Estudo e TrabalhoVida no Canadá

31 dicas para quem vai estudar na Langara College

Placa-da-entrada-da-Langara-College-Vabcouver-Canada-Viajadora

Recebemos e-mails e mensagens praticamente todos os dias de leitores que estão indo fazer estudar na Langara College e querem dicas e informações sobre a faculdade e os cursos. É tanta coisa que não tenho dado conta de responder tudo, por isso fiz este post com as minhas principais dicas para quem vai começar a estudar lá, com base no que eu gostaria que tivessem me dito quando eu comecei a minha pós-graduação (sobre a qual conto mais, aliás, neste post aqui). Espero que sejam úteis para você:

Estudar na Langara College: Como chegar

1) O jeito mais fácil é ir de metrô. Você pega a Canada Line e desce na estação Langara 49th. Ao sair da estação, anda uns três quarteirões para o lado esquerdo e logo vai ver o campus do outro lado da rua. Da estação Yaletown-Roundhouse eu levo uns 10 minutos (ou menos) até lá. Você pode morar em qualquer lugar perto do metrô que vai ser fácil ir.

2) Muita gente vai de bicicleta também. De downtown até lá são uns 35 minutos pedalando e tem um monte de lugar para prender a bike no campus, sempre com corrente.

rua em vancouver no canadá
Você sai na estação Langara 49th do metrô, vira à esquerda e anda uns três quarteirões por esse caminho bem tranquilo até chegar no campus da Langara. Na primavera fica muito lindo, todo cheio de cerejeiras floridas!

Assim que você chegar:

3) Faça sua carteirinha no primeiro dia de aula ou uns dias antes se você for lá na véspera por alguma razão. Eles colocam indicações por todo o campus de onde fazer, e fica pronta na hora, com foto e tudo. Ela é muito importante pra tudo que você for fazer no campus e até fora dele. Serve como “second piece of ID” e você deve usar inclusive para dirigir aqui, junto com a sua habilitação do Brasil.

Carteirinha Langara College Student ID Card
A sua Student ID tem de estar sempre com você no Canadá

4) A tuition que você paga te dá direito ao Compass Card, tipo um vale-transporte que te dá acesso ao transporte público daqui. Veja isso assim que você chegar também, para não precisar pagar à toa.

5) Você vai precisar do seu número de inscrição e senha que te deram no momento da matrícula para tudo, inclusive acessar o D2L e a Wi-Fi no campus e fazer sua carteirinha, então tenha sempre com você (eles colocam na carteirinha também).

6) Vá ao departamento de estudantes internacionais (logo na entrada do bloco A) com seu passaporte e work permits e peça o formulário para aplicar para o MSP, o sistema público de saúde. Eles vão tirar a cópia do seu documento e te dar o formulário e o envelope para você mandar pelo correio, bem rapidinho. Quanto antes você fizer isso, melhor, porque leva pelo menos um mês para chegar a resposta e a carteirinha.

7) O pessoal da Langara organiza vários eventos para receber os alunos novos, principalmente os internacionais. Eles servem para entrosar o pessoal e explicar todos os recursos da faculdade. Participe de todos! Além de ter comida grátis, é uma ótima oportunidade para começar a conhecer as pessoas e os professores.

8) Por falar em aluno novo, eles também oferecem um programa grátis em que um aluno mais antigo recebe um novo no primeiro dia de aula e fica responsável por mostrar para ele como as coisas funcionam por um mês. Você vai receber um email sobre isso, mas pode ver mais informações no site da Langara. Eu não quis porque não gosto de ninguém grudado em mim, mas pra quem curte esse tipo de coisa, é uma ótima oportunidade para ficar por dentro da faculdade.

9) Outra coisa interessante são os workshops do início do período. Pule os mais bobinhos, tipo “como conciliar estudo e trabalho”, mas vá aos mais interessantes, como um de técnicas de leitura dinâmica. Nos primeiros dias você recebe um panfleto com a programação.

mapa da Langara College Vancouver
Quando chegar, pegue logo um desses mapas que eles distribuem para você se localizar por lá. Confesso que até hoje ainda fico meio perdida para saber onde fica cada coisa! haha

Compra dos livros didáticos

10) Ao estudar na Langara College, não compre nada antes do início das aulas. Embora eles listem livros que serão usados para todas as matérias, nem todos os professores pedem que a gente compre, para alguns não é necessário usar em momento algum. Compre só o que você for realmente usar, porque eles custam entre CAD $70 e $170, a gente paga chorando e sofrendo.

11) Por falar em comprar os livros, tem dois grupos no Facebook onde os alunos compram e vendem livros usados, Langara College – Textbook Buy and Sell  e Langara Textbooks, já vendi alguns lá. Na Langara também tem uma livraria que vende livros novos e usados, e por causa dela, recompra os livros dos alunos para revender. Mas os preços não são muito bons e tem dias específicos no começo do período, então é preciso ficar esperto para as datas, e lembre-se de não escrever nem marcar nada nos livros senão você não consegue revender depois.

12) Uma coisa muito irritante dos textbooks da Langara é que muitos deles vêm com um código de acesso para você usar o laboratório online da matéria, que só pode ser usado por uma pessoa e durante um tempo limitado. Ou seja, se você comprar o livro usado de alguém, vai precisar comprar separadamente um código de acesso novo no site da Pearson, a editora que fornece os livros. É chato, mas mesmo assim vale mais a pena que comprar o livro novo com o código. Outra opção mais em conta é comprar só o ebook e o código, em vez do livro físico: você perde o acesso depois de um período de até dois anos, mas pelo menos não fica com mais essa tralha entulhando a sua casa, já que provavelmente estará morando em um lugar pequeno.

