As férias de verão chegaram e você já está de malas prontas para passar alguns dias na casa daquele parente que mora em alguma cidade muito legal onde você vai ter a sorte de não pagar hotel? Pois este post é para você!
Não seja um hóspede mala!
É sempre bom ter os amigos por perto e um prazer recebê-los em casa. A não ser que eles sejam folgados e sem noção, o que faz com que se tornem um peso para os anfitriões e pode acabar prejudicando a amizade. Para evitar que isso aconteça – e para poder mandar esse link para os meus queridos amigos quando eles vierem me visitar no Canadá (rsrs) – listamos nossas 14 dicas de como o bom hóspede deve se comportar para ser sempre bem recebido e querido na casa de qualquer anfitrião. É mole, ó:
1) Quando pensar em se hospedar na casa de alguém, lembre que você não vai ter a mesma liberdade que teria em um hotel
Você vai ter de se adaptar às regras da casa, ser simpático e se oferecer para ajudar. Eu não gosto ter essas obrigações e amo a minha privacidade, por isso prefiro pagar minha hospedagem sempre que puder, a não ser que eu tenha muita intimidade com a pessoa ou não tenha como fugir disso. Questão de escolha mesmo.
2) Se você decidir ir mesmo assim, leve uma lembrancinha para o anfitrião
Principalmente se você estiver visitando um amigo em outro país, é simpático perguntar se a pessoa precisa ou gostaria de alguma coisa do Brasil. Mas se não for esse o caso, vale levar um vinho, uma caixa de bombons ou qualquer coisa que mostre que você se preocupou em ser gentil e não chegar de mãos abanando.
3) Combine a data da chegada e, principalmente, da saída
Conhece aquele dito popular de que “visita é que nem peixe, depois de dois dias começa a feder”? Então! Nada de ir ficando na casa da pessoa para sempre, deixe bem claro a data em que pretende ir embora. E outra coisa, ter noção é fundamental: se for ficar muitos dias, é melhor considerar alugar um apartamento por temporada, para não incomodar.
4) Adapte-se à rotina da casa
Se você vai ficar na casa de gente que gosta de dormir e acordar cedo, por exemplo, trate de acordar mais cedo também e nada de fazer coisas incômodas como ficar ouvindo música até tarde. Se todo mundo arruma a cama e gosta de comer sentado à mesa, faça isso também. Um bom hóspede sabe dançar conforme a música, então… Dance!
5) Controle seus filhos
Se tem algo ao qual eu tenho horror nesta vida é criança mal educada. Não tem coisa pior do que esses pais que não controlam seus próprios filhos e deixam essas pestes mexerem em tudo, fazerem uma barulhada danada e encherem o saco de todo mundo só porque são crianças. Quer dizer, tem coisa pior sim: esses monstrinhos estarem hospedados na sua casa, bagunçando tudo e fazendo um pandemônio. Lembro de uma vez que meus pais receberam em casa um casal com um garoto que no momento em que chegou lá em casa, já começou a revirar tudo, tirar as coisas da gaveta e jogar no chão, abrir o armário, fuçar a geladeira… minha vontade era jogá-lo pela janela. Não seja um desses pais, não deixe seus filhos virarem essas pestes sem educação… nem na casa dos outros nem em lugar nenhum, por favor. A sociedade agradece.
6) Se ofereça para pagar as coisas também
Já vi e ouvi relatos de gente se hospedar na casa dos outros e não se oferecer para pagar nem um cafezinho, e quando saía com a família, ainda ficava esperando que pagassem as coisas para ela(e). Isso é tão absurdo que eu não preciso nem comentar mais nada, né?
7) Aceite o fato de que ninguém está ali para te servir, então ajude
Não tem nada pior do que hospedar alguém em casa e a pessoa só dar trabalho e não fazer nada para ajudar. Seus anfitriões não são seus empregados, então trate de ajudar também para não se tornar um encosto. Lave a louça de vez em quando, arrume sua cama, se ofereça para ajudar nas tarefas domésticas, se comporte como um morador da casa.
