Playlist: As 10 músicas que mais me lembram viagens

Playlist: As 10 músicas que mais me lembram viagens

Voltei de viagem há quase duas semanas e uma música chinesa que sempre tocava em um shopping lá em Hong Kong ainda continua tocando na minha cabeça. Enquanto tento descobrir que música era aquela, comecei a pensar no fato de que toda viagem tem uma trilha sonora, que mesmo sem ter sido escolhida por nós, sempre nos faz lembrar de tudo quando ouvimos mais uma vez.

E daí foi um passo para lembrar das músicas que marcaram as minhas viagens e até hoje, mesmo anos depois, ainda me transportam de volta para aquelas situações quando as ouço novamente. Essas aqui, ó, são infalíveis:

1) Black Dog – Led Zeppelin

De todas as músicas, essa para mim foi a mais marcante, que me lembra a primeira vez em que viajei sozinha. Eu tinha 20 anos e fui para os EUA fazer um intercâmbio de inverno em uma estação de ski no estado de Vermont. Dias antes de começar a trabalhar, cheguei sozinha em Nova York e me hospedei em um hostel antigo no Harlem. Ouvi Black Dog no iPod na minha primeira manhã lá, quando sentei em um café comendo um donut, vendo a neve cair devagarinho lá fora e pensando na aventura que era estar sozinha em uma cidade tão grande, livre para fazer o que eu quisesse e do jeito que eu quisesse. Nesse momento senti uma euforia e uma liberdade tão inédita e grande que mal cabia em mim. Acho que foi bem aí que decidi que viajar era o que eu mais queria fazer na vida, e toda vez que ouço essa música sinto tudo isso outra vez.

Thais Freitas em Nova York Viajadora

Em Nova York, viajando sozinha pela primeira vez na vida… que emoção!

2) Mueve La Pompa – Axe Bahia

Ok, sei que a música é terrível, mas a gente não escolhe as próprias recordações, né? haha Durante meu intercâmbio, na cidadezinha de Woodstock – Vermont, dividi uma casa com uma chilena e duas peruanas, e nas outras casas em volta havia outros 20 peruanos e chilenos que também estavam trabalhando no resort. Quase todas as noites tinha festa com coreografias animadas em alguma das casas e, como eu era a única brasileira, não podia reclamar quando, invariavelmente, começava a tocar a pompa e todo mundo dançava. Comecei detestando essa música e, no final, já estava tão incorporada na cultura que fui uma das 5 integrantes do grupo Las Latinetes em uma apresentação de dança no show de talentos dos funcionários do Woodstock Inn para comemorar o fim da temporada de inverno. Logo eu, que como dançarina tenho o molejo e a sensualidade do Peter La Anguila! Hahaha No fim das contas, até hoje quando ouço essa música fico que nem esse cachoro aqui, ó:
cachorro balançando o rabo

Olha a gente lá:

Woodstock Vermont EUA Viajadora

Las Latinetes na sala da nossa casinha em Woodstock, Vermont, em uma das festas regadas a muita música latina

3) Island in The Sun – Weezer

Nos tempos de final de colégio e nos primeiros anos da faculdade, o que eu mais adorava fazer era acampar em Ilha Grande ou Trindade com minhas amigas. A gente ia com uma mochila, barraca, saco de dormir e pouquíssimo dinheiro, mas prontas para ficar o máximo de tempo possível, comendo o que o dinheiro desse (geralmente miojo e sopa de saquinho! haha), mas aproveitando demais. Eram dias inteiros de praia na maior tranquilidade, ouvindo música, fazendo trilha e conhecendo um monte de gente legal. Acho que nunca me senti tão à vontade e contente como nessas épocas de camping na praia, o que para mim, mesmo hoje, deixa bem claro que dinheiro não faz diferença quando você está disposto a se divertir e cercado de pessoas legais. A letra dessa música quase descreve as minhas lembranças dessa época e chega a me doer o coração de tanta saudade quando ouço!

Ilha Grande Viajadora Thais Freitas

Com 16 anos na pracinha da Vila de Abraão, em Ilha Grande… bons tempos!

4) I’m Yours – Jason Mraz

Fiz uma viagem de 40 dias com um ex-namorado pela África do Sul, descendo desde Johannesburg até Capetown pelo litoral, passando quanto tempo a gente quisesse em cada cidadezinha, curtindo ao máximo o sol e o calor nas praias. Em todo lugar que a gente ia, praias, restaurantes ou mesmo no transporte público, estava sempre tocando no rádio essa música do Jason Mraz, que por sinal, tem tudo a ver com o clima descontraído e ensolarado do país. O tempo passou e o namoro acabou, mas essa música ainda me traz à memória os bons momentos de aventura e liberdade na África do Sul, um dos países mais bonitos, interessantes e divertidos que já visitei.

