Halong Bay, Vietnã: inclua um mini-cruzeiro em seu roteiro pelo Sudeste da Ásia

Halong Bay, Vietnã: inclua um mini-cruzeiro em seu roteiro pelo Sudeste da Ásia

Sou obcecada desde criança por tudo que tem a ver com a guerra do Vietnã. Devoro todos os filmes e livros sobre o assunto, estudei a história da guerra que nem uma maluca e é claro que o Vietnã estava, então, no topo da minha lista de países para conhecer no Sudeste da Ásia. Minha ideia era explorar o máximo possível de Ho Chi Minh City, Hanoi e arredores: visitar os Cu Chi Tunnels e o museu da guerra, ver o corpo mumificado de Ho Chi Minh e observar minuciosamente as pessoas, perguntando a opinião delas sobre a guerra sempre que tivesse a chance (coisa de maluca jornalista mesmo).

Em meio a toda essa empolgação bélica, não liguei para a previsão do tempo e nem dei bola para a tal baía linda que as pessoas sempre sugeriam nos roteiros pelo Vietnã. Por causa disso, acabei decidindo fazer o cruzeiro pela Halong Bay quando já estava em Hanoi, depois de ver umas fotos lindas na parede do hotel. E que maravilhosa decisão! A Halong Bay é deslumbrante e o cruzeiro por lá é algo que definitivamente deve entrar em qualquer roteiro pelo sudeste asiático.

Halong Bay: o cruzeiro que escolhemos ea ida até a baía e o início da viagem

A empresa que contratamos foi a Dragon Pearl Junk e optamos pelo cruzeiro Dragon´s Pearl, que dava direito a passeios de caiaque e durava três dias e duas noites, com todas as refeições e a entrada para as cavernas incluídas. Pagamos US$ 230 cada. A van chegou pontualmente ao hotel em Hanoi às 7h para nos buscar e lá fomos nós na viagem de 3,5 horas de van até Halong. Era janeiro e fazia 10°C em Hanoi – mais frio que o normal, conforme disseram – e eu não tinha nada além de uma calça e um casaquinho de malha.

(Obs: Fiquei nessa situação porque arrumei a mochila na hora de ir para o aeroporto e, na ocasião, estava tão distraída que pensei “ah, Tailândia, Vietnã… naqueles lados da Ásia vai ser tudo quente!”. Cometi o erro número um do viajante burro: não li sobre a temperatura nos lugares que ia, e lá estava eu com uma mochila cheia de biquínis e vestidos. Mas agora eu aprendi.)

Pois bem… para nooossa alegria, o frio foi aumentando conforme nos aproximávamos da marina de Hon Gai, na ilha principal. Quando chegamos, os termômetros marcavam 6°C, eu estava de chinelo e camiseta e já não sentia mais minhas extremidades.  Por sorte tinha uma barraquinha lá vendendo roupas de frio (caríssimas). Comprei um casaco por US$25 e Paula comprou um gorro e luvas, que foram a salvação da viagem quando já estávamos a ponto de querer desistir só que não desistiríamos porque já estava pago.

frio halong bay vietna viajadora

Agora sim, agasalhadas e felizes com as roupas de frio muito vagabundas (e caras) que compramos em uma barraquinha no porto

Cruzeiro no Vietnã: o início da viagem

Os navios estavam no porto e tinham várias vans chegando. Ficamos torcendo para irem umas pessoas legais no nosso barco, mas o destino nos botou no Barco do Amor. Tinha amor para todo mundo, menos para nós: eram 11 casais com idades entre 35 e 60 anos em clima de romance, e nós duas. Seriam duas noite e três dias longos. Mas isso acabou sendo bom, porque nossa suíte no barco era muito aconchegante e ótima para  descansarmos depois dos dias loucos na Tailândia, principalmente depois do réveillon na Full Moon Party.

malas sobre a cama no cruzeiro em halong bay

Nossa suíte muito confortável e boa para descansar

A Halong Bay é lindona

A baía de Halong foi eleita uma das Sete Maravilhas da Natureza, junto com as Cataratas do Iguaçu e a Floresta Amazônica, e faz jus ao título com louvor. São mais de duas mil ilhas e rochas calcárias, algumas ainda desabitadas, com um mar bem verdinho e paredões rochosos que fazem com que o cenário pareça ter saído direto das batalhas épicas do filme Piratas do Caribe. Foi só o navio zarpar da ilha principal em direção ao centro da baía que já começamos a ver ao vivo e nos impressionar com as paisagens que tínhamos visto nas paredes do hotel em Hanoi.