8) Ninguém está ali para te alimentar também
Uma vez recebi uma amiga em casa e ela ficou reclamando que eu não tinha nada de bom para comer na geladeira, só coisas light. Então é importante deixar uma coisa bem clara: seus anfitriões já estão fazendo o favor de te receber como hóspede e não são obrigados a te alimentar também. É claro que vão te oferecer comida e tudo, mas faça algumas compras no supermercado também para ajudar, principalmente se quiser comer alguma coisa que não faça parte da rotina alimentar da casa. Outra ideia simpática é se oferecer para fazer um jantar especial para os seus anfitriões.
9) Tenha empatia caso alguma coisa saia errado
Quando você estiver na casa deles, seus anfitriões vão fazer o máximo possível para que tudo corra perfeitamente e você tenha o máximo de conforto durante a sua estada. Porém, nem todo lugar é perfeito: pode ser barulhento, muito quente, etc, e além disso, imprevistos acontecem e podem atrapalhar, como um chuveiro queimado ou algum outro problema na casa. Seja gentil, compreensivo e bem-humorado em vez de ficar reclamando, para não dificultar as coisas e deixar seu anfitrião ainda mais constrangido.
10) Não leve visitas sem avisar
Você já é a visita, então não fique convidando outras pessoas para ir até o local em que você está hospedado sem perguntar antes ao seu anfitrião se não tem problema fazer isso. E lembre-se de perguntar isso de uma forma que não o deixe constrangido em negar, certo?
11) Mantenha suas coisas arrumadas
Nada de chegar na casa dos outros e ir espalhando suas coisas e fazendo uma bagunça danada. Ninguém gosta de um hóspede bagunceiro! Mantenha todos os seus pertences arrumados em um cantinho e na mais perfeita ordem para que fiquem o mais invisíveis possível.
12) Conserte o que você quebrar
Ninguém está livre de um acidente ou de quebrar alguma coisa na casa dos outros sem querer. Se isso acontecer com você – ou alguma coisa parecida, como uma privada entupida, por exemplo – imediatamente se ofereça para consertar, comprar outra peça ou pelo menos ajudar a resolver o problema. O anfitrião provavelmente vai falar que não precisa, mas é gentil fazer mesmo assim. Por exemplo: se você quebrar uma louça ou um vaso na casa, é gentil comprar um objeto similar para presentear o anfitrião e mostrar que você se importa.
13) Não peça coisas pessoais emprestadas
É claro que emergências acontecem, mas na medida do possível, não fique pedindo nenhum item pessoal emprestado para os anfitriões, como roupas, lâminas de barbear, pasta e escova de dente, pente, etc. Seja um bom hóspede: dê um pulinho na farmácia e compre tudo que precisar ou tiver esquecido. Já se forem itens maiores, como, por exemplo, bicicleta ou computador, peça se pode usar e sempre avise antes, ou combine os horários em que eles estarão disponíveis para o seu uso.
14) Na hora de ir embora, agradeça e ofereça sua casa também
A partir do momento em que você é hóspede na casa de alguém, você está automaticamente colocando a sua casa à disposição e aceitando tratar o hóspede com a mesma hospitalidade. Saiba disso na hora de decidir ficar na casa de alguém, porque é um precedente que se abre para a sua casa também. Então, quando sua temporada de visita acabar, agradeça muito a gentileza dos anfitriões e lembre-os de que sua casa também estará de portas abertas para uma visita deles.
Bom, é isso! Seguindo essas regras, é certo de você e seus anfitriões terem bons momentos juntos e muito mais chances de a amizade não ir para o brejo.
Mas e você, tem mais alguma dica? Já passou por alguma situação bizarra como anfitrião ou convidado? Conta pra gente, adoramos ouvir esses causos! haha
Ô vontade de mandar isso por email pra alguns sem noção, rs. Recebo muitas pessoas em casa, principalmente no verão, pois moro perto da praia. Algumas são uma benção, mas outras… aiai. A maioria age mesmo como se estivesse em um hotel. Consigo identificar cada uma das situações que citou no post. Passamos por todas elas aqui. Uma das minhas hóspedes mais folgadas chegou ao cúmulo de pedir a moça que trabalha em casa pra lavar a calcinha dela! Aos poucos vou aprendendo a me impor e acabar com os abusos. Só recebo agora se for ser prazeroso pra mim e pra minha família também.
