Road Trip em British Columbia: Harrison Hotsprings e os lagos (lindos!) dos arredores

Road Trip em British Columbia: Harrison Hotsprings e os lagos (lindos!) dos arredores

Quanto mais eu conheço o Canadá, mais eu me apaixono e sei que qualquer oportunidade de viajar pelo país é certeza de visitar lugares lindos e com muita natureza. E nem é preciso ir muito longe de Vancouver para isso: alugar um carro e passar o dia em uma road trip curta nos arredores de British Columbia já é garantia de beleza e diversão. Foi o que aconteceu no nosso bate e volta para Harrison Hotsprings, visitando essa gracinha de cidade e os lagos deslumbrantes dos arredores em um dia quente de verão e voltando com tranquilidade para dormir em Vancouver depois de tudo isso, um passeio que eu definitivamente recomendo para quem quiser conhecer mais da região sem gastar muito.

A ideia do passeio foi simples. Eu e meu primo Lívio saímos às 9h de casa, pegamos o carro em uma locadora em North Vancouver (onde achamos o carro mais barato pela Rental Cars) e de lá fizemos o seguinte roteiro, percorrendo cerca de 450 km durante o dia inteiro e chegando novamente em Vancouver às 22h:

North Vancouver – Jones Lake – Hicks Lake – Deer Lake – Harrison Hotsprings – Downtown Vancouver

British Columbia: 1ª parada – Jones Lake

Assim como o Buntzen Lake (sobre o qual falei neste post), o Jones Lake também é administrado pela BC Hydro e usado em uma pequena parte da produção de energia para a província de British Columbia. A 42km de distância do município de Chilliwack, é um lago enorme no meio das montanhas, um lugar isolado e de uma beleza impressionante na região do Fraser Valley.

Como o Jones Lake é muito grande, ele tem dois pontos principais com áreas oficiais de camping, que são aonde a maioria das pessoas vai também só para visitar e mergulhar, a Jones Lake Main e a Jones Lake West. Visitamos Jones Lake West e adoramos, um lugar lindo, silencioso e tranquilo, mesmo com a área de camping e algumas pessoas em volta. Tem banheiro, mesas e tudo arrumado naquela ordem típica dos parques canadenses, e fiquei com muita vontade de acampar lá um dia desses.

Jones Lake West.BC.Canada.Viajadora

Um dos ângulos do Jones Lake West: qualquer direção que a gente olha é linda!

Thais Freitas e Livio Souza no Jones Lake West.BC.Canada.Viajadora

Ainda era cedo e a água não estava das mais quentes, mas deu pra entrar numa boa

Embora a infraestrutura ao redor do lago seja muito boa, a estrada para chegar lá é um pouco mais difícil, de terra batida, subida e bastante buraco. Nós fomos em um dia de sol e durante o período de seca na região, por isso não tivemos problemas com o carrinho modelo econômico que alugamos, mas dizem que fica bem difícil passar por lá sem um veículo 4×4 na época de chuvas, com tudo enlameado, ou no inverno, quando neva bastante lá, então é bom prestar atenção a esse detalhe.

Direções: Fomos pela Trans-Canada Highway/ BC-1 e levamos cerca de duas horas para chegar desde Vancouver, ainda parando para tomar um café no caminho.

2ª e 3ª parada – Hicks Lake e Deer Lake

Não sei se foi porque já estava bem mais quente quando chegamos lá, se foi porque a água estava morninha ou se foi só pelo fato de o lugar ser maravilhoso mesmo, mas o Hicks Lake foi, sem dúvida, o ponto alto do passeio pra mim. Com uma prainha em volta perfeita para deitar e pegar sol, lá é uma delícia para quem quiser ficar de boa só relaxando e curtindo o calor do verão canadense. Mas não é só para os preguiçosos, não: lá também tem caiaques e pranchas de SUP para alugar, um jeito excelente de conhecer mais da enorme extensão do lago de água transparentes e muito tranquilas.

Hicks Lake em Harrison Hotsprings BC.Canada.Viajadora

O Hicks Lake foi o lago que achei mais bonito e melhor para mergulhar, e era o que tinha mais gente também

Mergulho no Hicks Lake em Harrison Hotsprings.Sasquatch Provincial Park BC.Canada

Ói eu lá dentro. Repara nas montanhas bonitonas lá atrás!

Hicks Lake.Sasquatch Provincial Park.Harrison Hotsprings BC.Canada.Viajadora

E houve boatos de que só fazia frio no Canadá!

O Hicks Lake faz parte do Sasquatch Provincial Park, um parque ao norte de Harrison Hot Springs, bem pertinho do centro da cidade. Pouco conhecido e cercado de montanhas lindas, o parque tem três lagos (Hicks, Deer e Trout Lake), uma área bem grande de florestas e várias trilhas.

Do Hicks Lake subimos mais um pouco pela estradinha dentro do parque e fomos para o Deer Lake, que não é tão bom para mergulhar (por ser cercado de um tipo de pântano), mas tem uns gramados bem grandes perfeitos para fazer piquenique e jogar bola. A floresta ali em volta é bem interessante e, para quem gosta de explorar, vale percorrer a trilhazinha do lado direito do lago, reparando nas paisagens e na vegetação muito bonita da região.