Thaís no barco vietna halong bay viajadora

Começando o passeio pela Halong Bay, as paisagens impressionam. O menino de casaco azul da Adidas do lado direito era o Tom, nosso guia muito gente boa

Enquanto passávamos por paisagens famosas da região, como as ilhas Swan e Dog Head e a vilas flutuantes (onde pessoas moram em canoas), o almoço foi servido no salão do restaurante. E que almoço! Muitas opções de comida deliciosa, com frutos do mar e pratos típicos vietnamitas, uma beleza! Fui logo ficando feliz em saber que não ia passar fome lá… só fiquei com medo de alguma artéria minha entupir, de tanta fritura que era. Para você ter uma ideia, eu passei pela cozinha e vi o cozinheiro refritando batatas fritas! Hahaha Gorduras à parte, achei tudo uma delícia e comi muuuito durante a viagem.

comida cruzeiro halong bay vietna viajadora

As refeições eram chiques, gente, tinham até essas esculturas com flores e camarões! hahaha Desciam bem com cervejinha vietnamita…

casas flutuantes na agua verde halong bay vietna

E as paisagens… pessoas moram nessas casinhas!

Além de todas as paisagens, entre as principais atrações do passeio está a Amazing Cave, uma caverna enorme entre as rochas da baía. É uma subidinha tranquila para se chegar lá e, mais bonita ainda do que a caverna em si é a vista que se tem de lá de cima, da paisagem clássica com á agua do mar bem verdinha, as ilhas e os barcos ancorados ali em volta. Muito linda! Nos dois dias o barco ancora em alguns pontos para quem quiser andar de caiaque e nadar (se estivesse sol), o que eu recomendo muito! Foi minha parte favorita do passeio, porque dá para reparar nos detalhes e ver as coisas mais de pertinho, muito bonito mesmo.

vista da halong bay viajadora

A paisagem clássica da Halong Bay… parece ter saído direto de um filme de piratas!

amazing Caves caverna halong bay vietna viajadora

As Amazing Caves são enormes e têm uma baita estrutura para andar lá dentro, dá para pessoas de qualquer idade irem tranquilas… tem infra-estrutura até demais, sabe? Podia ser um pouquinho menos mesmo.

caiaques halong bay viajadora

Muitos caiaques para quem quiser dar umas remadas por lá, a parte mais legal do cruzeiro

navegando na halong bay  ao por do sol vietna

Ver o sol se pôr da água foi lindo!

Uma outra coisa legal do passeio foi a parada em algumas ilhas onde seria possível pegar uma praia e andar de bicicleta. Como o tempo não estava legal, não aproveitamos tudo, mas no verão deve ser ótimo. De toda forma, a gente é guerreira e até andou de bicicleta por lá, mesmo com chuva e um frio que eu já nem sentia mais minhas mãos. E até que foi bem divertido! haha

pedalando em halong bay

Look do dia para pedalar sob chuva fina e em um frio do cão

praia em halong bay vietnã

Uma das praias em que descemos em Halong Bay… teríamos aproveitado muito se estivesse com sol!

E uma ótima coisa que descobrimos em nossas noites no Barco do Amor foi que dá para comprar vinho vietnamita bem barato (U$3) e gostosinho dos moradores que ficam de canoa vendendo coisas para o pessoal nos barcos. Foi a salvação da noite: enquanto todo mundo tinha amor, a gente tinha vinho, que é praticamente a mesma coisa.

vendinha halong bay vietnã

Ô moça, quanté que tá seu vinho mais barato, hein?

vietnã vinho barato halong bay

Bem comprei dois Dang Dalat para passar o frio!

