Tailândia: o que fazer em uma semana em Koh Phi Phi

Tailândia: o que fazer em uma semana em Koh Phi Phi

Foi só Maya Bay virar cenário do filme A Praia, que todo mundo se encantou com o paraíso cercado de falésias incríveis onde o personagem de Leonardo DiCaprio e seus amigos hippies viviam a vida perfeita. Isso foi em 2000 e, desde então, o pequenino arquipélago tailandês de Phi Phi – que abriga essa e muitas outras praias de sonho – entrou definitivamente no roteiro de viajantes de todo o mundo. E se você vai para a Tailândia, ele definitivamente tem de estar na sua rota também. Aqui a gente te conta o porquê.

O que é e onde é

Localizado a apenas 50km de Phuket, o arquipélago de Phi Phi fica na baía de Krabi, ao sul do país. Ele abrange duas ilhas principais, Koh Phi Phi Don e Koh Phi Phi Leh, e quatro ilhazinhas menores, todas lindas até não poder mais. E isso não só por causa da água verde translúcida morninha, mas também por serem cercadas de falésias calcárias muito altas, paredões quase inacreditáveis que parecem ter sido postos lá para um cenário de filme mesmo. Além de encher os olhos dos escaladores, eles protegem as praias e dão uma sensação de isolamento única.

A ilha principal, onde você vai se hospedar quando for lá, é Koh Phi Phi Don. É lá que ficam os hotéis, bares, restaurantes, lojas e centros de mergulhos. Não há carros e tudo é bem perto no pequeno vilarejo, apertadinho entre as praias de Loh Dalam e Ton Sai. Mas não se deixe enganar pelo tamanho: a vila é cheia de coisas para fazer e tédio é algo que não se sente por lá. São tantas opções de passeios, que incluem desde visitas às ilhas menores até opções de mergulho e escalada, que você precisa ficar lá por um bom tempo para fazer tudo. E quando a noite chega, há opções de bares e restaurantes suficientes para agradar desde o casal mais romântico até o mais festeiro grupo de amigos.

Koh Phi Phi Leh, por sua vez, é a ilhazinha que abriga Maya Bay. É um parque nacional e não tem nenhuma construção, só mesmo a praia com a qual sonhamos tantas vezes. Apesar das hordas de turistas que vão lá todos os dias, o cenário é mesmo tão deslumbrante quanto vimos no cinema e imaginamos. E tão calmo e idílico, que a gente nem repara que a produção botou uma ou duas falésias a mais no cenário do filme para que “A Praia” parecesse ainda mais isolada.

No ferry indo de Phuket pra Koh Phi Phi Don Viajadora

No ferry indo de Phuket pra Koh Phi Phi Don

Quanto tempo ficar e o que fazer em Koh Phi Phi

Você pode ficar um ano no arquipélago de Phi Phi e ainda assim não enjoar, tamanha a quantidade de coisas para fazer por lá. Só que como a gente não tem esse tempo todo, uns quatro dias são suficientes para aproveitar as ilhas ao máximo – apesar de que eu fiquei uma semana e ainda assim não queria ir embora, de tanto que gostei de lá. Separamos aqui algumas dicas de coisas imperdíveis por lá:

Visitar Maya Bay (e de preferência passar uma noite lá)

Ir a Phi Phi e não visitar Maya Bay é como ir a NY e não ver a Estátua da Liberdade, então você precisa ir lá. Para isso, o jeito é ir de barco. Você pode fretar um ou ir em um passeio de um dia para lá num barco turístico. Tem desde passeios tradicionais e familiares até opções mais festeiras com bebida liberada. Para os mais aventureiros, também existe uma opção na qual o pessoal dorme uma noite em um barco no entorno ou mesmo acampado na ilha. Eu não pude ir por causa de restrições orçamentárias na ocasião, mas fiquei com muita vontade, deve ser uma experiência e tanto. Ah, e nenhum desses passeios precisa ser reservado com antecedência, você pode fechar qualquer um na hora em uma das muitas agências espalhadas pelas ruazinhas principais da vila.

