Tudo o que você precisa saber para contratar um seguro saúde para viagem

Tudo o que você precisa saber para contratar um seguro saúde para viagem

Uma das maiores dúvidas de quem vai fazer uma viagem internacional gira em torno de fazer ou não fazer um seguro de saúde. Tem gente que resolve ir só com o seguro do cartão de crédito, tem gente que fecha o primeiro seguro que aparece pela internet sem nem saber o que está coberto ou não e também existem aqueles completamente loucos mais ousados, que decidem sair do país sem nada, só contando com o anjo da guarda mesmo. Nós estamos no time dos que só viaja com seguro de saúde contratado e sabendo exatamente o que ele cobre. Já tivemos que acioná-lo algumas vezes em viagens (uma delas a Thaís contou aqui) e recomendamos fortemente que todo mundo só viaje com seguro contratado, e sabendo direitinho por o que está pagando.

Como muita gente tem dúvidas na hora de fechar um seguro, pedimos a ajuda da Katia, a corretora que sempre fecha os nossos seguros, e listamos aqui todas as dúvidas mais comuns pra te ajudar a entender direitinho o que um seguro de saúde para viagem cobre. Para guiar este post, estamos considerando os seguros Affinity, que é o que sempre fechamos e o que consideramos com melhor preço e cobertura do mercado. Então vamos lá:

Qual cobertura contratar?

Um seguro saúde para viagem pode oferecer coberturas variadas a partir de 6.000 dólares e podem ir até 500.000 dólares por evento (ou seja, por vez que a pessoa se acidentar ou precisar se internar na viagem). A melhor pessoa pra te indicar qual cobertura ideal para a sua viagem é o corretor, mas o que podemos dizer é que a gente sempre avalia os valores e diferença de preço (na maioria das vezes é bem pequena) aliado ao tipo de viagem que vamos fazer (se é mais ou menos “arriscada” digamos assim). Se a diferença é pouca, sempre optamos por pagar um pouquinho mais e ter direito a uma coisa melhor, caso algo de errado aconteça. É o famoso barato que pode sair caro (e a gente odeia coisa cara haha).

A maioria dos países não exige que se tenha um seguro de saúde, mas quem vai pra Europa obrigatoriamente precisa de um e com cobertura mínima de 30.000 euros. É exigência de 25 países europeus. Então neste caso não adianta querer pegar um seguro mais barato, porque se lá eles descobrem, te fazem comprar um seguro na hora e pagar o preço que eles quiserem para entrar direitinho nos conformes (aí o barato podendo sair bem caro de novo).

Como funciona o seguro família?

Pessoas da mesma família podem comprar um seguro mais em conta, que cobre até 5 pessoas. Eles entendem por família as relações de primeiro grau, ou seja, marido e mulher, pais e filhos e irmãos. Se você morar com o seu namorado na mesma casa, também é possível fechar um seguro família mais barato. O legal é que mesmo se menos de 5 pessoas forem viajar, o seguro familiar costuma sair mais em conta por pessoa, então é sempre negócio.

Como fazer para acionar o seguro durante a viagem, se precisar?

É preciso ligar para o tollfree que consta no voucher e contar o que precisa. Se for de médico no hotel, eles vão agendar, se for pra ir pra algum hospital, eles vão dizer a qual se dirigir, e se for pra qualquer outra coisa, eles vão orientar também. Esta é a maneira correta e a que não se desembolsa nenhum dinheiro. O que pode acontecer também é que pela pressa a pessoa acabar tendo que ter algum tipo de gasto antes falar com o seguro. Neste caso vai ser preciso pagar por tudo e depois pedir o reembolso. Foi assim que a Thaís fez (como contou neste post) e deu tudo certo, mas recomendamos que seja tudo feito conforme manda o voucher, pra evitar problemas futuros com falta de documento ou qualquer coisa do tipo e acabar não conseguindo o reembolso.

Todo seguro cobre acidente com esportes?

Esse é um ponto pra se prestar muita atenção: não é todo seguro que cobre acidentes com esportes, ou seja, se a viagem é para a neve e você vai esquiar, se pretende fazer trilha, canoagem, andar de bicicleta, fazer um trekking ou qualquer coisa do tipo, é preciso pedir um seguro com este tipo de cobertura. O seguro normal vai te atender se você quebrar o braço andando pela cidade, mas não vai pagar suas despesas caso você quebre o braço fazendo snowboard. É importante conversar sobre isso com o corretor que for fechar o seguro saúde.

É verdade que seguros cobrem casos de extravio de bagagem e atraso na entrega da bagagem?

Uma coisa muito boa dos seguros Affinity é que eles oferecem cobertura para os casos de extravio de bagagem e cobrem despesas com itens básicos de sobrevivência, caso a companhia demore para entregar a bagagem. Uma vez a minha mala foi dar uma voltinha no mundo antes de me encontrar em Londres e graças ao seguro pude receber reembolso de coisas que precisei comprar nos dois dias que fiquei sem mala, como pijama, trocas de roupa, tênis, casaco, roupa íntima, escova e pasta de dente, shampoo e coisas do tipo. Os seguros da Affinity oferecem este tipo de cobertura e é uma coisa pra se ficar atento quando for fechar, seja o deles ou de outra empresa. É o tipo de coisa que muita gente não sabe porque não lê o que está incluído, mas que pode significar uma boa economia.

Se for preciso cancelar a viagem antes do embarque, o seguro oferece cobertura?

Alguns seguros oferecem cobertura em caso de cancelamento de viagem, antes da data da viagem. No caso da Affinity, para isso ser válido, o seguro de saúde precisa estar comprado com uma antecedência mínima de 15 dias da data da viagem. A cobertura vale pra 32 casos previstos no documento das condições gerais deles, mas envolve casos em que a pessoa tem o visto negado e precisa cancelar a viagem, ou então caso de desastres naturais (furacão, terremoto, etc) na cidade de residência ou destino, separação/divórcio, desemprego, reprovação em matérias escolares e outros casos.

Parceria Viajadora para seguro saúde para viagem

A Thais já contou neste post que a gente desistiu de anunciar uma outra marca de seguro saúde para viagem aqui (que a maioria dos blogs de viagem anuncia), por não acharmos que ela era a melhor opção e nem era a nossa opção em nossas viagens. A gente só recomenda o que acredita e por isso fizemos uma parceria com a Katia, a nossa corretora de seguros que oferece seguros personalizados de acordo com as necessidades de cada cliente em cada viagem. Na nossa opinião este é o melhor e único jeito para cada um conseguir um seguro que realmente atenda às necessidades e, claro, custando o mínimo possível.

Assim, se você quiser contratar um seguro desta maneira, colocamos você em contato com a nossa corretora, que vai te ouvir e oferecer a melhor opção para a sua viagem, além de tirar todas as dúvidas. Pra deixar claro, a gente vai ganhar uma pequena comissão em cima do valor da comissão da Katia, nossa corretora – que não encarece em nada o que você vai pagar – para nos ajudar a bancar o Viajadora. Se você tiver interesse, manda um e-mail pra gente (viajadoras@viajadora.com) que a gente te coloca em contato direto com ela.


 

 

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>