Langara textbooks expensive
“Oie! Nós somos os textbooks da Langara College e viemos acabar com todo o seu dinheiro!”

Estudar na Langara College: sobre os estudos e a dinâmica do curso

13) A informação mais importante que você precisa ter é a de que o curso da pós é muito corrido e puxado. Tem muito trabalho em grupo, provas e tarefas pra casa, tanto que a gente chega a ficar atordoado sem saber o que fazer primeiro. Se prepare para esse cenário, achei bem diferente da pós e da graduação que eu tinha feito no Brasil.

14) Para evitar o estresse que provavelmente surgirá do item anterior, a melhor saída é se antecipar o máximo possível e não deixar nada acumular. Tente adiantar os trabalhos ao máximo, não deixe nada para a última hora e estude a matéria todo dia depois da aula, isso vai ajudar muito na hora de fazer os exames. Eu também faço resumos pra não ter de ler o livro todo de novo na véspera da prova, funciona bem pra mim.

15) “Desire To Learn”: O D2L, para os íntimos, é o sistema online da Langara, através do qual a gente faz ou envia os trabalhos e tarefas de casa, procura oportunidades de trabalho e voluntariado, recebe as notícias da faculdade e e-mails dos professores, inclusive com trabalhos de última hora para entregar no dia seguinte às vezes. Tudo seu vai estar lá, então se acostume a acessar pelo menos uma vez por dia todos os dias para não perder nada. O acesso é com a sua senha e o site é este.

16) As matérias com números não são nenhum bicho de sete cabeças. Eu sempre fui uma besta em matemática e qualquer outro assunto que envolvesse números, então fiquei apavorada com a perspectiva das aulas de estatística e contabilidade. Como o povo de Humanas geralmente é assim, muita gente já me perguntou sobre isso… não precisa se preocupar tanto assim! As aulas de contabilidade são até legais, você só precisa entender a matéria e a única matemática necessária é somar e subtrair. Já estatística é um saco mesmo, e se você pegar o Michael Lo como instrutor vai ser estressante, mas o mais importante é antecipar ao máximo todas as mil tarefas que ele pede.

Estudar na Langara College Marketing Management Vancouver
A cara de alívio minha e da Paula tirando foto com o professor de estatística depois de apresentar o trabalho final. Uuufa! Sim, você vai ter que cortar e colar na cartolina como se estivesse na 5a série da escola! haha

17) Por falar nos instrutores, eles são todos muito legais e sempre dispostos a ajudar. A Vicky Cai, de contabilidade, é uma fofura; o Noel Genoway, de Organizational Behavior e Marketing, é o máximo (muito divertido e ótimo professor); o Jarrett Vaughan, de Marketing e Social Media, é bem gato muito bom também; e o Ron Veiling, de Organizational Behavior e Negotiation Skills é… polêmico: tem quem adore e quem odeie. Eu comecei odiando e acabei gostando no final, apesar de discordar de umas coisas de memorização ridículas que ele pede. O segredo para se dar bem nas matérias dele é falar muito, comentar tudo, de preferência discordando e argumentando com ele, ele adora! haha (sério!)

18) De uma forma geral, a boa vontade dos professores com você é diretamente proporcional ao seu interesse e participação nas aulas. Quanto mais interessado, assíduo e esforçado você for, mais legais eles serão e mais consideração terão contigo, então se esforce e participe porque vale a pena.

Accounting class Marketing Management pós-graduação Langara College
Nós com a Vicky, a professora de contabilidade mais fofa do mundo, que de vez em quando leva cupcakes pro pessoal! <3

19) Peer tutoring information service: Embora os professores tenham horários em que você possa ir ao escritório deles pedir ajuda, se você precisar de mais atenção pode usar o peer tutoring information service, em que alunos mais experientes ajudam outros com dificuldades nas matérias (e são pagos para isso pela faculdade). O serviço é grátis e fica disponível a semana toda, você precisa ver os horários e o lugar na secretária. Eu nunca usei, mas dizem que ajuda muito!

O que e onde comer na Langara

20) O horário das aulas da pós, de 9h às 14h20, é desagradável porque fica muito tarde para almoçar em casa, então o jeito é comer lá ou levar comida. Eu prefiro comer lá porque dá menos trabalho. Na cafeteria tem o Tim Hortons e todas as suas gordices; uma lanchonete de comida meio indiana que vende uns PF bizarros; uma lanchonete tipo o Subway que faz sanduíches sob medida (adoro); um lugar que vende pizza e outras coisas gordurosas; uma lanchonetezinha de hambúrgueres e um bufê de salada a quilo (bom não é, mas dá pro gasto). Se prepare para gastar entre CAD $3 e $10.

21) O meu lugar favorito para comer não é a cafeteria, mas sim a LSU, o prédio dos estudantes (tipo um DCE), que tem uma lojinha de comida japonesa bem barata e gostosa. A gente sempre come sushi lá e é uma delícia! Também tem omelete, salada e um prato decente com carne, arroz e legumes cozidos. Por lá também se gasta entre $3 e $10, mas a comida é bem melhor. E tem até cerveja! haha

22) Na biblioteca tem um Starbucks, mas bem fraquinho e sem muitas opções. Eu pessoalmente prefiro o Tim Hortons, acho o Starbucks caro demais para o que é.

23) Se quiser levar comida de casa, na cafeteria tem um monte de forno de microondas onde dá para esquentar. Leve seus próprios talheres e copos, porque lá tudo é vendido.

Comida japonesa na LSU Langara College
3a e 5a é de lei a gente almoçar sushi na LSU! Muito boooom!

Recursos da biblioteca

24) O melhor lugar para estudar é na biblioteca. Nos vários andares tem muitas salas de estudo, lugar para sentar e salas de informática liberadas para os alunos. Adoro!

