Projeto 6 on 6 Canadá | Abril 2017: Geladeira

Projeto 6 on 6 Canadá | Abril 2017: Geladeira

Eu adorei o tema do mês de abril, sobre 6 coisas que a gente tem na geladeira de casa aqui no Canadá, porque adoro comer e adoro falar de comida!

Como esse vai ser fácil, vamos logo direto ao assunto:

1. Leite de amêndoas

leite-amendoas-vancouverEu já tinha visto leite de amêndoas para vender no Brasil, mas como custa caríssimo lá, nunca comprei. Quando cheguei em Vancouver vi que é acessível aqui (uns CAD $4 pela caixa de 1,9L), resolvi experimentar e, desde então, nunca mais parei. Depois que acostumei com o gostinho bem sutil que a gente sente no fundo da boca quando toma, passei a usar leite de amêndoas pra tudo: botar no café, cozinhar, fazer smoothies, mingau de aveia… É um jeito excelente de substituir o leite de vaca, tem só 30 calorias por copo (no caso do sem açúcar) e é bem levinho, muito bom. Então isso é certo de sempre ter na geladeira aqui de casa.

2. Queijos

carne-vegetal-vancouver-viajadoraTenho tentado reduzir/cortar os laticínios da minha dieta, mas se tem uma coisa que é difíci de largar, são os queijos. Eu amo queijo demais, e acredito que, como diz minha amiga Cecília, “não existe comida ruim, você que botou pouco queijo”. haha No geral, acho queijo um pouco caro por aqui, mas tem uns muuuito gostosos. A gente compra os nossos no Costco, porque dá pra pegar umas embalagens enormes por um preço decente, então aqui na geladeira sempre tem esses potes grandões de parmesão em lascas, grana padano, mussarela, queijo feta e tofu, cada um mais gostoso que o outro!

3. Carne vegetal

carne-vegetal-viajadora-vancouverApesar de amar carne de todos os tipos, decidi que não quero mais comer, por conta de várias coisas que tenho lido e visto sobre sustentabilidade e sobre como os animais são tratados e abatidos… não quero ser responsável por isso, não quero ser mais uma peça nessa engrenagem. Virar vegetariana é um processo difícil pra mim, e embora bem menos, ainda como carne de vez em quando na rua, mas decidimos que não vamos mais comprar nem fazer carne aqui em casa. Então agora na nossa geladeira sempre tem várias opções de carne vegetal, feitas com tofu e grãos tipo quinoa, semente de cannabis (sim, maconha é comida aqui e não dá onda, além de ser super proteica), um pouco de soja e outras coisas. No geral são bem boas – não tão boas como a carne de verdade, mas quebram o galho muito bem, e em Vancouver tem várias opções a preços acessíveis.

4. Abacate

 

abacate

Quando eu era criança morei em uma casa que tinha um abacateiro que vivia carregadinho no quintal, e eu não dava a menor bola pra abacate, só usava pra fazer vitamina e sacolé de vez em quando. Aí mudei para o Canadá e vi que eles colocam abacate em todas as comidas salgadas, e foi aí que eu me apaixonei pelo abacate e passei a colocar em tudo também! Fica ótimo com salada, em molho para salmão, como pasta pra botar em torrada e por aí vai. Quando penso no tanto de abacate que tinha na minha casa no Brasil e eu não usava… enquanto por aqui pago quatro vezes mais por um abacatinho que tem um quarto do tamanho. Fazer o que, é a vida, né… rs

5. Cogumelos, legumes e verduras

legumes-vancouver-viajadora

Além de serem muito bons para a saúde, cogumelos, legumes e verduras sao algumas das comidas mais fáceis de preparar: só cortar, cozinhar no vapor com sal, pimenta e umas ervas e pronto, taí a janta. E depois que eu comprei um spiralizer então (aquela máquina que corta legumes em vários formatos de macarrão), passei a comprar mais legumes ainda, e nunca mais comprei macarrão, porque espaguete de abobrinha, cenoura e batata doce fica muuuito mais gostoso. Procuro sempre dar preferência para os produtos da época, orgânicos e, quando possível, produzidos localmente. Com isso acabei conhecendo vários cogumelos, legumes e verduras que nunca tinha provado no Brasil, como yam (um tipo de batata doce laranja), aspargos, rutabaga, abóbora spaguetti (“spaghetti squash”) e vários tipos de cogumelos, que são deliciosos, ricos em proteínas e bem baratos por aqui.

6. Berries

blueberries-vancouver

Sinceramente, frutas tropicais aqui no Canadá são uma tristeza, tudo importado, caro e sem gosto, como por exemplo, abacaxi, banana, mamão, etc… não se se é o processo para trazer pra cá, que tem que tirar a fruta do pé muito antes, sei lá, o que eu sei é que não vale a pena comprar (apesar de eu sempre comprar banana). Por isso dou preferência para frutas produzidas aqui no Canadá ou que sejam importadas de lugares frios, como pêssego e as berries, conhecidas como “frutas vermelhas”: framboesa, morango, black berries e blueberries (acho que essas últimas se chamam mirtilo no Brasil?). Essas da foto são as blueberries, umas frutas roxinhas muito gostosas e super nutritivas, com propriedades nutricionais parecidas com a do açaí. Sempre temos berries aqui, pra comer com aveia, iogurte, colocar na panqueca e por aí vai.

Bom, é isso! A geladeira este mês está magrinha porque estou indo para o Brasil sábado (uhul!), mas até que deu pra disfarçar. haha Espero que tenham gostado, e agora não deixem de olhar o que as donas dos outros cinco blogs do Projeto 6 on 6 Canadá têm na geladeira:

canada6x6-4

Gaby no Canadá (Gabriela, Toronto)
De bem com a vida (Mariana, Calgary)
Edmonton Feelings (Juliana, Edmonton)
Like a new home (Adriane, Ottawa)
Embarque com a Pri (Priscila, Victoria)


-> Confira opções de hospedagem em Vancouver clicando aqui.

-> Confira opções de hospedagem em Downtown Vancouver clicando aqui.

Leia também:

Comentários

3 comments

  1. Juliana Durso

    QUe legal que está na transição para o vegetarianismo! No começo parece bem difícil mesmo cortar tudo, por isso é bom fazer aos poucos mesmo. Tomara que consiga se manter assim =) Eu sou adepta também e me identifiquei com o leite de amêndoas <3 e as carnes vegetais (que na verdade, só como bem raramente… fico mais nos legumes e feijões mesmo). Beijos!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>