Chegando em Maya Bay viajadora tailandia

A vista do barco, na chegada a Maya Bay

De boinha chegando em Maya Bay Koh Phi Phi

De boinha vendo Maya Bay de longe no entardecer

Tradicionais barquinhos em Maya Bay

Minha pose brega com os barcos tailandeses tradicionais ancorados na praia… vc pode fazer os passeios neles ou nos barcos tradicionais

boulder na praia de Maya Bay em Koh Phi Phi Leh Viajadora

Pra quem é de escalar, rolam uns boulders em Koh Phi Phi Leh e ilhas dos arredores

Passear de barco pelas outras ilhas e praias

As outras ilhas da região – como a Bamboo Island, transformada em parque nacional e cheia de árvores, e a Monkey Beach, coberta de selva e lotada de macacos selvagens (tipo filme mesmo!) –  também são deslumbrantes e valem muito a visita. O melhor jeito de ir é nos passeios de barco que passam por várias ilhas. É legal pegar um tour que ofereça equipamentos de snorkel, caiaques e boias (daquelas tipo pneu de caminhão), para ter mais mobilidade e explorar os mínimos detalhes de forma independente. São muitos recifes cheios de peixes e paisagens lindas que, com certeza, te deixarão encantado.

barco em águas límpidas na tailandia

Em uma das paradas do passeio pelas ilhas… cada uma mais linda que a outra!

passeio de barco koh phi phi tailandia viajadora

Escolha um barco que ofereça snorkel, boias e caiaques nos passeios – eles aumentam muito a diversão!

Remar pelos arredores de Phi Phi foi o que eu mais gostei de fazer!

A remada entre as falésias é simplesmente sensacional, uma das melhores coisas que já fiz em viagens

águas verdes na tailandia viajadora

Olha a cor dessa água, cara!

Fazer um passeio de barco festeiro

E já que estamos falando de passeio de barco, se você é festeiro, gosta de tomar uns gorós e quer fazer amigos e conhecer gente legal de todos os lugares do mundo, tem mais um para botar na sua lista: o booze cruise. São passeios de veleiro open bar com música animada alta, o que é legal pra quem é baladeiro e quer conhecer gente (se você não é, fuja dessa opção porque vai odiar). O mais famoso é o Captain´s Bob Booze Cruise, mas existem vários outros similares.

barco festeiro na tailandia

Nós num momento de descanso do barco festeiro

Vende cerveja tailandesa deliciosa no barco

Rola cerveja tailandesa gostosona liberada

Aproveitar as praias de Koh Phi Phi Don

Com tanta opção de passeios de barco, parece até que as praias de Loh Dalam e Ton Sai não valem a pena. Que engano! As praias mais badaladas da ilha têm água mansinha deliciosa, também são muito bonitas e, mais ainda, muito divertidas e excelentes para praticar people watching. E para quem quiser explorar mais, os outros trechos de praia dos arredores da ilha são mais calmos e perfeitos para relaxar e se curar da ressaca depois das festas que acontecem toda noite por lá. Vale rodar a ilha toda para ir descobrindo cada trechinho de praia menos conhecido.

baia de Ton Sai, porto de chegada a Phi Phi Don tailandia

A baia de Ton Sai, porto de chegada a Phi Phi Don e de saída de todos os passeios pelas ilhas próximas

As praias nos arredores da vila de Phi Phi Don

Relaxar nos arredores da vila é muito amor  <3

O vilarejo de Phi Phi Don no anoitecer tailandia viajadora

O vilarejo de Phi Phi Don no anoitecer também é lindo

Comer muitos frutos do mar

A pesca é abundante na região de Phi Phi e, por isso, os restaurantes oferecem muitas opções de peixes e frutos do mar deliciosos a preços bem acessíveis. As opções de restaurantes são várias e vale a pena experimentar todas.

Se perder pelas ruelas da vila

Além de muitos restaurantes e bares, Phi Phi Don tem várias barraquinhas e lojas de artesanato e outras coisas bem legais. Isso sem falar nas barracas de comidas exóticas e estúdios de tatuagem presentes em cada esquina. Andar sem destino pelas ruas de lá também é uma atração e tanto e essencial para entender a cultura do lugar.

artesanato em Phi Phi Don tailandia viajadora

As lojinhas de artesanato em Phi Phi Don são um barato e valem uma olhada com calma… fiquei apaixonada por esses penduricalhos e comprei vários para a minha casa

Assistir o sol se pôr do View Point

O mirante da ilha fica a 30 minutos de caminhada desde a vila e, de lá, é possível ver as praias de Loh Dalam e Ton Sai e todos os recifes e falésias. A trilha é fácil, bem sinalizada e feita toda na sombra de coqueiros. O horário mais recomendado para ir é no fim da tarde, para ver o por do sol de lá e ter pra sempre na memória uma das paisagens de praia mais bonitas do mundo.

Paula posando junto a placas com vista do View Point tailandia viajadora

Paula posando com a incrível vista do View Point

Tomar muitos buckets e aproveitar as festas na praia

Assim como Koh Phangan, a ilha mais famosa onde acontece a Full Moon Party, Koh Phi Phi Don também é cheia de barraquinhas de buckets – aqueles baldes de bebidas alcóolicas – a preços bem baratos, e de bares na praia de Lo Dalam, onde todas as noites acontecem festas muito animadas com música eletrônica e espetáculos pirotécnicos. Curta muito, porque aquela farra de lá é boa demais!

Barraquinha de buckets bebidas tailandesas

Barraca de buckets, tudo tão baratinho!

Eu e Paula em um dos muitos bares da ilha de Phi Phi Don

Eu e Paula em um dos muitos bares da ilha de Phi Phi Don. Na tv, uma novela brasileira!

Daniel no alto de um post no bar Slinky na thailandia blog viajadora

A festa na praia vara a madrugada, e o Slinky é o bar mais popular e animado de todos (olha o Daniel ali no alto! haha)

Lutar Muay Thai no Reggae Bar

Depois de alguns buckets, você pode se sentir valente e querer participar das lutas amadoras de Muay Thai do Reggae Bar, um famoso bar na ilha que tem as mesas dispostas ao redor de um ringue de luta. Lá, os clientes podem lutar entre si e o vencedor ganha um bucket gigante com ainda mais bebidas. Se você não se animar de lutar – aliás, só lute se for com um amigo seu, do contrário o resultado pode ser tenso – vale ir lá só pra observar, rir dos lutadores amadores e sentir a energia maluca desse bar tão exótico, onde é possível comer bons hambúrgueres super apimentados e se divertir bastante.

entrada do Reggae Bar muay thai thailandia viajadora

A entrada do Reggae Bar é tão louca quanto o que rola lá dentro (Foto: phiphi.phuket.com)

lutas de muay thai phuket tailândia

As lutas lá dentro… são amadoras mas tem juiz e tudo! (Foto: phiphi.phuket.com)

Onde ficar e como chegar em Phi Phi Don

As ilhas Phi Phi ficam a cerca de 2h30 de distância de barco de Phuket e de Krabi, e você pode ir para lá de qualquer uma das duas. O ingresso do barco é fácil de comprar, direto no píer. Eu fui a partir de Phuket e foi bem tranquilo. O tíquete custa 600 bath (cerca de U$18) e os barcos saem às 8h30, 10h30, 13h30 e 14h30.

O barco chega em Phi Phi no píer de Ton Sai Bay e, logo na chegada, ficam várias pessoas oferecendo hotéis e albergues. Como a gente não tinha nada reservado, fechamos com um cara de um hotel lá e ele foi levando a gente. Era um lugar bem simplesinho e eu não lembro o nome (não sei nem se tinha haha), mas foi bom e muito barato. Para quem quiser ficar nos hotéis e resorts mais luxuosos, como o Holiday Inn, por exemplo, eles ficam na área de Laem Tong, e aí é melhor ir com tudo acertado mesmo.

E só lembrando, a melhor época de ir para a Tailândia é de dezembro a abril, quando não é época de monções e, por isso, chove menos e as temperaturas são mais agradáveis.

Blog Viajadora na Tailândia

Descabelados e felizes no píer de Ton Sai, indo embora depois de uma semana incrível


-> Confira hotéis, pousadas e guest houses em Koh Phi Phi clicando aqui.


Mais posts sobre a Tailândia:

Onde ficar em Bangkok: Rambuttri Village Hotel

Quantos dias ficar e o que fazer em Bangkok

Songkran: a experiência de participar do festival da água na Tailândia

Songkran: como é celebrado o ano novo na Tailândia.

Planejando uma viagem pela Tailândia: dicas de roteiro, o que levar, aonde ir…

10 razões para visitar Phuket quando for à Tailândia

Full Moon Party em Koh Phangan: Reveillon inesquecível na Tailândia

E mais sobre o Sudeste da Ásia, se for esticar: 

Mini-cruzeiro em Halong Bay, Vietnã: inclua em seu roteiro no Sudeste da Ásia

Kopi Luwak: experimentando o café mais caro do mundo em Bali

Indonésia: uma semana de alegria nas Gili Islands

Para ler: Histórias reais de fantasmas de Singapura

Livro de viagem (apesar do título): “Primeiro eles mataram meu pai” (sobre o Camboja)



Booking.com

Leia também:

Comentários

23 comments

  1. Pingback: 10 razoes para visitar Phuket quando voce for à Tailandia | Viajadora

  2. Pingback: Full Moon Party: Réveillon inesquecível na Tailândia | Viajadora

    1. Thaís Freitas
      Autor
      Thaís Freitas

      Oi, Cintia! Da primeira vez que eu fui, em dezembro, fiquei duas semanas e choveu só uma noite. Da segunda vez, fui em março, fiquei uma semana e não choveu nem um dia. Clima perfeito, muito sol e calor, pode ir que você vai amar! 😀

  3. Elizabeth

    parabens pelo seu relato!!! Fotos maravilhosas e impressões top!!!
    Muito obrigada mesmo!
    Vc é o máximo!!! Continue viajando!
    bjssss

