A maioria das pessoas que planeja uma viagem pelo Canadá acaba em um momento ou em outro tendo que decidir entre alugar ou não um carro. O Canadá tem muitos roteiros famosos de carro, como a road trip pelas Rocky Mountains ou o trecho pela famosa Sea to Sky Highway, que liga Vancouver a Whistler, e nós mesmos passamos por esta dúvida quando estávamos montando a nossa viagem por Vancouver e arredores.
Tá certo que é bem possível fazer tudo por ali de transporte público, mas o carro nos daria mais mobilidade, por isso acabamos decidindo alugar um. A nossa maior dúvida era quanto à segurança de dirigir nas estradas no inverno – com neve -, mas neste post a gente conta um pouco sobre como foi a nossa escolha e experiência alugando um carro no Canadá.
Onde alugar carro em Vancouver
Quem acompanha o blog deve saber o quanto a gente é pão dura valoriza o nosso dinheiro e, por isso, vamos sempre em busca do melhor custo benefício. Com a escolha de onde alugar o carro não poderia ser diferente. Fizemos uma busca em quase todas as locadoras disponíveis na cidade, inclusive pelos sites buscadores como Rentalcars.com e Rentcars.com.br (no qual é possível pagar em Real, aliás) e mesmo assim não encontramos valores que achássemos viáveis, porque a nossa viagem era na alta temporada, no auge do inverno.
Foi nessa busca que encontramos a Access Rent a Car, uma locadora de carros em Downtown Vancouver, na famosa Granville Street. A Access Rent a Car é bem conhecida por quem mora por ali e é especialmente popular entre estudantes e pessoas querendo um preço mais em conta. Por lá eles também alugam scooters e bicicletas, duas ótimas opções para circular pela cidade, especialmente fora do inverno. A frota de carros é bem novinha, com carros automáticos. Além disso, eles têm veículos variados, desde compactos, até minivans e SUVs para até 7 passageiros.

Nós acabamos alugando um carro compacto por 4 diárias e o preço foi o melhor que encontramos, mesmo considerando o seguro, que é opcional (mas nós sempre optamos por contratar para evitar problemas). Além disso, os atendentes são super atenciosos e o processo é bem simples e sem burocracia. Nós fechamos tudo pessoalmente, mas é possível fazer a reserva através do site, sem nenhum pagamento antecipado (apenas um número de cartão de crédito é solicitado como garantia). Eles também oferecem serviços de entrega e retirada de veículos direto no hotel e oferecem transfer do e para o aeroporto de graça – o que também já é uma economia. Uma outra coisa legal pra quem mora em Vancouver e está estudando inglês é que se a escola for parceira deles, é oferecido um desconto de 15%, quilômetros ilimitados e outros benefícios.


Documentos para alugar carro e onde fica a Access Rent a Car
É muito fácil e simples realizar o aluguel de carro em Vancouver e em todo o Canadá. Lá na Access Rent a Car nós só precisamos da carteira de motorista brasileira e passaporte de quem ia dirigir. Não é preciso traduzir, tirar carteira internacional nem nada, super fácil.
O escritório deles fica em Downtown Vancouver, na Granville Street, entre a Davie Street e a Helmcken Street. O endereço certinho é 1146 Granville St, Vancouver, BC V6Z1L8 e eles ficam abertos todos os dias de 07h00 às 18h00. Pra quem já está em Vancouver e prefere ligar, o telefone é +1 778.379.9798. O site é www.accessrac.com e eles também são bem rápidos respondendo e-mail pelo info@accessrac.com.

Dirigindo com pneus de neve
Uma outra coisa bem importante pra quem vai alugar carro no inverno é ter atenção quanto aos pneus do carros. Este foi um ponto que tivemos dificuldades, pois nem toda locadora oferecia esta opção, ou então cobrava bem mais por isso. A Access foi o lugar que encontramos pneus de neve pelo melhor preço, o que é importante porque eles são obrigatórios nas estradas durante o inverno. Não chegamos a pegar neve caindo na estrada, mas a neve do chão já foi suficiente para nos deixar receosos. No fim foi tudo ótimo e, com os pneus adequados, realmente não tivemos nenhum problema.



Atenção também às leis de trânsito
Apesar do foco da atenção ter sido o fato de dirigir com neve, o pior obstáculo foram as leis de trânsito locais. Na estrada foi tudo bem fácil mas é preciso ficar atento para não ultrapassar a velocidade permitida. Uma diferença das estradas de lá é que os limites são bem mais baixos, então é preciso prestar atenção no pé, que tende a pesar mais do que os dos canadenses. Pode parecer bobeira, mas dirigir em um país diferente do nosso requer muito mais atenção. E os policiais parecem brotar do chão nessas horas, então não vale à pena dar uma de esperto.

Na cidade também é preciso ficar bem atento. Os sinais e as placas são diferentes dos que estamos acostumados e uma regra que a princípio pode confundir é o fato de lá ser legal dobrar à direita com o sinal fechado. Isso de cara deu um nó na nossa cabeça, mas aos poucos – depois de algumas barbeiragens – conseguimos nos adaptar.

-> Confira opções de hospedagem em Vancouver clicando aqui.
-> Confira opções de hospedagem em Downtown Vancouver clicando aqui.
Confira outros posts sobre viagens no Canadá:
Grouse Mountain: Ski, snowboard e uma vista incrível de Vancouver
Sea to Sky Gondola: Passeio imperdível entre Vancouver e Whistler
HI-Whistler: Hospedagem barata em Whistler
Capilano Park, Vancouver: Ponte suspensa e arvorismo em uma floresta centenária
Grouse Grind: a trilha mais famosa dos arredores de Vancouver
Buntzen Lake: lago para nadar nos arredores de Vancouver (fácil de chegar de ônibus!)
Churrascaria brasileira em Vancouver: Vale a pena comer na Rio Brazilian Steakhouse?
13 coisas que você precisa saber para fazer uma road trip nas Rocky Mountains
Onde ficar em Banff (se quiser economizar): Spruce Grove Inn
Olá Mariana,
Em nome de toda a equipe da Access Rent A Car, gostaríamos de dizer que ficamos lisonjeados com a recomendação e imensamente felizes com a satisfação de vocês. Obrigado por confiar no nosso trabalho.
Esperamos ver vocês por lá em breve.
Obs: nossa equipe agora conta com pessoas fluentes em português, caso necessário.
Mais uma vez, obrigado.
Tenham um ótimo verão.
Olá, muito obrigado pelas informações! Estamos com viagem marcada para vancouver e estamos amando seu blog, muito útil ????????
Que bom que o blog está te ajudando, Cristian. Ficamos felizes! 🙂
Você saberia me dizer algo a respeito dos seguros? Vocês contrataram? Quais foram os valores? Vou alugar em Toronto e estou muito na dúvida.
Obrigada pelas dicas.
Beijos
Boa tarde Mariana.
Ótimas dicas, você acha que locando o carro antes da viagem é mais barato que locar lá?
Já pedi uma cotação info@accessrac.com. estou viajando daqui 10 dias.
Ultima viagem minha para Canadá fiz 3970 Km . 27 dias. Foi lindo.
Att.
Legal, Rodrigo!
Pode ser que fique mais barato sim, se você gosta de sair do Brasil com tudo organizado, acho que vale à pena!
Bjs,
Mariana