Projeto 6 on 6 Canadá | Março 2017: Arquitetura

Projeto 6 on 6 Canadá | Março 2017: Arquitetura

6on6logoRED

Uau, fevereiro foi tão caótico no meu trabalho, que o mês passou voando e quando eu vi já era hora do post de março para o projeto 6 on 6 Canadá! Este é o nosso segundo mês no projeto e confesso que achei o tema bem difícil desta vez. Isso porque, no geral, eu sou uma pessoa mais ligada à natureza e que tende a prestar praticamente nenhuma atenção para detalhes de arquitetura de uma forma geral, então foi um desafio interessante reparar e lembrar desses detalhes para escrever o post.

Como cada blogueira tem liberdade para interpretar o tema à sua maneira, decidi falar sobre os detalhes da arquitetura e das areas e construcoes que mais gosto em Vancouver e que noto no meu dia a dia, e a razão disso. Espero que gostem:

1. A Granville Street

Granville-Street.Vancouver.Canada.Viajadora

Não dá para falar de Vancouver sem falar da Granville Street, que corta a cidade de ponta a ponta e é muito peculiar, por assim dizer. Isso porque, enquanto uma ponta da rua fica em uma área comercial chique de downtown, um outro pedaço significativo é uma das áreas mais boemias e  esquisitas da cidade, com muitos bares e boates, sex shops, clubs de striptease e outros empreendimentos do tipo. Junto com a vida noturna vem uma fauna de gente muito louca para acompanhar, com alternativos, turistas, drogados, góticos, punks, hippies e por aí vai. Quando cheguei fiquei impressionada com a quantidade de gente sem-teto (muitos por opção) dormindo sob as marquises, mas agora já acostumei. Tem muita gente que não gosta da Granville Street justamente por causa dessa zona, mas eu adoro… não tem aquela cara certinha de Canadá, e me lembra algumas das ruas malucas que conheci nos lugares por onde viajei, e me dá uma saudade danada. Isso sem falar que, de noite, com os letreiros todos iluminados, gosto de imaginar que é uma versão antiga de Las Vegas nos anos 50. hehe

2. Os hoteis sinistros

Hotel sinistro em Vancouver.Granville Street.Vancouver.Canada.Viajadora

Por falar em esquisitice, outra coisa que eu aaaaamo em Vancouver são os hoteis mais que sinistros que existem por aqui. Esse da foto fica na Granville Street mesmo (detalhe da bandeirinha pirata!), mas existem muitos outros espalhados nos arredores da Granville, da Hastings Street e de Chinatown… caindo aos pedaços, escuros, sombrios e habitados (porque muita gente mora neles mesmo) por gente mais sombria ainda. Eu adoro passar na frente e ficar olhando e imaginando as histórias bizarras que aquelas paredes já devem ter visto, imaginando personagens e histórias de crime e assombrações. Acho que é coisa de gente que gosta de escrever, né? Vivo tentando convencer o Thiago a ir passar uma noite comigo num hotel desses, mas ele insiste em dizer que nem morto… :/ Um dia nós ainda vamos e aí escrevo um post aqui contando em detalhes como foi! haha

3. Gastown

Gastown-Vancouver.Canada.Viajadora

Um dos meus lugares favoritos, Gastown é o coração de Vancouver, o bairro onde a cidade começou. É um lugar muuuito lindo, e todo diferente do resto da cidade, com suas ruazinhas de paralelepípedo (ou algo parecido), prédios de tijolinho e muita história pra contar. Hoje é uma das áreas mais descoladas da cidade, cheia de restaurantes e bares ótimos para comer e encontrar os amigos, além de muitas lojas de souveniers e outros produtos legais, além de um relógio a vapor que apita e junta multidões de hora em hora pra assistir e fotografar e me irritar. As árvores sempre têm luzezinhas como se fosse natal e eu adoro o clima de cidade europeia do interior que existe por lá, com um ar de mistério que eu gosto demais!

4. Vancouver Public Library

Vancouver-Public-Library.Vancouver.Canada.Viajadora

Esse prédio da biblioteca pública de Vancouver fica bem pertinho de onde eu moro e eu adoro como ele parece uma versão esquisita e nada a ver do Coliseu de Roma! haha Adoro a construção e como é bonito e espaçoso lá dentro, com uma área enorme e muitos lugares pra sentar e estudar, além de muito bem cuidada. Acho ótimo ter um lugar assim no meio da cidade! Se eu fosse menos preguiçosa ignorante provavelmente deixaria alguma informação aqui sobre quem projetou e tal, mas não vai rolar, então fica a sugestão pra quem quiser pesquisar. hahaha Só sei que eu recomendo muito a visita e, pra quem mora aqui, fazer a carteirinha pra emprestar livros e filmes de graça.

5. Granville Market

Granville-Market.Vancouver.Canada.Viajadora

Sem dúvida o meu lugar mais querido em Vancouver, o Granville Market fica na Granville Island e é um mercadão com várias barraquinhas vendendo artesanato e comida, e que eu amo demais porque não tem nada que eu goste mais do que comer. hahaha Essa foto é da área das vendinhas de comida, tirada de cima onde ficam as mesas, um lugar bonito e muito bom pra passear, onde dá para comer uma variedade enorme de comidas de todos os lugares por bons preços. A construção é interessante e do lado de fora tem uns silos pintados pelos artistas brasileiros Os Gêmeos, um clássico das paisagens de Vancouver, então acho que dá pra encaixar no item Arquitetura, né? Ufa! haha

6. Science World

Science-World.Vancouver.Canada.Viajadora

Essa bola metálica que fica linda de noite faz parte do Science World, que é tipo uma galeria onde costumam rolar varias exposições e eventos relacionados à ciência e à tecnologia. Ela fica bem na Seawall (o calçadão à beira mar) e eu adoro olhar pra ela toda vez que vou andar com a Chica depois do trabalho, acho que dá um toque muito charmoso à cidade.

Bom, é isso! Gostaria de postar mais fotos de cada lugar porque são todos muito bonitos e interessantes, mas como são 6 fotos, você vai ter que imaginar o resto ou presquisar no Google mesmo. haha Agora não deixem de visitar os outros cinco blogs participantes do projeto para conhecer um pouco mais da arquitetura das outras cidades canadenses:

canada6x6-4

Gaby no Canadá (Gabriela, Toronto)
De bem com a vida (Mariana, Calgary)
Edmonton Feelings (Juliana, Edmonton)
Like a new home (Adriane, Ottawa)
Embarque com a Pri (Priscila, Victoria)


 

-> Confira opções de hospedagem em Vancouver clicando aqui.

-> Confira opções de hospedagem em Downtown Vancouver clicando aqui.

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>