Ensaio Newborn: como é fazer um

Ensaio Newborn: como é fazer um

Como boa apaixonada por fotografia e por bebês que sou, sempre achei muito fofas as fotos de newborn, que de uns tempos pra cá estão super em alta. É claro que tem algumas que ficam exageradas e meio breguinhas, mas dependendo do fotógrafo, o trabalho fica super lindo e, na minha opinião, é uma lembrança única dos primeiros dias de vida de um bebêzinho.

Aí que o Miguel nasceu e a vontade de fazer foi aumentando e resolvemos marcar um ensaio quando ele tinha 13 dias. A fotógrafa que escolhemos é uma amiga que tem um trabalho e um olhar muito especial e eu adorei todo o processo e, claro, o resultado. Como eu sempre tive curiosidade de saber como funciona um ensaio com um bebê tão pequenininho, neste post vou contar todos os detalhes pra quem também tem curiosidade e está na dúvida se faz ou não um pro seu recém-nascido também.

A preparação

Assim que o Miguel nasceu, entrei em contato com a Lívia Cotrim e marcamos uma data. Quem por algum motivo precisa deixar a cesária marcada, já pode escolher a data do ensaio com mais antecedência também. O ensaio de newborn é recomendado ser feito até o 15o dia de vida do bebê, que é quando ele ainda basicamente só dorme. Como não queríamos que ele fosse tão pequenininho – e eu estava com nervoso preocupada com o umbigo – marcamos para o 13o dia de vida dele – quando o umbigo supostamente já teria caído, ou estaria quase caindo.

Dependendo do fotógrafo, o ensaio pode ser feito em estúdio ou na própria casa do bebê, desde que haja um espaço razoavelmente grande, com uma boa fonte de luz natural, como uma janela ou varanda. Neste segundo caso normalmente o valor é maior e o fotógrafo leva tudo o necessário para as fotos. Nós optamos por fazer no estúdio da Lívia mesmo, que fica em Niterói, pertinho de casa.

O horário escolhido foi às 10h, e a preparação para as fotos foi bem fácil. A Lívia pede que antes do ensaio o bebê tenha tomado um banho bem relaxante e que fique apenas de fraldinha, enrolado em uma manta, para que não seja necessário acordá-lo. Além disso, ela pede que o bebê seja alimentado 30 minutos antes do horário marcado. A receita é simples: bebê limpinho e satisfeito e fotos sem stress. No meu caso, como fomos fazer as fotos no estúdio, o Miguel chegou de banho tomado, mas de roupa mesmo, e mamou antes de sair de casa e assim que chegou (faminto! rs). Esta última mamada já foi só de fralda, para evitar que ele acordasse depois, ao tirar a roupa.

A duração

O que eu achei mais legal, pelo menos no caso da fotógrafa que escolhi, é que o ensaio é feito no tempo do bebê. A Lívia faz questão de não marcar nada para depois e já fomos avisados que poderia durar de 2 a 5 horas, dependendo de quantas vezes ele quisesse parar para mamar. Como o Miguel é guloso, nós saímos de lá por volta das 14h, mas não achamos cansativo – e nem o Miguel, que só dormiu e mamou e fez tudo bem no tempo dele.

foto newborn

O início do ensaio

O ensaio

Uma das grandes preocupações de quem vai fazer um ensaio newborn é se a experiência é tranquila para o bebê, ou se é uma maldade com o filho. Eu até tinha essa pulga atrás da orelha por conta dos palpites (são tantos que recebemos, né), mas conhecendo a Lívia e sabendo do seu cuidado e amor com o trabalho, esta não foi de verdade uma preocupação. E assim que chegamos lá, a tranquilidade reinou mesmo.

Tudo é feito com muito carinho e, principalmente, respeito com o bebê. Um celular fica ligado na sala com uma trilha tocando um ruído semelhante ao som que os bebês escutam na barriga, mais ou menos como essa aqui e um aquecedor fica bem pertinho do bebê, para que ele fique confortável sem roupa. A Lívia tinha muito jeito com bebês recém-nascidos (e é muito importante que o fotógrafo tenha!), ninando o Miguel sempre que ele ameaçava acordar e posicionando-o com todo o cuidado, sempre respeitando as poses que ele já tinha tendência em ficar. Foi sugestão da Lívia não fazermos uma pose ou outra bem tradicionais de newborn, porque poderia acabar forçando ou acordando o Miguel, já que seria uma pose mais, digamos assim, posada mesmo. Ela teria feito se fosse a minha vontade, mas achei ótimo este cuidado e, claro, eu queria um ensaio de como o Miguel era quando recém-nascido e não de como o Miguel ficava nas poses mais famosas das fotos de recém-nascido.

foto newborn making of

A Lívia deixando o Miguel bem confortável e lindo pra foto

Os tecidos, mantas, caixas e objetos são escolhidos na hora e a gente pode dar palpite. Normalmente os fotógrafos de newborn têm várias opções para o cliente escolher, sugerem o que acham mais legal e também aceitam que as pessoas levem algum objeto para o ensaio. Como o Miguel é filho de músico, e já está sendo obrigado a gostar nasceu gostando de música (é chá de fraldas com tema musical, decoração do quarto, roupa de guitarra, guitarrinha de brinquedo haha) sempre que dá, a gente enfia algo relacionado no meio. Aqui não podia ser diferente e levamos uma guitarra e um amplificador do Diogo para um registro. Tudo bem se você que está lendo achar brega, mas a gente adorou. Haha <3 Aí algumas fotos com o resultado:

foto newborn miguel dormindo

ZzzzzZzzz

newborn abraçado ursinho

Bochechas e furinhos nas mãos <3

newborn guitarra

Menor que a guitarra do pai

miguel newborn fotografia mala viagem

Como não podia faltar, também teve registro do futuro viajante e sua malinha <3

mari miguel newborn fotografia

No ensaio fizemos também fotos nossas com o pacote

foto newborn mari miguel diogo

Tão mínimo! Mas a mesma carinha.. <3

newborn fotografia pelado

Meu pelado de 13 dias <3

E vale à pena?

Acho que a decisão de fazer ou não um ensaio, de qualquer tipo, depende muito de cada um, mas o que eu posso dizer foi que adorei ter feito o ensaio de newborn do Miguel. Foi um momento único – que passou num piscar de olhos – e é muito gostoso rever as fotos e lembrar como ele era tão mínimo, mas ao mesmo tempo, ver como ele já nasceu com as mesmas expressões e sorrisinhos. <3 Sem falar que, se você também gosta de fotografia e de bebês, vai adorar acompanhar todo o processo em si. Então meu conselho não pode ser outro: faça um ensaio newborn pro seu bebê. E depois me conta aqui o que achou. Vou adorar saber. :) Ah, e se você gostou da Lívia, entra em contato com ela, lá no Facebook, ou pelo Instagram.


 

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>