Oi, Elaine!
Pois é, eu também já morei na praia e recebi muito hóspede sem noção na minha casa. É incrível como as pessoas não pensam que as coisas que elas fazem incomodam os anfitriões, né? É uma cara-de-pau impressionante! Isso de pedir para a moça lavar as calcinhas é comum, e ninguém merece! haha Tem que aprender a se impor mesmo, a casa da gente não é hotel e só vale a pena receber quem a gente gosta e sabe que vai ser comportar bem, para ser bom para os dois lados. 😉
Ah, acabei de conhecer o seu blog, muito legal, vou passar a acompanhar!
Beijos
[…] https://www.viajadora.com/14-dicas-para-nao-ser-um-hospede-insuportavel/ […]
Já passei por todas essas situações, moro em Florianópolis então no verão todo mundo quer passar férias aqui em casa, mas tem cada cara de pau que eu desacredito, o fim Da picada desse último verão foi a visita de 3 amigos um veio para ficar 15 dias e os outros dois somente o carnaval eu e meu marido nos desdobramos para agradar até gasolina para levar eles para conhecer a cidade nos que pagávamos, não ganhei nenhum agradado se quer nem uma ajuda pra nada pois eu não estava de férias eu sai da minha rotina e de meus gastos mensais.
Por todos esses encomodos citados acima eu estou elaborando uma cartilha para quando a pessoa falar que quer me visitar já vai receber a cartilha por e-mail e se concordar com as condições poderar vim se não VÁ FICAR EM UM HOTEL.
Gostaria de ter aquela placas, pr colocar em casa, como decoração porem q fosse dicas para esses tipos de hospedes que vem pra nossa casa e acha q é. A casa da sogra, so que não.
Estou passando por todas estas situacoes nesse momento.
Não é mole não, né, Fabricio? Bjos! :*
O pior que vc fica feliz em receber as pessoas ,porque nosso maior tesouro são a família e os amigos,porém vc trabalha tanto que até desanima de convidar denovo.Ai vc passa ser um monstro desprezivel.Dificil demais ^^
Todo final de ano sou ‘obrigado’ a receber minha enteada, seu filho mimado (chato) e seu marido obtuso (insuportável).
Ficam uma semana ou mais sem colocar nada em casa (consomem energia física e financeira) fazem bagunça, mudam a rotina e horário do lugar, só porque a enteada está na casa da mamãe.
Conversar com minha esposa é inútil, acha que sua filha pode tudo e ainda faz questão ser a empregada deles.
Argumenta que ‘era assim antes’ e não pode fazer nada para mudar
Como dizem: peixe e visita começa a feder depois de três dias
Obrigado por desabafar
Oi John,
Nossa, posso imaginar que saco mesmo deve ser aguentar essas visitas sem noção e tão desagradáveis! Pelo menos é só uma vez por ano, né, sempre poderia ser pior!
Recebi uma visita aqui em floripa também.Pensa numa pessoa folgada que ate dor de barriga deu de tanto que atacou minha geladeira e armários sem contribuir com nada. A “menina” 18 anos, nao se controlava em abrir os produtos que estavam fechados, ex: Panetone, bolachas, etc até na hora em que estavamos fazendo a janta a capirota queria fazer torrada para comer. Roupas jogadas no banheiro, tomou conta da minha tv como se fose dela. O pior é que eu ainda me passei por chata por ter reclamado.
Nossa! Falta de noção tem limite, né? Acho que eu reclamaria bastante também!
