Os Croods e o medo de viajar

Os Croods e o medo de viajar

Muita gente quer viajar, mas teme sair da zona de conforto para se aventurar em culturas e realidades diferentes e tão distantes da segurança de casa. Esse medo é normal, mas se a gente não o enfrenta, perde a oportunidade de descobrir coisas novas e expandir para sempre os horizontes. Tudo isso soa clichê e já foi dito tantas vezes por tanta gente, mas sempre é bom lembrar para criar coragem de enfrentar os desafios da vida. E ainda melhor do que ler sobre é assistir a um filme que mostra tudo de bom que pode acontecer quando a gente finalmente se decide a sair de casa para ver o mundo.

Os Croods – o filme

A animação Os Croods – Uma Aventura das Cavernas estreou no cinema em março, mas só na semana passada parei para ver… e adorei! Produzida pela Dream Works, mostra a saga de uma família pré-histórica que se protegia muito bem de todos os perigos, seguindo a rotina de caçar, só andar nos lugares conhecidos e se fechar dentro da caverna quando anoitecia. As regras de sobrevivência foram criadas e impostas pelo pai, Crug, extremamente cauteloso e preocupado com a segurança de todos (da mulher, da sogra e dos três filhos), mas eram sempre questionadas pela filha mais velha, a adolescente Eep, que não aceitava a ideia de se limitar à caverna e queria expandir seus horizontes.

Tudo ia bem na vidinha dos Croods até que, um belo dia, o mundo que conheciam mudou. Terremotos começaram a sacudir a terra, o clima sofreu alterações, a falsa segurança que sentiam acabou e eles se viram obrigados a enfrentar os perigos e achar um novo lugar para viver. No meio do caminho encontram Guy, um menino mais evoluído, que sabia fazer fogo e ensina muitas coisas novas para eles. Com ele, toda a família aprende a ter mais coragem, a fazer coisas que nunca faria antes – como tomar banho e sair da caverna à noite- e experimentar todas as possibilidades que o novo mundo oferece. Os Croods então percebem que, quando você deixa o medo de lado, o universo conspira a favor e a vida acaba melhorando.

Essa fábula pré-histórica poderia, perfeitamente, ser comparada ao que acontece quando deixamos de fazer coisas novas por medo do desconhecido, e como as ideias e horizontes se expandem irreversivelmente quando finalmente tomamos coragem, botamos a mochila nas costas e saímos por aí. Assim como os Croods em sua jornada, quando viajamos aprendemos novas formas de vida, novos pontos de vista e percebemos que a nossa cultura não é a única. Aprendemos que todos podem evoluir, aprender e se adaptar a novas situações e, assim, viver uma vida melhor, fora da caverna e sob o sol, conhecendo pessoas e se aventurando. Por isso, se você quer viajar e está com medo de dar o primeiro passo, assista Os Croods, com seus cenários lindos, muitas cores e muito bom humor. Depois volta aqui e conta pra gente se não se sentiu bem mais encorajado! :)

Os Croods espantados com as descobertas da viagem

Leia também:

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>