Guias, Dicas e outras coisas úteisVida de viajante

As 8 dicas necessárias para alugar um carro sem esquentar a cabeça

aluguel-de-carro-na-estrada

Como tanto comentamos no post sobre o nosso roteiro de carro pela Chapada Diamantina ou no da road trip pelo North Shore na ilha havaiana de Oahu, a gente adora alugar um carro quando viaja para conhecer ao máximo cada detalhe de onde estamos visitando. Em lugares de natureza, com grandes distâncias, transporte público precário ou com tempo de viagem limitado, é a melhor opção para ver o máximo possível no menor período de tempo.

Mas apesar de toda a praticidade, muita gente ainda tem receio de alugar um carro quando viaja, por isso decidimos fazer este post para contar as medidas e cuidados que tomamos na hora de alugar um carro para viajar dentro ou fora do Brasil. Confira:

Quem pode alugar um carro?

A idade mínima para alugar um carro é de 21 anos na maioria dos países, mas pode variar de um país para outro, e algumas locadoras cobram um valor maior dos menores de 25. O preço e as exigências também podem variar de acordo com o tipo e tamanho do veículo, então é preciso checar os critérios de cada empresa.

Qual a melhor locadora?

Nunca tivemos problema com nenhuma das locadoras que utilizamos, por isso não temos uma favorita nem queixa nenhuma a fazer. A melhor locadora de carros é aquela que oferece os melhores preços no lugar e na data que queremos ir, e para encontrá-la sempre usamos o Rental Cars, um site de busca de aluguel de carros que funciona mais ou menos como o Decolar na busca de passagens aéreas. É bem prático, confiável, sempre achamos os melhores preços e o pagamento pode ser feito por cartão de crédito no momento da reserva, então é uma preocupação a menos quando a gente chega no lugar.

Qual a habilitação necessária para alugar um carro?

Além de ter a habilitação condizente com o tipo de veículo que pretender alugar (não adianta querer alugar um caminhão se você só é habilitado a dirigir carros, por exemplo), você vai precisar se adaptar às regras específicas de cada país ou região. Enquanto no Canadá e nos EUA é possível dirigir na maioria dos estados apenas com a CNH brasileira e o passaporte, por exemplo, na Europa é importante ter a permissão internacional para dirigir (PID).

Sempre confira as regras da região que vai visitar, e se precisar da PID, não se desespere, é fácil de conseguir: basta pagar o Duda (cod 204-6) no valor de R$114,68, agendar a entrega dos documentos (CNH válida, carteira de identidade, passaporte e comprovante de pagamento do Duda) no site do Detran da sua cidade e comparecer lá no dia para entregar a documentação. Depois disso, a PID costuma levar até 3 dias úteis para ser entregue.

Você vai precisar de um cartão de crédito internacional

Por mais que seja possível pagar o aluguel antecipadamente, você ainda assim vai precisar de um cartão de crédito internacional para alugar um carro no exterior. Isso porque ele será usado como caução de garantia, ou seja, a locadora vai bloquear no seu cartão um valor e liberar depois da devolução do carro. É como quando a gente aluga um apartamento e paga a caução para garantir a cobertura de eventuais danos, depois recebe o dinheiro de volta quando devolve o imóvel (ou o carro, no caso) são e salvo. Para poder alugar e pagar a caução, o cartão deve estar dentro do prazo de validade, desbloqueado para transações internacionais, no nome da pessoa responsável pelo aluguel e ter limite de crédito disponível para o pagamento da caução.

Entregar com tanque cheio ou vazio? O que compensa mais?

Se você gosta de explorar e andar sem preocupação, com certeza deve pegar o carro com quilometragem livre, porque o valor dos quilômetros extras é bem mais caro e sem dúvida não vale a pena. Já escolher devolver o carro com tanque cheio ou vazio vai depender do quanto a locadora cobra e do tipo de aluguel acertado, mas de uma forma geral, preferimos devolver com o tanque cheio, porque o valor da gasolina vendida nos postos costuma ser mais barato do que o cobrado pelas locadoras.

Jamais economize com o seguro!

Assim como não vale a pena economizar com o seu seguro saúde quando viaja, também não vale a pena, de jeito nenhum, economizar na contratação do seguro do seu carro alugado. Acidentes acontecem e o prejuízo que você pode ter se acontecer alguma coisa com o seu carro e o de outras pessoas pode ser infinitamente maior do que o que você pagaria por qualquer seguro do carro. Evite essa preocupação: pegue a cobertura mais completa, gaste um pouco mais, mas dirija tranquilo e aproveite muito mais.

chapada-diamantina-animais-na-estrada-carro
Viagem de carro com emoção pela Chapada Diamantina. Sorte que as vacas se comportaram e não encostaram no nosso carro pra passar por nós na estrada.
chile-estrada-carro alugar um carro
O barato poderia sair caro nas estradas do Chile, por exemplo. Já pensou se a placa resolve estar certa com o carro alugado?

Devolver o carro em uma cidade diferente sai mais caro

Geralmente, as locadoras cobram uma taxa de retorno para a devolução do carro em outra cidade ou país, logo, pode até não ser a opção mais prática, mas costuma sair mais barato alugar um carro diferente em cada lugar a ser visitado do que ficar com o mesmo a viagem inteira.

Faça a vistoria e tire fotos antes de sair com o carro!

Quando um carro alugado é devolvido para a locadora, ele passa por uma inspeção e qualquer avaria percebida é cobrada do locador. Por isso é importante acompanhar com muita atenção a vistoria feita na sua frente antes de pegar o carro, reparando em todos os defeitinhos (como arranhões e amassados, por exemplo) e, de preferência, tirando fotos, para lembrar dos detalhes evitar qualquer erro ou dor de cabeça na hora da devolução.

Seguindo essas dicas, você vai alugar um carro sem problemas e aproveitar a sua viagem sem preocupações. Então pegue a estrada e curta muito a sensação de liberdade que é estar motorizado e em um lugar novo e misterioso para ser desbravado bem do jeitinho que você quiser. E para fazer isso tudo acompanhado pela trilha sonora perfeita, nossa dica é a Playlist: As 10 melhores músicas de viagem dos Red Hot Chili Peppers. Estrada, carro, liberdade e Red Hot Chili Peppers, quer coisa melhor? 🙂


 

Comentários

Tags:

Um comentário

  1. Olá, Tudo bem Gostei muito do seu post e seu Blog, Parabéns pela iniciativa, gostaria de fazer uma parceria tem como?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *