Projeto 6 on 6 Canada | Fevereiro 2017: Animais Selvagens

Projeto 6 on 6 Canada | Fevereiro 2017: Animais Selvagens

6on6logoRED

Hoje é dia 6 e um dia especial pra gente aqui no Viajadora: o dia do primeiro post da nossa participação no projeto 6 on 6!

Pra quem não conhece, o projeto 6 on 6 foi criado em janeiro de 2015 por seis blogueiras brasileiras que moram no Canadá, cada uma em uma de seis das principais cidades canadenses. A ideia é todo dia 6 postar seis fotos sobre um determinado tema, para mostrar o ponto de vista de cada uma e as diferenças entre as regiões do país. Eu sempre gostei de acompanhar o projeto, que é um ótimo jeito de conhecer mais detalhes sobre a vida no Canadá, e por isso fiquei bem animada quando fui convidada para ser a representante de Vancouver no 6 on 6! Espero que eu dê conta de fazer posts tão legais quanto os das outras blogueiras Canadá afora! :)

Mas agora chega de papo e vamos ao que interessa: o post. O tema de feveireiro é Animais Selvagens, e o objetivo é mostrar um pouco da vida selvagem e dos bichos que a gente encontra na nossa cidade e nos arredores. A vida selvagem aqui em Vancouver é algo que me impressionou desde que cheguei, e mesmo depois de mais de dois anos aqui, ainda fico maravilhada com como uma cidade grande convive tão harmoniosamente com a natureza e com a vida ainda selvagem. Fiquei toda animada em falar sobre isso, espero que vocês curtam:

1. Os ursos

ursos

Não dá pra começar a falar de vida selvagem no Canadá sem mencionar os ursos, que são alguns dos bichos mais famosos do país e que costumam ser vistos em trilhas e mesmo nos quintais de casas mais afastadas do centro da cidade. Pelas trilhas nos arredores de Vancouver dá para encontrar com ursos pretos e pardos, e por isso é importante sempre levar um “kit anti-urso” (mais informações aqui) quando for fazer caminhadas.

Graças a deus nunca vi um urso numa trilha (eu ia ter tido um ataque cardíaco! haha), essa ursa parda da foto é a Coola, esposa do Grinder, os dois são um casal de ursos orfãos que foram adotados e agora moram num viveiro (e são muito bem tratados) no alto da Grouse Mountain. Para quem quiser ver ursos pardos bem de pertinho mas com a garantia de não virar refeição, a melhor pedida é mesmo visitar esses dois fofuchos na Grouse Mountain no verão (no inverno não adianta porque os ursos hibernam).

2. A bicharada do Stanley Park (e outros parques da cidade e arredores)

gaxinim

Uma coisa que eu amo fazer é sair pra correr ou andar de bicicleta no Stanley Park e ficar prestando atenção pra ver alguns dos muitos bichos que moram e andam livremente por lá. Dá pra ver muito bicho, alguns com mais facilidade do que outros: esquilos de vários tipos, pássaros, guaxinins, castores, coiotes, morcegos… neste site tem uma lista com todos. E isso não é só no Stanley Park, mas em qualquer parque da cidade!

Essa foto que eu postei é de uma família de guaxinins – mãe e dois filhotes – que cruzou o nosso caminho na maior tranquilidade enquanto eu e meus pais caminhávamos pelo Stanley em outono. A foto está sem foco e tremida, porque eu fiquei tão emocionada (eu aaamo guaxinins!) que não sabia se fotografava, olhava ou simplesmente me concentrava em segurar meu impulso Felícia de sair correndo e agarrar os três! haha

3. Ganso pra todo lado!

gansos

O ganso canadense (“Canada goose”) é outro dos bichos mais emblemáticos do Canadá, e aqui em Vancouver eles estão por todos os lados (exceto no inverno, que imagino que migrem para lugares mais quentinhos). Eu adoro passear na Seawall e ver grupos de dezenas ou centenas de gansos passeando pelo calçadão, lanchando no gramado ou boiando no mar na maior tranquilidade – essa foto foi tirada no trecho de Yaletown da Seawall, aliás. E não sou só eu que gosto dos gansos e pombos: a Chica, minha cachorra, fica alucinada querendo correr atrás deles e comendo os cocôzinhos que ela acha no gramado (ok, não gosto tanto dessa parte! haha).

