Muita gente vem aproveitar as maravilhas do Rio de Janeiro e, por desconhecimento ou preguiça, acaba deixando de conhecer atrações turísticas muito legais da cidade vizinha, a nossa querida Niterói. Mas não se depender da gente: listamos cinco (entre várias) razões para qualquer visitante do Rio de Janeiro atravessar a ponte e ir conhecer os atrativos da nossa cidade. Confira abaixo as nossas dicas de o que fazer em Niterói:
1) Museu de Arte Contemporânea (MAC)
Uma das obras mais conhecidas do renomado arquiteto Oscar Niemeyer, o MAC é famoso mundo afora por seu inusitado formato de disco voador. Uma atração imperdível para quem curte arquitetura, arte moderna e lindas paisagens: do alto do morro onde o museu foi construído, dá para ter uma vista incrível das praias da Baía de Guanabara. Uma ótima ideia é ver o sol se pôr dali e depois descer para tomar uma água de coco na praia de Icaraí ou jantar em um dos muitos restaurantes dos arredores.


Onde: Mirante da Boa Viagem, s/n , Boa Viagem, Niterói
(21) 2620-2400
2) Parque da Cidade de Niterói
Por falar em paisagens emblemáticas da cidade, o Parque da Cidade também não pode ficar de fora da sua lista. Uma das principais áreas de proteção ambiental em Niterói, com aproximadamente 150,000 m2 de floresta e muita natureza, o parque até tem opções de trilhas, mas o que faz mais sucesso por lá, sem dúvida, é o mirante, de onde, do alto de 270 metros, é possível ter uma vista inesquecível das praias da região oceânica e da Baía de Guanabara. E os mais radicais ainda podem voar de uma das duas rampas para a prática de voo livre que existem lá em cima. Instrutores altamente qualificados ficam lá todos os dias oferecendo voos de parapente e asa-delta para quem tiver a coragem de ver a cidade sob um ângulo totalmente diferente.



Onde: Estrada da Viração, São Francisco. É possível subir de carro ou a pé (mas cansa, viu!)
Aberto de domingo a domingo, das 9h às 18h (ou 19h, durante o horário de verão)
(21) 2610-3157
3) Passear e comer na orla de São Francisco
Como você já vai estar em São Francisco quando for visitar o Parque da Cidade, depois que descer a boa é passear na orla e escolher um dos vários restaurantes e bares para almoçar ou jantar. Opção é o que não falta: tem cervejaria artesanal, rodízios renomados de churrasco e de comida japonesa, lugares tradicionais para comer picanha na tábua, uma creperia e por aí vai. Um ótimo lugar para sentar, comer bem, sentir a brisa da praia no rosto e observar as pessoas passando para lá e para cá.


Onde: Praia de São Francisco, Niterói
4) Praia de Itacoatiara
A Praia de Itacoa, como é conhecida pelos niteroienses, é simplesmente uma das melhores praias do Rio de Janeiro, como já falamos em outro post. Uma faixa de areia tranquila, cercada de vegetação nativa, montanhas e uma água clarinha e limpa para ninguém botar defeito. Completamente diferente da badalação das praias de Ipanema e do Leblon, a sensação é de estar em uma vilazinha de praia longe das grandes cidades. Uma delícia! E para quem é mais aventureiro, ainda dá para pegar a trilha de cerca de meia hora para subir o Costão, a pedra no canto esquerdo da praia, e ter a vista mais clássica de Niterói que pouca gente de fora conhece.


Onde: Bairro de Itacoatiara, Região Oceânica, Niterói
5) Almoçar frutos do mar fresquinhos no Mercado São Pedro
Embora não seja lá muito bonito nem fique na melhor localização da cidade, o Mercado São Pedro é quase uma instituição sagrada em Niterói para quem gosta de frutos do mar recém-pescados. É possível comprar a ótimos preços todo tipo de peixe, camarão, lagostas e outras coisas do mar fresquinhas nos mais de 30 boxes de diferentes peixarias do primeiro andar, que recebem o material de manhã cedo dos pescadores. E para quem gosta de comer, mas não é lá muito fã de cozinhar, ainda existe a opção de comprar os frutos do mar e dar para um dos bares e restaurantes do segundo andar do mercado prepararem, para você comer enquanto toma uma cerveja bem gelada e curte os petiscos do estabelecimento. Sem dúvida, um dos programas mais clássicos de Niterói.

Onde: Rua Visconde do Rio Branco, 55, Ponta D´Areia, Niterói
Aberto de terça a sábado das 6h às 16h e aos domingos, das 6h às 13h
(21) 2620-3446
Se você não estiver de carro, dá para chegar a todos esses lugares de ônibus ou barca (recomendamos apenas que você suba o Parque da Cidade de táxi). Você não vai se arrepender! Então aproveite, explore, descubra Niterói, e depois conte pra gente o que achou!
-> Confira opções de hotéis e pousadas em Niterói clicando aqui.
-> Confira opções de hotéis e pousadas em Itacoatiara clicando aqui.
-> Confira opções de hotéis e pousadas no Rio de Janeiro clicando aqui.
[…] 5 dicas do que fazer em Niterói durante sua visita ao Rio […]