Joffre Lakes: O que você precisa saber para visitar

Joffre Lakes: O que você precisa saber para visitar

Com águas cristalinas que não deixam nada a dever para os lagos mais famosos da região das Rocky Mountains canadenses, os Joffre Lakes são uma das atrações turísticas mais conhecidas de British Columbia, e um passeio imperdível para quem visita Vancouver e arredores. Estivemos lá em outubro e confirmamos que tudo de lindo que falam de lá é verdade, e agora contamos aqui tudo que você precisa saber para visitar e voltar tão encantado como a gente!

Como são e onde ficam os Joffre Lakes

Os Joffre Lakes são três lagos azul turquesa – Lower, Middle e Upper Joffre Lake – localizados no Joffre Lakes Provincial Park, ao norte da cidade de Pemberton, distante cerca de 180km de Vancouver. Eles são formados por água de degelo e sua cor tão marcante é consequência do acúmulo de partículas de rochas da erosão, que refletem tons de verde e azul dos raios solares.

Enquanto o Lower Joffre Lake fica logo na entrada do parque, a dificuldade vai aumentando para chegar nos outros dois lagos, e a recompensa com os visuais deslumbrantes aumenta na mesma proporção. Vale muito a pena separar um dia para fazer a trilha toda e conhecer logo todos os lagos de uma vez, afinal, você já vai estar lá, né?

Lower Joffre Lake

O Lower Joffre Lake fica bem perto do estacionamento do parque, a apenas cinco minutos de uma caminhada que não tem nenhuma subida nem exige preparo físico. É o lago ideal para levar aquele seu parente que não quer fazer muito esforço mas mesmo assim quer ver um dos lagos lindos do Canadá. Justamente por isso, é também o lago que fica mais cheio de turistas, por isso quanto mais cedo você chegar lá, melhor.

Lower Joffre Lake entre a vegetação local de manhã bem cedo.Joffre Lakes Provincial Park.Viajadora Canada

O Lower Joffre Lake é bem fácil de chegar! Só uma caminhadinha de cinco minutos desde o estacionamento

Lower Joffre Lakes vazio de manha bem cedo.Viajadora Canada

Se você chegar bem cedo, a água não vai estar tão clara, mas também não vai haver a multidão de turistas se amontoando para fotografar

Middle Joffre Lake

O Middle Joffre Lake fica a 3,5km de distância do Lower Joffre Lake. Na minha opinião é o lago mais bonito dos três, com a água bem clarinha e a geleira ao fundo. Ele é também o lago mais famoso e com aquela cara mais clássica de Canadá: o tronco de árvore atravessado na água aparece em boa parte das fotos dos Joffre Lakes!

A trilha até o Middle Joffre Lake é de subida, mas achei bem tranquila, limpa, bem demarcada e não muito íngreme, com vários pontos para descansar. Levamos menos de duas horas, subindo com calma e parando para admirar a vista.

A trilha para o Middle Joffre Lakes é bem tranquila e não muito íngreme.Joffre Lakes Provincial Park.Viajadora

A trilha para o Middle Joffre Lake é bem aberta e tranquila, e não muito íngreme. Em outubro, quando fizemos, tinha um pouco de gelo da noite no caminho ainda, mas nada que atrapalhasse a passagem.

O Lower Joffre Lake visto da trilha para o Middle Joffre Lake.Joffre Lakes Provincial Park.Viajadora

A trilha tem uns pontos com uma vista bem bonita, como este trecho, onde dá para ver o Lower Joffre Lake pequenininho lá embaixo

A foto clássica do Middle Joffre Lake com o tronco atravessado na agua.Joffre Lakes Provincial Park.Canada.Viajadora

A foto clássica do Middle Joffre Lake, com o tronco atravessado na água

Upper Joffre Lake

Para chegar ao Upper Joffre Lake é necessário subir mais 1,5km desde o Middle Joffre Lake, e essa é a parte da trilha que exige mais esforço, por ser bem mais íngreme e ter mais rochas no caminho. Quando fomos tinha chovido na véspera, então a trilha estava bem enlameada e escorregadia, mas nada que impedisse esta grávida, então de 20 semanas, de subir tudo com tranquilidade.

Uma coisa legal é que no meio do caminho tem um pequeno desvio para ver a cachoeira vinda do Joffre Creek, uma parada que definitivamente vale a pena.

A trilha para o Upper Joffre Lakes é mais difícil mas é também a mais bonita.Joffre Lakes Provincial Park.Canada.Viajadora

A trilha para o Upper Joffre Lake é a mais íngreme e mais difícil, mas a que tem o caminho mais bonito…

A cachoeira de Joffre Creek entre o Middle Joffre Lake e o Upper Joffre Lake.Canada.Viajadora

… como o pequeno desvio para a cachoeira de Joffre Creek….

A trilha para o Upper Joffre Lakes tem umas paisagens muito bonitas.Joffre Lakes Provincial Park.Viajadora

… e laguinhos menores, que estavam já meio congelados quando passamos.

Justamente por ser o mais difícil de chegar, o Upper Joffre Lake é o mais vazio dos três, e o melhor lugar para não só apreciar o lago e as geleiras, como também para lanchar e descansar antes de encarar a descida.