O que você precisa saber antes de fazer o mini-cruzeiro pela Halong Bay

  • Hanoi tem muitas agências de viagem vendendo esse mini-cruzeiro de várias empresas diferentes, então é bem fácil reservar tudo lá na hora. E é importante negociar o preço: nós conseguimos um bom desconto dando uma chorada lá na agência do hotelzinho onde ficamos no Old Quarter.
  • Quando ir para a Halong Bay: Li em muitos lugares que é melhor ir no inverno porque os passeios ficam mas vazios e baratos na baixa temporada. Eu fui e gostei muito, mas definitivamente recomendaria a ida no verão, para poder mergulhar, aproveitar melhor as paradas nas praias e pegar muito sol na área de cima dos barcos, que tem cadeiras muito confortáveis e chuveiros. Acho que teria curtido mais.
  • Se você tem pouco tempo ou quer economizar, o passeio de dois dias e uma noite só é mais do que suficiente para ver as principais paisagens e conhecer a baía. O terceiro dia do cruzeiro de duas noites é basicamente só para a volta até o porto, não tem atração nenhuma.
  • Leve um livro, um baralho ou alguma coisa para se distrair de noite, porque lá não tem internet e nem televisão.
  • E por favor, não seja burro como eu: verifique muito bem o clima quando estiver indo para lá. Peguei um inverno fora dos padrões normais, mas passei tanto frio que fiquei traumatizada, agora sempre verifico a temperatura psicopaticamente antes de ir para qualquer lugar. haha
Aproveitando o calor da fogueira em Halong Bay

No frio da Halong Bay, todo mundo se esquenta como pode! haha


 

Leia também:

Comentários

26 comments

  1. Laira

    Para variar, super amei o post, Thaís! Parabéns!!!
    Se tudo der certo, vou para a Tailândia e Vietnã com a família no final de 2015. Já estou pegando várias dicas aqui no seu blog!
    Bjão e feliz ano novo!

    1. Thaís Freitas
      Autor
      Thaís Freitas

      Opa! Que bom que gostou, Laira!
      Certeza que você vai amar essa viagem pra Tailândia e Vietnã, é bem no estilo das viagens que você gosta mesmo. Se tiver qualquer dúvida e a gente puder ajudar, é só falar!
      Um beijão e um 2015 maravilhoso pra você! :*

  2. Renato Kenji

    Oie Thais! Muito legal o Post!

    Estou indo para lá sozinho em Março! Espero não cair num barco do amor como o seu, rs.

    Seguinte, tenho 4 dias disponiveis para Hanoi.

    Você acha melhor pegar o passeio de 3 dias e só ter 1 noite para aproveitar em Hanoi ou o de 2 dias mas ter 1 dia inteiro em Hanoi? Hanoi tem bastante coisa para visitar?

    Obrigado!

    Beijos.

    1. Thaís Freitas
      Autor
      Thaís Freitas

      Oi, Renato!

      Que legal que você tá indo pro Vietnã, você vai amar aquilo lá!

      Então, dada a sua disponibilidade de tempo, eu faria o passeio em Halong de apenas dois dias, para poder ter mais tempo em Hanoi. Eu amei Hanoi, a cidade é uma gracinha e a região do Old Quarter, onde eu te recomendo a se hospedar, é uma delícia, com vários restaurantes e bares legais, museus e muita coisa para ver. Ah, e inclusive, lá também tem muito lugar legal pra sair à noite, se essa for a sua praia, lembro que fui na boate Phunky Bhudda e adorei.
      O passeio de Halong é maravilhoso, mas é tudo muito parecido, então se você tem pouco tempo, vale mais a pena fazer um cruzeirinho mais curto e ter mais tempo para ver a cidade, porque as principais atrações de Halong você consegue ver em dois dias tranquilamente. Bom, é o que eu acho, mas seja lá onde você decidir passar mais tempo, vai adorar, porque o Vietnã é maravilhoso! :)

      Boa viagem e depois volta aqui para contar como foi! 😀

      Beijos

  3. Renato Kenji

    Thais!!

    Muito obrigado pela prontidão na resposta!!! Fiquei bem feliz com a Surpresa! Acho que uma das coisas que mais gosto de fazer é dar dicas de Lugares que já fui, então contigo também não deva ser diferente, rs.