25) Se precisar imprimir alguma coisa, lá é mais fácil. Você bota crédito na sua carteirinha com os atendentes, depois faz login no computador e imprime o que precisar. Bem prático e eu faço isso sempre.

26) Lá tem um Writing Centre onde instrutores ficam disponíveis para ajudar os alunos com os textos em inglês. Eles revisam e dão várias dicas para a gente melhorar nossa escrita, acho esse serviço o máximo. É só chegar e esperar sua vez de ser atendido.

27) Livros: claro, na biblioteca tem muitos livros legais que a gente pode pegar emprestado e levar para casa, não só didáticos como romances e livros modernos no geral. Hoje em dia a gente até esquece disso, mas eu adoro, nunca compro livro nenhum sem antes olhar se lá tem e posso pegar.

Dicas gerais para estudar na Langara College

28) Reclamar adianta. Se não estiver satisfeito, reclame muito com a direção, porque eles ouvem e fazem tudo que podem para resolver o seu problema. No período passado a gente reclamou de várias coisas que não concordávamos na pós e eles acabaram melhorando bastante a estrutura do curso neste novo período por causa da nossa pentelhação. Então não guarde para você: reclame mesmo, a gente paga muito caro e tem que ter um serviço à altura. A Gayle e a Antonella, coordenadoras da pós-graduação, são umas queridas e estão sempre dispostas a ajudar.

29) Serviços de saúde e aconselhamento: A faculdade tem um serviço grátis com psicólogos para ajudar os alunos, e um serviço de saúde que você pode usar com o MSP (o seguro de saúde do Canadá). Nunca usei, mas me parece bem legal.

30) Aproveite o Co-op: As aulas de orientação para o mercado de trabalho são as mais legais, porque são voltadas para o lado profissional mesmo. A instrutora, Natasha Subotic, é sensacional e ajuda muito a gente com dicas práticas para quem quer entrar no mercado de trabalho aqui. Peça para ela revisar seu currículo e cover letter, peça dicas, marque reunião com ela… vale muito a pena e ela tem muito boa vontade para ajudar os alunos internacionais.

31) Use o VOLT: O serviço de voluntariado da Langara é excelente para achar boas oportunidades para conseguir trabalho voluntário na sua área, algo que é essencial para entrar no mercado aqui. Você pode ver as vagas disponíveis no D2L ou pedir ajuda para a Maggie na sala do VOLT (no primeiro andar do bloco B, logo na entrada) para escolher algo no seu perfil.

Ufa! Como falei! Lembrei tudo que podia, mas se você estudar lá e tiver mais alguma dica, me fala! Além de gostar de saber, vai ser ótimo para botar aqui também e ajudar os outros alunos.

E se depois dessa falação toda você ainda tiver alguma dúvida, fique à vontade para deixar sua pergunta como comentário aqui no blog, que eu respondo logo que puder.


-> Também quer estudar no Canadá e precisa de indicação de agência? Neste post te ajudamos e ainda descolamos um desconto pra você.

(Foto de destaque do post: Do site da Langara)


Confira mais posts sobre morar e estudar no Canadá:

Pós-graduação na Langara College: Concluí meu curso no Canadá, e agora?

Emprego no Canadá: Como conseguir um na sua área de estudos

Será que morar no Canadá é pra você?

10 coisas (muito) boas de se morar em Vancouver

Quanto custa morar em Vancouver para um casal sem filhos

Como é voar Air Canada e passar pela imigração em Toronto

Marketing Management na Langara College: Primeiro mês de aula e minhas impressões

Checklist: O que resolver no Brasil antes de ir morar fora

Passo a passo para fazer college no Canadá: Como se matricular e tirar o visto de estudante

31 conselhos e dicas para quem vai estudar na Langara College

Dica para entrar no mercado de trabalho no Canada: Cursos de Continuing Studies da UBC

Estudar em Vancouver: O que eu achei do curso de continuing studies da UBC

Tudo que você queria saber sobre enviar dinheiro pela Western Union (e tinha preguiça de pesquisar)


Comentários

Tags:

56 comentários

  1. […] 31 conselhos e dicas para quem vai estudar na Langara College […]

  2. Muito bom o post!
    Estou estudando na Langara há 3 messes quase e pelo que me falaram você nem precisa ter o Plano de saude de BC.. Se passar mal na langara é so ir LA que atendem de graca.

    E sobre o Cartao do Plano de saúde: o meu chegou em 2 messes mas na verdade é bom lembrar que tem direito a ele quem vai ficar mais de 3 messes aqui em BC neh!? 😛

    Obs: ate hoje não fui nesse japones. Preciso ir lá! ;P e valeu pelas divas dos livros! Muito bom!

    1. Oi, Paloma!!

      Bom saber esse negócio do atendimento médico, vou lá de vez em quando perguntar umas coisas agora! hahaha

      Sobre o restaurante japonês da LSU, você tem que provar mesmo, é uma delícia! Nunca mais vai querer comer na cafeteria de novo 😛

      Tá gostando do seu curso? O que vc tá estudando?

      Beijos

  3. Estou adorando ler seus textos!
    Me tira uma dúvida. Seu visto é de estudante. E o seu marido? Mesmo não estudando ele consegue ficar como acompanhante? É possível trabalhar e estudar? Nesse caso, qual o mercado de trabalho para um estudante de pós-graduação? E qual a média de salário por mês?
    Quantas perguntas! Rsrsrs
    Obrigada!

  4. Ah, mais uma dúvida…quanto custa a mensalidade da pós-graduação na Langara? Dei uma olhada no site deles, mas acho que não decifrei.

