HI-Whistler: Hospedagem barata em Whistler

HI-Whistler: Hospedagem barata em Whistler

Muita gente que mora ou visita Vancouver aproveita para fazer um bate e volta de um dia em Whistler. A ideia é conhecer a vila, esquiar na maior estação de esqui da América do Norte e depois economizar com hospedagem, já que quase todos os hotéis lá são bem caros e ficam lotados no inverno.

Ver tudo em um dia e voltar de noite pode até ser mais barato, mas acaba sendo muito corrido para aproveitar o charme da cidadezinha e relaxar em alguns dos muitos restaurantes de Whistler depois de um dia cansativo de ski ou snowboard. E pra quem vai esquiar mais de um dia então, é muito contra mão. A boa notícia é que isso não é mesmo necessário: testamos o HI-Whistler, uma opção de hospedagem barata em Whistler, e este post é pra contar todos os detalhes sobre ela.

O Hostelling International Whistler

Ok, é claro que num lugar onde todos os hotéis são chiques, aconchegantes e maravilhosos, ficar em um hostel não é exatamente a opção mais atraente. Mas com o dólar pelo preço que está, conseguir pagar menos é essencial, e é aí que o hostel com suas diárias muuuito mais baratas vem bem a calhar.

E a boa notícia é que para pagar menos por hospedagem em Whistler nem é preciso sofrer: o HI-Whistler é muito bonitinho, super bem cuidado, limpinho e sem aqueles grupinhos bagunçando tudo e fazendo barulho que a gente vê em muitos albergues mundo afora. E ele fica a apenas 10 minutos de carro do centrinho de Whistler, com estacionamento grátis ou ponto de ônibus que leva para a vila bem na frente, para quem não estiver de carro.

E não é por acaso que o Hi-Whistler parece ser tão novinho, porque na verdade ele realmente é. O hostel é a mais nova unidade da rede Hostelling International e foi inaugurado em julho/10 para hospedar os atletas durante a Olimpíada de Inverno de 2010, que aconteceu grande parte em Whistler. Legal, né?

mariana-thais-hi-whistler

Nós na frente do Hi Whistler

recepção-hi-whistler

A recepção bonitinha do hostel

hi-whistler-parte-de-trás

E a parte de trás dele

estacionamento-hi-whistler

Estacionamento e ponto de ônibus, vistos da janela do quarto

Como são os quartos e banheiros

Além de o hostel ter quartos privados e com banheiro, uma outra coisa que achamos muito legal no HI-Whistler é o fato de os dormitórios serem para quatro pessoas e divididos em núcleos como mini apartamentos, com cada dois quartos compartilhando uma área comum com banheiro, chuveiro e duas pias. Isso dá mais privacidade, diminui a disputa pelo banheiro (que também acaba ficando mais limpinho) e é ótimo para quem está viajando em grupo, já que dá para pedir quartos no mesmo núcleo e ficar todo mundo perto.

Os dois quartos de 4 pessoas (portas da esquerda) dividem o banheiro (duas portas da direita)

O hall comum para os dois quartos de 4 pessoas (portas da esquerda) que dividem o banheiro (duas portas da direita) e as pias, que ficam à esquerda na foto

banheiro-compartilhado-hi-whistler

Vaso separado do box, o que também é ótimo

pias-hi-whistler

E as duas pias compartilhadas, que ficam no mesmo hall de cada dois quartos compartilhados

Dentro do quarto existem duas beliches, e cada hóspede tem direito a um locker que pode ser fechado com cadeado. Cada cama tem duas tomaras individuais, prateleira e luminária. Os quartos têm aquecedor e cabides para pendurar os casacos, e dá pra ver que foi tudo planejado para otimizar o espaço e oferecer mais conforto. E para quem não fica sem internet, é bom saber, também, que o wifi gratuito do hostel pega direitinho nos quartos e em todas as áreas do estabelecimento.

As quatro camas numeradas e os lockers de cada uma entre elas

As quatro camas numeradas e os lockers de cada uma entre elas

Cabide é muito importante pros casacos no inverno

Cabide é muito importante pros casacos no inverno

A cozinha e as outras áreas comuns do HI-Whistler

A cozinha do hostel foi algo que nos impressionou, por ser a maior e mais equipada e organizada cozinha de albergue que já vimos. Com fogões industriais de muitas bocas, várias geladeiras super organizadas e muitas panelas, dá para cozinhar tranquilamente sem enfrentar aquela fila ou confusão comuns a muitos hostels menores. E depois que a comida está pronta, tem uma área bem grande e limpa com muitas mesas, e também um pátio externo perfeito para tomar uma cervejinha nos dias mais quentes do verão. A varanda, com vista para a montanha, também conta com uma churrasqueira para os hóspedes usarem.

A cozinha super equipada

A cozinha super equipada

Geladeiras bem organizadas e tudo devidamengte etiquetado, com adesivos disponíveis por ali

Geladeiras bem organizadas e tudo devidamengte etiquetado, com adesivos disponíveis por ali

Área de alimentação, com bancada e mesinhas

Área de alimentação, com bancada e mesinhas

Além da área de refeições, também tem uma área comum com sofás, lareira e vários livros e jogos de tabuleiro. Também tem uma parte com mesa de sinuca e, logo na entrada do HI-Whistler, uma outra área com várias mesas perto da recepção, para quem quiser lanchar na lanchonete do hostel.