4. Gaivotas vira-latas

gaivota-de-vancouver

Uma coisa que me chamou (e ainda chama) muito a atenção aqui (mas de um jeito meio triste) é ver a quantidade de “gaivotas vira-latas” que existem em downtown Vancouver e arredores. Elas se comportam como pombos, catando comida no lixo e mendigando pra quem estiver comendo (inclusive disputando com corvos e pombos). Eu sempre morei no Rio e estava acostumada a ver as gaivotas na praia, pescando, pegando sobras de barcos de pesca e voando bem felizes por lá, então isso pra mim ainda é bem estranho por aqui. Essa foto foi tirada na varanda do nosso apartamento, onde Ângela e suas colegas vivem pousando pra fazer uma visitinha.

5. Animais na estrada

bicho-na-estrada

Bicho na estrada é um outro assunto clássico no Canadá todo: é preciso prestar muita atenção quando estiver dirigindo, porque não é incomum cruzar com alces, veados, coelhos e até ursos andando nas laterais das estradas ou mesmo atravessando sem muita preocupação. Não é à toa que toda estrada tem placas avisando para tomar cuidado com os animais! Esse carinha da foto apareceu no nosso caminho nos arredores do Manning Park, que fica a pouco mais de duas horas de distância de Vancouver (e vale muito a visita porque é lindooo!).

6. O pernilongo gigante

pernilongo gigantescoTá, eu sei que pernilongo não é exatamente um grande exemplo de vida selvagem, mas eu pre-ci-so comentar sobre isso. Uma das coisas boas de Vancouver é que quase não tem inseto por aqui, eu mesma nunca mais vi uma barata ou formiga desde que me mudei pra cá. A exceção é esse pernilongo do demo que eu já vi algumas vezes aqui em casa e me deixou apavorada. É o maior pernilongo que eu já vi na minha vida! Do tamanho da minha mão, repara só na proporção dele no canto da parede. Como pode ter uns bichos desse tamanho por aqui e eu nunca ver ninguém comentando sobre isso, gente? Aqui não é a Austrália! Hahaha Tá certo que o que esse pernilongo tem de gigante ele tem de retardado, ele quase não se mexe e é bem fácinho de matar, mas… eca! WTF, pernilongo gigante? Haha

Bom, é isso, esses são os animais selvagens perigosíssimos de Vancouver! haha Agora não deixem de visitar os outros cinco blogs participantes do projeto para conhecer a vida selvagem das outras regiões canadenses:

Gaby no Canadá (Gabriela, Toronto)
De bem com a vida (Mariana, Calgary)
Edmonton Feelings (Juliana, Edmonton)
Like a new home (Adriane, Ottawa)
Embarque com a Pri (Priscila, Victoria)


Veja nossos outros posts do Projeto 6 on 6 Canadá:


-> Confira opções de hospedagem em Vancouver clicando aqui.

-> Confira opções de hospedagem em Downtown Vancouver clicando aqui.


 

Leia também:

Comentários

3 comments

  1. Gabriela

    AMEI Thaís! Feliz que vc aceitou participar do projeto e que já postou as fotos! Ficou demais seu post! Não vejo a hora de poder acompanhar sua história e sua vida em Vancouver! beijos

  2. Juliana

    Opa, bem-vinda ao projeto! Ótimo post de estreia! Adorei os gansos, são tão lindos! Mas compartilho esse dó pelas gaivotas… por aqui de vez em quando temos umas também, e também fico com peninha delas catando restos de comida… =/

    Beijos!

  3. Pri

    Thaís, parabéns pelo primeiro post no projeto. Você acaba de me lembrar que vi esses dois ursos em 2011 quando peguei o teleferico no Grouse Mountain. Eu tinha esquecido deles 😉 . Sobre fazer trilha e ver urso, eu nunca vi também. Porém, já vi pegadas e meu namorado ficou cara a cara com um aqui na Ilha de Vancouver enquanto fazia trilha. O urso foi bonzinho e não fez nada…rsrs Beijos

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>