    1. Oi, Lane!!

      Legal que está curtindo os textos! 🙂

      Então, meu visto é de estudante e o do meu namorado também, porque ele também está estudando aqui (no Art Institute), então viemos com vistos independentes. Mas pra quem é casado e só um quiser estudar full-time num college (curso de inglês não), o cônjuge ganha visto de acompanhante com direito a trabalhar full-time aqui. O estudante pode trabalhar part-time, por até 20h semanais. O ritmo de estudos é bem puxado, mas quem for disciplinado consegue trabalhar sim. Você dificilmente vai conseguir trabalhar part-time na sua área, então os empregos que vai arrumar enquanto estiver estudando provavelmente serão os básicos, tipo garçonete/recepcionista/vendedora de loja etc. O salário mínimo aqui é $10,25 a hora, mas alguns lugares pagam mais do que isso, claro.

      O valor da minha pós na Langara é CAD $27,000 para estudantes estrangeiros. Dá uma olhadinha no post sobre as minhas impressões sobre o curso de Marketing Management na Langara College, acho que pode ser bem útil pra tirar várias dúvidas suas!

      Beijos

  5. Oi Thaís!
    Amei ler seus posts sobre a Langara , estou amando estudar lá, infelizmente meu curso acaba semana que vem 🙁
    Esse comentário é mais pra dar a dica pra aqueles que querem fazer um curso de inglês ( super intensivo e de muita qualidade ) eu faço o explore program , o governo canadense paga esse curso na langara para os universitários de Montreal e Quebec estudarem inglês . Esse ano eu sou a única brasileira o/
    Um beijo !

    1. Oiii, tudo bem?
      Eu tambem gostaria de saber sobre esse programa =)

  6. Oi, Laisse!

    Que máximo essa notícia do Explore Program, nunca ouvi falar! Me explica melhor o que é esse programa? Onde posso pegar mais informações sobre ele lá na Langara? Fiquei muito interessada não só pra falar aqui no blog como, principalmente, pra eu fazer também hehe

    E que pena que seu curso acabou já, queria te chamar pra tomar um café lá no Tim Hortons. rs Você tá se formando em que?

    Beijos

  7. […] 31 conselhos e dicas para quem vai estudar na Langara College […]

  8. Thais,

    Tudo Bem? Seu Blog está muito bom e muito rico em informações!! Parabéns!!!

    Estou indo com minha noiva, e eu vou fazer uma pós em Business Adm no Langara. Vamos nos casar assim que chegarmos em Vancity, assim ela poderá usufruir do work permit enquanto eu estiver estudado.

    Fechamos um Basement no site AirBNB, vamos ficar o primeiro mês no bairro Grandview (próximo a Commercial Brodway Station). Achei bem carinho 1.700 CAD. Qual bairro vc me recomenda? como conseguiu alugar seu ap em Yaletown? Queria algo mais em conta tipo 1000CAD.

    Sou louco com Mountain Bike, vc acha que Morar em North Vancouver fica muito longe?

  9. Oi, Roberto!

    Legal que vocês estão vindo, você vai curtir muito a Langara.

    Esse basement que vocês alugaram foi em que mês, agosto/setembro? O valor está normal, as coisas por aqui são caras mesmo, e no verão os apartamentos de aluguel por temporada ficam ainda mais caros, porque é a alta temporada de turismo na cidade.

    Sobre o lugar para morar aqui, eu diria que qualquer lugar próximo do skytrain é bom, porque o sistema de transporte público de Vancouver é excelente. Eu amo Yaletown pelos arredores e a localização, mas aqui é o bairro mais caro da cidade, eu vim pra cá porque o meu namorado queria muito, mas o aluguel é CAD$1,750 por mês. Nós achamos no site Kijiji, é um dos melhores classificados para alugar apartamentos para morar. Se você quer gastar por volta de CAD$ 1,300 por mês para alugar um quarto e sala, te recomendaria a procurar no West End (lá é maravilhoso, pertinho do Stanley Park!) ou nos arredores da Cambie Street. Outra opção também é Burnaby, uma cidade vizinha de Vancouver… vc vai levar uma meia hora pra chegar em Downtown de skytrain, mas os aluguéis lá são beeeem mais baratos. Conheço um casal que paga CAD$850/mês por um basement por lá, então é uma ótima para quem quer economizar.

    Sobre North Vancouver… eu aaaaaamo aquele lugar! É meu lugar favorito por aqui, e está mesmo nos nossos planos mudar para uma casinha lá no futuro próximo. Se você gosta de natureza, trilhas e mountain bike, é o lugar para estar, e os aluguéis são um pouco mais baratos também. Lá não tem skytrain, mas pra ir de lá pra Downtown é facinho, você pega o Seaboat (tipo a barca Rio-Niterói, só que melhor) ou um ônibus mesmo (leva uns 30 minutos, mais ou menos). Eu acho bem tranquilo, e um bom preço a se pagar para morar num lugar tão lindo… mas aí vai de cada um, né? 😉

    Beijos

  10. Oi Thais, tudo bem?

    Aaaaaaaaaaai, to apaixonada nos seus posts *….* conseguiu esclarecer muita coisa.
    Essa pós que voce esta fazendo me pareceu muitooo interessante e estava pensando em fazê-la.
    Maaas no meu caso, meu inglês é intermediario 1, mas estou pegando firme aqui pra melhorar e estava lendo sobre LEAP no Langara e sobre o Pathway nas escolas de inglês
    Fico confusa no que seria o melhor sabe, pq as agencias ganham no curso de ingles das escolas e praticamente nao falam sobre essa opção do LEAP =(
    Meu marido irá me acompanhar pra Vancouver, no caso do LEAP ele pode trabalhar, ou somente no inicio do college vc sabe?
    O nivel de ingles exigido para a pós é maior do que para o curso de mkt normal?

    obrigadaaaaaaaaaaaaa

    1. Oi, Laislaura!

      Desculpa a demora pra responder, acabou que só vi seu comentário agora!

