Buntzen Lake: Lago pra nadar nos arredores de Vancouver (fácil de chegar de ônibus!)

Buntzen Lake: Lago pra nadar nos arredores de Vancouver (fácil de chegar de ônibus!)

Quem já passou um verão em Vancouver sabe que faz calor aqui sim, e às vezes é muito calor mesmo, com os termômetros chegando facilmente aos 30°C. Nesses dias, nada melhor do que se refrescar em um dos lagos dos arredores da cidade, mas a falta de um carro pode ser um grande impeditivo para chegar a vários deles. Por sorte, esse não é o caso do Buntzen Lake, que fica a cerca de uma hora de downtown e é facilmente acessível de ônibus.

Nós estivemos no Buntzen Lake em julho, aproveitamos muito e agora o lago entrou definitivamente na nossa lista de lugares que valem muito a pena conhecer em British Columbia. Aqui tem todos os detalhes para você ir lá também e depois contar pra gente se é ou não um lugar muito gostoso mesmo!

Mergulhando-nas-águas-morninhas-do-Buntzen-Lake-British-Columbia-North-Beach

A água do Buntzen Lake é morninha e muito limpa!

O que é e onde fica o Buntzen Lake

O Buntzen Lake tem 4.8km de área e pertence a Anmore, uma vilazinha a cerca de 45 minutos de distância de Vancouver. Ele faz parte da Buntzen Lake Recreation Area, um parque cercado pelas montanhas Eagle Ridge ao leste e Buntzen Ridge a oeste. Como se isso não bastasse, ainda emenda com o Indian Arm Provincial Park e com o Belcarra Regional Park, dois parques bem extensos e com várias trilhas conhecidas. Um lugar perfeito para quem gosta de natureza e atividades ao ar livre e que deve ser visitado muitas vezes para dar tempo de conhecer tudo.

Uma curiosidade sobre o Buntzen Lake é o fato de ele ser um lago artificial, criado a partir da abertura de um túnel que represou a água de um outro lago, o Coquitlam Lake. Nos idos de 1903 ele foi usado para fornecer energia para a Buntzen Powerhouse, a primeira hidrelétrica de Vancouver, e hoje a água ainda é usada em outra geradora de energia, a Burrard Generating Station, para produzir vapor para os geradores. Não achei informação sobre, mas imagino que seja por isso que a água é morninha (mas bem limpa).

É por causa dessa relação com a produção de energia, que a Buntzen Lake Recreation Area é administrada pela BC Hydro, a empresa de eletricidade de British Columbia, que inclusive cuida do site oficial do parque e fornece suporte aos visitantes.

Como é passar o dia por lá 

Quem não gosta de fazer trilha, não precisa desanimar: a South Beach, principal praia do Buntzen Lake, fica a apenas alguns metros de caminhada do ponto onde a gente desce do ônibus. É a praia das famílias, onde a maioria das pessoas fica, com uma área de areia relativamente extensa e um gramado ótimo onde os canadenses fazem a farofada os pic-nics que eles tanto gostam. Uma delícia de lugar, com o lago bem calmo e rasinho e muitas crianças correndo pra lá e pra cá de boinhas e salva-vidas. Eu gosto demais desse clima família dos parques de BC, com gente de todos os estilos e idades se divertindo na maior paz, muito bom. E fico morrendo de inveja das boias super confortáveis e gigantes deles! Haha

Entrada-de-South-Beach.Buntzen-Lake-Recreational-Area.British-Columbia.Viajadora

O ônibus para a alguns metros de caminhada da entrada da South Beach, a praia “família” do lago

Caiaques-e-boias-em-south-beach.Buntzen-Lake.Viajadora

Muitos caiaques e boias de tudo que é tipo… em volta do lago, as montanhas bem altas e lindas

A partir da South Beach, olhando na direção do lago, você pode ir andando pelas trilhas de floresta do lado esquerdo, que levam a pontos bem legais e mais isolados do lago para mergulhar; ou andar 4km para chegar até a North Beach. É uma caminhada que pode ser feita pela trilha ou pela estrada que passa logo acima, e vale muito a pena. Nós fizemos o caminho andando com calma durante uns 50 minutos, e adoramos chegar nessa praia, que é bem mais calma e mais vazia do que a outra. Lá também tem uma boa faixa de areia e mesas de pic-nic, mas por ser mais longe, nem todo mundo tem disposição de ir andando, por isso é perfeita para quem quer ter mais tranquilidade.