Bjs! :*
Só entrei aqui para desabafar. O hóspede indesejado no caso é o irmão do meu cunhado. Por diversas vezes tive que recebê-lo. À primeira ele consegui se impor numa visita que era para ser de minha irmã, cunhado e meus dois sobrinhos. Ele veio com toda a família. Foi um inferno em um apartamento de 50m2. Na segunda ele veio fazer uma rinoplastia e trouxe a esposa, ficou 10 dias. À esposa revistou todas as minhas coisas pessoas. Pegou roupas, sapatos e acessorios de praia sem perguntar. Tive que ceder minha cama e ainda escutar os comentários das “travessuras” sexuais do casal. No fim ainda tive que comprar os lanchinhos do retorno da viagem (ele me levou ao supermercado com a desculpa de comprar coisas para o jantar e no fim comprou sucos, biscoitinhos e colocou no carrinho, quando paguei ele embalou e disse que era para viagem. Me mudei para um apto melhor e Seguiram se varias visitas dele com fins comerciais onde sequer colocar a cadeira na mesa ao se levantar a pessoa fazia. No fim do ano passado ele pediu a chave de minha casa – cedi e no fim fiquei com o ar condicionado quebrado, o acrílico de minha geladeira nova quebrado e meu carro arranhado feio embaixo. Sim ele pegou meu carro sem autorização (estava de férias na casa de minha mae e Ele foi lá pedir a chave da casa – a chave do carro estava à vista em minha casa). A próxima visita de 5 dias foi com o outro irmão. Esse último ainda mais machista que Ele ficava repetindo o tempo todo: por que você não casa? Está solteira porque? Já sabe até fritar ovo está boa de casar (tenho 42 anos e não casei justamente para não ter que conviver com esse tipo de homem). Na última visita (ele informa que está chegando na noite anterior) veio de férias por 7 dias com dois filhos adolescentes de 12 e 16 anos, a esposa e o bebê. Estragaram vários itens de minha casa, inclusive um relógio de parede que nem vi porque foi direto para o lixo e nem dizer vou comprar outro. Tive que viajar a trabalho e deixar essas bênçãos em minha casa. Sinceramente não suporto mais.
Caramba, Maria Betânia! Deve ser difícil mesmo.. :/ Espero de verdade que em 2020 seja diferente e que você tenha hóspedes melhores! Bjao!
Ano passado minha prima pediu pra minha mãe deixar a filha dela de 16 anos ficar aqui em casa pra estudar, aqui só tem 3 quartos, o dos meus pais, o meu e o do meu irmão, ela ficou comigo no meu pois minha cama é de casal, e ainda tive que ceder uma parte do meu guarda roupas, ela ficou aqui o ano todo, não ajudou em nada, apenas no primeiro mês que a mãe deu 100 reais mais depois nem 1 real deu, esse ano ela veio de novo e a minha prima achou que tava pouco ai mandou a outra filha de 15 anos pra cá também , as duas então aqui não ajuda em nada financeiramente, o máximo que faz é lavar a louça do jantar e ainda por cima sai falando tudo oque acontece em casa, ficam numa folga, deixa as roupas sujas jogadas (minha mãe vem pega, lava e ainda dobra e guarda pra elas), colocam os pés no sofá, batem nos nossos animais de estimação, traz visitas sem avisar antes, ninguém pode conversar que já vem correndo espiar, não tem nada que a gente fale que elas não saibam, gosto de ouvir musica sozinha no meu quarto elas invadem como se estivesse no territorio dela, reclamam da internet (que elas não ajudam a pagar) e agora com a pandemia ao invés de irem embora continuam aqui em casa mesmo sem estar estudando, já não aguento mais, não posso mandar elas irem embora pois a casa não é minha, e não posso alugar uma casa e dar o fora daqui porque não estou trabalhando, ainda por cima tenho que ser empregada delas quando minha mãe não está aqui.
Oi, Edi! Situação complicada, né? 🙁 Esperamos que as coisas melhorem por aí com seus hóspedes! Beijos!
Que terror, Edi, quem bate em bicho de estimação nem é gente, credo. Já tive uma visita desse tipo e imagino o que você deve estar passando, ainda mais tendo que dividir a cama. Espero que as coisas melhorem logo por aí! Boa sorte! Bjs
Nossa! Resolvi pesquisar sobre visitas sem noção e encontrei essas dicas. Nesse momento estou com uma amiga em casa e realmente está sendo difícil. Por causa da pandemia, a minha cidade teve um decreto e tudo na cidade fechou, inclusive o local onde essa pessoa trabalha, e ela iria precisar trabalhar em casa (home office), mas detalhe, ela não tem internet na casa dela e precisava de uma casa para se hospedar para poder trabalhar. Me mandou mensagem me pedindo para ficar uma semana. Mesmo sem querer, pois já sei que a pessoa é folgada, fiquei com pena e a deixei vir pra minha casa. Mas ela é totalmente sem noção, primeiro coisa que fez foi me pedir um toalha de banho, até aí tudo bem, depois disse que estava de dieta, mas não trouxe nadinha para o seu regime. As coisas que eu comprei pra passar a semana se foram todas, tive que ir ao mercado mais de uma vez em uma semana. O fato é que apesar de não ajudar com as despesas, e comer com a gente, ainda fazia outras refeições separadamente porque “está de dieta”.