      Então, eu fiz o TOEFL e entrei direto na aula normal da faculdade, então não sei direito como funciona o Pathway nem o LEAP. O que eu sei é que enquanto você estiver fazendo curso de inglês aqui, nem você nem seu marido poderão começar a trabalhar, só mesmo quando as aulas da faculdade propriamente dita começarem. Por causa disso, acho que eu preferiria dar uma fortalecida no inglês no Brasil pra já vir com tudo certo e gastar menos, mas aí vai da opção de cada um, né?

      Sobre o nível de inglês da pós e da graduação normal, acho que o nível de exigência é o mesmo. E vou te falar que tem muitos chineses com um inglês bem, bem ruim, então imagino que não seja muito alto! hehehe

      Beijos!

  11. […] 31 conselhos e dicas para quem vai estudar na Langara College […]

  12. Olá Thaís,

    Tudo bem?
    Primeiramente parabéns pelo seu blog ele é demais, as informações são muito valiosas e eu fico sempre ansiosa pelo novo post! 🙂
    Estou querendo estudar na Langara no segundo semestres de 2016 mas ainda não consegui decidir o curso, a minha ideia é ir para algo que me proporcione mais oportunidades de emprego mesmo, porque tenho a intenção de ficar no Canadá definitivamente (adorei seu post sobre como você deixou tudo para traz e foi, minha inspiração :P) mesmo que para isso tenha que mudar de área, hoje sou consultora de SAP. Estou muito interessada no curso de Business Administration (Post Degree), gostaria de saber se você tem contato com alguém que fez ou está fazendo este curso e poderia me passar como tem sido a experiência, a decisão do curso é muito importante porque além de ter um custo elevado para mim pode me abrir portas para ficar!

    Muito obrigada por compartilhar conosco suas experiências.

    Abraços
    Cristina

    1. Oi, Cristina!

      Que alegria ler seu comentário, fiquei feliz em saber que você curte o blog! 🙂

      Então, a pós em Business Administration tem boa parte das matérias em comum com Marketing Management (a que eu faço), só agora no último term que vai dividir total. O que você gostaria de saber exatamente? Eu tô gostando bastante de lá, o ritmo de estudos é bem puxado, mas a Langara tem muitos recursos pra quem corre atrás e quer aprender. Além disso, eles têm convênio com várias empresas e o programa de CO-OP no final dessa pós é muito bom pra ajudar os alunos a arranjar emprego. Acho que você não se arrependeria

      Sobre você ser consultora de SAP, tava falando aqui com meu namorado, que é da área de TI, e ele tava falando que você tem ótimas chances de se empregar muito bem nessa área mesmo por aqui. O mercado de tecnologia não para de crescer em Vancouver e estão rolando várias oportunidades. O prédio da SAP, aliás, é bem aqui na frente do nosso, em Yaletown! hehe O mais importante mesmo, independente da faculdade, é você trabalhar pra deixar seu inglês o mais fluente e afiado possível, que oportunidades de emprego não te faltarão, certeza!

      Beijos

      1. Olá Thaís!!

        A Sap é ai do lado!?!Quero ser sua vizinha :)!!
        Então eu fiquei em dúvida entre o curso de Marketing e o de Business mas como sou formada em Publicidade e Propaganda optei pelo Business! No site eles recomendam fazer o Math18 ou 19 antes, você fez? Tenho receio de não acompanhar porque não tenho uma base forte em cálculo do tipo juros, etc. O curso é o dia todo? Será que dá para conciliar trabalho part time? Para o estágio você sabe se todo mundo que atinge uma nota pode aplicar ou são só alguns alunos? Estava em dúvida entre Langara e BCiT mas a segunda opção é anos luz mais cara e como você fala tão bem da Langara me empolguei :). Você se matriculou por intermédio de alguma empresa ou direto com a escola? Entrei em contato com eles estou pensando em fazer tudo sozinha. Olha que os a os digam amém para as palavras do seu namorado e eu consiga me empregar em SAP rapidinho 🙂

        Obrigada mais uma vez pelas dicas, sou sua fã!

        Bjs
        Cristina

        1. Oi, Cristina!

          Então, eu fiz minha matrícula por uma agência de intercâmbio, fiquei com preguiça de ver tudo sozinha, mas é perfeitamente possível sim! Sobre o teste de matemática, se eu tivesse visto isso provavelmente nem teria me inscrito, porque tenho HOR-ROR a matemática! hahaha Então não precisa fazer teste nenhum não, quer dizer, pelo menos ano passado não precisei para me inscrever, a não ser que tenham inventado isso este ano. O curso tem uns horários esquisitos e as aulas pegam quase o dia todo, mas dá pra trabalhar part-time sim, só que os empregos dificilmente vão ser na nossa área, justamente por causa do horário… dá mais para trabalhar como garçonete, recepcionista, etc em horários alternativos. Sobre o estágio no final do curso, todo mundo pode aplicar, mas quanto melhor for a sua nota e dedicação, melhor, afinal, os professores vão ficar mais motivados em te indicar e dar uma força.