Área comum com a varanda ao fundo

Área comum com a varanda ao fundo

Sinuca :)

Sinuca :)

O lounge na entrada no hostel, com o café ao fundo

O lounge na entrada no hostel, com o café ao fundo

O café da manhã e as opções de comida o dia todo

A diária do hostel não inclui café da manhã, mas logo na entrada tem uma pequena lanchonete que fica aberta desde cedinho até por volta das 21h e vende opções de comida bem gostosinhas a preços aceitáveis. Pra se ter ideia, nós comemos um sanduíche com pasta de ovos, queijo e presunto acompanhado de uma vitamina de frutas vermelhas, que saiu no total por CAD $10, e deu para segurar a fome até a hora de almoçarmos depois de um dia de snowboard.

cafe-hi-whistler-bancada

Thaís escolhendo o rango antes do dia na montanha

Café da manhã simples, mas bem gostoso

Café da manhã simples, mas bem gostoso

:)

:)

Atrações e facilidades para os hóspedes

O hostel oferece estacionamento e wifi gratuito para os hóspedes, além de dispor de uma bancada com computadores para quem precisar. Além disso, algo muito útil pra quem quer curtir vários dias de montanha tanto no verão quanto no inverno, é que eles dispõem de espaço seguro para guardar skis, snowboards e bicicletas.

No período em que ficamos no HI Whistler, estavam rolando várias atividades para entrosar os hóspedes, como, por exemplo, aulas de ioga gratuitas em grupo. Não experimentamos nem nada, mas pareceram ser atividades legais para quem é sociável está viajando sozinho e quer conhecer pessoas.

Além das atividades promovidas pelo próprio hostel, os atendentes são bem simpáticos e, além de darem boas informações, também sugerem e agendam vários passeios que os hóspedes desejem, como trilhas de snowshoe pela floresta e passeios de snowmobile (aquelas motinhas tipo jetski para a neve). Para quem estiver sem tempo ou com preguiça de organizar tudo, agendar pelo hostel pode ser uma opção bem prática.

Onde fica o HI-Whistler

O hostel fica a menos de 15 minutos de carro (7km) até a vila de Whistler, e o estacionamento para o dia todo na vila nos parkings mais próximos (os Lots 1, 2 e 3) custa CAD $8 (os mais afastados são de graça), então vale a economia no preço da hospedagem para ficar um pouco mais longe da vila de Whistler. Isso sem falar que o estacionamento é grátis de 17h às 3h, o que também ajuda no bolso de quem quer tomar um banho depois de um dia de neve e voltar para a vila para jantar ou só para passear.

Já para quem estiver sem carro, tem ponto de ônibus na porta do hostel, com ônibus passando em vários horários, e a passagem custa CAD $2,50. Neste site aqui dá pra se ter uma ideia dos trajetos dos ônibus e horários. Os funcionários do hostel, muito simpáticos e prestativos, dão todas as explicações necessárias de onde pegar o ônibus e como chegar a qualquer outro lugar.

localização hi-whistler

A localização do Hi Whistler e a Whistler Village um pouco mais a frente, com todas as marcações de Whistler e Blackcomb Mountains, além dos lifts (em vermelho), e pistas (verde, azul e preto). O Google Maps é demais mesmo!

HI-Whistler

1035 Legacy Way

Whistler, British Columbia

Postal Code V0N1B1

Quanto custa o HI-Whistler?

O Hi Whistler possui quartos compartilhados (masculino, feminino e misto) para no máximo 4 pessoas e foi em um destes que ficamos hospedados. De novo, o banheiro era dividido com mais apenas um quarto e o preço por pessoa foi de CAD $33,91 mais taxas locais de 15% ($5,09) e 10% por não ter a carteirinha de membro HI ($3,39), o que deu um total de aproximadamente CAD $42 – infinitamente mais barato do que qualquer opção em Whistler Village. Quem tiver a carteirinha paga ainda mais barato e o valor fica a partir de CAD $ 35 com as taxas locais, dependendo da época.

A outra opção disponível é a suíte de casal com banheiro privado. Os quartos acomodam duas pessoas e possuem Tv a cabo, vista para a montanha e cama queen size. O valor é de CAD $75,65 sem taxas ($86,99 com taxas) para membros e um pouquinho mais caro para quem não tem a carteirinha.

E a gente recomenda o hostel, afinal?

Nós recomendamos muito o Hi Whistler! Nos supreendemos muito positivamente com a limpeza, conforto, facilidades e organização e, de quebra, economizamos um bom dinheiro, e em dólar, o que a gente sempre acha ótimo. Fizemos a reserva pelo Booking, com cancelamento grátis até 24h (adoramos esta facilidade do Booking) e pagamos só quando chegamos lá. Se você também achou legal e quer conhecer Whistler sem deixar seu fígado seu bolso vazio, é só clicar aqui e fazer a sua reserva no Hi Whistler.


-> Confira outras opções de hotéis em Whistler Village clicando aqui.

-> Confira outras opções de hotéis em Whistler Blackcomb clicando aqui.


Confira outros posts sobre viagens no Canadá:

Grouse Mountain: Ski, snowboard e uma vista incrível de Vancouver

Sea to Sky Gondola: Passeio imperdível entre Vancouver e Whistler

Capilano Park, Vancouver: Ponte suspensa e arvorismo em uma floresta centenária

Grouse Grind: a trilha mais famosa dos arredores de Vancouver

Buntzen Lake: lago para nadar nos arredores de Vancouver (fácil de chegar de ônibus!)

Churrascaria brasileira em Vancouver: Vale a pena comer na Rio Brazilian Steakhouse?

13 coisas que você precisa saber para fazer uma road trip nas Rocky Mountains

Onde ficar em Banff (se quiser economizar): Spruce Grove Inn


 

Leia também:

Comentários

1 comment

  1. Pingback: HI-Whistler: Hospedagem barata em Whistler - Rede de Blogs Outdoor

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>