    Por enquanto só fechei o roteiro, comprei todos os voos e reservei alguns hostels e hoteis! Só falta Halong Bay! Mas gostei muito da sua dica, e pelo que estou pesquisando é bem isso mesmo que me disse! Passeio obrigatorio pela caverna e passeio de kaiak rs!

    Abusando um pouquinho e fazendo uma pergunta off Vietnã. Com essa tarifa absurda do IOF para usar Travel Money, na Europa, tem-se a opção de levar em Cash, e por la (no aeroporto mesmo, num cotação da vida) fazer um Travel money sem pagar IOF quando se gasta no débito e uma taxa baixa para sacar. Como vou fazer 4 países e não gostaria de andar com dinheiro, gostaria de fazer esse esquema. Tem idéia se já alguma empresa para fazer isso na Ásia?

    Obrigado de novo!!!!

    Beijos!

    1. Thaís Freitas
      Autor
      Thaís Freitas

      Ih, esse negócio do IOF complicou a vida da gente mesmo. Das vezes em que fui pra Ásia acabei levando o dinheiro em cash mesmo (sou mega cuidadosa e organizada pra não perder) e usando o cartão de crédito normal quando necessário, afinal, com o IOF igual não faz mais mesmo muita diferença, a não ser que você se arrisca a pagar a cotação do dia de fechamento da fatura do cartão, o que em tempos de incerteza financeira como agora, pode ser uma surpresa boa ou ruim. rs

      Se tem na Europa esse esquema de fazer um Travel Money na hora, deve ter na Ásia também. Eu lembro de ter visto alguma coisa assim por lá sim, mas como não ia usar, não me interessei muito, então não tenho como te afirmar com certeza que existe. Aliás, se vc descobrir me avisa? É sempre útil para as próximas viagens! 😉

      Beijos!

  4. Renato Kenji

    Oie Thais!!
    Me decidi. Vou fazer a de dois dias mesmo e vou ficar com 1 dia todo para Hanoi. Vou procurar um hotel ou hostel bacana em Old Quarter conforme me indicou. Como vou sozinho, priorizo lugares mais movimentados para conhecer pessoas hehehe.

    Vou começar a pesquisar sobre o travel money asiático. Qlqr informação útil postarei aqui para seu conhecimento.

    obrigado. Beijos.

    1. Thaís Freitas
      Autor
      Thaís Freitas

      Opa, que bom, Renato, você não vai se arrepender dessa decisão!
      Se eu lembrasse o nome do hotel que fiquei te indicaria, mas não anotei e acabei esquecendo… de qualquer forma, tem muito hotel legal e barato por lá, não vai ser difícil encontrar um que você goste. Eu fui sem reserva e encontrei lá na hora mesmo um que eu simpatizei. :)
      Boa viagem, aproveita bastante e se descobrir do travel money me fala mesmo!
      Beijão :*

  5. Renato Kenji

    Thais,

    Olha eu aqui mais uma vez, rs.

    Uma pergunta importante: Vistos!!!!

    Vi que Tailandia a não precisa, Laos e Camboja faz no Aeroporto mas que pro Vietnã precisa fazer um online e um na chegada. Com você fez? Pode me dar essa dica?

    Obrigado.

    Beijos.

    1. Thaís Freitas
      Autor
      Thaís Freitas

      Opa! Valeu pela dica, vou passar a indicar esse site agora! 😀

      A minha próxima viagem já está sendo… faz um mês que me mudei para o Canadá para fazer uma pós aqui. A ideia agora é conhecer o máximo possível do país e também dar umas escapadas pros EUA, já que é tão pertinho. Morro de vontade de voltar pro Havaí ou pro Alasca, então quem sabe, né! Mas já andei vendo que passagem daqui é mais barata pra qualquer lugar, então tô me coçando pra ir pra Índia também! Minha mãe fica desesperada que eu não paro quieta ahahah

      :****

    2. Priscila

      Oi Renato, boa noite! Gostaria de saber se vc chegou a pedir a carta convite através desse site que divulgou aqui e se deu tudo certo. Outra coisa, fiquei em dúvida em relação a STAMP FEE $25 que consta no site… Além dos $10 tb preciso pagar essa taxa?