Deer Lake no Sasquatch Provincial Park em Harrison Hotsprings BC.Canada

Apesar de não ser muito convidativo para mergulhar, o Deer Lake é o melhor lugar para relaxar e fazer um piquenique aproveitando a calma e a beleza do parque

Deer Lake em Harrison Hotsprings.Sasquatch Provincial Park BC.Canada

Agora de outro ângulo

Direções: Do Jones Lake para o Sasquatch Provincial Park são cerca de 50km em um percurso que levamos uma hora para fazer, parando para tirar fotos pelo caminho.

4ª parada – Harrison Hot Springs

Com pouco mais de 1,500 habitantes e pertencente ao distrito de Fraser Valley, a vila de Harrison Hot Springs lembra uma cidadezinha de praia, daquelas que ficam cheias no verão e bem vazias no inverno. Mas em vez de praia, sua grande atração é o Harrison Lake e as fontes de águas termais que dão o nome à cidade. Na tarde quente em que estivemos por lá, era grande o movimento de visitantes passeando pra lá e pra cá na rua principal às margens do lago, cheia de restaurantes, bares e lojinhas interessantes. Um lugar muito gostoso para passear, tomar sorvete e observar o movimento.

Nossa ideia era pagar para usar as piscinas termais do Harrison Hot Springs Resort & Spa, mas quando chegamos lá, descobrimos que o acesso agora é restrito para os hóspedes do hotel. Fuén fuén… fica pra próxima. Na falta de piscina chique, almoçamos um donair da lanchonete mais barata da região (bonzão!) e fomos usar as fontes termais públicas mesmo, que ficam bem no centro da vila e só é preciso pagar CAD $6 para entrar. Mas quando chegamos lá, acabamos achando o lugar tão tristinho – parecia aquela piscina dos velhinhos do filme Cocoon, sabe? (desenterrei essa! haha) – que acabamos preferindo ficar no solzinho e nas águas frias do Harrison Lake mesmo. Uma escolha muito boa: não custou nada e foi ótimo ver o sol se por no lago, em um ambiente tão agradável e alegre como o da vilazinha, que tem moradores simpáticos, gentis e muito receptivos. Da próxima vez quero voltar para passar o fim de semana e aproveitar as piscinas termais do resort, mas mesmo para um passeio de um dia a cidade já é uma ótima pedida.

Direções: Do Sasquatch Provincial Park para o centro de Harrison Hot Springs são pouco mais de 6km pela Rockwell Drive, um caminho muito bonito às margens do Harrison Lake. E de lá para voltar para Downtown Vancouver são uns 135km, que fizemos em 1h40 sem paradas pelo caminho.

A Rockwell Drive, estradinha na beira do lago que liga o Sasquatch Provincial Park à cidadezinha de Harrison Hotsprings

A Rockwell Drive, estradinha na beira do lago que liga o Sasquatch Provincial Park à cidadezinha de Harrison Hotsprings, é muito bonita e bem calminha

Framboesas selvagens no meio da Rockwell Drive.Harrison Hotsprings BC

Achamos framboesas selvagens na Rockwell Drive. Não é muito legal? Comi várias! haha

– Se você não quiser fazer esse bate e volta em um dia, uma ótima opção é dormir em um dos hotéis da cidade. Além do Harrison Hot Springs Resort & Spa, mais famoso e mais caro, tem várias outras opções mais em conta e bem bonitinhas de hotéis em Harrison Hotsprings também.

Panorâmicas dos três lagos: Hicks, Jones & Deer Lake. Cada um mais lindo do que o outro!

Panorâmicas dos três lagos: Hicks, Jones & Deer Lake. Cada um mais lindo do que o outro!

Quer saber mais? O site oficial da cidade de Harrison Hot Springs também tem ótimas informações sobre o turismo por lá.


 

-> Confira hotéis e acomodações em Vancouver clicando aqui.

-> Confira hotéis e acomodações em North Vancouver clicando aqui.

-> Confira hotéis e acomodações em Chilliwack clicando aqui.

-> Confira hotéis e acomodações em Harrison Hotsprings clicando aqui.


 

Veja nossos outros posts sobre viagens no Canadá:

HI-Whistler: Hospedagem barata em Whistler

Sea to Sky Gondola: Passeio imperdível entre Vancouver e Whistler

Capilano Park, Vancouver: Ponte suspensa e arvorismo em uma floresta centenária

Grouse Grind: a trilha mais famosa dos arredores de Vancouver

Grouse Mountain: Ski, snowboard e uma vista incrível de Vancouver

Buntzen Lake: lago para nadar nos arredores de Vancouver (fácil de chegar de ônibus!)

Churrascaria brasileira em Vancouver: Vale a pena comer na Rio Brazilian Steakhouse?

13 coisas que você precisa saber para fazer uma road trip nas Rocky Mountains

Onde ficar em Banff (se quiser economizar): Spruce Grove Inn

Onde ficar em Lake Louise: The Great Divide Lodge

Leia também:

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>