Trilhas-na-Buntzen-Lake-Recreational-Area-BC-Viajadora

As trilhas são no meio do mato mesmo, margeando o lago… vale a pena ir andando e procurando lugares mais isolados para mergulhar

Buntzen-Lake-Vista-das-trilhas-British-Columbia-Viajadora

Na trilha para a North Beach, várias paradas para admirar a paisagem e fotografar. Nesta foto, South Beach ao fundo

North-Beach-Buntzen-Lake-Viajadora

A North Beach é bem mais tranquila e vazia, muito boa para relaxar sem barulho de criança

Thais-Freitas-Viajadora-Buntzen-Lake-Vancouver-Canada

Olha a gente lá! :)

A boa é levar comida e água para fazer seu próprio pic-nic e passar o dia por lá aproveitando não só o lago como, também, as trilhas da região. Lá tem inclusive trilha pra quem pratica mountain bike e uma área específica para deixar os cachorros brincarem soltos. Muito bom!

Mesa-de-picnic-em-North-Beach-Buntzen-Lake-British-Columbia

Uma das mesas de pic-nic em North Beach… lugar pra comer não falta, só precisa levar a comida

Área-cercada-para-os-cachorros.Buntzen-Lake.BC.Viajadora

Tem uma parte do lago que é cercada para os cachorros ficarem soltos… fiquei doida pra ficar lá dentro com eles! haha

Onde fica e como chegar ao Buntzen Lake

Para chegar até lá é preciso pegar o ônibus #160 Port Coquitlam Station na Esquina da Thurlow Street com a Pender Street, perto da estação Burrard do SkyTrain. Esse ônibus vai subir pela Hastings Street e depois seguir por uns 40 minutos, aí você deve descer na altura da Moray Street in Port Moody e pegar o ônibus C26 Belcarra via Anmore (tem escrito Buntzen Lake durante o verão). O C26 passa de uma em uma hora, e entre julho e setembro, para lá dentro do parque, depois do estacionamento e bem na entrada da trilhazinha para chegar até a South Beach. Nos outros meses, ele para antes do estacionamento, e aí é preciso andar 1.8km para chegar até a praia.

Um outro jeito de ir para lá é pegando o SkyTrain até a estação Lougheed Town Centre e depois transferindo até a 97 B-Line, que fica em Port Moody, para pegar o ônibus C26.

Entrada-do-Buntzen-Lake-Recreational-Area-Viajadora

A entradinha do parque, onde fica o ponto de ônibus nos meses de verão

Algumas dicas importantes:

– Leve comida e água, porque não tem nada para comprar ali perto.

– Fique atento ao horário do C26 para voltar para Vancouver. O ônibus passa em intervalos de uma hora e, nos dias em que o lago está cheio, lota rapidinho, por isso se programe para chegar cedo na fila. Os ônibus no Canadá têm limite de passageiros, e você corre o risco de ser barrado e ficar lá esperando uma hora até o próximo chegar. Preste atenção, também, para o horário do último ônibus (pergunte ao motorista no dia), você não vai querer perdê-lo de jeito nenhum.

– Se você vai de carro, chegue bem cedo nos fins de semanas e feriados, porque por volta das 10h30 o estacionamento enche e eles não deixam entrar mais ninguém.

– Não deixe de conferir o site oficial da Buntzen Lake Recreation Area, tem muitas informações interessantes e dicas legais.


-> Confira hotéis e acomodações em Vancouver clicando aqui.

-> Confira hotéis e acomodações em Port Moody clicando aqui.

-> Confira hotéis e acomodações em North Vancouver clicando aqui.


Confira outros posts do que fazer nos arredores de Vancouver:

Capilano Park, Vancouver: Ponte suspensa e arvorismo em uma floresta centenária

Grouse Grind: a trilha mais famosa dos arredores de Vancouver


 

Leia também:

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>