Encontro Imperial e programa para um final de semana em Petrópolis

Encontro Imperial e programa para um final de semana em Petrópolis

Petrópolis é uma das cidades mais importantes da região serrana do Rio de Janeiro e a queridinha dos cariocas que gostam de natureza. Além de ter um história muito rica, a cidade tem um clima maravilhoso, é cheia de trilhas, cachoeiras, cantinhos quase intocados e de muita comida boa. Eu sempre frequentei Petrópolis desde pequena, mas fiquei muito feliz com o convite das meninas do blog Mala de Aventuras, Gaia e Nanda, moradoras da cidade, para participar do Encontro Imperial, organizado por elas. Foi um final de semana de programação intensa e pensada com carinho para mostrar um pouco do que Petrópolis tem de mais legal.

Como foi o Encontro Imperial

O evento aconteceu em maio e contou com a participação de 10 blogs de aventura. Foram 3 dias super divertidos, com um roteiro que recomendo a todos que gostam de atividades ao ar livre, contato com a natureza e comilança. Sem falar no fato de conhecer ao vivo os donos de blogs que tanto nos inspiram. Ficamos muito felizes em ser um dos 10 blogs convidados! A programação é perfeita para curtir o final de semana e pra quem quiser uma viagem de muita natureza e aventura na serra, é só anotar o roteiro abaixo.

Sexta

A maioria das pessoas chegou na sexta mesmo e foi direto para a abertura do encontro, no chopp de boas vindas na Cervejaria Buda Bar. Eu infelizmente só consegui chegar no sábado, mas ouvi falar maravilhas do ambiente, dos petiscos e cervejas de lá.

gaia e nanda

As queridas Nanda e Gaia, organizadoras do Encontro, lá no Buda Beer. (Foto: www.maladeaventuras.com.br)

Sábado

Para um encontro de blogs de aventura, o programa da manhã não podia ser outro: uma trilha pelo Parque Nacional Serra dos Órgãos. Por lá existem várias opções de trilhas, mas a escolhida foi o Circuito das Bromélias. O passeio começa por um bambuzal maravilhoso e segue por várias piscinas, poços e cachoeiras até a última parada no Poço dos Primatas, um cantinho lindo do parque, com uma pequena queda d´água e uma piscina natural linda e transparente. A água estava gelada, mas não espantou os mais corajosos. Eu quero deixar bem claro que sou super corajosa, mas não pude entrar porque fiquei tirando foto do pessoal. haha

bambuzal-petropolis

O lindo bambuzal do Parnaso, como também é conhecido o Parque Nacional

poço-das-bromélias

O Poço das Bromélias

mari-e-gaia-poço-bromelias

Gaia e eu no alto, e o pessoal lá embaixo explorando

poço-dos-primatas

O ponto final: Poço dos Primatas

A parte da tarde foi livre e nós resolvemos aproveitar a pousada em que estávamos hospedados, a Vila Açu. Coladinha na entrada do Parque Nacional, a pousada fica no meio das montanhas e tem um astral quase mágico. Lá costumam ir grupos de pessoas para praticar meditação e ioga e comer comida fresquinha plantada no entorno da pousada, com água pura da nascente. De almoço comemos uma deliciosa feijoada vegetariana, que me faz ficar com água na boca só de lembrar. Sem falar no café da manhã cheio de pães e bolos produzidos ali mesmo. Os chalés são simples e super aconchegantes e o atendimento é ótimo, a dona da pousada é quem recebe os visitantes, como se realmente recebesse amigos em sua casa.

pousada-vila-açu

A construção principal da pousada, no meio das montanhas <3

quarto-vila-açu

As suítes nos chalés coloridos são muito aconchegantes

refeitório-vila-açu

e o salão de café da manhã é no meio da natureza

Pra encerrar o dia, fomos jantar no restaurante Faustino, em Itaipava, que nos recebeu com drinks deliciosos, um ponto forte de lá, junto das pizzas e calzones.

faustino-drinks

Drinks de boas vindas

pizzas-faustino

Delícia de pizza e calzone

Domingo

Este foi o ponto alto da viagem! A manhã estava reservada para conhecermos o Vale das Videiras, pertinho de Araras, e o pessoal do Galpão Caipira tinha programado uma trilha de bike de 12km pra gente. Cada um em sua própria bicicleta, percorremos o caminho por asfalto, estrada de terra (com subidas e descidas pra dar mais emoção) e até por um pequeno trecho no meio do mato, em trilha mais fechada, até chegar ao Poço São Pedro, lindo mesmo com o tempo fechado. Para nossa surpresa, o pessoal do Galpão já estava nos esperando com um picnic com frutas, lanches leves e até toalhas secas para depois do mergulho. Eles oferecem este tipo de serviço opcional para quem contrata os passeios e nós adoramos a ideia.

galpao-caipira-bikes

Antes do passeio, na frente do Galpão Caipira

bicicleta-vale-das-videiras

\o/

trilha-bike

Teve pedalada na terra

trilha-fechada-bike

e teve trilha mais fechada

poço-são-pedro

até chegar no Poço São Pedro

picnic-galpao-caipira

O picnic que nos aguardava

Pra fechar o dia, fomos conhecer a hamburgueria Dom Gourmet, no centro de Petrópolis. E que hamburguer mais delicioso! O ambiente é bem descolado e pra quem gosta de hambúrgueres artesanais (e batatas fritas e milk shakes saborosos) vale muito a pena provar.

dom-gourmet-petropolis

O Dom Gourmet tem um ambiente lindo

 

dom-gourmet

hummmmm

O encontro terminou num piscar de olhos e ficamos com mais vontade de voltar a Petrópolis e explorar outros cantinhos. Amamos ter conhecido tanta gente legal e ter trocado experiências e histórias de viagens. Que venha o próximo encontro!

Quem organizou?

As queridíssimas Gaia e a Nanda, moradoras de Petrópolis e autoras do blog Mala de Aventuras.

Quem participou?

blogs-encontro-imperial

Pessoal quase todo reunido :)


Agradecimentos especiais aos parceiros do Encontro Imperial: Galpão Caipira, Hamburgueria Dom Gourmet, Gaiatri – produtos integrais, Buda Beer, Faustino Bar, Cervejaria Bohemia, X da Saúde, Lithium, Helgas Brot e Sítio Natureza. E, claro, à Pousada Vila Açu, que nos recebeu tão bem. <3


Leia também:

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>