          Me dê notícias sobre o que você for decidindo, vou ficar na torcida
          Beijos

  13. Pensando em Langara e FDU, a cidade de Richmond pode ser uma opção mais acessível que Vancouver?

    1. Oi, Marcelo!
      Acho Richmond uma boa opção sim, porque tem acesso fácil ao Skytrain e, consequentemente, a muitas áreas de Vancouver. Outras opções mais em conta que eu consideraria são Burnaby e North Vancouver.
      Bjs

  14. Oi Thaís, td bem?
    Primeiramente parabéns pelo site e por todo conteúdo abrangido, acompanho constantemente as atualizações e troca de informações, muito obrigado por sua paciência e iniciativa.
    Estou com uma dúvida e gostaria de ouvir sua opinião: Na área de business, o que seria mais interessante pra mim que possuo um bacheralado (direito), fazer um curso de diploma ou já ingressar numa pós-graduação.
    O motivo da pergunta é que iniciei o processo de matrícula pra um curso de diploma e o college me respondeu que como já possuo um bacharelado (mesmo q de outra área), poderia ingressar na pós?
    Gostaria de saber sua opinião a respeito disso quanto a formação, qualificação e mercado de trabalho (diploma/pós).
    Desde já agradeço pela atenção.
    Obrigado!!
    Abs.

  15. Olá, Thaís! Adorei o site, muito útil!

    Estou pensando em fazer uma pós em Business Administration na Langara também. O diploma brasileiro é preciso ser validado pelo Canadá ou basta enviar a sua cópia e a do histórico em inglês e juramentada? Estou indo para Vancouver em setembro para estudar inglês na Eurocentres por 10 semanas e pretendo emendar com a pós em seguida. Tem alguma forma de entrar em contato contigo? Pelo facebook ou algo assim, para ver uns detalhes. Muito obrigada!

    1. Oi, Gabriela!

      Pra fazer a matrícula na pós da Langara só precisa apresentar o histórico e o diploma da faculdade, junto com a tradução juramentada. Você só vai precisar validar o diploma no Canadá se quiser dar entrada no processo do Express Entry para a imigração (a não ser que a sua profissão seja certificada, mas aí é outro caso).

      Nós temos aqui no site um contato de email, mas prefiro que deixem as dúvidas como comentários no blog mesmo, que aí as pessoas com dúvidas parecidas podem ler e se informar também, além de manter o blog movimentado também. Pode ser? 😉

      Beijos!

      1. Obrigada pelo retorno!

        Pode ser! Eu gostaria de saber se para conseguir o visto de estudo eu preciso comprovar ter condições de pagar apenas o curso (os dois anos) ou de pagar o curso e também ter condições de me manter aí por um ano.
        Infelizmente, com essa crise aqui no Brasil, devido a tanto roubo, o nosso dinheiro (real) não está valendo nada…eu tenho apenas o suficiente para pagar os dois anos de curso, ou seja, minha idéia seria trabalhar para conseguir me manter aí. Será possível? Você sabe quanto é preciso comprovar ter de dinheiro para conseguir o visto? Pode ser o valor em dólar canadense mesmo hehe. Se for apenas um ano do curso + um ano de moradia, aí tudo bem. Agora se eles exigirem o curso inteiro + um ano de moradia, fica mais difícil. Espero não ter complicado a pergunta! Hehe, obrigada!

        Beijos

        1. Oi, Gabriela!

          Até onde eu sei, só é preciso comprovar o valor do primeiro ano de curso + o valor pros dois se manterem por um ano. No site do CIC (https://www.cic.gc.ca/english/) tem tudo explicado direitinho, vale dar uma bisbilhotada pra ter certeza! 😉

          Beijos

  16. Thais, boa tarde. Estou de viajem marcada dia 14/03 e pretendo visitar o Langara College. Realmente seu post é muito abrangente. Pretendo fazer pós em Business, afinal trabalho em Banco ha um bom tempo e sou formado em Administração com Pós em Serviços. Conheço Toronto também e quero enfim decidir em qual Provincia ficarei por até 4 anos, tempo que minha licença é permitida. Espero poder conhecer vcs pessoalmente. Abçs.

    1. Oi, Jair! Muito boa essa sua ideia de ir conhecer o college antes de se matricular. Você vai adorar a Langara, a estrutura deles é ótima e o campus é muito lindo. Boa sorte na sua decisão, e me avise se eu puder ajudar em alguma coisa! 🙂

  17. Oi Thais!
    Você tem uma boa agência para indicar? Estou achando complicado ver os detalhes com o College por conta própria (eles às vezes nem respondem meus e-mails)… E despachante para o visto? Vc tem alguém p indicar?
    Obrigada!

    1. Oi, Ana!

      A agência que nós indicamos é a Nexus Intercâmbio. O email de contato que eu tenho de lá é o viagem@nexusintercambio.com . O pessoal de lé é super legal e atencioso, você vai gostar, e eles podem te ajudar com indicações para o visto também.

      Bjs!

  18. Olá Thais, tudo bem? Muito legal toda a informação que você passou.
    Uma dúvida que eu tenho, eu conversei com pessoas de diversas agências, e agora estou conversando com uma que chama Experimento e que trabalha com a Langara, e queria saber de você se vale a pena fazer toda essa parte pela agência mesmo.
    Outra coisa, eu consigo conciliar trabalho e estudo? Porque na agência eles falam q eu tenho autorização para trabalhar desde o primeiro dia de aula, e realmente o dinheiro que eu tenho seria suficiente para pagar apenas o primeiro ano de college, e por isso preciso de uma garantia financeira, pelo menos para me bancar la, moradia, comida e tudo mais, é possível isso? E eles também falaram que eu consigo estudar um semestre e parar um semestre para trabalhar full time, pelo menos para juntar uma grana para ter condições de pagar os próximos semestres. Vale a pena ir para fazer desse jeito que te falei?

    Obrigado desde já 😉

    1. Oi, Jairo!

      Eu acho que vale a pena fazer a matrícula por agência sim, porque eles não costumam cobrar (o pagamento deles é a comissão da faculdade) e eles diminuem muito o seu trabalho com a parte burocrática quando já se tem tanta coisa na cabeça ao planejar uma mudança como essa.