  6. Ana Emilia

    Olá, Thais, bem legal suas dicas… Estou montando a viagem para Laos , Vietna e Camboja, mas estou com uma dúvida terrível….. Ir em novembro ou em Janeiro ? Li que em novembro é final das chuvas , mas vi tambem que vc pegou frio e chuva em janeiro…..
    Saberia me dizer , quando ir ?
    Ah!!! E o cruzeiro em Halong, acha realmente 03 dias e 02 noites desnecessário ?
    Beijos, Ana

    1. Thaís Freitas
      Autor
      Thaís Freitas

      Oi, Ana!

      Que máximo essa sua viagem, você vai amar… eu voltei muito apaixonada pelo Vietnã e pelo Camboja! Então, eu peguei frio e chuva só no Vietnã em janeiro, no Camboja estava sol e o maior calor. Não sei como é a época de chuvas no Vietnã, mas peguei as monções na Indonésia e realmente chovia o tempo todo, é bem chato. Eu pessoalmente prefiro frio do que chuva, mas aí é com você, né! rs

      Sobre o cruzeiro em Halong, eu achei que 3 dias e 2 noites foi muita coisa… se você está com pouco tempo, acho desnecessário sim… mas se você esá tranquila e com dias sobrando na viagem, aí pode ser, o barco é bem confortável e dá pra relaxar bem. Mas se eu voltasse lá hoje, ia preferir, por exemplo, ficar um dia a mais em Hanoi (que eu amei demais) do que presa no barco em Halong. :)

      Beijos

  7. Thais

    Oi xará!
    Eu e meu noivo estamos planejando uma super lua de mel de 12 meses pelo mundo.
    Parte da nossa jornada será pelo sudeste asiático e cheguei no seu site procurando dicas de Halong Bay. Adorei esse post e todas as dicas :) Realmente é muito importante ficarmos de olho nas temperaturas, quanto mais se é friorenta como eu! rsrs
    Agora vou conhecer melhor suas outras viagens!
    Beijos

  8. sonia pedrosa

    Thais, eu e meu marido vamos, em novembro, para a Tailândia, Vietnam e Camboja. Gostaria de saber de você o que mais negócio comprar as passagens entre esses países, aqui ou lá. O que você aconselha?
    Muito obrigada,
    sonia.

  9. Bruna

    Bom dia, amei seu post! Mas me assustei com o frio que passou hahahaha estou indo para Tailândia e Vietnam em dezembro passar um mês, será que incluo no meu mochilão algumas roupinhas de frio?! kkkkkk Beijos

    1. Thaís Freitas
      Autor
      Thaís Freitas

      Oi Bruna! Se vocë vai pra Halong Bay e Hanoi, vale a pena levar umas roupinhas quentes sim, so pra garantir! Leva um casaco mais quentinho, uma calca boa e umas meias e voce ja vai estar bem! haha Boa viagem!! Bjsss

  10. Luiza

    Oi, ótimos comentários.Gostei demais. Vou pedir ajuda. Estou arquitetando uma viagem a Tailandia com meu marido ( já temos certa idade, mas adoramos nos misturar com o povo local) e gostaria de saber que rota vc fez de Tailândia a Vietnam. Se foi de avião, qual cia aérea, a asiana? Pois nossos planos são para janeiro e fevereiro e gostaria de ver países próximos a depender de condições e preços de passagens. Agradeço.

  11. luana

    sensacional seu blog… muito divertido e util!!!
    Vou com meu marido e 2 casais de amigos e estamos em duvida do roteiro. Chegamos em Bangkok dia 29, e planejamos ir pra Phi phi pra passar o reveillon la.. A gente acha que vai ter festa animada na praia la tbm..pelo menos eh o q dizem!! o plano eh ficar de 31 a 3 em phi phi, depois ir pra railay, e voar pro vietnam no dia 5. Ai fariamos o halong bay cruise (1 ou 2 noites, ainda nao sabemos..) e um dia em hanoi.. ai no dia 9 um dos casais volta pra bangkok pra voltar pro brasil, e a gente ainda tem ate o dia 14 pra decidir se voltamos pra tailandia pra fazer samui, ou ko lipe, ou o norte, tipo chiang mai.. ou se ficamos mais uns dias no vietnam… so vc podera nos salvar!! Rs…..

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>