O computador fica ligado o dia inteiro, a luz do quarto onde ela está também. O chuveiro do banheiro que ela está usando não está esquentando e ela pede para usar o meu banheiro, moro no MT e aqui faz calor pra caramba. Meu marido está desempregado, eu praticamente tive que assumir as despesas da casa sozinha. E por conta de tudo o que está acontecendo com o mundo, está muito difícil para manter a vida financeira em ordem. As vezes faço umas reclamações jogo indiretas dizendo que não tenho dinheiro para pagar as contas e ela nem sequer oferece para ajudar. Abre a geladeira come tudo o que tem lá…. frutas, verduras… enfim. Ah….o decreto foi prorrogado e ela nem perguntou se podia ficar mais, disse com um sorriso bem satisfeita, ai que bom vou poder ficar mais uma semana aqui. Tentei ir suportando, afinal uma semana passa rápido, mas e agora? Outra semana eu não aguento, “tanto meu psicológico, como o meu bolso”. Desculpem por desabafar aqui, mas não sei como me livrar dessa mala sem alça.
Caramba, Cris, que pesadelo essa sua visita!! :O Essa pandemia ferrou com a vida de todo mundo, mas pelo menos é uma razão clara pra você dizer pra ela que não dá pra ficar aí e dar um prazo pra ela arranjar outro lugar pra ficar… ou no mínimo dividir as contas com você. Se tem uma coisa que eu aprendi na vida é que gente sem noção (finge que) não entende indireta, tem que falar na cara mesmo. Bom, mas como tô atrasada pra responder, espero que a esta altura a mala já tenha saído da sua casa, fico na torcida. Tudo de bom pra vc e aguenta firme que as coisas vão melhorar. Beijos!
Gostei demais do texto e dos comentários!
No meu caso a visita é meu pai, gosto muito dele , mas ele sempre arruma uma namorada nova e trás ela e os filhos pra minha casa, eles sempre ocupam o único banheiro da casa por horas, não ajudam na louça, andam de toalha pela casa, e ainda tentam ficar sozinhos para curtir a noite na minha casa. Esta semana meu pai avisou que estava vindo, e eu disse que infelizmente não iria poder recebe-lo desta vez, ficou uma situação bem chata 🙁 mas não tive outra escolha. Disse pra ficarem a vontade caso queiram tomar um café ou almoçar, mas dormir ia ser complicado.
Oi Cacá, complicado, né? Ainda mais quando envolve família. Desejo sorte nesta e nas próximas visitas do seu pai! :*
Nossa, receber visitas pra mim é sempre inconveniente porque todas são sem noção. A mãe traz a neta mala que já é adulta, mas se comporta como uma adolescente que vai dormir de madrugada e levanta só a tarde. Preciso usar o quarto que ela vai dormir e lá está ela deitada no colchão que tem q ficar no meio do quarto. Quando ela vai tomar banho, passa mais de 1 hora no banheiro (e são dois banhos por dia: ao se levantar e ao se deitar). E come mais do que peão, come 4 pães de forma, enche com 4 fatias de queijo (queijo muito caro), devora tudo de uma vez os biscoitos, as frutas e o leite. Fica com os pés em cima do sofá, com fone de ouvido e celular e ao mesmo tempo mexendo no controle da TV. Só levanta para ir ao banheiro e na cozinha para devorar tudo que vê pela frente. E quando é para ir embora tem que pedir para alguém levar de carro porque não quer ir de ônibus. Já tem 21 anos, não trabalha e nem estuda. E se deixar não vai embora, quer deixar de ser visita e se arranchar mesmo.