O Upper Joffre Lake com o glaciar ao fundo.Joffre Lakes Provincial Park.Viajadora

O Upper Joffre Lake tem mais pedras e menos vegetação em volta, e fica bem perto das geleiras

Mais um ângulo do Upper Joffre Lake.Joffre Lakes Provincial Park.Viajadora

Mais um ângulo do Upper Joffre Lake

Como chegar ao Joffre Lakes Provincial Park

O melhor jeito de chegar ao Joffre Lake Provincial Park é mesmo de carro. Pegue a Sea to Sky highway desde Vancouver até Pemberton e lá, pegue a Duffrey Lake Road. Tem placas indicando a direção, e como o sinal de celular era bom, nós usamos o Google Maps sem problemas.

Se você não tem como ir de carro, fiquei sabendo da Parkbus, uma organização sem fins lucrativos que faz day trips de Vancouver para os Joffre Lakes. Não testei, mas me parece ser algo bem legal! (Se alguém experimentar me conta?)

Melhor época para visitar os Joffre Lakes

Á época considerada ideal para visitar os lagos e fazer a trilha é o verão, entre julho e setembro, quando a trilha está em seu melhor estado e sem neve e a água fica mais clara por causa do sol. Nós fomos no início de outubro e não tinha neve ainda, mas fiquei sabendo que agora em novembro a trilha já está com bastante neve, o que não só muda totalmente as paisagens como dificulta o acesso. Sempre cheque o estado da trilha antes de começar (você pode fazer isso no site do BC Parks)  para ter certeza de que está transitável, e lembre de se preparar bem e levar todo o equipamento necessário para não correr riscos.

 chegada da trilha no Middle Joffre Lake.Joffre Lakes Provincial Park.Viajadora Canada

Vale muito a pena encarar a trilha e visitar os três lagos! esta foto é da chegada ao Middle Upper Lake, com a gente sendo recepcionados já com essa água bem azulzinha

Algumas dicas para a sua visita ser ainda melhor

  • Chegue cedo! O estacionamento do parque é pequeno e enche rápido, e não é permitido estacionar nos arredores da estrada. Se você chegar tarde, vai ficar sem ter onde parar o carro e isso pode estragar seu passeio. Além disso, quanto mais cedo você for, mais vazios estarão os lagos. Passamos pelo Lower Joffre Lake na hora de ir embora (por volta de uma da tarde) e tinham uns 300 turistas se amontoando para tirar fotos (cruzes!).

    O estacionamento do Joffre Lakes Provincial Park.Como chegar nos Joffre Lakes.Viajadora.Canada

    O estacionamento do Joffre Lakes Provincial Park é relativamente pequeno e lota rápido, por isso é importante chegar cedo

  • Como os Joffre Lakes ficam a 2,5h de Vancouver, muita gente faz o bate e volta de um dia. Se você tiver mais tempo, eu recomendo dormir em Pemberton ou mesmo Whistler em vez de fazer isso. Assim você pode acordar cedo e, como já está lá perto, chegar bem cedinho no Joffre Lakes Provincial Park, sem estresse. (Nós nos hospedamos no Pemberton Valley Lodge e amamos, falei mais sobre a experiência neste post)
  • A trilha é totalmente pet friendly e muita gente leva cachorros, que devem ficar na coleira. Nós levamos a Chica e ela amou, foi na frente guiando o caminho todo e estava se sentindo uma verdadeira loba. Foi a primeira trilha de verdade dela, e fiquei muito contente! E o melhor de tudo é que ela ficou bem calminha o resto do dia depois (cansada!). Se você for levar seu cachorro e ele for friorento, lembre de botar uma roupinha para mantê-lo quentinho, estava bem frio quando começamos (uns 3 oC).
  • Tem casinhas com banheiros ao longo da trilha toda, inclusive no Upper Joffre Lake, então as paradas para o xixi não serão um problema. Mas é bom lembrar que os banheiros são de fossa, logo você não pode jogar nenhum tipo de lixo no vaso, nem papel higiênico. Por isso lembre-se de ser civilizado e levar um saco para guardar todo o seu lixo e levar de volta para a cidade (não existe nenhuma lixeira na trilha).
Um dos banheiros ao longo da trilha dos Joffre Lakes.Joffre Lakes Provincial Park.Viajadora

Um dos banheiros rústicos existentes ao longo da trilha. Lembre de não jogar nada no vaso (nem papel) e levar todo o seu lixo embora!

  • Não tem nada para vender na trilha e arredores, então leve água e coisas para comer.
  • Existe um camping rústico no Upper Joffre Lake onde alguns grupos passam a noite para descer no dia seguinte. Para fazer isso você precisa de um Backcountry Camping Permit, veja como conseguir no site do BC Parks.

-> Confira opções de hotéis em Pemberton, BC

-> Confira opções de hotéis em Whistler Village

-> Confira opções de hotéis em Whistler Blackcomb 

-> Confira opções de hotéis em Vancouver


Confira outros posts sobre passeios em Vancouver e arredores:

Pemberton Valley Lodge: Hotel pet-friendly pertinho de Whistler

HI-Whistler: Hospedagem barata em Whistler

Sea to Sky Gondola: Passeio imperdível entre Vancouver e Whistler

O que fazer em Whistler no inverno: Tour de snowmobile e zipline

Grouse Mountain: Ski, snowboard e uma vista incrível de Vancouver

Capilano Park, Vancouver: Ponte suspensa e arvorismo em uma floresta centenária

Grouse Grind: a trilha mais famosa dos arredores de Vancouver

Buntzen Lake: lago para nadar nos arredores de Vancouver (fácil de chegar de ônibus!)

Churrascaria brasileira em Vancouver: Vale a pena comer na Rio Brazilian Steakhouse?

 

Leia também:

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>