      Sobre conciliar trabalho e estudo, vai ficar puxado, mas você consegue sim, a maioria das pessoas faz isso. Mas trabalhando part time e geralmente em um emprego de salário mínimo ou um pouco mais (é quase impossível conseguir part time na sua área de estudos), não sei se você vai conseguir pagar as suas despesas e Vancouver e ainda juntar pro college, mas sempre dá pra tentar né. Sobre isso de trancar um semestre para trabalhar full time, eu nunca ouvi falar, até porque me disseram que na Langara o nosso visto é vinculado a estudo full-time. Mas talvez eles estejam falando do período de verão, talvez seja possível, mas vê isso direitinho, porque o que acontece é que essas agências prometem mundos e fundos e, muitas vezes, quando a gente chega aqui vê que não era bem assim. Minha dica seria mandar um email direto pra Langara e perguntar isso pra eles para confirmar.
      Bjs!

  19. Oi Thais Tudo bem?!
    Obrigada por seus comentários são muito esclarecedores e tem nos ajudado bastante.
    Meu filho de 18 anos vai para o Langara em agosto/2016- Curso Paz e Conflitos, estamos preocupados com a moradia, gostaria de saber se a Langara oferece apart. para aluguel para os estudantes como ocorre a exemplo na UBC??
    Abraços

    1. Oi, Adriana!

      Legal saber que o blog está sendo útil! Então, a Langara não oferece dormitórios como a UBC, mas é fácil ele conhecer gente por aqui pra dividir um apartamento. Fala pra ele dar uma olhada nos grupos do Facebook e em sites como o Craigslist e o Kijiji. Além disso, nos quadros de aviso da própria Langara tem vários anúncios de alunos procurando roommates pra apartamentos e casas ali nas redondezas. Meu conselho seria alugar um quarto provisório pra ele por cerca de um mês no AirBnb para o primeiro mês, e aí quando ele chegar aqui ele procura um lugar mais fixo com calma.

      Boa sorte!
      bjs

  20. Ola Thais, Obrigada pelas super dicas sobre a Langara!

    Vou comecar Langara em Setembro no programa de marketing management – full time e estou com algumas duvidas em relação a LSU.
    – Gostaria de saber se nos tornamos membros da LSU assim que pagamos a Tuition fee ou quando comecar o term preciso me assossiar?
    Pergunto isso , pois a LSU oferece um Health/Dental Plan que me interessei. Voce conhece esse plano de saude deles? sabe me dizer se é somente para emergencias ou cobre consultas , exames assim como o MSP?

    Obrigada!!

    1. Oi, Cristiane!

      Eu não cheguei a usar esse seguro saúde da Langara, mas eu sei que você paga por ele na tuition, e pelo que ouvi falar, é muito bom, dá direito até a psicólogo (se você tiver indicação médica). Mas não sei sobre esses detalhes de data de início e tal, é melhor você confirmar direto com a Langara pra saber com certeza. O pessoal do departamento de international students lá é muito simpático e vai te atender super bem!

      Bjs

  21. Oi Thaís!

    Excelente seus posts e site! Congrats!

    Me interessei muito em fazer o mesmo curso que você na Langara. Meu casamento tá marcado para este ano e estamos planejando de nos mudar em 2017 ou 2018.

    Vi que você pagou CAD$ 27k no curso, o pagamento do curso tem que ser feito de uma vez ? Ou só o primeiro ano ?
    Este curso te dá direito a work permit durante e após o curso ?

    Obrigado e parabéns!!

    Davi

    1. Oi Davi!

      O pagamento é feito com um valor inicial e depois por term, não é tudo de uma vez não. E o curso dá direito a work permit durante e depois do curso sim!

      Bjs

  22. Oi Thais! Muito legal o post! Queria alguns detalhes sobre a grade de aulas.. Se todos ou a maioria dos cursos são das 9:00 as 14:20.. Ou tem horarios mais variados?!
    Outra coisa, tenho muito receio das aulas em ingles de não acompanhar o curso, como é o nivel de ingles para as aulas, provas, tarefas.. Tanto listening, speaking, writing, reading!
    Obrigado pela ajuda!!

    1. Oi Igor!
      O horário das aulas varia… até onde eu sei, pro pessoal que começou o curso há pouco tempo eles estaavam oferecendo opções de aulas no período noturno, o que facilita pra quem quiser estudar e trabalhar.
      Sobre as aulas em inglês… bom, quanto melhor for o seu inglês, mais fácil vai ser acompanhar as aulas, apresentar trabalhos, fazer os assignments e tudo mais. Mas como tem muito estrangeiro lá, eles não esperam que ninguém tenha o inglês perfeito, e a sua fluência vai melhorando durante o curso também… mas não deixe de estudar e se esforçar pra aproveitar ao máximo.
      Boa sorte!
      Bjs

      1. Oi Thaís,

        Vou aproveitar a pergunta do Igor para pedir ajuda tb.
        Comeco langara agora em Setembro. Com relação a grade de aulas, pretendo fazer 3 cursos (9 creditos) esse primeiro termo para me adaptar.
        A pergunta é… como podera ser distribuido essas aulas durante a semana?? tem a possibilidade de ser somente 2 ou 3 dias por semana de aula?? ou poucas horas de aula durante a semana??
        Por ser poucas aulas tem a possibilidade de fazer tudo em um mes ai so faço as provas na data marcada?? parece q na bcit fazem isso.

