Já contei aqui como foi participar do Curitiblogando, um encontro de blogueiros de viagem que acontece em Curitiba, e o quanto adorei conhecer um pouquinho mais desta cidade na companhia de pessoas tão legais e com tantos gostos em comum. Eu já conhecia Curitiba e frequento a cidade desde pequena para visitar familiares que moram lá, mas foi muito diferente estar ali com o único objetivo de conhecer um pouquinho mais a capital do Paraná.
Descobri que cultura, modernidade, boa gastronomia e desenvolvimento andam lado a lado com preservação ambiental e que os curitibanos são, ao contrário do que dizem as más línguas, muito hospitaleiros e simpáticos. Além de ter a melhor qualidade de vida do Brasil, a capital do Paraná também pode se orgulhar de ter um dos mais altos índices de áreas verdes do país: 52m2 por habitante, e é realmente lindo de se ver a quantidade de bosques e parques que a cidade tem.
As opções de programa em Curitiba são muito variadas e agradam a diversos tipos de turista, o que torna mais difícil a tarefa de fazer um post sobre o que fazer na cidade. Por isso, e pensando em como conseguir montar uma lista que tenha potencial para agradar aos mais diferentes gostos, eu resolvi filtrar por programas que todas as pessoas, sem exceção, gostam: os que não temos que desembolsar um tostão. Então aqui vai a lista de 6 programas de graça em Curitiba:
1) Free Walking Tour no centro histórico
Como muitas outras grandes cidades do mundo, Curitiba também tem um walking tour gratuito por seu centro histórico. O passeio dura 2h30 e é feito por guias turismólogos que também são moradores da cidade e, por isso, conhecem como ninguém Curitiba, sua história, curiosidades e dicas. A nossa guia foi a Carol Moreno, autora do blog Mochilão Trips, que eu já acompanhava e adoro.





O passeio acontece quartas e sextas às 10h e sábados às 11h. É preciso confirmar presença por Whatsapp (+55 41 8875 7721) ou na Página do Curitiba Free Walking no Facebook. O ponto de encontro é na bilheteria do Teatro Guaíra – Praça Santos Andrade.
2) Picnic no Jardim Botânico
Para conhecer um dos principais cartões postais da cidade de Curitiba também não é necessário pagar nada. O Jardim Botânico de Curitiba é conhecido por sua linda e famosa estufa e seu jardim geométrico, perfeito para a prática de exercícios e para um picnic, seja na parte da manhã ou no fim da tarde, como nós fizemos no Curitiblogando.



Dentro do Jardim Botânico também fica o Museu Botânico Municipal, que oferece serviços de educação ambiental, exposições e uma biblioteca para consulta local e o Jardim das Sensações, um espaço em que os visitantes têm contato direto com plantas de diferentes aromas, texturas e formas. Através de uma cerva viva e do túnel vegetal é possível sentir as plantas, ouvir sons de cascata e vento e sentir o perfume da vegetação. É uma experiência sensorial que infelizmente eu não consegui conhecer. De qualquer forma fica aqui a dica, parece ser mesmo imperdível. O parque abre todos os dias, das 6h às 20h e até às 21h no verão.
Endereço: R. Engo. Ostoja Roguski – Jardim Botânico
3) Pôr do Sol no Parque Tanguá
Outro parque bem legal e gratuito para se conhecer em Curitiba é o Parque Tanguá, que fica numa área de 235mil m2 no lugar de antigas pedreiras desativadas. A construção do parque, com seus jardins, espelho d´água e chafarizes também formam um conjunto bem legal e que sai bem em todas as fotos. A dica é ir pra lá no fim da tarde para apreciar um pôr do sol espetacular do mirante de 65m de altura.


Na área do parque Tanguá ainda é possível fazer uma caminhada pra ver a cascata que existe por lá, os dois lagos e um túnel artificial, que pode ser visitado de barco também. Além disso, o parque conta com ciclovia, pista de cooper e lanchonete e abre todos os dias de 08h às 18h.

Endereço: Rua Oswaldo Maciel, s/nº – Pilarzinho
4) Conhecer a Ópera de Arame
Outro lugar de graça, lindo e ícone de Curitiba é a Ópera de Arame, um teatro constuído em uma estrutura tubular de metal, com teto e paredes transparentes, erguida sobre um lago. Do lado de fora o teatro também é lindo, a área fica em um local onde funcionava uma antiga pedreira, cheio de mata nativa, uma cascata de 10 metros e várias espécies de aves.
Endereço: Rua João Gava, s/nº – Pilarzinho | Ponto de referência: próximo ao Parque São Lourenço e ao Farol do Saber



5) Feira do Largo da Ordem
A feirinha mais famosa da cidade acontece todos os domingos no centro histórico de Curitiba e vai da rua São Francisco até a rua Doutor Kellers. Tá certo que feira pode não bem um programa totalmente gratuito, mas como é possível passear por lá – e se divertir – sem gastar nada, incluí este programa nesta lista. A Feira do Largo da Ordem vai de 09h às 14h e oferece aos visitantes uma variedade enorme de artesanato, pintura, livros, bolsas, acessórios, além de música e teatro de rua. Isso sem falar nas barracas de comida, com seus pastéis de feira, caldo de cana, crepes, acarajé, empanadas argentinas e muitas outras gordices maravilhosas.


-> Confira opções de hotéis em Curitiba clicando aqui.
[…] 5 programas de graça em Curitiba […]
Oi, Mariana. Tudo bem? 🙂
Seu post foi selecionado para o #linkódromo, do Viaje na Viagem.
Dá uma olhada em https://www.viajenaviagem.com
Até mais,
Bóia – Natalie
Natalie,
Que honra é estar no Viaje na Viagem! Que máximo! Adoramos muito! :)))))) Um Beijo! :*
Adorei o post e o blog.
Curitiba realmente é uma cidade encantadora, com muita coisa legal para se fazer.
Sou de SP, mas estive em Curitiba no ano passado e dei dicas de onde comer na cidade, lá no meu blog, o Magali Viajante, dá uma olhada:
https://magaliviajante.com/2014/12/19/curitiba-e-demais-coma-bem-pague-o-valor-justo-e-seja-feliz/
Beijos,
Magali
Oi, Magali,
Muito legal o seu post também e as dicas que deu. Curitiba tem muita comida boa, né? Também adoro aquela cidade! 🙂 Beijos! :*