Jeffreys Bay Super Tubes África do Sul

Pegando um solzinho na praia de Supertubes, na cidade sul-africana de Jeffreys Bay

5) I Gotta Feeling – Black Eyed Peas

Algumas vezes a gente dá a sorte de ouvir a música perfeita no momento exato de situações perfeitas. Foi isso que aconteceu com essa música dos Black Eyed Peas, que tocou justamente no momento da virada do ano no melhor réveillon da minha vida, sobre o qual já contei no post Full Moon Party em Koh Phangan: Réveillon inesquecível na Tailândia. Com um drink bem gelado na mão, em uma praia tailandesa incrível e cercada de gente legal (e linda), I Gotta Feeling foi a cereja do bolo de um momento perfeito e que nunca mais vai sair, com todos os seus detalhes, da minha memória.

Full Moon Party Reveillon Koh Phangan Tailandia Viajadora

Durante a festa perfeita de reveillon na Full Moon Party, em Koh Phangan

 6) Pistol Grip Pump – Rage Against The Machine 

Em 2010, eu e meus amigos Daniel, Paula e Naia fomos de carro até a cidade de Itu, no interior de São Paulo, para participar do SWU Music & Arts Festival, um festival de rock com duração de três dias que, entre outras bandas, teria uma das minhas favoritas, a Rage Against The Machine, tocando em uma fazenda no meio do nada por um mundo melhor. Fomos no carro do Daniel e, como trilha sonora, ele gravou um CD com umas 15 músicas de bandas que tocariam no festival, e a Pistol Grip Pump era a que a gente mais ouvia (o tempo todo!) e sempre me lembra dessa viagem que foi divertidíssima, extremamente cansativa e que até hoje nos faz dar boas risadas quando lembramos.

SWU 2010 Itu Fazenda Maeda Thais Freitas

Com o ingresso e os amigos na entrada da Fazenda Maeda, em Itu, para assistir os shows do SWU 2010

7) Good Feeling – Flo Rida

Falando em Daniel e Paula, se tem outra música que me lembra viagem e diversão com eles é essa do Flo Rida, que traz de volta todas as memórias do mochilão que fizemos pela Indonésia e Tailândia em 2012. Essa era a música das festas na praia em Phi Phi Island , das noitadas nas Gili Islands e das boates em Bali e Phuket, e dias depois de voltarmos do sudeste da Ásia a gente ainda ficava cantarolando essa música que não saía da cabeça de jeito nenhum. Pura alegria!

Besakhi temple Bali Indonesia Viajadora

A gente durante uma visita ao Besakhi Temple, em Bali. Uma das minhas fotos favoritas da viagem!

8) Country Roads – John Denver

O Alasca é o lugar perfeito para alugar um carro e viajar por horas nas estradas cercadas de florestas repletas de alces e lagos e ladeadas de montanhas nevadas, até chegar a cidadezinhas simpáticas e cheias do espírito de um povo simples, que ama a natureza e tem o maior orgulho de sua vida no interior. Fiz isso no ano passado, a viagem foi demais e teve como trilha sonora na maior parte do tempo essa música do John Denvers, que apesar de falar das montanhas de West Virginia, traduz exatamente o espírito desse que, para mim, é o estado mais lindo e interessante dos Estados Unidos (empatado com o Havaí!).

(Se quiser saber mais sobre o Alasca, aliás, pode conferir a série de posts que publicamos aqui no blog)

Alasca Roadtrip Viajadora

Viajar de carro pelas estradas desertas do Alasca é uma experiência inesquecível

9) 22 – Taylor Swift

Por falar em Havaí, tive a sorte de viajar por esse que é o meu sonho de lugar para morar, aproveitando a energia leve e de paz e amor que existe por lá, claro, com uma trilha sonora. Eu e minha amiga Lis alugamos um carro em cada uma das três ilhas que visitamos e, em todas elas, essa música da Taylor Swift sempre tocava toda hora nas rádios. O resultado é que agora associo 22 a chegar a praias incríveis entre florestas lindas, e a aproveitar ao máximo o sol e a juventude – seja lá que idade se tem – para viver bons momentos em contato com a natureza. Saudade máxima!

Sunset Beach Oahu Havai Viajadora

Com a Lis em Sunset Beach, na ilha de Oahu, Havaí… que lugar maravilhoso!

10 ) Memories – Weezer

Quem me conhece sabe que eu sou apegada aos meus amigos, e esse clipe do Weezer (uma das minhas bandas favoritas) junto com o JackAss (meus amores platônicos!) é, para mim, a síntese da felicidade, das boas memórias e dos momentos inesquecíveis que passamos juntos. Ele me lembra, de um jeito muito positivo e divertido, todas as viagens e todas as aventuras, com aquela saudade feliz e satisfeita de que foram épocas e situações que valeram muito a pena e ficarão para sempre no coração. E o desejo de que venham muitas outras viagens e bons momentos mais, com novas trilhas sonoras para tocarem eternamente na nossa jukebox mental!

Ufa! Tantas lembranças! Agora queremos saber de vocês, qual música mais te lembra viagens e por quê? 😀

Leia também:

Comentários

1 comment

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>