        Super obrigada ;0)

        1. Oi Cristiane! Desculpa a demora pra responder!
          Na Langara não tem tanta flexibilidade assim não, tem que fazer as aulas no ritmo certo direitinho, mas acho que se você conversar lá dá pra ajeitar os horários mais ou menos de acordo com as suas necessidades (tipo, à noite ou só durante a semana…).
          Beijos!

  23. Olá Thaís,

    Fui aceita no Langara!! Uhuuu
    Agora estou montando a minha grade, você teve aula com algum dos professores abaixo?

    Wong R, Yip S, Cai V, DeWolfe A, Shay R, Wikkramatileke R, TBA, Greaves Aylward P, Hayashi G,
    Mrkic-Subotic N, Yang S.

    Agradeço recomendações!

    Muito obrigada
    Cristina

    1. Oi Cristina!
      Desse povo todo que você falou só tive aula com a Natasha Subotic. Ela é o máximo, a melhor professora que eu tive e me ajudou muito a conseguir meu emprego aqui! Falei mais dela nesse post aqui, ó: https://www.viajadora.com/marketing-management-na-langara-college-conclui-a-pos-graduacao-no-canada-e-agora/

  24. Boa tarde, Thais

    Estou me planejando para estudar Business Management na Langara. Você conhece alguém que fez esse curso? E se sim, vale a pena? Também gostaria de saber quando começam as aulas no incio do ano, se em janeiro ou fevereiro?

    1. Oi Saulo!
      Conheço pessoas que gostaram de estudar Business Management e outras que não gostaram, mas na real, quem faz o curso é o aluno e o quanto ele se esforça, de verdade mesmo. Expliquei direitinho sobre isso nesse post aqui, ó: https://www.viajadora.com/marketing-management-na-langara-college-conclui-a-pos-graduacao-no-canada-e-agora/
      E as aulas começam no comecinho de janeiro (por volta do dia 5) ou em setembro!
      Bjs

  25. Oi !!! Estou amando seus posts!!! Super ultra úteis. Minha filha dec17 anos termina o Ens Medio esse ano aqui no Brasil. Ano que vem ficará 6 meses estudando inglês em Vancouver pra em 2018 entrar para um College na area de cinema. Li não sei onde que é preciso ter 4 anos de Ens Medio . Fiquei muito preocupada. Tem sentido minha preocupação ou 4 anos de Ens Médio é só para quem quer fazer bacharelado? Ela deve fazer um college publico de 2 anos. Beijokas!!! Te agradeço.

    1. Oi Sandra!
      Eu sei que pra fazer college aqui é preciso comprovar que fez Ensino Médio, mas desconheço essa questão do tempo… meu namorado tá fazendo bacharelado aqui e apresentou o histórico de 3 anos do Ensino Médio dele.Pra ter certeza, acho que seria melhor você confirmar com uma agência de intercâmbio mesmo, você tá tratando com alguma? Se quiser te passo o contato da agência que eu confio!
      Bjss

  26. Boa noite, Thais
    Estou estudando a possibilidade de ir fazer uma Pós no Langara. Estou entre o Business Management ou o Supply Chain.
    O problema é que vou ter que fazer o inglês antes pois tirei 6,0 de overall no IELTS.
    Estou interessada em comprar o LET Guide para ir dando uma olhada…
    Sabe de alguém que possa me vender?
    Abraços.

    1. Oi!
      Eu infelizmente não sei o que é o LET Guide nem sei de ninguém que esteja vendendo, mas acho que não deve ser difícil achar. Você já procurou nos grupos do Facebook que eu mencionei neste post? O principal é este aqui. Vale a pena perguntar, sempre tem alguém querendo vender. 😉
      Boa sorte!
      bjs

  27. Olá,
    O LET é o Language English Test da Langara.
    Já procurei sim
    Obrigada!
    Abraços

  28. Olá Thais, como vai?
    Parabéns pelo seu blog, é simplesmente SENSACIONAL!!!
    Está me auxiliando muito e pelo que pude notar a muitas outras pessoas.
    Estou planejando fazer a Pós em Supply Chain & Logistics no Langara, você conhece alguém que fez?
    Se gostou do curso?

    Abraço,
    Diego

  29. Olá Thaís! MUUUUITO OBRIGADO por ter criado esse blog falando exatamente da Pós que pretendo fazer (Marketing Management) na Langara. Vou aplicar para iniciar em Janeiro de 2018. Tenho duas dúvidas: 1 – Quais são exatamente os documentos de estudos daqui do Brasil que preciso enviar para lá com a tradução juramentada? 2 – Você sabe como funciona ou conhece alguém que foi para estudar e levou esposa/marido junto com o Work Permit? Desde já agradeço.

  30. Sensacional o texto Thais!
    Eu tenho juntado uma grana para poder estudar no Canada e me interessei muito no Langara, mas o meu medo é de não conseguir conciliar os estudos e o trabalho, pois parece muito puxado comparado aos estudos daqui.

    É possível montarmos as grades dos cursos (Diploma ou Pós) como fazemos em nossas universidade por aqui?

    1. Oi Rodrigo,

      Quando eu estudei na Langara a grade dos cursos de pós-graduação era fixa. Para ter o visto de estudante você precisa estudar full-time, ou seja, por um número mínimo de horas, por isso, mesmo que você possa escolher diferentes matérias, não pode fazer só uma matéria por período, por exemplo, como fazemos nas faculdades do Brasil. O importante é levar uma boa reserva de dinheiro do Brasil, porque trabalhar enquanto estuda aqui é uma ajuda nos custos, não pode ser a base para pagar as suas despesas aqui, porque o que se recebe por 20h de trabalho por semana não é suficiente.

      Bjs

  31. […] dos posts que acho mais relevantes é 31 dicas para quem vai estudar na Langara College, já que mais e mais brasileiros estão escolhendo esse college como opção de instituição de […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *