NiteróiPelo BrasilRio de Janeiro

5 dicas imperdíveis do que fazer em Niterói

Muita gente vem aproveitar as maravilhas do Rio de Janeiro e, por desconhecimento ou preguiça, acaba deixando de conhecer atrações turísticas muito legais da cidade vizinha, a nossa querida Niterói. Mas não se depender da gente: listamos cinco (entre várias) razões para qualquer visitante do Rio de Janeiro atravessar a ponte e ir conhecer os atrativos da nossa cidade. Confira abaixo as nossas dicas de o que fazer em Niterói:

1)   Museu de Arte Contemporânea (MAC)

Uma das obras mais conhecidas do renomado arquiteto Oscar Niemeyer, o MAC é famoso mundo afora por seu inusitado formato de disco voador. Uma atração imperdível para quem curte arquitetura, arte moderna e lindas paisagens: do alto do morro onde o museu foi construído, dá para ter uma vista incrível das praias da Baía de Guanabara. Uma ótima ideia é ver o sol se pôr dali e depois descer para tomar uma água de coco na praia de Icaraí ou jantar em um dos muitos restaurantes dos arredores.

mac-niteroi
A praia e o lindo MAC
mac-por-do-sol-boa-viagem
E o espetáculo do pôr do sol do mirante da Boa Viagem, coladinho no museu

Onde: Mirante da Boa Viagem, s/n , Boa Viagem, Niterói

www.macniteroi.com.br/

(21) 2620-2400


2)   Parque da Cidade de Niterói

Por falar em paisagens emblemáticas da cidade, o Parque da Cidade também não pode ficar de fora da sua lista. Uma das principais áreas de proteção ambiental em Niterói, com aproximadamente 150,000 m2 de floresta e muita natureza, o parque até tem opções de trilhas, mas o que faz mais sucesso por lá, sem dúvida, é o mirante, de onde, do alto de 270 metros, é possível ter uma vista inesquecível das praias da região oceânica e da Baía de Guanabara. E os mais radicais ainda podem voar de uma das duas rampas para a prática de voo livre que existem lá em cima. Instrutores altamente qualificados ficam lá todos os dias oferecendo voos de parapente e asa-delta para quem tiver a coragem de ver a cidade sob um ângulo totalmente diferente.

parque-da-cidade-niteroi
É linda ou não é a vista de cima do Parque da Cidade?!
parapente-niteroi-parque-da-cidade
Salto de parapente
vista do parque da cidade
Foto panorâmica lá de cima (Foto: Paula Batalha)

Onde: Estrada da Viração, São Francisco. É possível subir de carro ou a pé (mas cansa, viu!)

Aberto de domingo a domingo, das 9h às 18h (ou 19h, durante o horário de verão)

(21)  2610-3157


3)   Passear e comer na orla de São Francisco

Como você já vai estar em São Francisco quando for visitar o Parque da Cidade, depois que descer a boa é passear na orla e escolher um dos vários restaurantes e bares para almoçar ou jantar. Opção é o que não falta: tem cervejaria artesanal, rodízios renomados de churrasco e de comida japonesa, lugares tradicionais para comer picanha na tábua, uma creperia e por aí vai. Um ótimo lugar para sentar, comer bem, sentir a brisa da praia no rosto e observar as pessoas passando para lá e para cá.

fim de tarde orla são francisco
Delícia sentar na orla de São Francisco e curtir a brisa da praia (Foto: Wiki Commons – Guilhef)
orla de são francisco pôr do sol
O entardecer por lá tambem é lindo (Foto: Lipe Azevedo)

Onde: Praia de São Francisco, Niterói


4)   Praia de Itacoatiara

A Praia de Itacoa, como é conhecida pelos niteroienses, é simplesmente uma das melhores praias do Rio de Janeiro, como já falamos em outro post. Uma faixa de areia tranquila, cercada de vegetação nativa, montanhas e uma água clarinha e limpa para ninguém botar defeito. Completamente diferente da badalação das praias de Ipanema e do Leblon, a sensação é de estar em uma vilazinha de praia longe das grandes cidades. Uma delícia! E para quem é mais aventureiro, ainda dá para pegar a trilha de cerca de meia hora para subir o Costão, a pedra no canto esquerdo da praia, e ter a vista mais clássica de Niterói que pouca gente de fora conhece.

itacoatiara-praia-niteroi-viajadora
<3
vista costão itacoatiara niteroi viajadora
A praia de Itacoatiara vista de cima do morro do Costão

Onde: Bairro de Itacoatiara, Região Oceânica, Niterói


5)   Almoçar frutos do mar fresquinhos no Mercado São Pedro

Embora não seja lá muito bonito nem fique na melhor localização da cidade, o Mercado São Pedro é quase uma instituição sagrada em Niterói para quem gosta de frutos do mar recém-pescados. É possível comprar a ótimos preços todo tipo de peixe, camarão, lagostas e outras coisas do mar fresquinhas nos mais de 30 boxes de diferentes peixarias do primeiro andar, que recebem o material de manhã cedo dos pescadores. E para quem gosta de comer, mas não é lá muito fã de cozinhar, ainda existe a opção de comprar os frutos do mar e dar para um dos bares e restaurantes do segundo andar do mercado prepararem, para você comer enquanto toma uma cerveja bem gelada e curte os petiscos do estabelecimento. Sem dúvida, um dos programas mais clássicos de Niterói.

o que fazer em niterói mercado são pedro niteroi
O primeiro andar do mercado de peixe

Onde: Rua Visconde do Rio Branco, 55, Ponta D´Areia, Niterói

Aberto de terça a sábado das 6h às 16h e aos domingos, das 6h às 13h

(21) 2620-3446

Se você não estiver de carro, dá para chegar a todos esses lugares de ônibus ou barca (recomendamos apenas que você suba o Parque da Cidade de táxi). Você não vai se arrepender! Então aproveite, explore, descubra Niterói, e depois conte pra gente o que achou!


-> Confira opções de hotéis e pousadas em Niterói clicando aqui.

-> Confira opções de hotéis e pousadas em Itacoatiara clicando aqui.

-> Confira opções de hotéis e pousadas no Rio de Janeiro clicando aqui.


Comentários

Tags:

Um comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *