17
Estava tomando cachaça e sua roupa rasgou? Não se aflija, lá tem uma máquina de costura

Bar do Firma Viajadora 9

Bar do Firma Viajadora14

Bar do Firma Viajadora20
Teias de aranha e suas moradoras são parte importante da decoração
Bar do Firma Viajadora10
E também os vira-latas muito mansos e fofos do bar

Comer e beber

Ainda mais do que a decoração, o que faz mesmo a fama do Bar do Firma é o complexo sistema de fios e roldanas que ele instalou para fazer as garrafas de cachaça artesanal descerem do teto até as mesas dos clientes. Você está lá sentado conversando e de repente, tchan, uma garrafa desce devagarinho e pousa na sua mesa, com o Firma controlando os fios lá da cozinha. É engraçado e a bebida é ótima, com vários sabores, como mel e limão, canela, entre outros. Para quem não curte a marvada, também há opções de cerveja, drinks e canecas de vinho (“quando tem”, como ele mesmo disse).

Bar do Firma Viajadora

Daniel mostrando a garrafa de pinga que veio do céu
Daniel mostrando a garrafa de pinga que veio do céu

A comida lá também é muito boa: no fogão a lenha, são preparados caldinhos de inhame e feijão sensacionais (só de lembrar fico com água na boca), além das linguiças fritas que são a cara de Minas e o orgulho do Firma. E as de lá são especiais, com opções com molho de maracujá e outras frutas, ficam realmente uma delícia! A dica é aceitar a sugestão do dia que o Firma der (ele gosta que comam o que ele sugere… rs) e mandar ver, porque tudo lá é uma delícia, e com preços bem em conta, como a gente gosta.

Linguiça caseira no fogão a lenha
A linguicinha caseira sendo preparada no fogão a lenha
Linguiça Caseira no Bar do Firma Ibitipoca MG
Olha aí o resultado, muito bom!
Petiscos no Bar do Firma em Ibitipoca MG
A batata cozida com molho de maracujá e melancia também é uma coooisa!

 Como chegar no Bar da Firma

O bar fica a 4km de distância de Conceição de Ibitipoca, no Caminho de Rancharia, uma rua de terra logo à esquerda de quem adentra a vila, é só perguntar que qualquer pessoa lá sabe indicar onde fica. A rua não tem iluminação nem sinalização, mas mesmo assim muita gente vai andando com lanternas, e é bem tranquilo (Ibitipoca não é o Rio de Janeiro, né). Quando você está chegando perto do Bar do Firma, logo vê o aumento do número de carros estacionados e, depois, uma placa com o nome do bar (Candeia Blues Bar) na frente, não tem erro. E parece besteira, mas não deixe de olhar o céu antes de entrar: fazia tempo que eu não via tantas estrelas como vi por lá (e foi antes da cachaça, hein).

Viajadora: Entrada do Candeia Blues Bar do Firma
Na entrada, a placa que indica o Candeia Blues Bar… “aberto (quase) todo dia a partir das 17h”. Mas o horário em que o pessoal chega mesmo é depois de meia-noite
A área externa: muitas plantas e algumas meses
A área externa: muitas plantas e algumas mesas

Dicas

  • É muito tranquilo ir de carro, não tem Lei Seca em Ibitipoca (o que não significa que você possa dirigir bêbado, mas dá para tomar uma dose de cachaça e voltar tranquilo)
  • Se vai andando, não esqueça de levar uma lanterna. A estrada fica um breu mesmo, não dá pra ver um metro adiante.
  • Se você tem problemas de respiração e entupimento, como rinite, alergias e afins, leve um descongestionante nasal. Digo isso porque fiquei muito entupida lá na primeira vez, por causa da fumaça (de todos os tipos, se é que você me entende) e da poeira acumulada em todos os badulaques, teria trocado meu dedo mindinho por um vidro de Neosoro lá no Bar do Firma.

-> Confira outras opções de hotéis e pousadas em Ibitipoca aqui.