  4. Sabrina

    Adorei o blog!Estou indo para Tailândia em fevereiro,ficaremos um mês,vamos para Bangkok,norte,Koh Samui e teremos uns 14 dias entre Phuket,Krabi e Koh Phi phi…só que estou no duvida de como distribuir estes dias.Como somos 3 casais já queremos sair com hospedagens daqui.Se puder me ajudar nesta decisão de quantos dias em cada ilha.Muito obrigada!☺️

    1. Thaís Freitas
      Autor
      Thaís Freitas

      Oi, Sabrina! Que delícia ficar um mês na Tailândia! Você vai amar! Então, esses 14 dias eu dividiria em 5 pra Phuket,4 pra Krabi e 5 pra Phi Phi. Mas se eu fosse vc, aproveitava para escolher mais uma ilha pra botar aí nesses dias, talvez Koh Tao ou Koh Samui, pra você poder ver mais praias por lá. Mas de qualquer jeito essa divisão de dias está ótima, vocês vão poder relaxar e conhecer muito bem as ilhas! 😉

  5. Pingback: Playlist: As 10 músicas que mais me lembram viagens | Viajadora

  6. Pingback: Planejando uma viagem pela Tailândia: dicas e mais dicas | Viajadora

  7. Aimée Moraes

    O melhor blog p/ tirar a minha aflição! Hahah! Estou indo dia 15/12. Tinha vááárias dúvidas mas você me ajudou muito. Ainda resta algumas, me ajuda? =)

  8. michelle

    Oieee…estamos em Ko Phi Phi e gostaríamos de saber se vc tem alguma recomendação de agência para passeios. Espero que veja o qnt antes!

    1. Mariana Yusim
      Mariana Yusim

      Oi, Michelle,
      Para os passeios normais não temos nenhuma indicação não.. Você pode fechar com qualquer agência ou até mesmo negociar direto com os barqueiros (tail boats) – este esquema costuma ser legal porque você que dita as regras e escolhe quanto tempo quer ficar em cada lugar. Um passeio bem legal que eu recomendo fazer é o de passar uma noite em Maya Bay. Só existe uma empresa que faz este passeio, que se chama “Maya Bay Sleep Aboard Tour”. Dá uma olhada neste link aqui: http://www.mayabaytours.com/. Espero que tenha dado tempo de te ajudar!
      Beijos e boa viagem!

      1. Carol

        Oi Mari, td bem?
        Desde que comecei a planejar minha viagem pela Tailandia conheci e me tornei leitora do blog do Robson (Um Viajante) e foi lá que eu descobri o seu, estou aproveitando muito suas dicas!! Os posts são super completos e organizados! Parabens! Me conta mais sobre essa experiencia de uma noite na Maya Bay! Quero muito fazer, mas ainda nao estou completamente convencida! Me convença! Hahhahahah…
        Obrigada e um grande beijo!!

        1. Mariana Yusim
          Mariana Yusim

          Oi, Carol!
          Legal que você conheceu o blog pelo site do Robson (que eu adoro demais!) e que gostou. :) Ainda faltam alguns posts desta viagem pela Tailândia, mas em breve pretendo colocar tudo em dia e o post deste passeio de Maya Bay é um dos que estou devendo. Bom, recomendo muuito este passeio, foi um dos mais legais que fizemos na viagem. O principal motivo é poder aproveitar “A Praia” vazia, sem os milhares turistas que a visitam todos os dias. Também existe a chance de se pegar um barquinho e chegar bem cedinho por lá, antes da galera, mas nós preferimos ter a experiência completa. O passeio sai à tarde de Phi Phi, inclui algumas paradas para banho no caminho, além de um churrasco muito alto astral, o banho com os plânctons, a dormida e a volta na manhã seguinte – antes da turistada chegar. Pra mim, poder estar lá, do outro lado do mundo, olhando as estrelas e acordar com os primeiros raios de sol, vai realmente ficar pra sempre na memória (por mais brega que isso possa soar haha). Bom, espero ter te convencido! E espero notícias do que você achou. :) Beijos e boa viagem! :*

  9. Dana

    Uau, estávamos lá também! Estes lugares surpreendentes! E eu aconselhá-lo a percorrer os locais de filmagem “Bridget Jones: No Limite da Razão” ( http://filmesonlinegratis.club/3203-bridget-jones-no-limite-da-razao-2004.html ) de cinema: a trama do filme leva os principais heróis para Bangkok (Soi Cowboy), Phuket Island (Aeroporto Internacional de Phuket e Nai Yang Beach) e Phang Nga Bay (as cenas românticas de cruzeiro foram disparadas Panyee Island).

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>