Confira nossos outros posts sobre Ibitipoca:

Conceição de Ibitipoca: tudo o que você precisa saber para visitar

Conhecendo o Parque Estadual do Ibitipoca

Onde comer bem (e barato!) em Ibitipoca – MG

Onde ficar em Ibitipoca: Casa do Gavião


 

Comentários

Tags:

18 comentários

  1. […] esse bar, um dos mais legais que já fui, já falei nesse post. Aqui, digo só que é muito bom para petiscar: os caldinhos de feijão e inhame são sensacionais […]

  2. Fui no Bar do Firma quando acampei em Ibitipoca em 2011 na Semana Santa…eu simplesmente fique apaixonada pelo lugar (sou filha de um mineiro + uma carioca), não conhecia mesmo, e quando fui ao Parque já fiquei louca com as cachoeiras de coca-cola kkkk mas no Firma, cara foi uma coisa de outro mundo. Ele é uma simpatia, super simples, fala mansa, dá atenção para todo mundo, fique encantada por tudo lá. Se desse, iria lá uma vez por ano, voltei renovada! Beijo

    1. Mariana Yusim

      Nós também adoramos ter conhecido a figura que é o Firma, Joseane. 🙂 Sem falar, é claro, de Ibitipoca. Dá saudade só de lembrar, né? Sem dúvida é uma viagem que renova a gente mesmo. 🙂 Um beijão pra você!

  3. […] do Ibitipoca no último Réveillon, com os posts sobre o Parque Estadual do Ibitipoca, o bar mais legal de todos e os melhores lugares para comer bem e barato na vila, temos recebido várias mensagens de leitores […]

  4. […] Bar do Firma: o mais legal do mundo (ou quase isso) […]

  5. UM PQP GIGANTÍSSIMO PARA ESTE LUGAR, ADOREI, AMEI, ENCANTEI, FASCINEI, ENLOUQUECI… QUE LUGAR, QUE LUGAR, QUE LUGAR FASCINANTE…SE MIL VIDAS TIVER, MIL VERZES EU VOLTAREI….

  6. Amando todas as dicas de Ibiti! To planejando em ir agora na semana santa e tô cruzando os dedos pra fazer Sol!!rs

    1. Thaís Freitas

      Que bom que curtiu as dicas, Isabela! Vai fazer sol na semana santa, você vai lá se divertir muito e depois volta aqui pra contar pra gente como foi a viagem, que tal? 😀 Vamos adorar saber!

      Beijos

  7. […] bar favorito por lá, no entanto, foi mesmo o Bar do Firma (todas as informações neste link), um bar de rock muito louco que mais parece um velho navio […]

  8. […] na vida! E olha que já frequentei muito bar. A primeira vez que ouvi falar do Bar do Firma foi no blog Viajadora. E, chegando lá, confirmei que esse bar é um clássico da cidade. Ele fica numa esquina e você […]

  9. Vamos agora no carnaval. Obrigado pelas valiosas dicas e parabéns pelo site. Fenomenal no conteúdo, na escrita e no alto astral!

    1. Mariana Yusim

      Bruno,
      Que maravilha ler seu comentário! A gente fica muito muito feliz! :)) Obrigada e boa viagem, aproveite muito Ibitipoca! :**

  10. Parabéns pelo site! Sensacional! Estou indo amanhã para Ibitipoca e suas dicas foram essenciais!

    1. Mariana Yusim

      Legal, Taís! Tomara que seus dias em Ibitipoca tenham sido inesquecíveis! Beijos!

  11. O que vcs fizeram na noite da virada do ano lá? Rola algo ou as pessoas ficam pelos bares apenas?
    Obrigada

    1. Mariana Yusim

      Oi, Flávia!
      Quando fomos a gente passou a virada no centrinho de Ibitipoca mesmo, pelos bares e depois fomos para o Bar do Firma. Não sabemos como está hoje em dia, mas na nossa virada não aconteceu nada de extraordinário não (e mesmo assim foi bem legal!). Beijos! :*

  12. Grato por compartilhar as dicas e as emoções!
    É lugar assim que buscamos, eu e Carlinha!
    Para a comemoração do Dia dos Namorados deste ano de 2017, nós vamos conhecer Ibitipoca!
    E é claro, o bar do Firma!
    Será nosso evento principal, na noite do dia 12! Este é o nosso plano!
    E depois voltaremos aqui para dizer como foi!
    Valeeeeeu!!!

    1. Mariana Yusim

      Legal, Alexandre! Temos certeza que vão adorar Ibitipoca e do Bar do Firma. 🙂 Beijos e boa viagem pra vocês!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *